CAPÍTULO 33
APLICATIVOS WV
MAGNETI MARELLI VG7.2
Gol GTI 2.0 16V DE 95 E 96
COMO FUNCIONA INJEÇÃO MAGNETI MARELLI VG7.2
¤ Este sistema é Mutliponto seqüencial, com 4 válvulas injetoras que possui autodiagnose ou seja que caso tenha alguma falha possui uma lâmpada de falha no painel de instrumento. O sistema armazena os dados que poderão ser diagnosticado com o sistema do código de falhas. ¤ A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina. ¤ Unidade central é incorporada com a função auto diagnose |
FALHA | CAUSA | SOLUÇÃO |
Baixa potência do motor |
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta irregular |
Eletroválvulas
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com
dificuldade para pegar |
Ver bateria
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha na aceleração em altas rotações |
Centralina
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor de partida vira mas não pega |
Centralina
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta elevada |
Eletroválvulas
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Consumo de
combustível elevado |
Centralina
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Conector da Unidade Central.
ESQUEMA ELÉTRICO GOL 2.0 16V DE 95 E 96.
1)- Como testar sistema de alimentação de combustível
Antes de iniciar qualquer teste no sistema de
alimentação de combustível, verifique: |
A bomba de combustível é comandada pêlos relés de alimentação e de potência. A bomba é ligada pela centralina, através do relé de potência, durante a partida e enquanto o motor estiver funcionando normalmente, gerando uma pressão de 1,0 bar. Se depois de ser ligada a chave, não for dada a partida, a centralina desliga a bomba. A bomba elétrica, localizada no interior do tanque de combustível, está equipada com um filtro primário e é integrada ao sistema indicador de quantidade de combustível. A pressão (do tipo mecânico à membrana) montado a tampa do corpo de borboleta. A regulagem da pressão é feita na fábrica durante a montagem do regulador: |
|
2)- Como testar verificação das válvulas injetoras.
TESTANDO |
1- Retire o conjunto do filtro de ar, ligue a chave de ignição sem dar a partida e observe o injetor dentro do corpo de borboleta > Não deve gotejar. |
2- PONTA DE PROVA no fio ligado no fio ligado ao terminal ligado ao relê das válvulas injetora > Durante a partida deve positivo (+). |
3- PONTA DE PROVA no fio que vai ligado ao pino 18 das válvulas injetoras ou pino 18 da centralina. Dar a partida no motor > Os leds deverão piscar enquanto o motor estiver girando. |
4- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais do sensor que devera ser de 15,4 a 17 W . |
TESTANDO |
Teste de pressão da bomba: Despressurização do sistema: com a chave desligada, desligue o conector da bomba de combustível (junto ao tanque de combustível) e dê partida no motor. Espere o motor parar de funcionar e desligue a ignição. Ligue novamente o conector da bomba. O sistema estará despressurizado até que se acione novamente a ignição. Coloque o manômetro como o indicado na figura e feche a válvula de esfera. Observação: Não faça obstrução na linha de retorno, para não danificar o regulador de pressão. |
2- Com o manômetro no lugar ligar o motor deve indicar uma pressão pôr volta de 2,4 a 2,6 bar |
3-Ainda com o manômetro ligado, desligue o motor, A pressão deve ficar em 2,9 a 3,1 bar. |
4)- Como testar relê da bomba de combustível
TESTANDO |
1- Retire o relé de potência e coloque a PONTA DE PROVA no terminal 30 do conector do relé > Positivo (+). |
2- Recoloque o relé, coloque a PONTA DE PROVA no fio do terminal 85 do relé e dê partida > Deve ter negativo (-) durante partida |
3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 87 do conector de relé. Com o motor ligado ou durante a partida > Positivo (+). |
5)- Como testar eletro válvula interceptora do canister
TESTANDO |
1- Desconecte o conector com o MULTITESTE DIGITAL ligado aos terminal 22 meça a resistência >Deve ter 25 W ±15%. |
6)- Como testar o atuador de marcha lenta.
Centralina controla a marcha lenta
através do desvio de ar controlado pelo LBA, que ajuda também e reduzir a emissão de
poluentes, aumentando o fluxo de ar durante o fechamento repetitivo da borboleta numa
desaceleração.
Se a marcha lenta não estiver redonda, o defeito pode no LBA ou pode haver obstrução no filtro de ar ou uma entrada de ar falsa. A agulha de marcha lenta é comandada pelo motor de passo que recebe sinais da centralina pêlos terminais 2,3,20,21. |
TESTANDO |
1- Com a chave ligada e motor parado conecte a ponta de prova em cada um dos fios ligados aos terminais> Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando acorre variação na marcha lenta. |
2- Com a chave ligada e motor parado desconecte os terminais do conector motor e com o MULTISTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com a tabela abaixo. |
Tabela
Pinos |
Resistência |
2 e 20 |
40 a 60 W |
3 e 21 |
40 a 60W |
7-Como testar sistema de ignição
Ao iniciar este
teste, não se esqueça de verificar
|
8)- Como testar a bobina de ignição.
TESTANDO |
1- Coloque o centelhador em uma saída de uma das bobinas e dê partida no motor > a faísca deve ser forte e uniforme. Fazer este teste para a outra bobina. |
2- Com o motor desligado e a ignição desligada, desligue o conector da bobina de ignição e coloque o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro entre os terminais 19 e fio ligado ao relê, e checar a resistência que deve apresentar valores entre 0,5 a 0,7 W . Enrolamento primário. |
3- Com o motor desligado e ignição desligada, coloque o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro na escala KW coloque o fio verde em uma das saídas da bobina e o fio preto na outra saída e meça a resistência do enrolamento secundário das bobinas > deve apresentar cerca de 8,5 a 10 KW . |
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no terminal 29 do conector da centralina > Positivo (+). |
2- PONTA DE PROVA nos terminais 13,16 e 17 da centralina > Negativo (-). |
3- PONTA DE PROVA no pino 35 da centralina e ligue a ignição > Positivo (+). |
10)- Como testar o relê de proteção.
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio pino 87 do relê > Positivo (+) com a ignição ligada. |
85 > deve ter negativo (-) 86 > deve ter positivo (+) 30 > deve ter positivo (+) |
11)- Como testar o sensor de temperatura da água.
TESTANDO |
1- Com a chave ligada e com motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 31 do sensor > Deve ter massa (-) |
2- Com a chave ligada e com motor parado coloque o gafanhoto do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 34 da unidade central Deve estar de acordo com os dados abaixo.Que poderão variar até 10%. |
Tabela
Temperatura graus | 90 |
60 |
40 |
20 |
0 |
Resistência KW | 0,13 a 0,17 | 0,4 a 0,5 | 0,9 a 1,1 | 1,8 a 2,2 | 5,4 a 6,6 |
Tensão V | 0,4 |
1,7 |
1,9 |
3,2 |
4,1 |
12) - Como testar o sensor da temperatura do ar.
TESTANDO |
1- Com a chave ligada e com motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 31 do sensor > Deve ter massa (-) |
2- Com a chave ligada e com motor parado coloque o gafanhoto do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ligado ao pino 14 da unidade central Deve estar de acordo com os dados abaixo.Que poderão variar até 10%. |
Tabela
Dados de valores aproximados
Temperatura graus | 90 |
60 |
40 |
20 |
0 |
Resistência KW | 0,24 a 0,30 | 0,65 a 0,83 | 1,4 a 1,8 | 3,3 a 4,1 | 8,7 a 10,7 |
Tensão V | 0,6 |
1,3 |
2,1 |
3,2 |
4 |
13-Como testar o sensor da pressão absoluta.
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 31> Negativo (-) com ignição ligada ou desligada. |
2- Gafanhoto com a ponta verde MULTITESTE DIGITAL (no modo voltímetro) no fio ligado ao terminal 15 > Deve ter aproximadamente 5V com a ignição ligada. |
3- Gafanhoto com a ponta verde MULTITESTE DIGITAL no terminal 10. Coloque a bomba de vácuo no sensor > A resposta do sensor deve estar de acordo com os dados abaixo. Obs.: Estes dados poderão ter pequena diferença nos valores, dependendo da altitude do local. |
Se os dados forem verificados e a lâmpada de advertência continua acesa, verifique entradas falsas de ar, mangueira, obstruções, vácuo no coletor de admissão |
Obs: Estes valores podem apresentar uma pequena variação dependendo da altitude do local. Medições feitas a cerca de 800m de altitude |
Tabela
Vácuo (mmHg | 0 |
100 |
200 |
300 |
400 |
500 |
600 |
Tensão (V) | 4,0 |
3,4 |
2,8 |
2,1 |
1,5 |
1,0 |
0,3 |
14-Como testar sensor de rotação
TESTANDO |
Desconecte o conector do sensor, com a ignição desligada com o MULTITESTE DIGITAL ligada entre os terminais 5 e 24: meça a resistência > Deve ter 680 W ± 15% |
4-Motor funcionando com a rotação especificada com a tabela abaixo e um MULTITESTE DIGITAL no modo frequência (Hz) checar as medidas. |
Tabela.
RPM | 300 |
900 |
1500 |
3000 |
Frequência Hz | 300 |
900 |
1500 |
3000 |
15-Como testar sensor de posição da borboleta
O sensor de posição da borboleta de aceleração recebe 5V no terminal 33. O terminal 31 é aterrado. O terminal 11 retorna uma voltagem que varia de aproximadamente 0.8V marcha lenta até aproximadamente 4.5V borboleta totalmente aberta. Conforme tabela. |
TESTANDO |
1- Com a chave ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 31 > Deve ter massa (-). |
2- Com a chave ligada e o motor parado coloque a ponta verde no MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ao terminal 33> Deve ter aproximadamente 5V. |
3- Com a chave ligada e motor parado coloque o gafanhoto com ponta verde do MULTITESTE DIGITAL no fio ligado ai terminal 11 > Deve estar de acordo com dados abaixo. |
Tabela
Posição da borboleta |
Tensão |
Borboleta fechada |
0.5a 0,8V |
Meia borboleta |
2 a 3V |
Borboleta totalmente aberta |
4,1 a 4,6V |
Os terminais 13 e 51 da sonda são da resistência de aquecimento enquanto o terminal 30 é da sonda propriamente dita. |
TESTANDO |
1- Com a ignição ligada e motor parado coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 13> Deve ter massa (-)gafanhoto |
2- Com a ignição ligada e motor parado coloque o gafanhoto com a ponta verde do MULTISTE DIGITAL no modo voltímetro no fio que liga ao terminal ligado ao relê. Ligar o motor> Deve ter 12V. |
3- Com a ignição ligada e motor parado coloque o gafanhoto com a [ponta verde do MULTISTE DIGITAL no modo voltímetro no fio que liga ao terminal 30. Ligar o motor; acelerar varias vezes o motor. A tensão deve variar ligeiramente entre 0 e 0,8V com motor parado. |
4 - Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de oxigênio e com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência de aquecimento do sensor que devera ser de 4 a 8 W . |
Observação: em alguns modelos o negativo é feito próprio escapamento. A oxidação da rosca do sensor ou do parafuso do escapamento pode causar falha de negativo na sonda. |
17) - COMO TESTAR O SENSOR DE DETONAÇÃO
1-Ignição desligada, desconecte o sensor do multi-plug, remova o Sensor verifique se não há corrosão e sugeira nas roscas do bloco, reponha o Sensor e de o torque de 16Nm a 23Nm. |