CAPITULO 31

 

 

APLICATIVO VW

 

 

 

 

BOSCH MOTRONIC MP 9.0

 

 

KOMBI

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA BOSCH MOTRONIC MP 9.0 - KOMBI

Este sistema de injeção é digital multiponto quer dizer possui quatro válvulas injetoras, que controla a injeção de combustivel e a ignição. Este sistema não possui autodiagnose, por este motivo a leitura do código de falhas só poderá ser realizado através de um SCANNER.

Este sistema é controlado por uma central eletrônica chamada CENTRALINA. Dentro desta central estão armazenados os dados do motor referentes ao volume de injeção e ângulo de avanço da ignição, por isto o sistema possui ignição mapeada.

A Centralina recebe informações de diversos sensores instalados no veiculo: tais como Sensor da temperatura da água, Sensor de rotação do motor, Sensor da posição da árvore de manivelas, muitos outros.

A partir destas informações, o processador calcula o ponto de ignição e a quantidade de combustivel a ser injetada. A ignição e a quantidade de combustivel são ajustadas também em função de funcionamento, tais como marcha-lenta, carga parcial, carga total e funcionamento a frio e a quente.

Esta injeção visa conciliar baixo consumo com bom desempenho, poluindo menos.

Este sistema é seqüencial, sendo que as válvulas injetoras são acionadas separadamente.

A seguir veremos o diagrama geral do sistema mostrando todos os componentes principais.

 

 

                        BUSCA DE DEFEITO PELO SINTOMA

DEFEITO

TESTANDO

MOTOR NÃO PEGA 1 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .

2 . Tubulação de escape (obstrução ) .

3 . Sistema de alimentação de combustivel.

4 . Alimentação da Centralina.

5 . Carga da bateria

6 . Sistema de ignição

7 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba .

MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR 1 . Medidor da massa de ar.

2 . Sensor de temperatura de água .

3 . Sistema de ignição

4 . Sistema de alimentação de combustível

5 . Carga da bateria.

6 . Tubulação do escape (obstrução)

7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba .

MARCHA-LENTA IRREGULAR 1 . Sonda lambda

2 . Medidor da massa de ar.

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Sistema de alimentação de combustível .

5 . Válvula do controle da marcha-lenta.

6 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade).

MARCHA LENTA MUITO ALTA 1 . Carga da bateria

2 . Medidor da massa de ar.

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Válvula do controle da marcha-lenta.

5 . Potenciômetro da borboleta

FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR 1 . Alimentação da Centralina

2 . Medidor da massa de ar.

3 . Sistema de alimentação de combustível .

4 . Sistema de ignição

5 . Carga da bateria

6 . Tubulação de escape (obstrução)

7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução).

MOTOR FALHANDO 1 . Medidor da massa de ar.

2 . Válvulas injetoras.

3 . Sistema de alimentação de combustível

4 . Carga da bateria .

5 . Sistema de ignição.

CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL 1 . Alimentação da Centralina.

2 . Sonda lambda .

3 . Medidor da massa de ar..

4 . Sensor de temperatura de água

5 . Sistema de alimentação de combustível

6 . Carga da bateria .

7 . Tubulação de escape (obstrução )

8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ).

 

Conector da Unidade Central

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Esquema elétrico

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MEDIDAS DO SISTEMA.

Potenciômetro da borboleta.

Resistência entre pinos 7 e 4 (fixa)............................................de 800W  a 1200W .

Resistência entre pinos 7 e 5..............................................de 1,2KW  a 1,6KW  com borboleta fechada, variando gradativamente até valor entre 800W  a 900W com borboleta aberta.

Resistência entre pinos 7 e 8.................................................de 800W  a 1,2KW .

 

Válvula injetora

Resistência do enrolamento..........................................de 11W  a 13W  .

 

Sonda Lambda

Resistência de aquecimento........................................de 4,8W  a 7,2W  .

 

Sensor de temperatura da água.

Resistência a temperatura ambiente.de 3700 a 240W   com motor quente.

 

Válvula do canister.

Resistência do enrolamento.................................... de 20W  a 24W  .

 

Bobina de ignição.

Resistência do secundário....................................de 9,0W  a 9,4W  .

 

Bomba de combustivel

Pressão..........................................................          ..de 2,5bar a 3,0bar.

A . COMO TESTAR OS SENSORES.

1 ) - COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 3 do conector da borboleta.fio ligado ao pino 17 da centralina, Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro, no terminal 1 do conector da borboleta fio ligado ao pino 14 da centralina de 4,8 V a 5,2 V.

3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 2 do conector da borboleta fio ligado ao pino 41 da centralina 0,8v com borboleta aberta, variando gradativamente até 4,5 V com borboleta fechada (valores aproximados ) .

5-Conector desacoplado, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir as resistências especificadas na dados abaixo.

 

Resistência entre os pinos 3 e 1 fixa de 800 O a 1,2KW .
Resistência entre os pinos 3 e 2 -com a borboleta fechada : entre 1,2 K W e 1,6 K W

-com a borboleta aberta : entre 800 W e 900 W .

2) - COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA DO AR .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 1 do conector ligado ao pino 17 da centralina > Negativo (+).

2-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 2 do conector fio ligado ao pino 43 da centralina de 2,8v a 3,2 v dependendo da temperatura ambiente .

3 - Ignição ligada, motor parado, e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do sensor como tabela abaixo.

Tabela.

Temperatura

10

25

40

80

Resistência  W

3,24 a 4,39

1,80 a 2,35

1,00 a 1,40

0,26 a 0,37

3) – COMO TESTAR O SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA - MAP.

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 3 do conector fio ligado ao pino 37 da centralina de 4,8 v a 5,2 v.

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 1 do conector ligado ao pino 17 da centralina > Negativo (+).

4-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 2 do conector fio ligado a o pino 18.> de 0,5v a 1,0v dependendo da pressão atmosférica.

5-Com a bomba de vácuo instalada, chegar ao valores da dados abaixo .

 

P (mmHg)

0

100

200

300

400

500

Tensão v

3,4

2,8

2,3

1,8

1,2

0,56

4) – COMO TESTAR O SENSOR DE TEMPERATURA DO ÓLEO.

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TESTANDO

1-Ignição ligad, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 17 da unidade central .Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ao pino 42 da unidade central valores dados pela tabela baixo motor quente. de 0,8 V a 1,1 V.

 

Temperatura °C

25

40

80

100

Resistência KW

1,8 a 2,35

1,0 a 1,4

0,26 a 0,37

0,14 a 0,22

5) – COMO TESTAR O SENSOR HALL.

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 17 da unidade central. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 08 da unidade central. Positivo (+).

3-PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 13 da unidade central. dar partida no motor. Led (verde) da ponta de prova pisca durante a partida e com motor funcionando.

6) – COMO TESTAR O SENSOR DE OXIGÊNIO> (Sonda Lambda).

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TESTANDO

1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 1 da centralina. Negativo (-) .

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao relé da bomba Positivo (+).

3-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 15 da Centralina. Negativo (-).

4-Motor funcionando, PONTA DE PROVA, modo voltimetro, no fio ligado ao pino 38 da centralina. Tensão deve oscilar entre 0,2 v e 0,8 v ao acelerar e desacelerar o motor .

5-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro modo ohmímetro. Resistência entre os fios que vem do relé e fio ligado ao pino 1, entre 4,8 W e 7,2 W .

7) – COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS.

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios que vem do relé da bomba. Positivo (+).

2-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 ou 28 ou 6 ou 7. Led (verde) piscando.

3-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras . De 10,8 W a 13,2 W .

8) - COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio que vem do relé auxiliar. Positivo (+).

2-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência da válvula do canister 20 W a 24 W .

3-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 3 da centralina. Acelerar um pouco o motor. Negativo (-) por alguns instantes.

9) – COMO TESTAR A VÁLVULA DE CONTROLE DA MARCHA LENTA.

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TESTANDO

1-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltimetro, no fio ligado ao pino 26 da unidade central. próximo de zero ou de 0,2 v a 3,0 v .

2-Motor m marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio fio ligado ao pino 2 da unidade central de 2,0 v a 3,0 v ou próximo de zero.

3 –Ignição desligada com um MULTITESTE DIGITAL medir a resistência da Válvula que deverá ser   6 W a 11 W.

10) – COMO TESTAR A BOBINA DE IGNIÇÃO.

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TESTANDO

1-Centelhador colocado na bobina, Dar partida no motor. Centelhador forte (mínimo 2 cm ) durante partida.

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+).

3-PONTA DE PROVA no fio dar partida no motor. Led deve piscar durante a partida .

4-PONTA DE PROVA no fio ligado à carcaça. Negativo (-) .

5-Bobina desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do secundário entre saída para o distribuidor e fio ligado à terra. De 9 K W a 9,8 K W .

11) - COMO TESTAR BOMBA DE COMBUSTÍVEL.

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Checando alimentação

TESTANDO

1-PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho) da bomba . Dar partida no motor . Positivo (+) 12v durante partida .

2-Motor funcionando , PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da bomba . Negativo (-).

Checando pressão

TESTANDO

1-Despressurizar o sistema: retire o conector da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível . Dar partida no motor . Pressão de 2,5 bar.

2-Na mesma condição anterior, remover mangueira de vácuo do regulador de pressão e tampar a mangueira. Pressão de 3,0 bar.

3-Na mesma condição, feche lentamente a válvula de esfera. a pressão deve atingir no mínimo 6 bar.

C . COMO TESTAR AUXILIARES.

12) – COMO TESTAR O RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTIVEL.

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TESTANDO

1-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 87 do rele. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 v durante partida ou com motor funcionando .

2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 30 do relé . Positivo (+) 12 v

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 85 do relé . Positivo (+) 12 v.

4-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 86 do relé . Negativo (-) 0 v

13) – COMO TESTAR O RELÉ AUXILIAR.

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio (vermelho) do relé . Positivo (+) 12 v.

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) do relé . Positivo (+) 12 v.

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom) do relé . Negativo (-).

4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho) do relé .Positivo (+). 12 v.

14) – COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA.

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 21 da centralina. Positivo (+) 12 v.

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 23 . Positivo (+).

3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios 34 e 1 indicados na centralina. Negativo (-) 0 v.