CAPITULO 4

 

 

APLICATIVO HONDA

 

PGM-FI

 

ACCORD 2.0 DE 1993 a 1996.

 

 

COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA.

Este sistema é digital multiponto seqüencial, possui autodiagnose própria que através do código de falhas localizar falhas sem necessidade de um SCANNER. Sempre que a lâmpada de advertência se acender será indicação que o sistema apresentou defeito gravado na memória.

COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE FALHAS.

1- Ignição Desligada.

2 - Faça um JUMP no Conector de Diagnóstico.

3 - Ignição Ligada.

 

Agora o sistema está pronto para apresentar os códigos de falhas, este sistema funciona um pouco diferente dos métodos tradicionais, como por exemplo código 23.

 

 

Lâmpada Piscada Longa Piscada

Longa

Pausa Piscada

Curta

Piscada

Curta

Piscada

Curta

Pausa maior
Números ----------------2----------------   ------------------------3--------------------------  

Primeiro número                                                                               Segundo número.

 

 

 43.jpg (25949 bytes)

COMO APAGAR O CÓDIGO DE FALHAS.

Remova o fusível de 7,5 conforme a gravura este fusível é do Modulo Central e a Memória do Radio por Dez (10) segundos logo após recolocar o Fusível.

                                                 TABELA DO CÓDIGO DE FALHA.

CÓDIGO

POSSÍVEL DEFEITO

0

Unidade Central.

1

Sensor de Oxigênio (Sonda Lambada)

3

Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

4

Sensor de RPM

5

Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

6

Sensor de Temperatura da água.

7

Sensor da Posição da Borboleta.

8

Sensor de Rotação.

9

Sensor de Fase.

10

Sensor de Temperatura do Ar.

12

Válvula EGR.

13

Sensor de pressão barométrico.

14

Válvula do Controle de Marcha Lenta.

15

Sinal do Sistema de Ignição.

17

Sensor de Velocidade.

30

Cambio Automático fi Sinal A

31

Cambio Automático fia Sinal B

41

Aquecedor do Sensor de Oxigênio.

43

Suprimento no Sistema de Combustível.

                          LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES.

45.jpg (60059 bytes)

1 –Válvula Adicional do Controle da Marcha Lenta. 2 –Sensor de Fase.

3 –Sensor de Rotação.                                                      4 –Conector de diagnóstico (ALDL)

5 –Unidade Central (Centralina).                                     6 –Sensor de Temperatura da água.

7 –Sensor RPM.                                                                   8 –Válvula de Canister.

9 –Válvula EGR (Solenóide)                                             10 –Sensor  da VálvulaEGR.

11 –Filtro de combustível                                               12 –Bomba de combustível – interna.

13 – Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda).          14 –Válvula do Controle da Marcha Lenta.

15 –Módulo de Potência                                                     16 –Bobina de Ignição.

17 –Interruptor inercial anti-impacto –(No console)    18 –Válvulas Injetoras.

19 –Resistores das Válvulas Injetoras.                           20 –Sensor da Temperatura do ar.

21 –Sensor da pressão Absoluta MAP.                           22 –Interruptor da Transmissão.

23 –Relé do Módulo.                                                           24 –Sensor da Posição da Borboleta.

25 –Sensor de Velocidade (Na Transmissão)

 

                                      COMPONENTES DO CIRCUITO ELËTRICO

CÓDIGO DISCRIÇÃO DOS COMPONENTES

A5

Lâmpada de falha no painel de instrumentos.

A35

Módulo Central (Centralina)

A52

Módulo de Potência.

A57

Módulo do controle da transmissão.

B24

Sensor de temperatura da Água.

B25

Sensor de Temperatura do ar.

B33

Sensor de Velocidade do Veiculo.

B54

Sensor de Rotação.

B72

Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda).

B75

Sensor do RPM.

B83

Sensor da Pressão Absoluta (MAP).

B132

Sensor de Fase.

B147

Sensor da Posição da Borboleta.

B149

Sensor da posição da Válvula EGR.

F

Fusível.

G1

Alternador.

H63

Lâmpada indicadora de falhas.

K20

Relé da Bomba de combustível.

K46

Relé do controle.

M12

Bomba de combustível.

R41

Resistores das Válvulas Injetoras.

S39

Interruptor Inercial de combustível.

T1

Bobina de Ignição.

X1

Conector de Diagnóstico ALDL.

X87

Link de Diagnóstico do Tacômetro

X88

Conector do Ar Condicionado.

Y3

Válvula Injetora.

Y28

Válvula EGR.

Y99

Válvula de Controle de Marcha Lenta.

Y104

Válvula de Canister EVAP.

15

Ignição ligada motor parado

30

Bateria Positivo

31

Bateria Negativo

50

Ignição Ligada motor funcionando

ESQUEMA ELÉTRICO HONDA ACCORD

44.jpg (122171 bytes)

 

Conector da Central

42.jpg (16402 bytes)

1 -) – Como ajustar a Marcha Lenta.

46.jpg (32271 bytes)

4abx.jpg (24708 bytes)

TESTANDO

l - Marcha Lenta é eletronicamente controlada.

2 - Desconecte a válvula do controle da marcha lenta do Multi-plug.

3 - Motor Funcionando.

4 - Funcionar em marcha lenta até estabilizar, se não estabilizar ajustar a marcha lenta no parafuso como mostra a gravura acima a direita.

5 - Apague o motor.

6 - Reconecte o Multi-plug.

7 - Remova o fusível F7 da caixa de fusível, por 10 segundos.

8 - Recoloque o fusível.

9 - De partida no motor e deixe em marcha lenta.

10 - Confira a marcha lenta sem nenhum componente elétrico ligado conforme dados abaixo.

DADOS.

Sem carga                                                                                                           770 ± 50 rpm
Com carga                                                                                                           620 ± 50 rpm

2 -) - Como testar a pressão da Bomba de combustível.

4acx.jpg (26270 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, conecte o MANÔMETRO na válvula Schrader, de partida no motor deixe funcionar em marcha lenta. Desconecte mangueira de Vácuo do regulador de pressão, deverá medir 2,8 a 3,3 bar, reconecte a mangueira de Vácuo, deverá medir 2,2 a 2,7 bar.

3 -) – Como testar a operação da Bomba.

4adx.jpg (11125 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição ligada, a bomba deverá funcionar por aproximadamente um segundo, se a bomba não funcionar, desligue a ignição, remova o relé do módulo faça um jump entre os terminais 7 e 8, ignição ligada motor parado a bomba deverá funcionar continuamente.

2 –Ignição ligada motor parado, faça o jump se a bomba não funcionar checar com um MULTITESTE DIGITAL a voltagem no multi-plug entre os terminais 1 e 2 deverá ser Positivo (+) 12V.

4 -) – Como testar as Válvulas Injetoras.

48.jpg (33700 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora, logo após ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem terminal 2 & Terra devera ser Positivo (+) 12V, repetir o teste com cada válvula injetora. Caso não tiver a voltagem especificada testar o Relé ou Resistores em série.

2 –Ignição desligada, desconecte o multi-plugs com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais das Válvulas Injetoras que devera ser de 1,5 a 2,5 W Repetir o teste em cada Válvula injetora.

5 -) – Como testar os Resistores em Série das Válvulas Injetoras.

49.jpg (15345 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug dos resistores em série dos injetores, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais conforme tabela abaixo.

DADOS:

Terminais                                                                                    Resistência
4 & 1                                                                                                      5 a 7 W
4 & 6                                                                                                      5 a 7 W
4 & 5                                                                                                      5 a 7 W
4 & 2                                                                                                      5 a 7 W

6 -) – Como testar o sensor da Posição da Borboleta.

50.jpg (23470 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do Sensor, ignição ligada motor parado checar a voltagem com um MULTITESTE DIGITAL os terminais 1 & 3 deverá Ter 5 V aproximadamente.
2 –Ignição desligada, não desconecte multi-plug, exponha os terminais do sensor, ignição ligada motor parado, opere a  borboleta e com MULTITESTE DIGITAL cheque a voltagem nos terminais 3 e 2 ver dados abaixo.

 

Terminais                                 Condições                            Voltagem
3 & 2                              Borboleta fechada              0,4 V aproximadamente
3 & 2                              Borboleta aberta                4,5 V aproximadamente

7 -) – Como testar o Sensor de Pressão Absoluta (MAP).

51.jpg (28234 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem entre o terminal 3 & Terra devera ser de 5 V aproximadamente.

2 –Ignição desligada, remova a mangueira a vácuo do sensor, conecte a Bomba a vácuo, não desconecte o multi-plug, Exponha os terminais do multi-plug. Ignição ligada motor parado, aplique vácuo e confira os dados abaixo.

DADOS:

Terminais                              Vácuo                                                Voltagem
1 & 2                                 0,65 bar                        0,5 V   aproximadamente
1 & 2                                 0,50 bar                        1,2 V   aproximadamente
1 & 2                                 0,30 bar                        1,7 V  aproximadamente
1 & 2                                 0,10 bar                        2,5 V  aproximadamente
1 & 2                                      Zero                          2,8 V  aproximadamente

8 -) – Como testar o Sensor de Temperatura do Ar.

52.jpg (19012 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, checar a temperatura ambiente, checar com um MULTITESTE DIGITAL a resistência nos terminais do Sensor. Conforme dados abaixo.

DADOS:

Temperatura                                                                  Resistência
0°C                                                                            5000 W aproximadamente
20°C                                                                         4000 W aproximadamente
40°C                                                                        1000 W aproximadamente

9 -) – Como testar a Válvula do controle de Marcha Lenta.

53.jpg (30863 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da Válvula logo após Ignição ligada, motor parado com MULTITESTE DIGITAL no modo multímetro checar a voltagem no terminal 2 & Terra dever ser Positivo (+) 12V.

2 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula, faça um jump entre os terminais 2 do multi-plug e o terminal 2 da válvula de marcha lenta, logo após ignição ligada motor parado, conectar por breve momentos o terminal 1 & Terra checar se a válvula esta funcionando conforme dados abaixo.

DADOS:

Suprimento de Voltagem nos terminais da Válvula (IAC) by-pass
Zero                                                                                                     Fechada
Voltagem da bateria                                                                         Aberta

10 -)Como testar a Válvula Adicional do ar da Marcha Lenta.

54.jpg (15841 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, confira que a temperatura do liquido refrigerante não ultrapasse a 30°C, remova a tampa da válvula, de partida no motor e permaneça em marcha lenta, confira que o ar flui no assento da válvula. Se não houver nenhum fluxo, substitua a válvula.

2 –Motor com temperatura normal de funcionamento, confira que nenhum ar flui do assento da válvula flui, se existir fluxo de ar substitua a válvula.

11 -) –Como testar a Bobina de Ignição. 

55.jpg (19638 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio (preto/amarelo) Positivo (+) 12V. (1)

2 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Primário que deverá ser de 0,6 a 0,8 W .(2)

3 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Secundário que deverá ser de 13000 a 19000 W .(3)

A Bobina de ignição esta incorporado ao distribuidor.

56.jpg (10852 bytes)

12 -) –Como testar o Módulo de Potência.

57.jpg (33151 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, ignição ligada motor parado, com uma MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio Preto/Amarelo deve ser Positivo (+) 12V.

2 - Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, ignição ligada motor parado, com uma MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio Azul/Branco deve ser Positivo (+) 12V. Em caso não conferir medida possível defeito da Bobina.

3 - Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, com uma PONTA DE PROVA no fio Amarelo/Verde com motor funcionando o Led verde deverá piscar, caso isso não ocorra possível defeito no Sensor de Rotação ou no Módulo Central (Centralina).

4 -- Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, com uma PONTA DE PROVA no fio Azul/Branco com motor funcionando o Led verde deverá piscar caso isso não ocorra possível defeito no Módulo de Potência.

13 -) –Como testar o Sensor de Temperatura da Água.

58.jpg (13301 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, alivie pressão residual no sistema de arrefecimento, remova o Sensor, submirja o sensor em um recipiente com água na temperatura especificada com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência conforme dados abaixo.

DADOS:

Temperatura                                                                     Resistência
0°C                                                                           5000 W aproximadamente
20°C                                                                         4000 W aproximadamente
40°C                                                                        1000 W aproximadamente
60°C                                                                         500 W aproximadamente
80°C                                                                         400 W aproximadamente
100°C                                                                       200 W aproximadamente

14 -) –Como testar o Sensor da posição do eixo de comando

59.jpg (11314 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 2 & 6 que deverá ser de 260 a 500 W .

15 -) –Como testar o Sensor RPM.

60.jpg (17162 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 7 que deverá ser de 260 a 500 W .

16 -) –Como testar o Sensor de Fase.

61.jpg (17714 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 1 & 5 que deverá ser de 260 a 500 W .

17 -) –Como testar o Sensor de Oxigênio aquecido (Sonda Lambda).

62.jpg (35816 bytes)

TESTANDO

1 –Assegure-se que o motor esteja com a temperatura normal de funcionamento, Ignição desligada, não desconecte o multi-plug, exponha os terminais do Multi-plug de partida no motor deixe motor funcionando por dois (2) minutos a 3000 rpm, logo após deixe funcionar em marcha lenta, acelere o motor por duas ou três vezes com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem dos terminais 1 & 2 que deverá ser de 0,1 a 0,9 V deverá flutuar.

18 -) –Como testar o Aquecedor do Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda).

63.jpg (5695 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, de partida no motor, com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem em marcha lenta, nos terminais 3 & 4 devera ser Positivo (+) 12V. Caso a voltagem não for a especificada, checar o relé do modulo central e os fios.

2 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 4 do sensor devera ser de 10 a 40 W

19 -) – Como testar a Válvula Solenóide EGR.

64.jpg (29717 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada desconecte o multi-plug da Válvula, Ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem do terminal 2 & Terra deve ser Positivo (+) 12V. Se a voltagem não for a especificada testar os fios.

2 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula aplique voltagem da bateria Positivo (+) terminal 2, Negativo (-) terminal 1, confira se a válvula entrar em operação.

20 -) –Como testar o Sensor da Posição da Válvula EGR. 

65.jpg (33656 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada desconecte o multi-plug do Sensor, Ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem do terminais 1 & 3 deverá ser de 5 V aproximadamente
2 – Ignição desligada não desconecte o multi-plug do Sensor, exponha os terminais do multi-plug do sensor, ignição ligada com MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem dos terminais e conecte uma BOMBA a VÁCUO na válvula EGR e confira os dados abaixo.

DADOS:

Terminais                               Vácuo                                     Voltagem
2 & 3                                         Zero                         1,2 V aproximadamente
2 & 3                                   0,2 bar                          4,3 V aproximadamente

21 -) – Como testar a Válvula de Canister

66.jpg (23519 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte multi-plug da válvula, ignição ligada de partida no motor deixar funcionando em marcha lenta com MULTITESTE DIGITAL checar voltagem nos terminais 3 & 4 devera ser Positivo (+) 12V. Caso a voltagem não for a especificada checar os fios da Válvula.

22 -) –Como testar o Relé do Módulo.

67.jpg (20603 bytes)

Suprimento de voltagem.

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do relé do modulo com MULTITESTE DIGITAL checar as medidas conforme dados abaixo.

DADOS:

Terminais                               Condições                                      Voltagem
1 & Terra                                 Ignição Desligada                            Positivo (+)
5 & Terra                                 Ignição Ligada                                  Positivo (+)
6 & Terra                                 Funcionando                                    Positivo (+)

Checando operação – Os contatos do relé do módulo de Comando

TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados abaixo.

DADOS:

Terminais                         Condições                             Resistência
1 & 3                                Bateria desconectada.                         Zero
1 & 3                               Bateria conectada                            ¥ Infinito
Bateria (+) Positivo Terminal 5
Bateria (-) Negativo Terminal 2

Checando Operação – Os contatos do relé da Bomba de combustível.

TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados na próxima pagina.

DADOS:

Terminais                             Condição                                      Resistência
5 & 7                                    Bateria desconectada.                           Zero
5 & 7                                    Bateria conectada                                  ¥ Infinito
Bateria (+) Positivo Terminal 6
Bateria (-) Negativo Terminal 8

 

OBS. Assegure-se que o suprimento de voltagem da bateria estejam conectados corretamente, caso contrário o relé poderá ser danificado.

23 -) –Como testar a unidade de comando. (Centralina).

68.jpg (29384 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada desconecte o multi-plug da Centralina cheque as medidas conforme dados abaixo.

DADOS: Suprimento de Voltagem.

Terminais                            Condições                                       Voltagem
D1 & Terra                          Ignição desligada.                Positivo (+) 12V
A25 & Terra                        Ignição Ligada                     Positivo (+) 12V
B1 & Terra Ignição Ligada Positivo (+) 12V
B9 & Terra Motor Funcionando Positivo (+) 12

DADOS: Conferindo Conexões do terra.

Terminais                                                                                       Resistência
A23 & Terra                                                                                          Zero
A24 & Terra                                                                                         Zero
A26 & Terra                                                                                         Zero
B2 & Terra                                                                                           Zero

24 -) –Como testar o Interruptor do Cambio.

69.jpg (19581 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada conecte o MULTITESTE DIGITAL entre os terminais indicados e mova o seletor de marchas para todas posições e confira a voltagem conforme dados abaixo.

DADOS :

Terminais                           Posição do Seletor                           Voltagem
A23 & B7                                      Park                                      1,0 V máximo.
A23 & B7                                Neutro                                         1,0 V máximo.
A23 & B7                            Outras Posições                        10 V aproximado

25 -) –Como testar o Sensor de Velocidade. (VSS)

4aex.jpg (25112 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada conecte o MULTITESTE DIGITAL entre os terminais indicados, levante a roda esquerda e gire, confira a voltagem entre os terminais A26 & B10 com a roda girando devera flutuar entre 0 a 5 V.

26 -) –Como testar o Interruptor Inercial de combustível.

4afx.jpg (13673 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do interruptor com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais conforme dados abaixo.

DADOS:

Terminais                        Posição do Botão                         Resistência
1 & 3                                       Lançado                                             ¥ Infinito
1 & 3                                       Deprimido                                            Zero