CAPITULO 83

 

APLICATIVO

VW

BOSCH MOTRONIC M3.8.2

 

 

 

 

 

 

 

AUDI A3 – 5V

PASSAT 1.8L – 5V

PASSAT 2.8 V6

GOLF – 5V-

 

Procura de falha pelo sintoma

Motor com dificuldade  para pegar 1- Filtro de ar e sua tubulação entupida

2- Ver bateria

3- Relé e fusíveis

4- Alimentação da centralina

5- Ver ignição

6- Escapamento entupido

7 Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor falha na aceleração 1- Medidor de massa de ar

2- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc.

3- Ver bateria

4- Ver ignição

5- Válvula injetora

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Consumo elevado de combustivel 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3-Sistema de temperatura de ar

4- Escapamento entupido

5- Medidor de massa de ar

6- Filtro de ar e sua tubulação entupida

7- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro

8- Sonda lambda

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Marcha lenta irregular 1- Medidor de fluxo de ar

2- Sonda lambda

3- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro.

4- Válvula de marcha lenta

5- Entrada falsa de ar no coletor de admissão

6- Sensor de temperatura de água

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor de partida vira mas não pega 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3- Escapamento entupido

4- Filtro de ar e sua tubulação entupida

5- Ver ignição

6- Relés e fusíveis

7- Verificar bomba de combustível,mangueira,filtro etc.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Marcha lenta elevada 1- Potenciômetro da borboleta

2- Sensor de temperatura de água

3- Válvula de controle de marcha lenta

4- Ver bateria

5- Medidor de massa de ar

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Baixa potência no motor 1- Ver bateria

2- Alimentação da centralina

3- Escapamento entupida

4- Ver ignição

5- Medidor de massa de ar

6- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.

7- Filtro de ar e tubulação entupida

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo

Conector da UC

CEB6.jpg (14005 bytes)

Esquema elétrico GOLF 5V

vw34.jpg (250031 bytes)

Conector da UC

CEB6.jpg (14005 bytes)

ESQUEMA ELÉTRICO PASSAT 2.8 V6

PS2.jpg (244373 bytes)

Conector da UC

CEB6.jpg (14005 bytes)

ESQUEMA ELÉTRICO PASSAT 5V

vw31.jpg (224720 bytes)

Conector da UC

CEB6.jpg (14005 bytes)

ESQUEMA ELÉTRICO AUDI A3 5V

vw32.jpg (234573 bytes)

Como testar os componentes?

1) Como testar o Sensor da Temperatura da água?

vw10.jpg (22802 bytes)

    TESTANDO

    1- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no SENSOR pino 1 e 2 e confira os dados abaixo

    DADOS

    Sensor de Temperatura da Água °C

    Resistência (W )

    0

    5000 a 6000

    10

    3000 a 4000

    20

    2000 a 3000

    30

    1500 a 2000

    40

    1000 a 1500

    50

    750 a 900

    60

    550 a 650

    70

    400 a 500

    80

    280 a 380

    90

    200 a 280

    100

    180 a 220

2) Como testar o Sensor de Temperatura do AR?

  vw15.jpg (17182 bytes)

    TESTANDO

    1- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no SENSOR pino 1 e 2 e confira os dados abaixo

    DADOS

    Sensor de Temperatura do Ar °C

    Resistência (W )

    0

    5000 a 6000

    10

    3000 a 4000

    20

    2000 a 3000

    30

    1500 a 2000

    40

    1000 a 1500

    50

    750 a 900

    60

    550 a 650

    70

    400 a 500

    80

    280 a 380

    90

    200 a 280

    100

    180 a 220

3) Como testar o Sensor de Velocidade?

vw11.jpg (16340 bytes)

    TESTANDO

    1- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no pino 20 da UC e confira de 0 a 4 V girando a roda com a mão

4) Como testar a Sonda Lambda?

vw16.jpg (24774 bytes)

vw17.jpg (31675 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência da Sonda Lambda aquecida que deverá ser de 4 a 8 W

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro checar a tensão da Sonda Lambda aquecida que deverá ser de 12V.

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltimetro checar a tensão da Sonda Lambda nos pinos 3 e 4 da Sonda que deverá ser de 0,2 a 0,8V.

5) Como testar o Sensor de Rotação e PMS?

vw12.jpg (17376 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro checar a resistência entre os pinos 56 e 63 que deverá ser de 480 a 1KW .

6) Como testar o Corretor de Marcha Lenta?

VW18.jpg (33510 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do Corretor da Marcha Lenta nos pinos 66 e 59 que deverá ser de 3 a 200 W

 

7) Como testar as Válvulas Injetoras do Passat 1.8L/ e Golf?

vw19.jpg (35835 bytes)

Audi A3 5V

vw20.jpg (41512 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do da Válvula Injetora nos pinos 73/80/58 e 65 eo endereço ligado ao pino 87 do relê da Bomba que deverá ser de 12 a 15 W .

 

8) Como testar as Válvulas Injetoras do Passat 2.8 V6?

vw21.jpg (45962 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do da Válvula Injetora nos pinos 73/80/58 e 65 eo endereço ligado ao pino 87 do relê da Bomba que deverá ser de 15 a 21 W .
    2 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo milisegundos (ms) e checar o tempo de injeção que deverá ser de 1 a 4 ms

9) Como testar a Válvula de Canister?

vw23.jpg (25190 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do Válvula de Canister nos pinos 15 e o fio ligado ao terminal 87 do relé da bomba que deverá ser de 40 a 80 W

10) Como testar a Pressão da Bomba de Combustivel?

    TESTANDO

    1 – Com um MANOMETRO instalado checar a pressão de linha com o motor funcionando que deverá ser de 2,6 a 3,4 bar.

    2 – Com um MANOMETRO instalado checar a pressão de linha com o motor ligado que deverá ser de 3,0 a 3,4 bar.

11) Como testar a Bobina de Ignição Golf 5V/Audi A3 5V e Passat 1.8L 5V?

vw13.jpg (18979 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do

    primário não é possivel medir - secundário de 2,9 a 3,5 KW .

12) Como testar a Bobina de Ignição do Passat 2.8 V6?

vw14.jpg (20686 bytes)

    TESTANDO

    1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do

    primário 15 a 17 W - secundário de 8 a 14 KW .

13) Como testar a eletroválvula de comando do variador de fase?

vw24.jpg (29315 bytes)

TESTANDO

1 – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência entre os pinos 64 e o fio ligado ao terminal 87 que devera ser de 25 a 35 W

 

14) Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo  do AUDI A3 de 1996 em diante?

1)-Apertar e permanecer apertado o botão  A

2)-Girar a chave a posição  ON

3)-Junto ao velocímetro acendera a lâmpada de óleo (Óleo).

4)-Puxar o botão (B) para cancelar o aviso de indicação da troca de óleo.

 

15) - Como apagar a  Lâmpada de manutenção do Audi A3?

1)-Apertar e permanecer apertado o botão  A

2)-Girar a chave a posição  ON

3)-Junto ao velocímetro acendera a lâmpada de inspeção (INSP)

4)-Puxar o botão (B) para cancelar o aviso de indicação da  inspeção

5)-Se preciso for cancelar o aviso da troca de óleo seguir os passos do capitulo como apagar  a lâmpada de troca de óleo.

16) - Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo do Golf de 1998?

1)     - Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

2)     - Com a chave na posição ON.

3)     - Soltar o Botão de Resetar (A).

4)     - Um display com a palavra OIL  acende junto Velocímetro.

5)     – Rodar o botão de resetar B  e o display  não apresentara nehuma  mensagem espaço em branco.

 

17) - Como apagar a lâmpada  de aviso de Manutenção do Golf de 1998?

1)  

Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

2)   

Com a chave na posição ON.

3)   

Soltar o Botão de Resetar (A).

4)   

Um display com a palavra INSP acende junto Velocímetro.

5)   

Rodar o botão de resetar B  e o display  não apresentara nehuma  mensagem espaço em branco.

 

18) - Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo do Passat de 1997em Diante?

1)- Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

2)- Com a chave na posição ON

3)- Soltar o Botão de Resetar (A)

4)- A palavra OIL ou OEL irá aparecer na tela  junto ao velocímetro

6)-  O modelo com relógio digital  deve-se girar o botão de resetar (B) para apagar  display

7) -   O modelo com relógio analógico deve-se apertar botão de resetar (B) para apagar  display

 

19) -Como apagar a lâmpada  de aviso de inspeção do Passat de 1997em Diante?

1)- Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

2)- Com a chave na posição ON

3)- Soltar o Botão de Resetar (A)

4)- A palavra INSP irá aparecer na tela  junto ao velocímetro

8) -  O modelo com relógio digital  deve-se girar o botão de resetar (B) Para apagar  display

9) -   O modelo com relógio analógico  deve-se apertar botão de resetar (B) Para apagar  display