CAPÍTULO 32

 

 

 

APLICATIVOS WV

 

Magneti Marelli IAW-1ABW

 

 

Gol 2.0 16V

PARATI 2.0 16V

 

                           COMO FUNCIONA O SISTEMA

Este sistema de injeção é um sistema digital multiponto com varias válvulas injetoras no caso quatro do tipo semi seqüencial. Possui ignição estática não possui distribuidor. A determinação da quantidade de ar admitida pelo motor se dá em função da sua rotação e da densidade de ar, sendo esta calculada pela pressão absoluta no coletor de admissão MAP e pela temperatura do ar.
  • O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão. As válvulas injetoras montadas no coletor de admissão, realizam a injeção do combustivel. Possui um computador central chamado CENTRALINA analisa informações vindas de vários sensores depois processa e comanda diversos atuadores.
  • Este sistema de injeção possui autodiagnose de defeitos . Identificando um eventual problema, um sinal visual (luz de anomalia) é acesa no painel de instrumentos.

O defeito pode ser identificado através do uso de um SCANNER

Este sistema possui as seguintes funções.

+ Função autoadaptativa -{o sistema se ajusta em função do desgaste do motor}.

+ Limitador de rotações - {através de redução nos tempos de controle das válvulas injetoras}.

+ Correção barométrica - {cada vez que o motor é ligado e em determinadas condições de funcionamento}.

+ Controle de detonação.

+ Recuperação do vapores de combustivel.

+ Controle de gases de combustão.

+ Ligação com sistema de ar-condicionado.

OS TRES PASSOS DE DIAGNOSE RÁPIDA.

Para o funcionamento do motor é necessário que haja sempre centelha nas velas e injeção de combustivel.

1 - Se não houver centelha e houver injeção - verifique o sistema de ignição.

2 - Se houver centelha e não houver injeção - verifique o sistema de alimentação de combustivel

3 - Se não houver centelha nem injeção - verifique os fusíveis, relés, sensor de rotação, suas conexões e fiação.

DIAGNÓSTICO DE DEFEITO PELO SINTOMA.

SINTOMA

POSIVEIS DEFEITOS.

MOTOR NÃO PEGA 1 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .

2 . Tubulação de escape (obstrução ) .

3 . Sistema de alimentação de combustivel.

4 . Alimentação da unidade central (Centralina)

5 . Carga da bateria

6 . Sistema de ignição.

7 . Sensor de rotação

8 . Relés fusíveis.

MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR 1 . Sensor de temperatura da ar .

2 . Sensor de temperatura de água .

3 . Sistema de ignição

4 . Sistema de alimentação de combustível

5 . Carga da bateria.

6 . Sistema de ignição.

7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba .

8 . Sensor de rotação.

MARCHA-LENTA IRREGULAR 1 . Sonda lambda

2 . Sensor de temperatura de ar

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Sistema de alimentação de combustível .

5 . MAP

6 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )

7 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade).

MARCHA LENTA MUITO ALTA 1 . Carga da bateria

2 . Sensor de temperatura do ar .

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )

FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR 1 . Alimentação da unidade central (Centralina)

2 . MAP

3 . Sistema de alimentação de combustível .

4 . Sistema de ignição

5 . Carga da bateria

6 . Tubulação de escape (obstrução)

7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução).

MOTOR FALHANDO 1 . Map

2 . Válvula injetora

3 . Sistema de alimentação de combustível

4 . Carga da bateria .

5 . Sistema de ignição.

CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL 1 . Alimentação da unidade central (Centralina).

2 . Sonda lambda .

3 . Sensor de temperatura do ar .

4 . Sensor de temperatura de água

5 . Sistema de alimentação de combustível

6 . Carga da bateria .

7 . Tubulação de escape (obstrução )

8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ).

 

COMPONENTES DO DIAGRAMA ELÉTRICO.

CÓDIGO

COMPONENTES INTEGRANTES.

A5

Painel de Instrumento.

A35

Centralina

A52

Módulo de potência (Amplificador de ignição )

A162

Imobilizador da unidade central .

B24

Sensor de Temperatura da água.

B25

Sensor de Temperatura do Ar .

B33

Sensor de velocidade do veiculo (VSS)

B54

Sensor da Posição do Eixo de Manivelas.

B69

Sensor de detonação.

B72

Sensor de Oxigênio Aquecido(Sonda Lambda)

B83

Sensor de pressão absoluta MAP

B132

Sensor da posição do eixo de comando.

B147

Sensor da Posição da Borboleta. (TP)

F

Fusível

H63

Lâmpada de falha.

K20

Relê da Bomba de Combustível

K46

Relê do controle do motor.

K143

Relê do compressor doar condicionado.

M12

Bomba de Combustível.

T1

Bobina de Ignição.

X1

Conector de Diagnóstico ( ALDL).

X79

Conector da Transmissão.

Y3

Válvulas Injetoras.

Y56

Atuador do controle da marcha lenta (ISC)

Y99

Válvula do Controle da Marcha Lenta.(IAC)

Y104

Válvula canister (EVAP)

15

Chave de Ignição – Ignição Ligada.

30

Positivo (+) da Bateria.

31

Negativo (-) da Bateria.

Conector da Unidade Central.

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ESQUEMA ELÉTRICO DO GOL, PARATI 16V A PARTIR DE 1997.

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COMO TESTAR SENSORES

1)-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUÁ

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TESTANDO

1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio do sensor ligado ao pino 17 da centralina. Negativo (-).

2 - Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio do sensor ligado ao pino 47 da centralina. dados abaixo ( entre 80 °C e 90 °C de 0,3 a 0,5 V ).

Tabela

Temperatura °C

25

40

80

100

Resistência KW

2,85 a 3,15

1,51 a 1,67

0,35 a 0,38

0,19 a 0,21

Voltagem

2,5

1.2

0,5

0,3

2)-COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO - SONDA LAMBDA.

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TESTANDO

1 - Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio que vem da bateria da sonda Positivo (+) ( 12 V ) .

2 - Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio da sonda . Negativo (-) .

3 - Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL, medir resistência de aquecimento da sonda medir através dos terminais 3 ou 4 do conector .Resistência 4 a 8 W

4 - Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (violeta) da sonda. Negativa (-).

5 - Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL ( modo voltímetro ) no fio da sonda ( ligado ao pino 22 da ECU). Acelere o motor várias vezes .Tensão deve ficar oscilando entre 0,1 V e 0,9 V.

3)-COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO

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TESTANDO

1 - Ignição desligada, desconectar o sensor da chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro, medir resistência do sensor. Resistência da 575 a 750 W   a 20 °C.

2 - Medir distância entre sensor e roda dentada (utilizar um calibrador ) . 0,5 a 1,5 mm.

3 - Conectar o sensor ao chicote. Instalar o MULTITESTE DIGITAL com a garra (gafanhoto) no fio ligado ao pino 49 da centralina. Selecionar modo VAC tensão alternada no MULTITESTE DIGITAL. dar partida no motor > Deve indicar um valor entre 1 e 3 VAC em marcha lenta.

4-Motor funcionando com a rotação especificada com a tabela abaixo e um MULTITESTE DIGITAL no modo frequência (Hz) checar as medidas.

Tabela.

RPM

300

900

1500

3000

Frequência Hz

300

900

1500

3000

4)-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA o fio ligado ao pino 53 da centralina > Negativo (-).

2 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino 34 da Centralina. Tensão de 5,0V ±5%.

3 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (laranja ) ligado ao pino 23 da Centralina. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final. As leituras devem estar de acordo com a dados abaixo. A variação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear .

4 - Ignição ligada, motor parado com um MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro checar a resistência conferir com os dados abaixo.

Tabela

Posição da Borboleta

Fechada

Aberta

Resistência pinos 34-53

960 a 1440 W

960 a 1440 W

Tensão pinos 23-53

0,45 a 1,04V

4,18 a 5,0V

5)-COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA DO AR

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 17 da Centralina. Negativo (-).

2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino 29 da centralina. dados abaixo .

Tabela

Temperatura °C

10

25

40

85

Resistência KW 3,24 a 4,39

1,74 a 2,35

0,35 a 0,46

0,24 a 0,27

Voltagem

3,5

2,9

1,5

0,7

6)-COMO TESTAR SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA - MAP.

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TESTANDO

1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 17 da Centralina. Negativo (-).

2 - Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino 34 da centralina.Tensão de 5,0V ± 5%.

3 - MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino 14 da Centralina. Conector a bomba de vácuo no sensor MAP e aplicar vácuo. Leituras de acordo com dados abaixo.

Tabela

Vácuo mmHg

0

100

200

300

400

500

Tensão V

3,00 a 3,89

2,48 a 3,16

2,00 a 2,55

1,50 a 1,91

1,00 a 1,29

0,50 a 0,64

7)-COMO TESTAR SENSOR DE FASE .

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 53 da centralina . Negativo (-).

2- Mesma situação anterior, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino 16 da Centralina. Tensão de 5,0 ± 5 %.

3- PONTA DE PROVA ligada no fio ligado ao pino 11 Centralina. Dar partida no motor . Os leds devem piscar durante a partida e em funcionamento .

8)-COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .

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TESTANDO

1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio. Negativo (-).

2 - ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida ou com o motor funcionando.

3 - Levantar uma das rodas dianteiras do veículos. PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 28 da Centralina. Girar a roda. Os leds devem piscar enquanto a roda girar.

9)-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS .

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio de cada válvula injetora. Positivo (+) 12V.

2- PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 1, 2, 38 e 39 da Centralina. Dê partida o motor. Led (verde ) pisca durante partida ou com motor funcionando

3- MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro, medir resistência das válvulas injetoras. Resistência de 13,8 a 15,5 W  .

10)-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO ( CONTROLE DA MARCHA-LENTA) .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA em cada um dos fios ligados ao motor de passo. Dar partida no motor. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida e quando ocorrer variação na marcha lenta .

2- Ignição desligada, desconecte os terminais do conector do motor de passo .Medir a resistência elétrica dos enrolamentos com o multiteste digital .Deve estar de acordo com a dados abaixo .

Tabela

Medição entre Terminais

20 e 21

3 e 40

Valor medido W .

45 a 65

45 a 65

11)-COMO TESTAR BOBINAS DE IGNIÇÃO.

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TESTANDO

1- Centelhador colocado na bobina. Dar partida no motor. Centelha forte (mínimo 2 cm) durante partida .

2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /preto ). Dar partida no motor . Positivo (+) 12V durante a partida e ou com o motor funcionando.

3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 37 da centralina ou ligado ao pino 55 da Centralina. Dar partida no motor. Led (verde ) deve piscar durante partida ou com motor funcionando.

4- Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro, medir resistência do primário ( entre os terminais laterais e o terminal central do conector) e do secundário da bomba entre as saídas para as velas . Primário 0,5 W  a 0,8 W   .Secundário 7 kW  a 9 kW .

12)-COMO TESTAR O CIRCUITO DA BOMBA COMBUSTIVEL.

TESTANDO

1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da bomba. Dar partida no motor > positivo (+) 12V durante partida

2- Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio preto da bomba> Negativo

13)-COMO TESTAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL.

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TESTANDO

1- Despressurizar o sistema: ignição desligada, retire o conector da bomba e dê partida no motor por alguns segundos. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível. Dar partida no motor>Pressão de 2,4 a 2,6 bar com motor funcionando.

2- Motor funcionando, feche a válvula de passagem> pressão deve ter até um mínimo de 5 bar.

14)-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER

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TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da válvula. Dar partida no motor> Positivo (+) 12V durante a partida e/ou como motor funcionado.

2- Ignição desligada, desconectar a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL, medir resistência elétrica entre os terminais da válvula > Resistência entre 20 e 30W .

3- Motor funcionando, aquecido MULTITESTE DIGITAL modo duty-cycle no fio ligado ao pino 24 da centralina. Acelerador o motor algumas vezes> Leitura deve oscilar entre 30% e 70% por alguns instantes.

15)-COMO TESTAR RELÉ DA UNIDADE CENTRAL

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TESTANDO

1- Ignição desligada, ponta de prova nos fios ligados aos terminais 85, 86, 87 do relê positivo 12 V.
2 - Ignição desligada, ponta de prova nos fio ligado ao terminal 30 do relê dar partida no motor positivo 12 na partida ou com motor funcionando.

16) - COMO TESTAR O RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTIVEL.

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TESTANDO

1 - Ignição desligada, ponta de prova nos fios ligados aos terminais 30 e 86 do relê positivo 12 V.
2 - Ignição desligada, ponta de prova nos fio ligado ao terminal 85 do relê dar partida no motor positivo 12 na partida ou com motor funcionando.
3 - Ignição desligada, ponta de prova nos fio ligado ao terminal 87 do relê negativo (-)

17)-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA

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TESTANDO

1- Ignição, desligada PONTA DE PROVA no fio (vermelho/branco) ligado ao pino 35 da centralina> Positivo (+)

2- Ignição, ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio (laranja) ligado ao pino 13 da centralina> Positivo (+)

3- Ignição, desligada PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 35 e 54 > Negativo (-)

 

18) - COMO TESTAR O SENSOR DE   DETONAÇÃO

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1-Ignição desligada, desconecte o sensor do multi-plug, remova o Sensor verifique se não há corrosão e sugeira nas roscas do bloco, reponha o Sensor e de o torque de 16Nm a 23Nm.