CAPÍTULO 33

 

 

 

APLICATIVOS WV

 

 

MAGNETI MARELLI VG7.2

 

 

 

 

Gol GTI 2.0 16V DE 95 E 96

 

 

COMO FUNCIONA INJEÇÃO MAGNETI MARELLI  VG7.2

¤ Este sistema é Mutliponto seqüencial, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose ou seja que caso tenha alguma falha possui uma lâmpada de falha no painel de instrumento. O sistema armazena os dados que poderão ser diagnosticado com o sistema do código de falhas.

¤ A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina.

¤ Unidade central é incorporada com a função auto diagnose

 

CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL.

 

 

 

 PROCURA DE FALHA PELO SINTOMA

FALHA CAUSA SOLUÇÃO
Baixa potência do motor
  • Centralina
  • Ver bateria
  • Válvula injetora
  • Ver ignição
  • Escapamento entupido
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc.
  • Sensor de pressão absoluta
Ver roteiro de como

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capitulo

Marcha lenta irregular            Eletroválvulas
  • Sensor de temperatura da água
  • Sensor de pressão absoluta
  • Entrada falsa de ar no coletor de admissão
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.
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testar neste mesmo

capitulo

Motor com dificuldade

para pegar

          Ver bateria
  • Ver ignição
  • Sensor de rotação
  • Sensor de temperatura da água
  • Escapamento entupido
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.
  • Filtro de ar e sua tubulação entupida
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capitulo

Motor falha na aceleração em altas rotações         Centralina
  • Ver bateria
  • Combustível fora de especificações
  • Ver ignição
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc.
  • Sensor de rotação
  • Válvula injetora
  • Sensor de pressão absoluta
  • Sensor da borboleta
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo
Motor de partida vira mas não pega           Centralina
  • Sensor de rotação
  • Válvula injetora
  • Relês e fusíveis
  • Ver bateria
  • Ver ignição
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.
  • Filtro de ar e de combustível e suas tubulações entupidos
  • Escapamento entupido
Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

Marcha lenta elevada           Eletroválvulas
  • Ver bateria
  • Sensor de temperatura da água
  •  

     

Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

Consumo de combustível

elevado

          Centralina
  • Eletroválvulas
  • Escapamento entupido
  • Sensor de pressão absoluta
  • Sensor de temperatura da água
  • Filtro de ar e a sua tubulação entupida
  • Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc.
  • Estanqueidade da válvula injetora
  • Sensor de posição da borboleta
Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conector da Unidade Central.

33AN.jpg (22468 bytes)

 

ESQUEMA ELÉTRICO GOL 2.0 16V DE 95 E 96.

33ttd.jpg (125941 bytes)

 

 

1)- Como testar sistema de alimentação de combustível

 

Antes de iniciar qualquer teste no sistema de alimentação de combustível, verifique:
  • Verificar se tem combustível no reservatório de combustível (tanque).
  • Verificar se a bomba de combustível está funcionando (ao ligar a chave de ignição, sem dar a partida, a bomba é acionada pôr cerca de 3 segundos - seu ruído de funcionamento é perceptível);
  • Verificar tubulação, conexões e filtro de combustível (obstrução e vazamento);
  • Verificar fios e conexões elétricas (continuidade).

 

A bomba de combustível é comandada pêlos relés de alimentação e de potência. A bomba é ligada pela centralina, através do relé de potência, durante a partida e enquanto o motor estiver funcionando normalmente, gerando uma pressão de 1,0 bar. Se depois de ser ligada a chave, não for dada a partida, a centralina desliga a bomba. A bomba elétrica, localizada no interior do tanque de combustível, está equipada com um filtro primário e é integrada ao sistema indicador de quantidade de combustível. A pressão (do tipo mecânico à membrana) montado a tampa do corpo de borboleta. A regulagem da pressão é feita na fábrica durante a montagem do regulador:

 

  1. Eletrobomba localizada no interior do tanque (submersa)
  2. Reservatório de combustível
  3. Filtro de combustível
  4. Tubo de envio de combustível
  5. Eletroinjetor (válvula injetora) montado no corpo da borboleta
  6. Regulador de pressão de combustível montado na tampa do corpo de borboleta
  7. Tubo de retorno de combustível

2)- Como testar verificação das válvulas injetoras.

3301.jpg (20629 bytes)

 

TESTANDO

1- Retire o conjunto do filtro de ar, ligue a chave de ignição sem dar a partida e observe o injetor dentro do corpo de borboleta > Não deve gotejar.

2- PONTA DE PROVA no fio ligado no fio ligado ao terminal ligado ao relê das válvulas injetora > Durante a partida deve positivo (+).

3- PONTA DE PROVA no fio que vai ligado ao pino 18 das válvulas injetoras ou pino 18 da centralina. Dar a partida no motor > Os leds deverão piscar enquanto o motor estiver girando.

4- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais do sensor que devera ser de 15,4 a 17 W .

3)- Como testar a pressão e vazão do sistema de combustível

33ppf.jpg (25501 bytes)

 

TESTANDO

Teste de pressão da bomba:

Despressurização do sistema: com a chave desligada, desligue o conector da bomba de combustível (junto ao tanque de combustível) e dê partida no motor. Espere o motor parar de funcionar e desligue a ignição. Ligue novamente o conector da bomba. O sistema estará despressurizado até que se acione novamente a ignição.

Coloque o manômetro como o indicado na figura e feche a válvula de esfera.

Observação: Não faça obstrução na linha de retorno, para não danificar o regulador de pressão.

2- Com o manômetro no lugar ligar o motor deve indicar uma pressão pôr volta de 2,4 a 2,6 bar

3-Ainda com o manômetro ligado, desligue o motor, A pressão deve ficar em 2,9 a 3,1 bar.

4)- Como testar relê da bomba de combustível

3302.jpg (25648 bytes)

 

TESTANDO

1- Retire o relé de potência e coloque a PONTA DE PROVA no terminal 30 do conector do relé > Positivo (+).

2- Recoloque o relé, coloque a PONTA DE PROVA no fio do terminal 85 do relé e dê partida > Deve ter negativo (-) durante partida

3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 87 do conector de relé. Com o motor ligado ou durante a partida > Positivo (+).

5)- Como testar eletro válvula interceptora do canister

3303.jpg (10355 bytes)

 

TESTANDO

1- Desconecte o conector com o MULTITESTE DIGITAL ligado aos terminal 22  meça a resistência >Deve ter 25 W ±15%.

6)- Como testar o atuador de marcha lenta.

3304.jpg (13539 bytes)

 

Centralina controla a marcha lenta através do desvio de ar controlado pelo LBA, que ajuda também e reduzir a emissão de poluentes, aumentando o fluxo de ar durante o fechamento repetitivo da borboleta numa desaceleração.

Se a marcha lenta não estiver redonda, o defeito pode no LBA ou pode haver obstrução no filtro de ar ou uma entrada de ar falsa.

A agulha de marcha lenta é comandada pelo motor de passo que recebe sinais da centralina pêlos terminais 2,3,20,21.

 

TESTANDO

1- Com a chave ligada e motor parado conecte a ponta de prova em cada um dos fios ligados aos terminais> Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando acorre variação na marcha lenta.

2- Com a chave ligada e motor parado desconecte os terminais do conector motor e com o MULTISTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com a tabela abaixo.

Tabela

Pinos

Resistência

2 e 20

40 a 60 W

3 e 21

40 a 60W

7-Como testar sistema de ignição

3305.jpg (14411 bytes)

 

Ao iniciar este teste, não se esqueça de verificar
  • Cabos de velas
  • Velas
  • Fios e conexões elétricas
  • Baterias
  • Alternador e regulador de voltagem

8)- Como testar a bobina de ignição.

TESTANDO

1- Coloque o centelhador em uma saída de uma das bobinas e dê partida no motor > a faísca deve ser forte e uniforme. Fazer este teste para a outra bobina.

2- Com o motor desligado e a ignição desligada, desligue o conector da bobina de ignição e coloque o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro entre os terminais 19 e fio ligado ao relê, e checar a resistência que deve apresentar valores entre 0,5 a 0,7 W . Enrolamento primário.

3- Com o motor desligado e ignição desligada, coloque o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro na escala KW coloque o fio verde em uma das saídas da bobina e o fio preto na outra saída e meça a resistência do enrolamento secundário das bobinas > deve apresentar cerca de 8,5 a 10 KW .

9)- Como testar a alimentação da Centralina.

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TESTANDO

1- PONTA DE PROVA no terminal 29 do conector da centralina > Positivo (+).
2- PONTA DE PROVA nos terminais 13,16 e 17 da centralina > Negativo (-).
3- PONTA DE PROVA no pino 35 da centralina e ligue a ignição > Positivo (+).

10)- Como testar o relê de proteção.

3307.jpg (23732 bytes)

TESTANDO

1- PONTA DE PROVA no fio pino 87 do relê > Positivo (+) com a ignição ligada.
  1. Retire o relé, coloque a PONTA DE PROVA no conector do relé:

85 > deve ter negativo (-)

86 > deve ter positivo (+)

30 > deve ter positivo (+)

11)- Como testar o sensor de temperatura da água.

3307.jpg (16300 bytes)

TESTANDO

1- Com a chave ligada e com motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 31 do sensor > Deve ter massa (-)

2- Com a chave ligada e com motor parado coloque o gafanhoto do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 34 da unidade central Deve estar de acordo com os dados abaixo.Que poderão variar até 10%.

Tabela

Temperatura graus

90

60

40

20

0

Resistência KW 0,13 a 0,17 0,4 a 0,5 0,9 a 1,1 1,8 a 2,2 5,4 a 6,6
Tensão V

0,4

1,7

1,9

3,2

4,1

 

12) - Como testar o sensor da temperatura do ar.

3308.jpg (15193 bytes)

TESTANDO

1- Com a chave ligada e com motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 31 do sensor > Deve ter massa (-)

2- Com a chave ligada e com motor parado coloque o gafanhoto do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 14 da unidade central Deve estar de acordo com os dados abaixo.Que poderão variar até 10%.

Tabela

Dados de valores aproximados

Temperatura graus

90

60

40

20

0

Resistência KW 0,24 a 0,30 0,65 a 0,83 1,4 a 1,8 3,3 a 4,1 8,7 a 10,7
Tensão V

0,6

1,3

2,1

3,2

4

13-Como testar o sensor da pressão absoluta.

3309.jpg (16733 bytes)

TESTANDO

1- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 31> Negativo (-) com ignição ligada ou desligada.

2- Gafanhoto com a ponta verde MULTITESTE DIGITAL (no modo voltímetro) no fio ligado ao terminal 15 > Deve ter aproximadamente 5V com a ignição ligada.

3- Gafanhoto com a ponta verde MULTITESTE DIGITAL no terminal 10. Coloque a bomba de vácuo no sensor > A resposta do sensor deve estar de acordo com os dados abaixo. Obs.: Estes dados poderão ter pequena diferença nos valores, dependendo da altitude do local.

Se os dados forem verificados e a lâmpada de advertência continua acesa, verifique entradas falsas de ar, mangueira, obstruções, vácuo no coletor de admissão

 

Obs: Estes valores podem apresentar uma pequena variação dependendo da altitude do local. Medições feitas a cerca de 800m de altitude

Tabela

Vácuo (mmHg

0

100

200

300

400

500

600

Tensão (V)

4,0

3,4

2,8

2,1

1,5

1,0

0,3

14-Como testar sensor de rotação

3310.jpg (15009 bytes)

 

TESTANDO

Desconecte o conector do sensor, com a ignição desligada com o MULTITESTE DIGITAL ligada entre os terminais 5 e 24: meça a resistência > Deve ter 680 W ± 15%

4-Motor funcionando com a rotação especificada com a tabela abaixo e um MULTITESTE DIGITAL no modo frequência (Hz) checar as medidas.

Tabela.

RPM

300

900

1500

3000

Frequência Hz

300

900

1500

3000

15-Como testar sensor de posição da borboleta

3311.jpg (14492 bytes)

O sensor de posição da borboleta de aceleração recebe 5V no terminal 33. O terminal 31 é aterrado. O terminal 11 retorna uma voltagem que varia de aproximadamente 0.8V marcha lenta até aproximadamente 4.5V borboleta totalmente aberta. Conforme tabela.

 

TESTANDO

1- Com a chave ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 31 > Deve ter massa (-).

2- Com a chave ligada e o motor parado coloque a ponta verde no MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ao terminal 33> Deve ter aproximadamente 5V.

3- Com a chave ligada e motor parado coloque o gafanhoto com ponta verde do MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ai terminal 11 > Deve estar de acordo com dados abaixo.

Tabela

Posição da borboleta

Tensão

Borboleta fechada

0.5a 0,8V

Meia borboleta

2 a 3V

Borboleta totalmente aberta

4,1 a 4,6V

16-Como testar sonda lambda

3313.jpg (14227 bytes)

Os terminais 13 e 51 da sonda são da resistência de aquecimento enquanto o terminal 30 é da sonda propriamente dita.

 

TESTANDO

1- Com a ignição ligada e motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 13> Deve ter massa (-)gafanhoto

2- Com a ignição ligada e motor parado coloque o gafanhoto com a ponta verde do MULTISTE DIGITAL no modo voltímetro no fio que liga ao terminal ligado ao relê. Ligar o motor> Deve ter 12V.

3- Com a ignição ligada e motor parado coloque o gafanhoto com a [ponta verde do MULTISTE DIGITAL no modo voltímetro no fio que liga ao terminal 30. Ligar o motor; acelerar varias vezes o motor. A tensão deve variar ligeiramente entre 0 e 0,8V com motor parado.

4 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de oxigênio e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência de aquecimento do sensor que devera ser de 4 a 8 W .

 

Observação: em alguns modelos o negativo é feito próprio escapamento. A oxidação da rosca do sensor ou do parafuso do escapamento pode causar falha de negativo na sonda.

 

17) - COMO TESTAR O SENSOR DE   DETONAÇÃO

3314.jpg (13678 bytes)

1-Ignição desligada, desconecte o sensor do multi-plug, remova o Sensor verifique se não há corrosão e sugeira nas roscas do bloco, reponha o Sensor e de o torque de 16Nm a 23Nm.