CAPÍTULO 35

 

 

 

APLICATIVOS WV

 

Bosch Motronic 2.9

 

 

 

 

Golf GTI até 1994

 

                                             COMO FUNCIONA ESTE SISTEMA.

¤- Este sistema é multiponto intermitente com quatro válvulas injetoras, que possui autodiagnose ou seja que caso tenha alguma falha possui uma lâmpada de falha no painel de instrumento. O sistema armazena os dados que poderão ser diagnosticado com o sistema do código de falhas.

¤- A unidade central opera no modo emergência quando um sensor falha, assim o motorista conseguirá levar o carro até a oficina.

¤ O modelo do conector de diagnóstico é o seguinte.

                                  Localização dos Componentes

1 Sensor da posição do eixo de comando 2 Sensor da posição do eixo de manivelas
3 Conector da unidade de dados 4 Conector da unidade de dados
5 Distribuidor Unidade central 6 Unidade central
7 Relé da unidade central 8 Sensor de temperatura da água
9 Válvula de canister 10 Filtro de gasolina no tanque
11 Regulador de pressão de gasolina 12 Bomba de gasolina
13 Relé bomba de gasolina 14 Sensor de oxigênio
15 Atuador do controle da lenta 16 Amplificador de ignição
17 Bobina de ignição Sensor de temperatura do ar 18 Válvula injetora
19 Sensor de temperatura do ar 20 Sensor de detonação
21 Sensor de fluxo de massa de ar 22 Relé do sensor de oxigênio
23 Sensor de posição da borboleta 24 Sensor de velocidade (transmissão

 

                                              BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

PROBLEMA

POSIVEIS CAUSAS

MOTOR NÃO PEGA 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de Combustivel, Relés do controle do motor.

3 Condições do Filtro de Combustivel.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Unidade central, conector e fios.

6 Verificar as condições do filtro de combustível e sistema de combustível Bomba/Regulador, mangueira.

7 Válvulas Injetoras.

8 Verificar as condições do filtro de ar .

9 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

10 Sensor da posição do eixo de Comando.

11 Conector da unidade central

MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR. 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Unidade central, conector e fios

3 Condições do filtro de gasolina.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Sensor de temperatura do motor

6 Sensor de fluxo de massa de ar .

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina.

8 Verificar válvulas injetoras.

9 Conector da centralina do motor

10 Verificar as condições do filtro de ar .

MOTOR COM DIFICULDADE PARA PEGAR QUANDO QUENTE 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de Combustivel, Relés do controle do motor

3 Condições do Filtro de Combustivel

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade.

5 Sensor de temperatura da água

6 Sensor de fluxo de massa de ar

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina

8 Verificar válvulas injetoras

9 Verificar as condições do filtro de ar .

10 Conector da unidade central

11 Controle de Detonação

MOTOR PEGA MAS LOGO APÓS MORRE. 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Fusíveis, Bomba de Combustivel, Relés do controle

3 Condições do Filtro de Combustivel.

4 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

5 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

6 Verificar as condições do filtro de ar

7 Sensor de fluxo de massa de ar

8 Regulador da pressão de entrada da gasolina

9 Verificar válvulas injetoras.

10 Conector da unidade central

MARCHA LENTA IRREGULAR 1 Atuador da válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

2 Verificar se há estanqueidade no sistema de combustível.

3 Examinar bateria e suas conexões.

4 Válvula de Marcha Lenta.

5 Ver Sensor de Temperatura da Água.

6 Unidade central, conector e fios.

7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

8 Verificar as condições do filtro de ar

9 Sensor de temperatura do ar.

10 Verificar válvulas injetoras

11 Regulador da pressão de entrada da gasolina

12 Conector da unidade central

13 Sensor da posição do regulador de pressão

MARCHA LENTA INCORRETA 1 Examinar bateria e suas conexões.

2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

3 Válvula de controle da entrada de ar da marcha lenta

4 Sensor de temperatura da água

5 Verificar as condições do filtro de ar

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor da posição do regulador de pressão

MARCHA LENTA FALHANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões

6 Verificar válvulas injetoras

7 Conector da unidade central

MARCHA LENTA FALHANDO CONSTANTEMENTE. 1 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.
ACELERAÇÃO VASCILANDO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões.

6 Condições do Filtro de Combustivel

7 Sensor de oxigênio

8 Verificar válvulas injetoras

9 Conector da unidade central

10 Sensor de temperatura do ar

VASCILAÇÃO CONSTANTE DE VELOCIDADE. 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Verificar as condições do filtro de ar

4 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

5 Examinar bateria e suas conexões.

6 Condições do Filtro de Combustivel

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor de temperatura do ar.

BATIDA DE PINO DURANTE A ACELERAÇÃO 1 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

2 Sensor de temperatura da água

3 Fusíveis, Bomba de Combustivel, Relés do controle

4 Regulador da pressão de entrada da gasolina

5 Verificar válvulas injetoras

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar.

7 Conector da unidade central

8 Controle de Detonação

9 Sensor da posição do regulador de pressão

MÁ RETOMADA DE ACELERAÇÃO 1 Controle de Detonação

2 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

3 Conector da unidade central

EXCESSO DE COMSUMO DE COMBUSTIVEL 1 Sensor da posição do regulador de pressão

2 Entrada falsa de ar no Sistema Estanqueidade

3 Sensor de temperatura do motor

4 Examinar bateria e suas conexões

5 Válvula de canister.

6 Verificar as condições do filtro de ar

7 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

8 Conector da unidade central

9 Regulador da pressão de entrada da gasolina

10 Verificar válvulas injetoras

NIVEL DE CO MUITO ELEVADO 1 Verificar as condições do filtro de ar

2 Sensor de oxigênio

3 Sensor de temperatura da água.

4 Examinar bateria e suas conexões

5 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

6 Regulador da pressão de entrada da gasolina

7 Verificar válvulas injetoras

8 Conector da unidade central

9 Sensor da posição do regulador de pressão

NIVEL DE CO MUITO BAIXO 1 Sensor da posição do regulador de pressão

2 Verificar as condições do filtro de ar

3 Sensor de oxigênio

4 Sensor de temperatura da água.

5 Examinar bateria e suas conexões

6 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

7 Regulador da pressão de entrada da gasolina

8 Verificar válvulas injetoras

9 Conector da unidade central

10 Condições do Filtro de Combustivel

DESEMPENHO POBRE 1 Sensor de temperatura da água.

2 Examinar bateria e suas conexões

3 Sensor de Fluxo da Massa de Ar

4 Regulador da pressão de entrada da gasolina

5 Verificar válvulas injetoras

6 Conector da unidade central

7 Condições do Filtro de Combustivel

8 Sensor da posição do regulador de pressão

9 Verificar as condições do filtro de ar

10 Sensor de oxigênio

11 Sensor de Velocidade.

 

Conector da Unidade Central.

35di.jpg (39359 bytes)

Equema elétrico

35ood.jpg (99584 bytes)

 

IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DO ESQUEMA ELÉTRICO .

CODIGO                                            DISCRIÇÃO DO COMPONENTE.

A5

Painel de Instrumentos.

A35

Unidade Central.

A52

Módulo de Potência.

B24

Censor de temperatura da água.

B25

Censor da temperatura do ar.

B30

Sensor do fluxo de massa de ar

B54

Sensor da posição do eixo de Manivelas

B69

Sensor de Detonação

B72

Sonda Lambda.

B132

Sensor da posição do eixo de comando

B147

Sensor da Posição da Borboleta.

F

Fusível.

K20

Relé da Bomba de Combustivel.

K46

Relé do módulo Central.

K94

Relé do sensor de oxigênio

M12

Bomba de Combustivel.

T1

Bobina de Ignição

X1

Conector da unidade central

X79

Conector da Transmissão Automática.

X88

Conector do ar condicionado.

Y3

Válvulas Injetoras.

Y99

Válvula do Controle da Marcha Lenta.

Y104

Válvula de Canister.

15

Ignição ligada motor parado.

30

Positivo da Bateria (+)

31

Negativo da Bateria (-)

 

 

LISTA DO CÓDIGO DE FALHA.

CÓDIGO

POSSIVEL DEFEITO

00281

Sensor de velocidade

00513

Sensor de posição do eixo de manivelas

00515

Sensor de posição do eixo de comando

00518

Sensor de posição da borboleta

00522

Sensor de temperatura da água

00524

Sensor de detonação

00525

Sensor de oxigênio

00527

Sensor da temperatura de ar

00532

Unidade Central

00533

Controle da velocidade da lenta

00535

Sensor de detonação

00537

Sensor de oxigênio

00543

RPM máxima excedida

00549

Painel de instrumentos

00553

Sensor de massa de ar

00561

Sensor de oxigênio aquecido

00609

Amplificador de oxigênio

00640

Relé do sensor de oxigênio

01242

Unidade Central

01247

Válvula de canister

01249

Válvula injetora n 1

01250

Válvula injetora n 2

01251

Válvula injetora n 3

01252

Válvula injetora n 4

01257

Válvula de controle do ar da marcha lenta

01259

Relé da bomba de combustível

17978

Unidade Central

65535

Unidade Central

1) - Como testar marcha lenta

TESTANDO

1 –Motor na temperatura normal de temperatura de funcionamento ligue o motor e deixe na lenta por dois minutos a marcha lenta é controlada eletronicamente, sem ajuste possível ,só pode ser ajustado com equipamento devidamente capacitado, velocidade da lenta não especificada : Cheque vazamento de ar no sistema (estanqueidade), teste os componentes elétricos com a MULTITESTE DIGITAL.

Tabela

Todos modelos                                                                                                  850±40 rpm

2) - Como testar nível de CO

TESTANDO

1 –O nível de CO é controlado eletronicamente sem ajuste possível, nível de CO fora do especificado: cheque vazamento de ar no sistema (estanqueidade), teste os cabos e componentes elétricos com PONTA DE PROVA .

Tabela

Todos os modelos                                                    0,5 % máximo- na ponta da mangueira

3)- Como testar posição inicial do regulador de pressão

TESTANDO

1 – Posição inicial do regulador de pressão pré- fixada pelo fabricante, sem ajuste possível..

4)- Como testar pressão da gasolina

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Checando

TESTANDO

1 – Ignição desligada, conecte um MANÔMETRO na válvula de teste com a tampa aberta ligue o motor e deixe na lenta a bomba de combustivel deve operar normalmente após o contato, desconecte a mangueira de vácuo do regulador de pressão de combustível, compare a pressão medida, com a especificada na tabela, reconecte a mangueira de vácuo, compare novamente as medidas, a ignição desligada, depois de 10 minutos cheque a pressão novamente.

Tabela.

Sistema                                                Condições                                                Valores
Sistema                                              Vácuo desligado                                      3 bar aproxi.
Regulado                                           Vácuo 0,5 bar                                           2,5 bar aproxi
Segurando                             Depois de 30 minutos motor frio                             2 bar min.

5)- Como testar vazão de combustivel

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TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o tubo de provisão de combustível, conecte o Manômetro na mangueira de combustivel, assegure-se que a torneira esteja entre o manômetro e o tubo de teste, insira no fim do tubo de testes um frasco de medidas insira o manômetro e abra a torneira remova o relé da bomba de combustivel, faça um jump na base do relé terminal 4 e positivo da bateria e faça a bomba funcionar, abra a torneira de combustível lentamente como especificado até alcançar a pressão correta na tabela, ignição desligada, assegure-se que a torneira de medida não seja movida,  esvazie frasco de medidas insira o frasco de medidas no fim do tubo e faça a bomba funcionar .

Tabela

Pressão                                Suprimento de Voltagem                              Medida final
3 bar                                      10a 12 v                                     0,49-0,67litros/30 segundos

6)- Como testar Bicos Injetores

35qqe.jpg (40603 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug das válvulas injetoras, com um MULTI TESTE DIGITAL checar a resistência dos terminais da válvula injetora

Tabela

Resistência                                                                                                          14 a 21,5 W

Checar suprimento de Voltagem

TESTANDO

Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora, ligue o motor por alguns segundos, com o MULTITESTE DIGITAL checar a Voltagem conforme dados abaixo se as medidas não conferirem checar cabos e relés.

Dados:

Cor dos cabos                            Condição                                                   Voltagem
1 & Terra                                   Motor Girando                                 Voltagem da bateria

Como testar o sinal

Testando

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula injetora, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug e teste os contatos, ligue o motor por alguns instantes, cheque os leds da ponta de prova, se não estiverem piscando cheque os cabos.

Tabela

Condição                                             Condição                                                  Led
Motor ligado                                          Motor ligado                                          Piscando

7-)-Como testar Funcionamento elétrico da bomba

35uja.jpg (5089 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, remova relé da bomba de gasolina, faça um jump entre a base de terminal 4 do relé e o positivo da bateria, a bomba de combustivel deve funcionar continuamente depois que o, relé seja ligado a bateria, se a bomba não funcionar cheque os fusíveis, desconecte o multi-plug da bomba de combustivel, faça funcionar confira com o MULTITESTE DIGITAL os terminais 1 e 4 do multi-plug da bomba de combustivel que devera ser (+) 12 V, se não indicar nenhuma Voltagem cheque os cabos.

8-)- Como testar o sensor de posição da Borboleta. (TP)

35lla.jpg (25233 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, Desconecte o multi-plug do sensor TP, teste a resistência dos terminais e terra do multi-plug utilizando MULTITESTE DIGITAL opere a válvula do sensor TP e cheque a resistência do mesmo, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo cheque os cabos e os contatos .

Tabela

Terminais                                     Condição                                              Resistência
1 & 3                                                  -                                                              1600-2400 W
1 & 2                                    Borboleta Fechada                                           2500-4000 W
1 & 2                                   Borboleta operando                                           diminuindo
2 & 3                                  Borboleta Fechada                                             1000-2000 W
2 & 3                                 Borboleta operando                                             aumentando

Checando suprimento de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor TP, ligue a ignição, teste a voltagem dos terminais do multi-plug utilizando MULTITESTE DIGITAL, a voltagem deve ser a especificada pela tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                Condição                                                         Voltagem
1 & 3                                      Ignição ligada                                         5 V aproximadamente

9- Como testar Sensor de Fluxo da Massa de Ar

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Como testar conexão do terra

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug do sensor MAF (2), cheque a resistência dos pinos do multi-plug e do terra com o MULTITESTE DIGITAL, devera ser igual a da tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                         Resistência
1 & terra                                                                                                                  zero

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug do sensor MAF (2), remova o relé de controle do motor faça um jump entre os terminais 4 e 6 do relé ligar a ignição, cheque a voltagem dos pinos do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL conforme a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                         Condição                                                 Voltagem
1 & 3                                     Terminais do relé acionados                   Voltagem da bateria

Como testar a Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, não desengate o multi-plug do sensor VAF, apenas exponha os contatos, ligue o motor e deixe na lenta, cheque a Voltagem dos pinos do multi-plug como MULTITESTE DIGITAL, aumente o rpm como especificado na tabela abaixo, cheque a Voltagem dos pinos do multi-plug novamente, a mudança de Voltagem deve ser direta sem muitas oscilações.

Tabela

Terminais                                              Condição                                               Voltagem
2 & 4                                                    em teste                                                    Flutuando

10-Como testar o sensor de temperatura de entrada do ar (IAT)

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TESNTADO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor VAF (2), cheque a temperatura do ar ambiente conforme a tabela abaixo, cheque a resistência dos pinos do sensor VAF com MULTITESTE DIGITAL .

Tabela

Temperatura                                                                                              Resistência
0° C                                                                                                            5000-6500 W
10°C                                                                                                           3250-4500 W
20°C                                                                                                           2200-3000 W
30°C                                                                                                           1500-2000 W
40°C                                                                                                           1000-1400 W
50°C                                                                                                               725-925 W
60°C                                                                                                               535-675 W
70°C                                                                                                               400-500 W
80°C                                                                                                               275-375 W

11-Como testar a válvula de marcha lenta. (IAC)

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TESTANDO

1 – Ignição desligada , desconecte o multi-plg da válvula IAC, cheque a resistência de seus terminais com um MULTITESTE DIGITAL conforme especificado na tabela abaixo.

Tabela

Resistência                                                                                                                   7-10 W

12) -Como testar a Bobina de ignição (A bobina de Ignição incorpora o módulo de potência)

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Checar resistência do primário.

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug da bobina de ignição, desconecte o cabo de alta tenção da bobina de ignição, Abrir a tampa como no desenho acima dos terminais de baixa tensão testar os terminais com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência conferindo os valores com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                Resistência
1 & 15                                                                                                          0,5 a 1,2 W

Checando resistência secundária

Testando

1 – Ignição desligada, desconectar o multi-plug da bobina de ignição, desconecte o cabo de alta tenção da bobina de ignição, cheque a resistência dos terminais da bobina de ignição com a carcaça com MULITESTE DIGITAL, conferindo com as valores da tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                                                                                    Resistência
15 & Alta tensão                                                                                        3000 a 4000 W

13- Como testar Módulo de Potência.

OBS: O módulo de Potência é incorporado na bobina de ignição.

35re.jpg (54505 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, cheque a resistência dos terminais do multi-plug e terra com o MULTITESTE DIGITAL, se a resistência não for a mesma especificada pela tabela abaixo verifique os cabos .

Tabela

Terminais                                                                                                        Resistência
1 & terra                                                                                                                 zero

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, ligue a ignição, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, se a resistência não for a mesma especificada pela tabela abaixo verifique os cabos .

Tabela

Terminais                                            Condição                                           Voltagem
1 & 3                                                   Ignição ligada                             Voltagem da bateria

Como testar o sinal

35me.jpg (16232 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da bobina de ignição, Conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug , gire o motor por algum tempo cheque os leds da PONTA DE PROVA devem piscar.

Tabela

Terminais                                                Condição                                                    Led
2 & 3                                                      Motor girando                                            piscando

Como testar operação

OBS: Desconecte o multi-plug da válvula injetora para evitar que o motor pegue ele só deve girar

TESTANDO

1 – Ignição desligada, exponha os terminais de baixa tensão da bobina de ignição, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais da bobina de ignição, ligue a ignição, cheque se os leds ficam acesos por 1-2 segundos, agora gire o motor, cheque se os leds ficam piscando, se os leds não estiverem piscando suspeite de problema no módulo de potência.

Tabela

Terminais                                              Condição                                                     Led
1 & 15                                                  Motor girando                                            piscando

14)- Como testar sensor de temperatura da água(ECT).

35ppl.jpg (33979 bytes)

Testando

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor ECT, alivie a pressão do sistema de arrefecimento, remova do motor o sensor de temperatura do motor (ECT) emirja o sensor ECT em água em temperaturas especificadas pela tabela abaixo, com o MULTITESTE DIGITAL..

Tabela

Terminais                                     temperatura                                          Resistência
1 & 3                                                   0°C                                                       5000-6500 W
1 & 3                                                10°C                                                        3250-4500 W
1 & 3                                                20°C                                                        2200-3000 W
1 & 3                                                30°C                                                        1500-2000 W
1 & 3                                                40°C                                                        1000-1400 W
1 & 3                                                50°C                                                            725-925 W
1 & 3                                                60°C                                                            535-675 W
1 & 3                                                70°C                                                            400-500 W
1 & 3                                                80°C                                                            275-375 W
1 & 3                                                90°C                                                            200-285 W
1 & 3                                              100°C                                                            160-225 W

15)- Como testar Sensor da posição da árvore de manivelas

35mmaw.jpg (35139 bytes)

Testando a resistência

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                   Resistência
1 & 2                                                                                                              500-700 W

Testando conexão do terra

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                           Resistência
1 & 3                                                                                               Infinita
1 & 3                                                                                               Infinita

16) Como testar sensor da posição do eixo de comando

35mmas.jpg (28913 bytes)

Testando conecção do terra

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                       Resistência
1 & terra                                                                                                                  zero

Como testar suprimento de voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, ligue a ignição, cheque a Voltagem dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a Voltagem especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                          Condição                                             Voltagem
1 & 3                                                Ignição ligada                                        4,5 V no mínimo

Como testar o sinal

OBS: Desconecte o multi-plug da válvula injetora para evitar que o motor pegue ele só deve girar .

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TESTANDO

1 – Ignição desligada, remova o fusivel n°18 retire a presão do sistema de combustivel não desconecte o multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, exponha os terminais, conecte a PONTA DE PROVA nos terminais do multi-plug do sensor da posição da árvore de manivelas, faça o motor girar, cheque se os leds da PONTA DE PROVA piscam

Tabela

Terminais                                               Condição                                                   Led
1 & 2                                                   Motor girando                                               Piscando

17)-Como testar sensor de Detonação.

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TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de Detonação, remova o sensor de Detonação, assegure-se que o bloco e os cilindros estejam ajustados e que não tenha corrosão entre suas faces, recoloque o sensor dando o torque especificado pelo fabricante.

Tabela

Torque                                                                                                                     20 Nm

Testando conexão do terra

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de detonação, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                           Resistência
3 & terra                                                                                                                   zero

Como testar resistência

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug do sensor de detonação, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                                                                                        Resistência
1 & 2                                                                                           Infinita

18)- Como testar sensor oxigênio aquecido(Sonda Lambda)

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Como testar Provisão de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte multi-plug do sensor de oxigênio, Ignição ligada motor parado, cheque a Voltagem nos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL como no desenho acima .

Tabela

Terminais                                          Condição                                                  Voltagem
3 & 4                                                 motor na lenta                                             0,5 V aproxi.

Como testar o sinal

TESTANDO

1 – O motor deve estar na temperatura normal de funcionamento, ligue o motor, deixe o motor ligado em 2500 RPM por 2 minutos, deixe voltar a lenta, desconecte o multi-plug sensor de oxigênio e com um MULTITESTE DIGITAL, cheque a Voltagem dos terminais e terra como representado na figura acima.

Tabela

Terminais                                             Condição                                                 Voltagem
4 & terra                                            motor na lenta                                              flutuando

19) Como testar Relé do aquecedor de oxigênio

35ppa.jpg (45244 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, remova o relé cheque a resistência dos terminais do relé, conecte a voltagem da bateria nos terminais do multi-plug cheque a resistência dos terminais do relé com MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Terminais                                     Condição                                                 Voltagem
30 & 87                                    Bateria desconectado                         Infinita
30 & 87                                   Bateria conectado                                        Zero
Bateria + no terminal 85
Bateria – no terminal 86

Como testar suprimento de voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, remova o relé de controle do motor e o relé da bomba de combustível, faça um jump entre os terminais 4 e terra do relé da bomba de combustível, e faça outro para os terminais 4 & 6 do relé de controle do motor, cheque a voltagem dos terminais e terra da base dos relés.

Tabela

Terminais                                   Condição                                                         Voltagem
2 & terra                               Bateria desconectado                               Voltagem da Bateria
6 & terra                              Bateria conectado                                      Voltagem da Bateria

20)- Como testar o aquecedor do sensor de oxigênio.

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Como testar Provisão de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte multi-plug do sensor de oxigênio, ligue o motor e deixe na lenta, cheque a Voltagem nos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL como no desenho acima nos pino 1 & 2 figura (1).

Tabela

Terminais                                    Condição                                               Voltagem
1 & 2                                         motor na lenta                                    Voltagem da Bateria

21) -Como testar válvula de canister

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Como testar resistência

TESTANDO

1 – Ignição desligada, desconecte o multi-plug da válvula EVAP, cheque a resistência dos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL, deve conferir com a resistência especificada na tabela abaixo .

Tabela

Resistência                                                                                                              40-80 W

Como testar Provisão de Voltagem

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte multi-plug da válvula EVAP, ligue o motor e deixe na lenta, cheque a Voltagem nos terminais do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL como no desenho acima se a voltagem não for a mesma especificada cheque cabos .

Tabela

Terminais                                            Condição                                            Voltagem
1 & terra                                        motor na lenta                                   Voltagem da Bateria

22-Como testar relé de controle do motor

Como checar a operação

OBS: Assegure-se que o borrnes da bateria estejam bem presos caso contrario ocorrera a queira do relé.

35iia.jpg (37944 bytes)

TESTANDO

1 – Ignição desligada, remova o relé, cheque a resistência dos terminais do relé com o MULTITESTE DIGITAL, conecte os cabos que vem da bateria nos terminais especificados no desenho, cheque novamente a resistência, e confira com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                      Condição                                               Resistência
30 & 87                                   Bateria desconectada                                     ¥ Infinita
30 & 87                                  Bateria conectada zero
Bateria + no terminal 30
Bateria – no terminal 85

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição ligada, deve ser ouvido o relé funcionando se não ouvir o relé ignição desligada, remova o relé cheque os terminais do relé e terra como MUTLITESTE DIGITAL, ligue a ignição, cheque os terminais do relé e terra, se as Voltagem não conferirem com as da tabela, confira os cabos.

Tabela

Terminais                                  Condição                                                         Voltagem
4 & terra I                             gnição desligada                                     Voltagem da bateria

 23- Como testar relé da bomba de combustivel

35çça.jpg (39552 bytes)

Como testar operação

TESTANDO

1 – Ignição desligada, remova o relé cheque a resistência dos terminais do relé com o MUTLITESTE DIGITAL, conecte suprimento da bateria nos terminais especificados do relé, confira os testes com a tabela abaixo.

Tabela

Terminais                                 Condição                                                      Voltagem
30 & 87                                 Bateria desconectado                                       W Infinita
30 & 87                                 Bateria conectado                                                Zero
Bateria + no terminal 86
Bateria – no terminal 85

Como testar provisão de Voltagem

TESTANDO

1 – Ignição desligada, remove o relé e cheque a Voltagem dos terminais e terra do relé com o MUTLITESTE DIGITAL, ligue a ignição, cheque a Voltagem dos terminais e terra do relé se a Voltagem não for a especificada pela tabela confira os cabos.

Tabela

Terminais                                        Condição                                               Voltagem
6 & terra                                   Ignição desligada                                    Voltagem da bateria
2 & terra                                  Ignição ligada                                           Voltagem da bateria

24-Como testar unidade central

35GE.jpg (66277 bytes)

TESTANDO

1- Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central, cheque a Voltagem dos terminais e terra do multi-plug com o MULTITESTE DIGITAL da unidade central ignição ligada motor parado e novamente cheque a Voltagem dos terminais e terra do multi-plug, se a Voltagem não for a especificada pela tabela confira os cabos, relés e fusíveis.

Tabela

Terminais                                            Condição                                              Voltagem
54 & terra                                       Ignição desligada                           Voltagem da bateria
38 & terra                                      Ignição desligada                            Voltagem da bateria
23 & terra                                      ignição ligada                                  Voltagem da bateria

Como testar conexão do terra

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central, cheque a resistência dos terminais com o MUTLITESTE DIGITAL, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo, cheque os cabos.

Tabela

Terminais                                                                                                Resistência
1 & terra                                                                                                        zero
7 & terra                                                                                                        zero
10 & terra                                                                                                     zero
55 & terra                                                                                                     zero
56 & terra                                                                                                     zero
58 & terra                                                                                                    zero

25)- Como testar sensor de velocidade do veiculo (VSS)

35SE.jpg (47701 bytes)

TESTANDO

1 –Ignição desligada, desconecte o multi-plug da unidade central, deixe a transmissão automatica na posição D, ignição ligada motor parado gire a roda esquerda cheque a resistência dos terminais com o MUTLITESTE DIGITAL, se a resistência não for a especificada pela tabela abaixo, cheque os cabos.

Tabela

Terminais                                           Condição                                         Resistência
Roda a ser girada esquerda dianteira
56 & 65                                         Roda girando                              0-4 V mínimo (flutuando)

26-Como apagar a lâmpada  de aviso da troca de óleo do Golf de 1991 a 1997?

 

1) - Com a chave na posição ON.

2) -   Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Resetar.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display Óleo.

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7)- Com a chave na posição ON.

      8)– E verifique se o display mostra (IN00)   

27 - Como apagar a lâmpada  de aviso da Inspeção do Golf de 1991 a 1997 (IN01)?

1) - Com a chave na posição ON.

2) -   Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Resetar.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display  (IN01)

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7)-Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o display OEL ou OLEO.

8) - Apertar o Botão de Resetar B  até o display apagar

9)- Com a chave na posição ON.

10)– E verifique se o display mostra (IN00).

 

28 - Como apagar a lâmpada  de aviso da Inspeção do Golf de 1991 a 1997 (IN02)?

1) - Com a chave na posição ON.

2) - Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A)

3)- Girar a chave a posição  OFF

4)- Soltar o Botão de Reseta (A)r.

5)– Se Junto ao velocímetro  aparecer  o Display  (IN02)

6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o display apagar.

7) -Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o display (IN01)

8) - Apertar o Botão de Resetar B  até o display apagar

9)– Repetir o procedimento para resetar a Lâmpada de Óleo.

10)- Com a chave na posição ON.

11)   – E verifique se o display mostra (IN00).