CAPITULO 09

 

 

APLICATIVOS VW

 

VAG DIGIFANT

 

 

 

PASSAT 2,0 2E 1994 EM DIANTE

 

COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA.

¤- Este sistema é multiponto intermitente com quatro válvulas injetoras, que possui autodiagnose ou seja que caso tenha alguma falha possui uma lâmpada de falha no painel de instrumento. O sistema armazena os dados que poderão ser diagnosticado com o sistema do código de falhas.

¤- A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina.

¤ O modelo do conector de diagnóstico é o seguinte.

COMO CONSEGUIR OS CÓDIGOS DE FALHAS.

Os códigos só podem ser obtidos, por um leitor de códigos satisfatório (SCANNER) conectado ao conector de diagnósticos (ALDL) .

 

                                              Lista de Códigos de Falhas.

Código de falhas

Falhas Possíveis

00518 Sensor da posição da Borboleta.
00521 Resistor de ajustamento de CO
00522 Sensor de temperatura de água .
00523 Sensor da temperatura do ar.
00524 Sensor de Detonação.
00525 Sensor de oxigênio. (HO2S).
00532 Unidade Central (centralina) –Suprimento de Voltagem.
00552 Sensor do volume de fluxo de ar
65535 Unidade Central Defeituosa.

 

CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL

 

                                                Localização dos Componentes

1a.jpg (94612 bytes)

01 –Resistor do ajustamento do CO 02 –Tubo de amostra de CO
03 - Sensor da posição do eixo de Manivelas 04 –Distribuidor
05 –Conector de diagnósticos na coluna de direção 06 –Módulo de controle do motor
07 –Relé de controle da unidade central 08 –Sensor de temperatura da água
09 –Filtro de combustível. 10 –Regulador de pressão do combustível
11 –Bomba de combustível 12 –Relé da bomba de combustível
13 –Sensor de oxigênio ( sonda lambda) 14 –Válvula de controle da marcha lenta
15 –Módulo de potência 16 –Bobina de ignição
17 –Válvulas injetoras 18 – Sensor da temperatura do ar
19 –Sensor de detonação 20 –Sensor da posição da borboleta
21 –Sensor do volume do fluxo de ar.  

 

 

BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

PROBLEMA

POSSÍVEIS CAUSAS

MOTOR NÃO PEGA 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle do motor.

3 Condições do Filtro de combustível.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Unidade central, conector e fios.

6 Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador, mangueira.

7 Válvulas Injetoras.

8 Verificar as condições do filtro de ar .

9 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

10 Sensor da posição do eixo de Comando.

11 Conector da unidade central

MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR. 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Unidade central, conector e fios

3 Condições do filtro de gasolina.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Sensor de temperatura do motor

6 Sensor de fluxo de massa de ar .

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina.

8 Verificar válvulas injetoras.

9 Conector da centralina do motor

10 Verificar as condições do filtro de ar .

MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR QUANDO QUENTE 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle do motor

3 Condições do Filtro de combustível

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Sensor de temperatura da água

6 Sensor de fluxo de massa de ar

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina

8 Verificar válvulas injetoras

9 Verificar as condições do filtro de ar .

10 Conector da unidade central

11 Controle de Detonação

MOTOR PEGA MAS LOGO APÓS MORRE. 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle

3 Condições do Filtro de combustível.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

5 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

6 Verificar as condições do filtro de ar

7 Sensor de fluxo de massa de ar

8 Regulador da pressão de entrada da gasolina

9 Verificar válvulas injetoras.

10 Conector da unidade central

MARCHA LENTA IRREGULAR 1 Atuador da válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

2 Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível.

3 Examinar bateria e suas conexões.

4 Válvula de Marcha Lenta.

5 Ver Sensor de Temperatura da Água.

6 Unidade central, conector e fios.

7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

8 Verificar as condições do filtro de ar

9 Sensor de temperatura do ar.

10 Verificar válvulas injetoras

11 Regulador da pressão de entrada da gasolina

12 Conector da unidade central

13 Sensor da posição do regulador de pressão

MARCHA LENTA INCORRETA 1  Examinar bateria e suas conexões.

2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

3 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

4 Sensor de temperatura da água

5 Verificar as condições do filtro de ar

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor da posição do regulador de pressão

MARCHA LENTA FALHANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões

6 Verificar válvulas injetoras

7 Conector da unidade central

ARCHA LENTA FALHANDO CONSTANTEMENTE. 1 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.
ACELERAÇÃO VACILANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões.

6 Condições do Filtro de combustível

7 Sensor de oxigênio

8 Verificar válvulas injetoras

9 Conector da unidade central

10 Sensor de temperatura do ar

VACILAÇÃO CONSTANTE DE VELOCIDADE. 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões.

6 Condições do Filtro de combustível

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor de temperatura do ar.

BATIDA DE PINO DURANTE A ACELERAÇÃO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Fusíveis, Bomba de combustível, Relés do controle

4 Regulador da pressão de entrada da gasolina

5 Verificar válvulas injetoras

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

7 Conector da unidade central

8 Controle de Detonação

9 Sensor da posição do regulador de pressão

MÁ RETOMADA DE ACELERAÇÃO 1 Controle de Detonação

2 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

3 Conector da unidade central

EXCESSO DE COMSUMO DE combustível 1 Sensor da posição do regulador de pressão

2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

3 Sensor de temperatura do motor

4 Examinar bateria e suas conexões

5 Válvula de canister.

6 Verificar as condições do filtro de ar

7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

8 Conector da unidade central

9 Regulador da pressão de entrada da gasolina

10 Verificar válvulas injetoras

NÍVEL DE CO MUITO

ELEVADO

1 Verificar as condições do filtro de ar

2 Sensor de oxigênio

3 Sensor de temperatura da água.

4 Examinar bateria e suas conexões

5 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

6 Regulador da pressão de entrada da gasolina

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor da posição do regulador de pressão

nível DE CO MUITO BAIXO 1 Sensor da posição do regulador de pressão

2 Verificar as condições do filtro de ar

3 Sensor de oxigênio

4 Sensor de temperatura da água.

5 Examinar bateria e suas conexões

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina

8 Verificar válvulas injetoras

9 Conector da unidade central

10 Condições do Filtro de combustível

DESEMPENHO POBRE 1 Sensor de temperatura da água.

2 Examinar bateria e suas conexões

3 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

4 Regulador da pressão de entrada da gasolina

5 Verificar válvulas injetoras

6 Conector da unidade central

7 Condições do Filtro de combustível

8 Sensor da posição do regulador de pressão

9 Verificar as condições do filtro de ar

10 Sensor de oxigênio

11 Sensor de Velocidade.

 

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO ESQUEMA ELÉTRICO .

CÓDIGO                                DISCRIÇÃO DO COMPONENTE.

A5

Painel de Instrumentos.

A35

Unidade Central.

A52

Módulo de Potência.

B24

Censor de temperatura da água.

B25

Censor da temperatura do ar.

B54

Sensor da posição do eixo de Manivelas

B69

Sensor de Detonação

B72

Sonda Lambda.

B147

Sensor da Posição da Borboleta.

B148

Sensor do fluxo de volume de ar .

F

Fusível.

K20

Relé da Bomba de combustível.

K46

Relé do módulo Central.

M12

Bomba de combustível.

T1

Bobina de Ignição

W3

Cabo sobressalente.

W21

Ajustador de octanas.

X79

Conector da Transmissão Automática.

X88

Conector do ar condicionado.

Y3

Válvulas Injetoras.

Y99

Válvula do Controle da Marcha Lenta.

Y104

Válvula de Canister.

15

Ignição ligada motor parado.

30

Positivo da Bateria (+)

31

Negativo da Bateria (-)

50

Ignição Ligada Sinal de Partida.

ESQUEMA ELÉTRICO DO VW PASSAT

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1 -) - Como ajustar a marcha lenta

3a.jpg (14988 bytes)

TESTANDO

1 –Dar partida no motor, deixar funcionando em marcha lenta, inicie os testes básicos com equipamento de diagnóstico, deixe funcionando por 2 minutos em marcha lenta, ajuste a marcha lenta no parafuso conforme figura acima e confira os dados abaixo.

 

Todos modelos                                                                                              850 ± 50 rpm

2 -) –Como testar o regulador da Pressão inicial.

4a.jpg (18777 bytes)

TESTANDO

1 –A posição inicial do regulador de pressão é fixada pelo fabricante caso este ajuste for mudado ajustar como segue, exponha o parafuso da alavanca de parada removendo componentes adjacentes, assegure-se que o cabo do acelerador tenha o movimento livre, afrouxe a trava de segurança, de voltas anti horária no parafuso (1) da alavanca do regulador de pressão até a liberação do mesmo (2)assegure-se que a válvula do regulador de pressão esteja fechada e aperte o parafuso de parada até encostar mas não estrangular a alavanca, logo adiante aperte o parafuso até 180°, aperte a trava de segurança e ajuste o cabo do acelerador se for necessário, confira marcha lenta e o sensor da posição da pressão. Conferir dados abaixo.

Tabela:

Estrangule o parafuso da alavanca de parada                                                    0,5 Voltas

3-)- Como testar a pressão da bomba de combustível

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TESTANDO

1 –Ignição desligada, conecte um MANÔMETRO na mangueira de combustível assegure-se que a torneira de medida esteja fechada, de partida no motor e deixe funcionar em marcha lenta, desconecte a mangueira de vácuo do regulador de pressão confira os dados da tabela abaixo, recoloque a mangueira e confira os dados, ignição desligada após 10 minutos segurando a pressão confira os dados.

Tabela

Pressão                                            Condição                                                          Valores
Sistema                                           Vácuo desligado                                                   3 bar
Regulagem                                      Vácuo ligado                                                        2,5 bar
Segurando                                      Depois de 10 minutos                                      2 bar min.

4-)- Como testar vazão de combustível

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TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o tubo de provisão de combustível, conecte o Manômetro na mangueira de combustível, assegure-se que a torneira esteja entre o manômetro e o tubo de teste, insira no fim do tubo de testes um frasco de medidas insira o manômetro e abra a torneira remova o relé da bomba de combustível, faça um jump na base do relé terminal 4 e positivo da bateria e faça a bomba funcionar, abra a torneira de combustível lentamente como especificado até alcançar a pressão correta na tabela, ignição desligada, assegure-se que a torneira de medida não seja movida, esvazie frasco de medidas insira o frasco de medidas no fim do tubo e faça a bomba funcionar .

Tabela

Pressão                             Suprimento de Voltagem                                    Medida final
3 bar                                      10 a 12 v                                    0,49-0,67litros/30 segundos

5-)- Como testar Funcionamento elétrico da bomba

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TESTANDO

1- Ignição desligada, remova relé da bomba de gasolina, faça um jump entre a base de terminal 4 do relé e o positivo da bateria, a bomba de combustível deve funcionar continuamente depois que o, relé seja ligado a bateria, se a bomba não funcionar cheque os fusíveis, desconecte o multi-plug da bomba de combustível, faça funcionar confira com o MULTITESTE DIGITAL os terminais 1 e 4 do multi-plug da bomba de combustível que devera ser (+) 12 V, se não indicar nenhuma Voltagem cheque os cabos.

6-)- Como testar Bicos Injetores

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TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug das válvulas injetoras, com um MULTI TESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais do multi-plug, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo checar a resistência nos terminais da válvula injetora.

Tabela

Resistência combinada                                                                                         3,7 a 5 W
Resistência do Injetor                                                                                            15 a 20 W

Checar suprimento de Voltagem

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TESTANDO

Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora, ligue o motor por alguns segundos, com o MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem conforme dados abaixo se as medidas não conferirem checar cabos e relés.

Dados:

Cor dos cabos                                  Condição                                         Voltagem
Vermelho & Terra                              Motor Girando                           Voltagem da bateria

Como testar o sinal

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Testando

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug e teste os contatos, ligue o motor por alguns instantes, cheque os leds da ponta de prova, se não estiverem piscando cheque os cabos.

Tabela

Condição                                                                                                                 Led
Motor ligado                                                                                                         Piscando

7-)- Como testar o sensor de posição da Borboleta. (TP)

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TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor TP, teste a resistência dos terminais e terra do multi-plug utilizando MULTITESTE DIGITAL, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo cheque os cabos e os contatos .

Tabela

Terminais                                                                                                          Resistência
3 & terra                                                                                                                        Zero

Checando suprimento de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor TP, ligue a ignição, teste a voltagem dos terminais do multi-plug utilizando MULTITESTE DIGITAL, a voltagem deve ser a especificada pela tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                      Voltagem
1 & 3                                                                                                      5 V aproximadamente

Testando operação.

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TESTANDO

1- Ignição desligada, não desconecte o multi-plug somente o exponha como na figura acima, ligue a ignição, cheque a Voltagem dos terminais utilizando o MULTITESTE DIGITAL, enquanto estiver testando os terminais opere o Sensor teste terminais 2 e 3 a mudança de Voltagem deve ser direta sem muitas oscilações.

Tabela

Terminais                                        Condição                                         Voltagem
2 & 3                                        Borboleta fechada                  0,3 a 1,7 V aproximadamente
2 & 3                                        Borboleta totalmente aberta       3 a 5 V aproximadamente

8-Como testar Sensor de Volume da Massa de Ar(VAF)

O sensor VAF incorpora o sensor de temperatura do ar IAT.

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Checando operação

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o sensor VAF do tubo de entrada de ar (1), logo após opere o flap totalmente aberto e confira o funcionamento como especificado na figura acima, limpe qualquer depósito de sujeira nos contatos com solvente isto é muito importante.

Como testar a resistência

14a.jpg (11847 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o sensor VAF do tubo de entrada de ar (1), desconecte o multi-plug do sensor VAF (2) Cheque a resistência dos pinos do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, cheque a resistência nos pinos do sensor VAF, as resistências devem ser as mesmas especificadas na tabela na próxima pagina.

Tabela

Terminais                                       Condição                                                     Resistência
2 & 3                                             Flap fechado                              610 W Aproximadamente
2 & 4                                             Flap fechado                               60 W Aproximadamente
2 & 3                                          Flap completamente aberto       280 W Aproximadamente
2 & 4                                         Flap completamente aberto        780 W Aproximadamente

Como testar conexão do terra

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug do sensor VAF (2), cheque a resistência dos pinos do multi-plug e do terra com o MULTITESTE DIGITAL, devera ser igual a da tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                        Resistência
4 & terra                                                                                                                    zero

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug do sensor VAF (2), ligar a ignição, cheque a voltagem dos pinos do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL conforme a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                       Condição                                         Voltagem
3 & 4                                            Ignição ligada                             5 V aproximadamente

Como testar a Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, não desengate o multi-plug do sensor VAF, apenas exponha os contatos, ligue o motor e deixe na lenta, cheque a Voltagem dos pinos do multi-plug como MULTITESTE DIGITAL, aumente o rpm como especificado na tabela abaixo, cheque a Voltagem dos pinos do multi-plug novamente, a mudança de Voltagem deve ser direta sem muitas oscilações.

Tabela

Terminais                                           Condição                                      Voltagem
2 & 4                                                  Marcha lenta                       0,9 V aproximadamente
2 & 4                                                 2000 rpm                             1,5 V Aproximadamente
2 & 4                                                 4000 rpm                               2,2 V Aproximadamente

9-Como testar o sensor de temperatura de entrada do ar (IAT)

Este sensor (IAT) é incorporado ao Sensor (VAF) de fluxo de massa de ar

13a.jpg (41776 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor VAF (2) , cheque a temperatura do ar ambiente conforme a tabela abaixo, cheque a resistência dos pinos do sensor VAF com MULTITESTE DIGITAL .

Tabela

Terminais                                       Temperatura                                                Resistência
1 & 4                                                       0° C                                                     5000-6500 W
1 & 4                                                     10°C                                                      3250-4500 W
1 & 4                                                     20°C                                                      2200-3000 W
1 & 4                                                     30°C                                                      1500-2000 W
1 & 4                                                     40°C                                                      1000-1400 W
1 & 4                                                     50°C                                                           725-925 W
1 & 4                                                     60°C                                                          535-675 W
1 & 4                                                     70°C                                                           400-500 W
1 & 4                                                     80°C                                                           275-375 W

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desengate o multi-plug do sensor VAF (2), ignição ligada motor parado, cheque a Voltagem dos pinos do multi-plug como MULTITESTE DIGITAL que deve conferir com a Voltagem especificada na tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                             Condição                                        Voltagem
1 & 4                                                Ignição ligada                                 5 v aproximadamente

10-Como testar a válvula de marcha lenta. (IAC)

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TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula IAC, cheque a resistência de seus terminais com um MULTITESTE DIGITAL conforme especificado na tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                         Resistência
1 & 3                                                                                                                       2-10 W

Como testar Suprimento de Voltagem

16a.jpg (5576 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula IAC, ligue a ignição, motor parado cheque os pinos dos multi-plug e o terra com o MULTITESTE DIGITAL, caso a Voltagem não seja a mesma especificada pela tabela abaixo confira cabos e fusíveis.

Tabela

Terminais                                                                                                       Voltagem
1 & terra                                                                                                   Voltagem da bateria

11) - Como testar a Bobina de ignição (A bobina de Ignição incorpora o módulo de potência)

08ad.jpg (42737 bytes)

Checar resistência do primário.

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug da bobina de ignição, desconecte o cabo de alta tensão da bobina de ignição, Abrir a tampa como no desenho acima dos terminais de baixa tenção testar os terminais com um MULTITESTE DIGITAL conferindo os valores com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                         Resistência
1 & 15                                                                                                                   05 a 07 W

Checando resistência secundária

09mu.jpg (16797 bytes)

Testando

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug da bobina de ignição, desconecte o cabo de alta tenção da bobina de ignição, cheque a resistência dos terminais da bobina (15)  com o cabo de alta tensão com MULITESTE DIGITAL, conferindo com as valores da tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                            Resistência
15 & Alta tensão                                                                                               3000 a 4000 W

12- Como testar Módulo de Potência.

19a.jpg (36148 bytes)

OBS: O módulo de Potência é incorporado na bobina de ignição.

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, cheque a resistência dos terminais do multi-plug e terra com o MULTITESTE DIGITAL, se a resistência não for a mesma especificada pela tabela abaixo verifique os cabos .

Tabela

Terminais                                                                                                          Resistência
1 & terra                                                                                                                      zero

Como testar provisão de Voltagem

20a.jpg (9278 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, ligue a ignição, cheque a voltagem dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, se a voltagem não for a mesma especificada pela tabela abaixo verifique os cabos .

Tabela

Terminais                                                                                                     Voltagem
1 & 3                                                                                                      Voltagem da bateria

Como testar o sinal

21a.jpg (5344 bytes)

OBS: Desconecte o multi-plug da válvula injetora para evitar danos o sistema do conversor catalítico.

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, Conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug, gire o motor por algum tempo cheque os leds da PONTA DE PROVA devem piscar.

Tabela

Terminais                                                 Condição                                                 Led
2 & 3                                                      Motor girando                                            piscando

Como testar operação

OBS: Desconecte o multi-plug da válvula injetora para evitar que o motor pegue ele só deve girar

TESTANDO

1 – Ignição desligada, exponha os terminais de baixa tensão da bobina de ignição, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais da bobina de ignição, ligue a ignição, cheque se os leds ficam acesos por 1-2 segundos, agora gire o motor, cheque se os leds ficam piscando, se os leds não estiverem piscando suspeite de problema no módulo de potência.

Tabela

Terminais                                     Condição                                                                Led
1 & 15                                      ignição ligada                              ligada por 1 a 2 segundos
1 & 15                                        Motor girando                                                         piscando

13)- Como testar sensor de temperatura da água(ECT).

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Testando

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor ECT, alivie a pressão do sistema de arrefecimento, remova do motor o sensor de temperatura do motor (ECT) emirja o sensor ECT em água em temperaturas especificadas pela tabela abaixo, com o MULTITESTE DIGITAL..

Tabela

Terminais                                        Temperatura                                           Resistência
1 & 3                                                      0°C                                                        5000-6500 W
1 & 3                                                    10°C                                                       3250-4500 W
1 & 3                                                    20°C                                                       2200-3000 W
1 & 3                                                   30°C                                                       1500-2000 W
1 & 3                                                   40°C                                                       1000-1400 W
1 & 3                                                   50°C                                                           725-925 W
1 & 3                                                   60°C                                                           535-675 W
1 & 3                                                   70°C                                                           400-500 W
1 & 3                                                   80°C                                                           275-375 W
1 & 3                                                   90°C                                                           200-285 W
1 & 3                                                 100°C                                                           160-225 W

14)- Como testar Sensor da posição da árvore de manivelas

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Obs: O sensor esta localizado no distribuidor

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, ligue a ignição, cheque a Voltagem dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a Voltagem especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                              Voltagem
1 & 3                                                                                                                10 V no mínimo

Como testar o sinal

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OBS: Desconecte o multi-plug da válvula injetora para evitar que o motor pegue ele só deve girar .

TESTANDO

1 – Ignição desligada, não desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, exponha os terminais, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, faça o motor girar, cheque se os leds da PONTA DE PROVA piscam

 

Terminais                                          Condição                                                             Led
2 & 3                                                 Motor girando                                                Piscando

15)- Como testar sensor de Detonação.

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TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de Detonação, remova o sensor de Detonação, assegure-se que o bloco e os cilindros estejam ajustados e que não tenha corrosão entre suas faces, recoloque o sensor dando o torque especificado pelo fabricante.

Tabela

Torque                                                                                                                        20 Nm

16)- Como testar Resistor de ajuste CO

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TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug do Resistor de ajuste de CO, vire o ajuste do Resistor de ajuste de CO, cheque a resistência dos terminais do Resistor de ajuste de CO com MULTITESTE DIGITAL, a resistência deve variar pouco conforme dados abaixo.

Tabela

Resistência                                                                                                         0-2000 W

17)- Como testar sensor oxigênio aquecido(Sonda Lambda)

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TESTANDO

1 – Deixe o motor aquecer até a temperatura normal  de   funcionamento, após desligue e deixe ignição desligada, conecte  o   tubo   de   teste   de  CO  no  escape   do motor, desconecte o multi-plug do sensor de oxigênio, feche a mangueira  do   vácuo  no regulador de pressão, ligue o motor e deixe em marcha lenta, cheque os níveis de CO no aparelho,  reconecte  o  multi-plug  do   sensor  de  oxigênio,  e  cheque   novamente    os  níveis de CO, destampe a mangueira de gasolina do regulador de vácuo da gasolina, desligue o motor .

Como testar o sinal

TESTANDO

1 – O  motor    deve   estar   na  temperatura normal de funcionamento, ligue o motor, deixe o motor ligado em 2500 RPM por 2 minutos, deixe voltar a lenta, desconecte   o  multi-plug   sensor   de    oxigênio   e com um MULTITESTE DIGITAL, cheque a Voltagem dos terminais 3 & 4 como representado na figura acima.

Tabela

Terminais                                        Condição                                                  Voltagem
3 & 4                                                   Marcha lenta                                         0-1 V flutuando

18)- Como testar o aquecedor do sensor de oxigênio.

Como testar a resistência

TESTANDO

1 –Ignição    desligada,    desconecte   o   multi-plug   do sensor de oxigênio, cheque a resistência dos terminais do sensor de oxigênio com o MULTITESTE DIGITAL como o desenho do capitulo acima (Fig 3) nos pinos 1 & 2 .

Tabela

Terminais                                                                                                    Resistência
1 & 2                                                                                                  4 W aproximadamente

Como testar Provisão de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição    desligada,   desconecte   multi-plug   do sensor  de   oxigênio,  ligue o motor e deixe na lenta, cheque a Voltagem nos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL como no desenho acima nos pino 1 & 2 figura (1).

Tabela

Terminais                                         Condição                                               Voltagem
1 & 2                                            Marcha   lenta                                             11 V no mínimo

19-Como testar relé de controle do motor

Como checar a operação

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OBS: Assegure-se que o bornes da bateria estejam bem presos caso contrario ocorrera a queira do relé.

TESTANDO

1 – Ignição     desligada,   remova o relê, cheque a resistência dos terminais do relé com o MULTITESTE DIGITAL, conecte os cabos que vem da bateria nos terminais  especificados no desenho,  cheque novamente a resistência, e confira com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                     Condição                                                   Resistência
30 & 87                                        Bateria desconectada                                 Infinita
30 & 87                                        Bateria conectada                                                   zero
Bateria + no terminal 86 ou 86a
Bateria – no terminal 85

Como testar provisão de Voltagem

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TESTANDO

1 – Ignição   ligada,  deve  ser  ouvido  o  relé  funcionando   se  não  ouvir  o  relé  ignição desligada, remova o relé cheque  os  terminais  do  relé  e terra como MULTITESTE DIGITAL, ligue a ignição, cheque os terminais do relé e terra, se as Voltagem não conferirem com as da tabela, confira os cabos.

Tabela

Terminais                                     Condição                                                      Voltagem
4 & terra                                      Ignição desligada                               Voltagem da bateria
3 & terra                                      Ignição ligada                                      Voltagem da bateria

Como testar o terra

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TESTANDO

1 –Ignição   desligada,  remove  o  relé  cheque  os  terminais   do  relé  e terra com o MULTITESTE DIGITAL, se as resistência não conferirem com as da tabela, confira os cabos.

Tabela

Terminais                                                                                    Resistência
1 & Terra                                                                                              Zero

20- Como testar relé da bomba de combustível

Como testar operação

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TESTANDO

1 – Ignição   desligada,  remova o  relé  cheque  a  resistência   dos terminais do relé com o multiteste DIGITAL, conecte suprimento da bateria nos terminais especificados do relé, confira os testes com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                          Condição                                                   Voltagem
30 & 87                                               Bateria desconectada                           Infinita
30 & 87                                               Bateria conectado                                           Zero
Bateria + no terminal 86
Bateria – no terminal 85

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição    desligada,   remove   o   relé  e   cheque a Voltagem dos terminais e terra do relé com o multiteste DIGITAL,   ligue a ignição,  cheque a  Voltagem  dos terminais e terra do relé se a Voltagem não for a especificada pela tabela confira os cabos.

Tabela

Terminais                                      Condição                                                     Voltagem
6 & terra                                         Ignição desligada                             Voltagem da bateria
2 & terra                                         Ignição ligada                                    Voltagem da bateria

21-Como testar unidade central

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TESTANDO

1- Ignição desligada,   desconecte o  multi-plug  da  unidade   central,    ligue  a  ignição,   cheque  a    Voltagem dos terminais  e  terra  do  multi-plug   com  o  MULTITESTE DIGITAL da unidade central, motor funcionando por alguns minutos  e   novamente   cheque   a    Voltagem   dos   terminais   e    terra   do   multi-plug,  se a Voltagem não for a especificada pela tabela confira os cabos, relés e fusíveis.

Tabela

Terminais                                       Condição                                                       Voltagem
36 & terra                                       Ignição ligada                                  Voltagem da bateria
38 & terra                                       Ignição ligada                                  Voltagem da bateria
26 & terra                                      Motor girando                              12 V aproximadamente

Como testar conexão do terra

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da  unidade   central, cheque a   resistência dos   terminais   com o multiteste DIGITAL, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo, cheque os cabos.

Tabela

Terminais                                                                                                          Resistência
20 & terra                                                                                                                       zero