CAPITULO 30

 

 

APLICATIVO VW

 

 

 

DIGIFANT 1.74

 

 

Golf GTI a patir de 1995.

 

 

 

                         COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGIFANT Mi GOLF GTI.

Este sistema de injeção é digital multiponto ou seja com quatro válvulas injetoras de combustivel do tipo simultâneo ou seja todas válvulas injetoras são acionadas ao mesmo tempo. A determinação da quantidade de ar admitida pelo motor se dá em função da abertura da borboleta, da temperatura do ar na admissão e por valores pré estabelecidos gravados na memória da Centralina.

 

O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão de admissão. As válvulas injetoras são montadas no coletor de admissão, realizam a injeção de combustivel. A Centralina analisa as informações vindas dos vários sensores distribuídos pelo motor, analisa e processa e comanda diversos atuadores distribuídos pelo carro, tais como:

Válvulas injetoras, controle de ar da marcha lenta e bobina de ignição.

Deste modo mantém o motor em ótimas condições de funcionamento diminui o consumo e os poluentes.

Este sistema possui capacidade de autodiagnose de defeitos, ou seja, possui capacidade própria para identificar defeitos, os defeitos poderão ser identificado por um SCANNER.

O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão de admissão. As válvulas injetoras são montadas no coletor de admissão, realizam a injeção de combustivel. A Centralina analisa as informações vindas dos vários sensores distribuídos pelo motor, analisa e processa e comanda diversos atuadores distribuídos pelo carro, tais como:

Válvulas injetoras, controle de ar da marcha lenta e bobina de ignição.

Deste modo mantém o motor em ótimas condições de funcionamento diminui o consumo e os poluentes.

Este sistema possui capacidade de autodiagnose de defeitos, ou seja, possui capacidade própria para identificar defeitos, os defeitos poderão ser identificado por um SCANNER.

 

Este sistema também possui.

- Recuperação dos vapores de combustivel.

- Controle de detonação para motores 2.0.

- Controle dos gases de combustão.

- Ligação com o sistema de ar condicionado.

 

Como resultado deste mapeamento oferece estas vantagens:

} - Melhor queima do combustivel.

} - Controle da mistura.

} - Redução de poluentes.

} - Eliminação de ajustes de marcha lenta e mistura.

} - Economia de combustivel.

} - Eliminação do afogador.

} - Facilidades na partida.

} - Melhor dirigibilidade.

Como conseguir o códigos de falhas.

A diagnose deste sistema de injeção pode ser feita através da obtenção dos códigos de falhas armazenados em sua memória. Estes códigos podem serem obtidos com o uso de um SCANNER. O SCANNER deverá ser ligado ao ALDL (conector de diagnóstico) do veiculo.

Para eliminar os códigos de falhas é necessário o uso de um SCANNER. Somente apagar os códigos após o conserto do defeito.

ESQUEMA ELÉTRICO

30 dos.jpg (94453 bytes)

 

 

 

Conector da Unidade Central

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CONECTOR DE DISGNÓSTICO DO GOLF GTI.

30aan.jpg (8885 bytes)

DIAGRAMA DO GOLF GTI.

 

                                     BUSCA DE DEFEITO PELO SINTOMA

DEFEITO

TESTANDO

MOTOR NÃO PEGA 1 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .

2 . Tubulação de escape (obstrução ) .

3 . Sistema de alimentação de combustivel.

4 . Alimentação da Centralina.

5 . Carga da bateria

6 . Sistema de ignição

7 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba .

8 . Sensor Hall

MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR 1 . Sensor de temperatura do ar

2 . Sensor de temperatura de água .

3 . Sistema de ignição

4 . Sistema de alimentação de combustível

5 . Carga da bateria.

6 . Tubulação do escape (obstrução)

7 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .

8 . Sensor Hall

MARCHA-LENTA IRREGULAR 1 . Sonda lambda

2 . Sensor de temperatura do ar

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Sistema de alimentação de combustível .

5 . Motor de passo

6 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade).

MARCHA LENTA MUITO ALTA 1 . Carga da bateria

2 . Sensor de temperatura do ar

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Motor de passo

FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR 1 . Alimentação da Centralina

2 . Sensor de temperatura do ar

3 . Sistema de alimentação de combustível .

4 . Sistema de ignição

5 . Carga da bateria

6 . Tubulação de escape (obstrução)

7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução).

MOTOR FALHANDO 1 . Sensor de temperatura do ar

2 . Válvulas injetoras.

3 . Sistema de alimentação de combustível

4 . Carga da bateria .

5 . Sistema de ignição.

CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL 1 . Alimentação da Centralina.

2 . Sonda lambda .

3 . Sensor de temperatura do ar

4 . Sensor de temperatura de água

5 . Sistema de alimentação de combustível

6 . Carga da bateria .

7 . Tubulação de escape (obstrução )

8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ).

 

 

 

 

 

A) COMO TESTAR SENSORES.

1- COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor. Dados abaixo (motor quente: entre 80 °C e 90 °C  0,4 a 0,5 v.

 

Temperatura °C

20

30

40

60

80

100

Resistência W

2400

1600

1200

600

320

180

Tensão v

2,4

1,9

1,5

0,9

0,5

0,3

2 -COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO - SONDA LAMBDA .

3002.jpg (19522 bytes)

TESTANDO

1-Motor funcionando, PONTA DEPROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector da sonda.   Positivo (+) 12 v .

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 2 e 3 do conector da sonda. Negativo (-).

3-Inição desligada, desconectar a sonda do chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL, medir resistência de aquecimento da sonda, medir através dos terminais 1 e 2 do conector Resistência de 4,3 a 4,7 W

4-Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 4 do conector. Acelere o motor várias vezes  Tensão deve ficar oscilando entre 0,1 v a 0,9 v

3 - COMO TESTAR SENSOR HALL (rotação e PMS)

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor .Positivo (+) 12V
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor> Negativo (-).
3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor. Dar partida no motor> Led deve piscar durante a partida ou com o motor funcionado.

4 - COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor. Negativo (-).

2-Ignição ligado, motor pardo, MUTLITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor. Tensão de 5,0 v ± 5 % .

3-Ignição ligada, motor parado, MUTLITESE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final . As leituras devem estar de acordo com os dados abaixo. A variação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear .

Tabela:

Posição da borboleta

Tensão v

Borboleta fechada

0,5 a 1,0

Borboleta totalmente aberta

4,0 a 5,0

Posição da borboleta

Resistência

Borboleta fechada pinos 40 e 35

1,2 a 1,6 K W

Borboleta fechada pinos 41 e 35

1,8 a 2,2 K W

Borboleta aberta pinos 40 e 35

2,5 a 3,1 KW

Borboleta aberta pinos 41 e 35

1,8 a 2,2 KW

5) - COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA DO AR .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTA DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor. Dados abaixo.

 

Temperatura C

20

30

40

60

80

100

Resistência W

2400

1600

1200

600

320

180

Tensão v

2,4

1,9

1,5

0,9

0,5

0,3

6) - COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PPONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector Positivo (+).

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PORVA no fio ligado ao terminal 2 o conector do sensor .Levantar as rodas dianteiras do veiculo e girar uma das rodas . Os leds devem piscar enquanto a roda estiver girando .

B . COMO TESTAR ATUADORES .

7) - COMO TESTAR VÁVULAS INJETORAS.

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector de cada um dos injetores . Dar partida no motor. Positivo (+). 12 v durante a partida.
2-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 de cada um dos injetores . Dar partida no motor . Led (verde) pisca durante parida ou com motor funcionando.
3-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras. Resistencia de 13,7 a 15,2 W .

8) - COMO TESTAR VÁLVULA DE CONTROLE DA MARCHA-LENTA .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 1 do conector da válvula . Positivo (+).
2-MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, opção para corrente alternada VAC. Ligar ao terminal 2 do conector da válvula dar partida no motor . Deve apresentar de 5,0 a 8,0 VAC em marcha-lenta . Ao acelerar o motor   deve ficar variando.
3-Medir a resistência elétrica da válvula. 8,0 a 11 W .

9) - COMO TESTAR BOBINA (transformador) DE IGNIÇÃO .

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TESTANDO

1-Colocar o centelhador na bobina. Dar partida no motor. Centelhador forte mínimo 2 cm durante partida.

2-Ignição ligada, motor pardo, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector . Positivo (+) 12 v .

3-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector . Dar partida no motor . Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando.

4-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário e do       secundário da bobina . Primário : 0,5 W a 0,8 W Secundário : 7 KW  a 9 K W.                

10) - COMO TESTAR CIRCUITO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL.        

TESTANDO

1-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector da bomba. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 v durante a partida .

2-Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 4 do conector da bomba. Negativo (-).

11) - Bomba funcionando: fazer teste de pressão do sistema

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TESTANDO

1-Inastalar manômetro na válvula Schrader parecida om uma válvula de pneu, do tubo distribuidor combustível. Dar partida no motor. Mínimo de 2,5 bar durante partida ou em marcha-lenta .

2-Mesma situação anterior, com o motor funcionando, acelerar o motor. Máximo de 3,2 bar durante aceleração .

3-Motor funcionando, acelere o motor até 2500 rpm .Pressão deve se manter constante entre 2,5 e 3,2 bar.

4-Motor funcionando, retire a mangueira que está ligada ao coletor de admissão . Pressão deve subir cerca de 0,5 bar .

5-Desligar o motor. A linha deve se manter pressurizada por 5 minutos pelo menos .

12) - COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 v durante partida ou com motor funcionando.

2-Ignição desligada, desconecte a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL  medir resistência elétrica entre os terminais da válvula. Resistencia de 22 a 30 W .

3-Motor funcionando, aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo duty-cycle no fio ligado ao terminal 1 do conector. Acelere o motor. A leitura deve variar entre 100% e 80% por alguns segundos.

C . COMO TESTAR AUXILIARES

13) - COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL .

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30 do relé . Positivo (+)

2-Ignição ligada, motor pardo, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 do relé. Espere desligar a bomba . Positivo (+)>

3-PONTA DE PROVA no terminal 85 do relé. Dê partida no motor. Negativo (-) durante partida ou com motor funcionando .

4-PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé . Dê partida no motor . Positivo (+) durante partida ou com motor funcionando.

D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO

14) -Como testar o Relé de Alimentação

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30 do relé . Positivo (+).
2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 A do relé . Negativo (-) .
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 A do relé . Positivo (+).
4-Mesma situação anterior, PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé . Positivo (+).

15) -COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA

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TESTANDO

1 - Ignição ligada com uma PONTA DE PROVA nos pinos 1 e 42 da UC  é Negativo
2 - Ignição desligada com uma PONTA DE PROVA no pino 38  da UC Positivo
3 - PONTA DE PROVA  no pino 32  da UC durante a partida Positivo

 

16) -Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo do Golf de 1991 a 1997?

 

1) - Com a chave na posição ON.

2) -   Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Resetar.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display Óleo.

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7)- Com a chave na posição ON.

      8)– E verifique se o display mostra (IN00).  

 

17) - Como apagar a lâmpada  de aviso da Inspeção do Golf de 1991 a 1997 (IN01)?

1) - Com a chave na posição ON.

2) -   Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Resetar.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display  (IN01)

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7)-Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o display OEL ou OLEO.

8) - Apertar o Botão de Resetar B  até o display apagar

9)- Com a chave na posição ON.

10)– E verifique se o display mostra (IN00).

 

 

18) - Como apagar a lâmpada  de aviso da Inspeção do Golf de 1991 a 1997 (IN01)?

 

1) - Com a chave na posição ON.

2) - Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Reseta (A)r.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display  (IN02)

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7) -Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o display (IN01)

8) - Apertar o Botão de Resetar B  até o display apagar

9)– Repetir o procedimento para resetar a Lâmpada de Óleo.

10)- Com a chave na posição ON.

11)   – E verifique se o display mostra (IN00).