CAPITULO 4
APLICATIVO HONDA
PGM-FI
ACCORD 2.0 DE 1993 a 1996.
Este sistema é digital multiponto seqüencial, possui autodiagnose própria que através do código de falhas localizar falhas sem necessidade de um SCANNER. Sempre que a lâmpada de advertência se acender será indicação que o sistema apresentou defeito gravado na memória. |
COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE FALHAS.
1- Ignição Desligada. |
2 - Faça um JUMP no Conector de Diagnóstico. |
3 - Ignição Ligada. |
Agora o sistema está pronto para apresentar os códigos de falhas, este sistema funciona um pouco diferente dos métodos tradicionais, como por exemplo código 23. |
Lâmpada | Piscada Longa | Piscada Longa |
Pausa | Piscada Curta |
Piscada Curta |
Piscada Curta |
Pausa maior | ||||
Números | ----------------2---------------- | ------------------------3-------------------------- |
Primeiro número Segundo número.
COMO APAGAR O CÓDIGO DE FALHAS.
Remova o fusível de 7,5 conforme a gravura este fusível é do Modulo Central e a Memória do Radio por Dez (10) segundos logo após recolocar o Fusível. |
CÓDIGO | POSSÍVEL DEFEITO |
0 |
Unidade Central. |
1 |
Sensor de Oxigênio (Sonda Lambada) |
3 |
Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP). |
4 |
Sensor de RPM |
5 |
Mão funcionamento do Sensor de Pressão Absoluta (MAP). |
6 |
Sensor de Temperatura da água. |
7 |
Sensor da Posição da Borboleta. |
8 |
Sensor de Rotação. |
9 |
Sensor de Fase. |
10 |
Sensor de Temperatura do Ar. |
12 |
Válvula EGR. |
13 |
Sensor de pressão barométrico. |
14 |
Válvula do Controle de Marcha Lenta. |
15 |
Sinal do Sistema de Ignição. |
17 |
Sensor de Velocidade. |
30 |
Cambio Automático fi Sinal A |
31 |
Cambio Automático fia Sinal B |
41 |
Aquecedor do Sensor de Oxigênio. |
43 |
Suprimento no Sistema de Combustível. |
1 Válvula Adicional do
Controle da Marcha Lenta. 2 Sensor de Fase. 3 Sensor de Rotação. 4 Conector de diagnóstico (ALDL) 5 Unidade Central (Centralina). 6 Sensor de Temperatura da água. 7 Sensor RPM. 8 Válvula de Canister. 9 Válvula EGR (Solenóide) 10 Sensor da VálvulaEGR. 11 Filtro de combustível 12 Bomba de combustível interna. 13 Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda). 14 Válvula do Controle da Marcha Lenta. 15 Módulo de Potência 16 Bobina de Ignição. 17 Interruptor inercial anti-impacto (No console) 18 Válvulas Injetoras. 19 Resistores das Válvulas Injetoras. 20 Sensor da Temperatura do ar. 21 Sensor da pressão Absoluta MAP. 22 Interruptor da Transmissão. 23 Relé do Módulo. 24 Sensor da Posição da Borboleta. 25 Sensor de Velocidade (Na Transmissão) |
COMPONENTES DO CIRCUITO ELËTRICO
CÓDIGO | DISCRIÇÃO DOS COMPONENTES |
A5 |
Lâmpada de falha no painel de instrumentos. |
A35 |
Módulo Central (Centralina) |
A52 |
Módulo de Potência. |
A57 |
Módulo do controle da transmissão. |
B24 |
Sensor de temperatura da Água. |
B25 |
Sensor de Temperatura do ar. |
B33 |
Sensor de Velocidade do Veiculo. |
B54 |
Sensor de Rotação. |
B72 |
Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda). |
B75 |
Sensor do RPM. |
B83 |
Sensor da Pressão Absoluta (MAP). |
B132 |
Sensor de Fase. |
B147 |
Sensor da Posição da Borboleta. |
B149 |
Sensor da posição da Válvula EGR. |
F |
Fusível. |
G1 |
Alternador. |
H63 |
Lâmpada indicadora de falhas. |
K20 |
Relé da Bomba de combustível. |
K46 |
Relé do controle. |
M12 |
Bomba de combustível. |
R41 |
Resistores das Válvulas Injetoras. |
S39 |
Interruptor Inercial de combustível. |
T1 |
Bobina de Ignição. |
X1 |
Conector de Diagnóstico ALDL. |
X87 |
Link de Diagnóstico do Tacômetro |
X88 |
Conector do Ar Condicionado. |
Y3 |
Válvula Injetora. |
Y28 |
Válvula EGR. |
Y99 |
Válvula de Controle de Marcha Lenta. |
Y104 |
Válvula de Canister EVAP. |
15 |
Ignição ligada motor parado |
30 |
Bateria Positivo |
31 |
Bateria Negativo |
50 |
Ignição Ligada motor funcionando |
Conector da Central
TESTANDO |
l - Marcha
Lenta é eletronicamente controlada.2 - Desconecte a válvula do controle da marcha lenta do Multi-plug.
3 - Motor Funcionando. 4 - Funcionar em marcha lenta até estabilizar, se não estabilizar ajustar a marcha lenta no parafuso como mostra a gravura acima a direita. 5 - Apague o motor. 6 - Reconecte o Multi-plug. 7 - Remova o fusível F7 da caixa de fusível, por 10 segundos. 8 - Recoloque o fusível. 9 - De partida no motor e deixe em marcha lenta. 10 - Confira a marcha lenta sem nenhum componente elétrico ligado conforme dados abaixo. |
DADOS.
Sem carga 770 ± 50 rpm |
Com carga 620 ± 50 rpm |
2 -) - Como testar a pressão da Bomba de combustível.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, conecte o MANÔMETRO na válvula Schrader, de partida no motor deixe funcionar em marcha lenta. Desconecte mangueira de Vácuo do regulador de pressão, deverá medir 2,8 a 3,3 bar, reconecte a mangueira de Vácuo, deverá medir 2,2 a 2,7 bar. |
3 -) Como testar a operação da Bomba.
TESTANDO |
1 Ignição ligada, a bomba deverá funcionar por aproximadamente um segundo, se a bomba não funcionar, desligue a ignição, remova o relé do módulo faça um jump entre os terminais 7 e 8, ignição ligada motor parado a bomba deverá funcionar continuamente. |
2 Ignição ligada motor parado, faça o jump se a bomba não funcionar checar com um MULTITESTE DIGITAL a voltagem no multi-plug entre os terminais 1 e 2 deverá ser Positivo (+) 12V. |
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o Multi-plug da Válvula Injetora, logo após ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem terminal 2 & Terra devera ser Positivo (+) 12V, repetir o teste com cada válvula injetora. Caso não tiver a voltagem especificada testar o Relé ou Resistores em série. |
2 Ignição desligada, desconecte o multi-plugs com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais das Válvulas Injetoras que devera ser de 1,5 a 2,5 W Repetir o teste em cada Válvula injetora. |
5 -) Como testar os Resistores em Série das Válvulas Injetoras.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug dos resistores em série dos injetores, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais conforme tabela abaixo. |
DADOS:
Terminais Resistência |
4 & 1 5 a 7 W |
4 & 6 5 a 7 W |
4 & 5 5 a 7 W |
4 & 2 5 a 7 W |
6 -) Como testar o sensor da Posição da Borboleta.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do Sensor, ignição ligada motor parado checar a voltagem com um MULTITESTE DIGITAL os terminais 1 & 3 deverá Ter 5 V aproximadamente. |
2 Ignição desligada, não desconecte multi-plug, exponha os terminais do sensor, ignição ligada motor parado, opere a borboleta e com MULTITESTE DIGITAL cheque a voltagem nos terminais 3 e 2 ver dados abaixo. |
Terminais Condições Voltagem |
3 & 2 Borboleta fechada 0,4 V aproximadamente |
3 & 2 Borboleta aberta 4,5 V aproximadamente |
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem entre o terminal 3 & Terra devera ser de 5 V aproximadamente. |
2 Ignição desligada, remova a mangueira a vácuo do sensor, conecte a Bomba a vácuo, não desconecte o multi-plug, Exponha os terminais do multi-plug. Ignição ligada motor parado, aplique vácuo e confira os dados abaixo. |
DADOS:
Terminais Vácuo Voltagem |
1 & 2 0,65 bar 0,5 V aproximadamente |
1 & 2 0,50 bar 1,2 V aproximadamente |
1 & 2 0,30 bar 1,7 V aproximadamente |
1 & 2 0,10 bar 2,5 V aproximadamente |
1 & 2 Zero 2,8 V aproximadamente |
8 -) Como testar o Sensor de Temperatura do Ar.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, checar a temperatura ambiente, checar com um MULTITESTE DIGITAL a resistência nos terminais do Sensor. Conforme dados abaixo. |
DADOS:
Temperatura Resistência |
0°C 5000 W aproximadamente |
20°C 4000 W aproximadamente |
40°C 1000 W aproximadamente |
9 -) Como testar a Válvula do controle de Marcha Lenta.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug da Válvula logo após Ignição ligada, motor parado com MULTITESTE DIGITAL no modo multímetro checar a voltagem no terminal 2 & Terra dever ser Positivo (+) 12V. |
2 Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula, faça um jump entre os terminais 2 do multi-plug e o terminal 2 da válvula de marcha lenta, logo após ignição ligada motor parado, conectar por breve momentos o terminal 1 & Terra checar se a válvula esta funcionando conforme dados abaixo. |
DADOS:
Suprimento de Voltagem nos terminais da Válvula (IAC) by-pass |
Zero Fechada |
Voltagem da bateria Aberta |
10 -)Como testar a Válvula Adicional do ar da Marcha Lenta.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, confira que a temperatura do liquido refrigerante não ultrapasse a 30°C, remova a tampa da válvula, de partida no motor e permaneça em marcha lenta, confira que o ar flui no assento da válvula. Se não houver nenhum fluxo, substitua a válvula. |
2 Motor com temperatura normal de funcionamento, confira que nenhum ar flui do assento da válvula flui, se existir fluxo de ar substitua a válvula. |
11 -) Como testar a Bobina de Ignição.
TESTANDO |
1 Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio (preto/amarelo) Positivo (+) 12V. (1) |
2 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Primário que deverá ser de 0,6 a 0,8 W .(2) |
3 - Ignição desligada remover a capa do distribuidor, ignição ligada motor parado com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Secundário que deverá ser de 13000 a 19000 W .(3) |
A Bobina de ignição esta incorporado ao distribuidor.
12 -) Como testar o Módulo de Potência.
TESTANDO |
1 Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, ignição ligada motor parado, com uma MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio Preto/Amarelo deve ser Positivo (+) 12V. |
2 - Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, ignição ligada motor parado, com uma MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem no fio Azul/Branco deve ser Positivo (+) 12V. Em caso não conferir medida possível defeito da Bobina. |
3 - Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, com uma PONTA DE PROVA no fio Amarelo/Verde com motor funcionando o Led verde deverá piscar, caso isso não ocorra possível defeito no Sensor de Rotação ou no Módulo Central (Centralina). |
4 -- Ignição desligada remova a tampa do distribuidor, não desconecte o multi-plug, apenas exponha os terminais, com uma PONTA DE PROVA no fio Azul/Branco com motor funcionando o Led verde deverá piscar caso isso não ocorra possível defeito no Módulo de Potência. |
13 -) Como testar o Sensor de Temperatura da Água.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, alivie pressão residual no sistema de arrefecimento, remova o Sensor, submirja o sensor em um recipiente com água na temperatura especificada com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência conforme dados abaixo. |
DADOS:
Temperatura Resistência |
0°C 5000 W aproximadamente |
20°C 4000 W aproximadamente |
40°C 1000 W aproximadamente |
60°C 500 W aproximadamente |
80°C 400 W aproximadamente |
100°C 200 W aproximadamente |
14 -) Como testar o Sensor da posição do eixo de comando
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 2 & 6 que deverá ser de 260 a 500 W . |
15 -) Como testar o Sensor RPM.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 7 que deverá ser de 260 a 500 W . |
16 -) Como testar o Sensor de Fase.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do distribuidor de 7 pinos com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 1 & 5 que deverá ser de 260 a 500 W . |
TESTANDO |
1 Assegure-se que o motor esteja com a temperatura normal de funcionamento, Ignição desligada, não desconecte o multi-plug, exponha os terminais do Multi-plug de partida no motor deixe motor funcionando por dois (2) minutos a 3000 rpm, logo após deixe funcionar em marcha lenta, acelere o motor por duas ou três vezes com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem dos terminais 1 & 2 que deverá ser de 0,1 a 0,9 V deverá flutuar. |
18 -) Como testar o Aquecedor do Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda).
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor, de partida no motor, com um MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem em marcha lenta, nos terminais 3 & 4 devera ser Positivo (+) 12V. Caso a voltagem não for a especificada, checar o relé do modulo central e os fios. |
2 Ignição desligada, desconecte o multi-plug com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais 3 & 4 do sensor devera ser de 10 a 40 W |
TESTANDO |
1 Ignição desligada desconecte o multi-plug da Válvula, Ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem do terminal 2 & Terra deve ser Positivo (+) 12V. Se a voltagem não for a especificada testar os fios. |
2 Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula aplique voltagem da bateria Positivo (+) terminal 2, Negativo (-) terminal 1, confira se a válvula entrar em operação. |
20 -) Como testar o Sensor da Posição da Válvula EGR.
TESTANDO |
1 Ignição desligada desconecte o multi-plug do Sensor, Ignição ligada motor parado com MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem do terminais 1 & 3 deverá ser de 5 V aproximadamente |
2 Ignição desligada não desconecte o multi-plug do Sensor, exponha os terminais do multi-plug do sensor, ignição ligada com MULTITESTE DIGITAL checar a voltagem dos terminais e conecte uma BOMBA a VÁCUO na válvula EGR e confira os dados abaixo. |
DADOS:
Terminais Vácuo Voltagem |
2 & 3 Zero 1,2 V aproximadamente |
2 & 3 0,2 bar 4,3 V aproximadamente |
21 -) Como testar a Válvula de Canister
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte multi-plug da válvula, ignição ligada de partida no motor deixar funcionando em marcha lenta com MULTITESTE DIGITAL checar voltagem nos terminais 3 & 4 devera ser Positivo (+) 12V. Caso a voltagem não for a especificada checar os fios da Válvula. |
22 -) Como testar o Relé do Módulo.
Suprimento de voltagem.
TESTANDO |
1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do relé do modulo com MULTITESTE DIGITAL checar as medidas conforme dados abaixo. |
DADOS:
Terminais Condições Voltagem |
1 & Terra Ignição Desligada Positivo (+) |
5 & Terra Ignição Ligada Positivo (+) |
6 & Terra Funcionando Positivo (+) |
Checando operação Os contatos do relé do módulo de Comando
TESTANDO |
1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados abaixo. |
DADOS:
Terminais Condições Resistência |
1 & 3 Bateria desconectada. Zero |
1 & 3 Bateria conectada ¥ Infinito |
Bateria (+) Positivo Terminal 5 |
Bateria (-) Negativo Terminal 2 |
Checando Operação Os contatos do relé da Bomba de combustível.
TESTANDO |
1 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug, e remova o relé do modulo, com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do relé, agora conecte suprimento da bateria nos terminais especificado e cheque a resistência conforme dados na próxima pagina. |
DADOS:
Terminais Condição Resistência |
5 & 7 Bateria desconectada. Zero |
5 & 7 Bateria conectada ¥ Infinito |
Bateria (+) Positivo Terminal 6 |
Bateria (-) Negativo Terminal 8 |
OBS. Assegure-se que o suprimento de voltagem da bateria estejam conectados corretamente, caso contrário o relé poderá ser danificado. |
23 -) Como testar a unidade de comando. (Centralina).
TESTANDO |
1 Ignição desligada desconecte o multi-plug da Centralina cheque as medidas conforme dados abaixo. |
DADOS: Suprimento de Voltagem.
Terminais Condições Voltagem |
D1 & Terra Ignição desligada. Positivo (+) 12V |
A25 & Terra Ignição Ligada Positivo (+) 12V |
B1 & Terra Ignição Ligada Positivo (+) 12V |
B9 & Terra Motor Funcionando Positivo (+) 12 |
DADOS: Conferindo Conexões do terra.
Terminais Resistência |
A23 & Terra Zero |
A24 & Terra Zero |
A26 & Terra Zero |
B2 & Terra Zero |
24 -) Como testar o Interruptor do Cambio.
TESTANDO |
1 Ignição desligada conecte o MULTITESTE DIGITAL entre os terminais indicados e mova o seletor de marchas para todas posições e confira a voltagem conforme dados abaixo. |
Terminais Posição do Seletor Voltagem |
A23 & B7 Park 1,0 V máximo. |
A23 & B7 Neutro 1,0 V máximo. |
A23 & B7 Outras Posições 10 V aproximado |
25 -) Como testar o Sensor de Velocidade. (VSS)
TESTANDO |
1 Ignição desligada conecte o MULTITESTE DIGITAL entre os terminais indicados, levante a roda esquerda e gire, confira a voltagem entre os terminais A26 & B10 com a roda girando devera flutuar entre 0 a 5 V. |
26 -) Como testar o Interruptor Inercial de combustível.
TESTANDO |
1 Ignição desligada, desconecte o multi-plug do interruptor com MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais conforme dados abaixo. |
DADOS:
Terminais Posição do Botão Resistência |
1 & 3 Lançado ¥ Infinito |
1 & 3 Deprimido Zero |