CAPÍTULO 41
BOSCH LE-JETRONIC
APLICATIVOSFIAT
UNO 1.6 R MPi.
UNO TURBO.
FORD
VERSAILLES GHIA.
ROYALE GHIA.
ESCORT XR3 2.0i
GM
MONZA CLASSIC 500 EF.
MONZA MPFI.
KADET GSI
VW
GOL GTI.
POINTER GTI.
SANTANA EXECUTIVO.
SANTANA GLS
QUANTUM.
COMO FUNCIONA O SISTEMA LE-JETRONIC.
O primeiro sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido pela BOSCH no Brasil, a partir de 1989 e foi aplicado inicialmente no veiculo Gol GTI. O sistema foi o LE - Jetronic - multiponto.
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Motor de partida vira, mas não pega | 1 -Teste do sistema de combustivel. 2 -Testar o sensor de temperatura. 3 -Testar o sistema de ignição. 4 -Testar a centelha dos cabos |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Problemas com a marcha lenta | 1 -Teste o interruptor da marcha lenta 2 -Teste a pressão e vazão de combustivel. 3 -Teste o adicionador de ar. 4 -Teste o medidor do fluxo de ar. 5 -Verificar vazamento no regulador de pressão 6 -Testar o índice de CO. 7 -Testar o sistema de admissão de ar. 8 -Testar o sistema de ignição. 9 -Fazer ajuste no distribuidor. 10-Código de defeito da EZ-K |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor pega mais morre em seguida | 1 -Testar linha do RPM do relé. 2 -Testar o sensor de temperatura. 3 -Testar o sistema de admissão do ar 4 -Testar o adicionador de ar. 5 -Testar a pressão e vazão de combustivel 6 -Código de defeito da EZ-K. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Problemas de aceleração | 1 -Testar as válvulas injetoras. 2 -Testar o sensor de temperatura 3 -Fazer ajuste no distribuidor 4 -Testar o adicionador de ar 5 -Testar a pressão e vazão de combustivel. 6 -Testar o sistema de ignição. 7 -Testar o sistema de admissão de ar 8 -Testar o interruptor de marcha lenta. 9 -Código de falha da EZ-k 10-Vereficar o medidor do fluxo de ar. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha. | 1 -Testar a pressão e vazão de
combustivel. 2 -Verificar o medidor do fluxo de ar. 3 -Testar o sistema de ignição. 4 -Testar o sensor de pressão. 5 -Código de falha da EZ-K 6 -Sistema elétrico. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Motor fraco sem potência | 1- Ver pressão e vazão de
combustivel. 2 -Testar o interruptor de marchalenta/plenacarg 3 - Verifique e juste o distribuidor. 4 - Testar o sensor de pressão. 5 - Verifique o sistema de admissão de ar 6 - Testar o medidor do fluxo de ar. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Consumo excessivo de combustível
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1 - Testar pressão e vazão de
combustível 2 - Testar o sensor de pressão absoluta 3 - Verifique e juste o distribuidor. 4 - Testar o sistema de ignição. 5 - Estanqueidade 6 - Sistema elétrico. 7 - Código de falha da EZ-K |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Motor continua a funcionar após desligar | 1 Estanqueidade 2 - Testar pressão e vazão de combustivel. 3 - Código de falha da EZ-K.
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Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Motor bate pino, detona. | 1 - Ajuste do distribuidor. 2 - Testar o sistema de ignição. 3 - Código de falha da EZ-K. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo
capitulo.
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Super aquecimento. | 1 - Ajuste do distribuidor. 2 - Verificar o índice de CO. 3 - Código de falha EZ-K |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Problemas de partidas com motor frio | 1 - Testar o sistema de combustivel 2 - Testar o sensor de temperatura. 3 - Testar o medidor do fluxo de ar. 4 - Verificar entrada falsa de ar (estanqueidade) 5 - Verificar o terra da bateria. 6- Verificar vazamento no sistema de conbustível 7 - Ver regulador de pressão de combustivel. 8 - Testar válvula corretora da marcha-lenta. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Dificuldade de partida com motor quente | 1 - Verificar entrada falsa de ar
estanqueidade. 2 - Testar o sensor de temperatura. 3 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel 4 - Testar o medidor do fluxo de ar. 5 - Verificar o terra da bateria. 6 - Ver regulador de pressão de combustivel. 7 - Testar válvula corretora da marcha lenta. 8 - Testar o sistema de combustivel. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Nivel de CO muito alto. | 1 - Verificar entrada falsa de ar
estanqueidade. 2 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel 3 - Testar o medidor do fluxo de ar. 4 - Testar o sensor de temperatura. 5 - Ver regulador de pressão de combustivel. 6 - Testar válvulas injetoras. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Nível de CO muito baixo. | 1 - Testar o sistema de combustivel 2 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel 3 - Testar o medidor do fluxo de ar. 4 - Testar o sensor de temperatura. 5 - Testar válvula corretora da marcha lenta. 6 - Verificar entrada falsa de ar estanqueidade |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo. |
Localização dos Pré-Resistores da Autolatina.
Localização dos Pré-Resistores da GM.
Como Localizar a Unidade Central Le-Jetronic.
Modelo |
Localização |
Gol GTi | Abaixo do Porta Luvas |
Santana Executivo | Próximo a Caixa de Fuziveis |
Santana Quantum | Próximo a Caixa de Fuziveis |
Versaillles Ghia | Próximo a Caixa de Fuziveis |
Royale Ghia | Próximo a Caixa de Fuziveis |
Uno 1.6 R | Abaixo do Porta Luvas |
Escort XR3 2.0i | Abaixo do Porta Luvas |
Monza Classic 500 EF | Abaixo do Porta Luvas no lado direito |
Kadett Gsi | Abaixo do Porta Luvas no lado direito |
Monza MPFi | Abaixo do Porta Luvas no lado direito |
Pointer Gti | Abaixo do Porta Luvas no lado direito |
Monza Classic até 1991 | Abaixo do Porta Luvas no lado direito |
Elba TOP | Abaixo do Porta Luvas |
Como Localizar a Unidade Central EZK.
Modelo |
Localização |
Gol GTi | Abaixo do Porta Luvas |
Uno 1.6 R | Abaixo do Porta Luvas |
Elba TOP | Abaixo do Porta Luvas |
Santana Executivo | No painel Corta Fogo no lado do Motorista |
Quantum | No painel Corta Fogo no lado do Motorista |
Escort XR3 2.0i | No painel Corta Fogo no lado do Motorista |
Versailles Ghia | No painel Corta Fogo no lado do Motorista |
Royale Ghia | No painel Corta Fogo no lado do Motorista |
Monza Classic 500 EF | Abaixo do Porta Luvas |
Kadett GSi | Abaixo do Porta Luvas |
Pointer Gti | Abaixo da capa protetora da coluna das dobradiças no lado do motorista |
Monza Classic até 1991 | Abaixo do Porta Luvas |
Resistência elétrica de temperatura do motor
A temperatura ambiente 15o a 30o C Com o motor quente 90o C |
1,45 a 3,3 KW 210 a 280 W |
9 e 5 8 e 9 8 e 5 7 e 5 |
500 a 760 ohms 160 a 300 ohms 340 a 450 ohms 60 a 1000 ohms |
Resistência elétrica dos pré-resistores das eletro-válvulas |
5,0 a 7,0 ohms |
Resistência elétrica das eletro-válvulas de injeção Estanqueidade das eletro válvulas após 60s
Tempo de Injeção GM Tempo de Injeção Ford Tempo de Injeção Fiat Tempo de Injeção Fiat |
2,0 a 3,0 ohms não pode cair nenhuma gota 2.0 a 3.0 ms 2.0 a 3.0 ms 2.0 a 3.0 ms 2.0 a 3.0 ms |
Resistência elétrica do adicionador de ar |
35 a 70 ohms |
Torque de aperto do sensor de detonação |
15 a 25 Nm |
Vazão de retorno da bomba elétrica de combustível |
700 cm3 / 30s mínimo |
Pressão do combustível do regulador de pressão
com motor parado em marcha lenta |
2,8 a 3,2 bar 0,5 bar abaixo |
Estanqueidade do sistema de combustivel
pressão do combustível após 20 minutos motor parado |
1,0 bar mínimo |
no inicio da partida após 15s aproximadamente |
1,5 V 0,3 V aproximadamente |
Regulagem de marcha lenta |
850 a 950 mínimo |
Ajuste de CO índice de CO com motor quente 90o C |
0,5 a 1,5 vol. % |
Vela de ignição |
0,7 mm |
Posição de montagem do distribuidor FORD - LE-JETRONIC |
12o + ou - 1o antes PMS. |
Posição de montagem do Distribuidor FIAT - LE-JETRONIC |
10o + ou - 1o antes PMS |
Posição de montagem do Distribuidor GM - LE-JETRONIC |
8o + ou - 1o antes PMS |
Posição de montagem do distribuidor VW - LE-JETRONIC |
12o + ou - 1o antes PMS |
ESQUEMA ELÉTRICO DO UNO 1.6R
ESQUEMA ELÉTRICO DO MONZA e KADETT GSI COM EZK
ESQUEMA ELÉTRICO DO MONZA SEM EZK
ESQUEMA ELÉTRICO DO SANTANA EXECUTIVO/GLS/ QUANTUM e Gol GTI.
ESQUEMA ELÉTRICO DO GOL GTI ATÉ 1991
A - Como testar os componentes ( EZ-K )
1)- Como testar lâmpada de diagnóstico.
Descrição do circuito: A lâmpada de manutenção do motor deverá acender ao se ligar a ignição. A chave de ignição envia positivo (+), através da linha 15, a esta lâmpada e a EZ-K (unidade eletrônica) envia massa através do pino 3. Quando o motor funciona, esta lâmpada deve apagar, e se existir defeito, piscar. |
Com a chave ligada, motor parado e a lâmpada não acende: (com o conector da EZ-K
conectado)
TESTANDO |
1- Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 3 da EZ-K > Deve ter massa (-). Se tiver, verifique a lâmpada, a fiação e chave de ignição. |
2)- Como testar o sensor de temperatura. (Código 2)
OBS.O sensor de temperatura fica parafusado no bloco do motor em contato com a água. É um resistor que vária com a temperatura. A EZ-K envia corrente a este sensor e mede a queda de voltagem que varia de acordo com a temperatura. |
Com a chave desligada e o conector da EZ-K desconectado.
TESTANDO |
1- Conecte o MULTITESTE DIGITAL (no modo ohmímetro) nos bornes 25 e 20 do conector da EZ-K e meça a resistência > Deverá apresentar um valor entre 1,45 a 3,3 Kohms na temperatura ambiente e de 160 a 280 ohms com o motor quente ( 90o ). |
2- Desconecte o conector do sensor e conecte o MULTITESTE DIGITAL ( no modo ohmímetro) diretamente em cada um dos terminais do sensor de temperatura e a massa e meça a resistência. |
3) - Como testar (unidade de comando EZ-K / teste de sensor de detonação(Código 4).
Se foi ativado o código 4, proceder do seguinte modo para distinguir entre as duas possibilidades de defeito:
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Com a chave desligada e o conector da EZ-K desconectado .
TESTANDO |
1- Colocar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência nos bornes 12 e 13 do conector da EZ-K > deverá apresentar um valor infinito (EEE) . |
2-Desligar o cabo do sensor de denotação e examinar os contatos quanto à oxidação . Conectar o MULTITESTE DIGITAL entre o pino 1 do sensor e o borne 13 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms. |
3- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre o pino 2 do sensor e o borne 12 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms. |
4- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência entre o pino 3 do sensor e o borne 12 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms . |
5- Verificar o torque de aperto do sensor de denotação com o torquimetro > deverá apresentar um valor entre 15-25 N.m. |
4)- Como testar o interruptor da borboleta ( marcha-lenta )
LE-JETRONIC desconectados .
TESTANDO |
1- Como a borboleta na posição de marcha lenta , conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector da EZ-K e dar a partida > Durante a partida deverá apresentar positivo ( + ) . |
2- Abrindo a borboleta levemente conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector da EZ-K e dar a partida . > deverá apresentar aberto durante a partida . Os dois LEDS acesos. |
O parafuso de ajuste da borboleta deve encostar no batente um pouco antes da borboleta travar . Lacrar o parafuso e ajustar o cabo do acelerador sem pressão .Para realizar o ajuste , afrouxar os parafusos do interruptor da borboleta e ligar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência ao conector do interruptor . Deslocar o interruptor até que o contato feche ( clic audível ) > valor operado : 0 W . Caso contrário , substituir o conjunto de interruptores . Apertar os parafusos de fixação . Para verificar o ajuste , puxar um pouco o cabo do acelerador , e o interruptor de marcha-lenta deve abrir-se > valor esperado : infinito |
5) - Como testar o sensor de pressão MAP
TESTANDO |
Retire a mangueira de vácuo do coletor de admissão. Ligar a bomba de vácuo na extremidade da mangueira . Desconectar o cabo dos, interruptores da borboleta . Deixar o motor funcionando com 2000 a 2300 rpm . Produzir uma depressão variável de 0 a 525 mmHg com a bomba de vácuo . Com o auxílio de uma lâmpada de ponto verifique se o ponto de ignição varia na direção ADIANTADO . |
6) Como testar do relê de comando
Conector da LE-JETRONIC desconectado.
TESTANDO |
1-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector do LE-JETRONIC e dar a partida > deverá apresentar positivo ( + ) durante a partida . |
Retirar o relê de comando do soquete e ligar um cabo auxiliar entre os pinos 87 e 30 do soquete , conforme ilustrado na figura . Com a chave ligada e motor parado . |
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 30 do soquete do relê > Deverá apresentar positivo ( + ) . |
2-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 15 do soquete do relê > Deverá apresentar positivo ( +) . |
3-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 1 do soquete do relê. Motor parado chave ligada > positivo ( + ) . Durante a partida > Led verde piscando. Conectar a PONTA DE PROVA no borne 50 do soquete do relê . |
Se os testes acima foram verificados , o defeito é do relê de comando.
7) - Como testar o medidor de fluxo de ar .TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA entre o borne 9 do conector do medidor de fluxo de ar > deverá apresentar positivo ( + ) . |
2- Conectar a PONTA DE PROVA entre os bornes 5 do conector do medidor de fluxo de ar > deverá apresentar negativo ( - ) |
TESTANDO |
1- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre o borne 9 e o borne 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 500 e 760 W. |
2- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 8 e 9 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 160 e 300 W. |
3- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 8 e 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 340 e 450 W. |
4- Desconectar a mangueira de ligação do medidor de fluxo de ar e através de uma chave de fenda, deslocar a palheta do atuador, e conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 7 e 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 60 e 1000 W |
5- Verifique a continuidade entre o conector do medidor de fluxo de ar e o conector da Le-JETRONIC, de acordo com a dados abaixo. |
DADOS
LE |
LMM |
5 |
5 |
7 |
7 |
8 |
8 |
9 |
9 |
Como verificar a livre movimentação da palheta Sensora
Abrir a tampa do filtro de ar e soltar a mangueira de ar: a palheta censora deve movimentar-se livremente até o batente e fechar pôr si só, sem enroscar. Se a palheta censora estiver prendendo ou torta, ou se existirem estrias na carcaça, o medidor de fluxo de ar deverá ser substituído. |
8) - Como testar sensor de temperatura do motor
TESTANDO |
1- Com ignição desligada e conector da LE - JETRONIC desconectado conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência nos bornes 10 e 13 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar um valor entre 1,45 a 3,3 Kohms 15 a 30 graus e entre 210 e 280 W 90 graus. |
2- Com ignição desligada e conector da LE-JETRONIC desconecte o cabo do conector do sensor e conecte o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro diretamente nos terminais do sensor de temperatura e meça a resistência. |
LE-JETRONIC desconectados.
TESTANDO |
1- Com o pedal do acelerador em repouso, conectar no borne do conector da LE-JETRONIC, que varia nos modelos de acordo com a dados abaixo. Durante a partida > valor esperando: positivo (+). |
2- Pisando levemente no pedal do acelerador, conectar no borne do conector da LE-JETRONIC, que varia nos modelos de acordo com os dados abaixo. Durante a partida >valor esperado : aberto os dois leds acesos. |
Modelo |
Pino da LE |
Gol GTI Monza 500 |
2 9 |
Uno 1.6R; Monza com TSZ Santana e Versailles |
14 9 |
TESTANDO |
1- Desconectar o conector do interruptor de marcha-lenta e com pedal do acelerador em repouso, conectar o MULTITESTE DIGITAL modo de resistência diretamente nos bornes do interruptor de marcha lenta > valor esperado: continuidade aproximadamente 0.00 W. |
2- Desconectar o conector do interior de marcha lenta e pisando levemente no pedal do acelerador conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência diretamente nos bornes do interruptor de marcha lenta > Valor esperado: descontinuidade EEE |
Como ajustar interruptor
O parafuso de ajuste da borboleta deve encostar no batente um pouco antes da borboleta travar. Lacrar o parafuso e ajustar o cabo do acelerador sem pressão . Para realizar o ajuste afrouxar os parafusos do interruptor do interruptor . Deslocar o interruptor até que o contato feche clique audível > Valor esperado: 0 ohms . Caso contrario, substituir o conjunto de interruptores. Apertar os parafusos de fixação. Para verificar o ajuste puxar um pouco o cabo do acelerador, quando o interruptor de marcha lenta deve abrir-se clique audível > Valor esperado infinito EEE. |
10) - Como testar interruptor de plena carga
TESTANDO |
1- Com o pedal do acelerador em conectar a PONTA DE PROVA no borne 3 do conector da LE-JETRONIC durante a partida > Aberto os dois leds acesos |
2- Pisando no pedal do acelerador até o batente, conectar a PONTA DE PROVA no borne 3 do conector da LE-JETRONIC durante a partida > (+) led vermelho aceso. |
teste com o ohmímetro.
Com a ignição desligada e o conector da unidade de comando EZ-K e daLE-JETRONIC desconectados.
TESTANDO |
1- Desconectar o conector do interruptor de plena-carga e com a borboleta do acelerador em repouso, conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos bornes do interruptor de plena-carga > Valor esperado : continuidade aproximadamente 0,00 W |
2- Desconectar o conector do interruptor de plena-carga e acionar no máximo a borboleta do acelerador conectando o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos bornes do interruptor de plena-carga> valor esperado descontinuidade EEE. |
11) - COMO TESTAR AS VÁLVULAS DE INJEÇÃO COM PRÉ RESISTORES.
Como testar alimentação e chaveamento
Com o conector da LE-JETRONIC conectadoTESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no fio central do conector pré-resistores: Durante a partida> Deverá apresentar positivo (+). |
2- Conectar a PONTA DE PROVA nos fios de ligação das válvulas ligados aos bornes 12 e 24 do conector da LE-JETRONIC: Durante a partida > O led verde deverá ficar piscando. |
Como testar resistência
Com a chave desligada e o conector da LE-JETRONIC desconectadoTESTANDO |
1- Conectar o MULTITESTA DIGITAL no modo resistência : no borne 9, e no 12 do conector da LE-JETRONIC.> Valor esperado:3,5 a 6 W |
2- Conectar o c MULTITESTE DIGITAL no modo resistência: no borne 9, e no 24 do conector da LE-JETRONIC> valor esperado: 3,5 a 6 W. |
3- Desconectar o conector dos pré-resistores e medir o valor dos pré-resistores individualmente conectado ao MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência direto no conector dos pré-resistores >Valores esperando:5 a 7 W. |
4- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos terminais das válvulas 1 a 4 e medir sua resistência > valor esperado: 2 a 3 W na temperatura ambiente. |
Como testar o tempo de Injeção
TESTANDO |
Com um MULTITESTE DIGITAL no modo milisegundos medir o tempo de Injeção que devera ser de 2.0 a 3.0 ms em marcha lenta. |
Como testar as válvulas Injetoras com motor funcionando
TESTANDO |
1 Desconectar os conectores dos pré-resistores. Interligar os dois conectores com os cinco cabos de adaptação, como a figura acima. Com o motor funcionando, desconectar individualmente cada cabo de adaptação e depois conectar novamente A rotação do motor deve cair perceptivelmente com uma válvula desconectada (se a mesma estiver em bom estado) |
12) - Como testar adicionador de ar
TESTANDO |
1- Com o motor em
funcionamento verifique se existe alimentação (+) e (-) no adicionador utilizando ao PONTA
DE PROVA 2- Desconectar o cabo do adicionador e medir sua resistência conectando MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos seus terminais> Valor esperado: 35 a 70 W |
Deixar funcionar o motor frio e apertar a mangueira do adicionador de ar: a rotação deve cair. Deixar funcionar o motor quente e estrangular a mangueira: a rotação deve cair imperceptivelmente. Cuidado para não danificar mangueira. Realizar um teste visual no adicionador de ar, soltando as mangueiras e olhando através do mesmo com a ajuda de uma lanterna e de um espelho. Com o motor frio a passagem deve estar parcialmente aberta e com o motor quente, fechada |
13) - Como testar auxiliar de partida a quente.
O sistema de partida a quente está
presente somente em alguns modelos utilizam o sistema de injeção eletrônica LE-JETRONIC,
e é constituído dos seguintes elementos: Interruptor térmico, cuja função é enviar um sinal negativo ao pino 85 do relé quando o motor encontra-se na temperatura especificada para ativação do sistema de partida a quente. Relé de partida a quente, cuja função é comandar o funcionamento de todo sistema de partida a quente. O relé é ativado através do borne 85 sinal do interruptor térmico e do borne 86 sinal de partida. Com isso, a linha 87 a conduz o sinal negativo proveniente do sensor de temperatura do motor para a linha 30, passando por um resistor ligado em série. Através desse sinal, a unidade de comando aumenta o tempo de injeção, enriquecendo a mistura e reduzindo o tempo de partida a quente. |
Algumas versões mais modernas do sistema LE-JETRONIC utiliza o sensor de pressão absoluta que mede a pressão atmosférica local corrigindo a mistura. É ligado aos pinos 11 e 9 da LE e à massa. |
Coloque o centelhador na saída de alta tensão da bobina de ignição e dê a partida. Deverá ocorrer centelha normal mínimo de 2 centímetros |
16) - Como testar tensão na bobina
TESTANDO |
1- Com a PONTA DE PROVA verifique a tensão nos bornes 1 Negativo e 15 Positivo da bobina de ignição > Deverá apresentar positivo (+). |
2- Desligue a ignição e desligue o conector da LE-JETRONIC, ligue novamente a chave de ignição e verifique com a PONTA DE PROVA a tensão no borne 1 do conector nos modelos com TSZ externa ligar no pino 6 da TSZ > Deverá apresentar positivo (+). |
primário | secundário | |
Volks-até 1991 | 1,9 a 2,1 W | 5,5 a 7,5 KW |
Volks- 1992 | 1,0 a 1,2 W | 5,0 a 6,2 KW |
Fiat | 1,0 a 1,2 W | 5,0 a 6,2 KW |
Ford | 1,9 a 2,1 W | 5,5 a 7,5 KW |
18) - Como testar chaveamento da bobina
TESTANDO |
1- Conectar a entrada auxiliar do OSCILOSCÓPIO ou PONTA DE PROVA no borne 1 (-) da bobina de ignição. Dar partida no motor > Deverá aparecer uma tensão primaria na tela do OSCILOSCÖPIO ou led piscando alternadamente. |
sem EZ-K
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 15 e depois no borne 20 do conector da JETRONIC. Dar partida no motor > Os leds deverão ficar piscando alternadamente. |
LE-JETRONIC e no pino 1 da TSZ
19) - Como testar sensor Hall Com a chave e o conector da EZ-K conectado\TESTANDO |
1- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 3 (+). Deverá ter positivo (+). |
2- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 1 (-). Deverá ter massa (-). |
3- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 2 (0). Dar partida. Os leds deverão ficar piscando. |
Como testar sistema de combustível
20) - Como testar pressão do combustível
TESTANDO |
1- Retirar o fusível da
bomba. Ligar o motor e deixar funcionando até que o mesmo pare. Desligar a ignição e
recolocar o fusível. Soltar a mangueira na entrada do distribuidor de combustivel. Atenção: aparar o combustível que vazar com um pano; o mesmo não deve cair sobre as partes quente do motor. Ligar o dispositivo de medição de pressão, com a válvula aberta, conforme na figura. Cuidado com vazamentos. Conectar o controle remoto entre o borne 87b do relê de comando e o positivo da bateria> Apertar o interruptor. A bomba de combustível deve funcionar. Valor esperado > Pressão do combustível: 2,8 a 3,2 bar. |
2- Feche o registro lentamente. Valor esperado > pressão do combustível: de 4,5 a 8,0 bar. |
3- Na mesma situação com o motor ou a bomba desligada a pressão deve cair no máximo 1,0 bar após 20 minutos. |
4 - Conectar o relé. Deixar o motor funcionando em marcha-lenta. valor esperado > pressão do combustível: aproximadamente 0,5 bar mais baixa do que com motor parado. |
21) - Como testar estanqueidade das válvulas
Desmontar o distribuidor de combustivel completo. Tubulação de entrada e retorno de combustivel ficam ligadas. Retire toda as válvulas ao mesmo tempo da guia do coletor de admissão. Desconectar o relé de comando e ligar o controle remoto entre o borne 87b do relé e o positivo da bateria. Aperte o interruptor; a bomba deve funcionar. Dentro de 60 s não deve pingar nenhuma gota de combustivel da válvula de injeção não está vedando. Verificar os anéis - O.ring. Depois de terminar o teste Montar o distribuidor de combustível completo. Introduzir todas válvulas ao mesmo tempo na guia do coletor de admissão Retirar o fusível da bomba. Ligar o motor e deixar funcionar até que o mesmo pare. Desligar a ignição e recolocar o fusível. Desmontar o dispositivo de medição de pressão. Reconectar a mangueira na entrada do distribuidor de combustível. Verificar se o sistema está estanque. |
22) - Como testar Vazão de combustível
TESTANDO |
Testar a vazão da bomba de combustível contra pressão e medir o retorno, após o regulador de pressão. Soltar a mangueira de retorno do combustível no regulador de pressão. Fixar a mangueira de teste no regulador de pressão e introduzir em um recipiente graduado de aproximadamente 2 litros. Desfazer a conexão do relê do sistema e ligar o controle remoto entre o borne 87b e o positivo da bateria. Ligar o interruptor. A bomba de combustível deve funcionar. Valores esperados > Tempo de medição: 30 s Vazão da bomba: 700 cm3 / 30s. |
No caso de bomba de combustível
estar muito barulhenta verificar.
Depois de terminar o teste:
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23) - Como testar sistema de admissão de ar (estanqueidade)
Verificar se todas a mangueiras estão corretamente encaixadas, sem dobras machucados, se a vareta do óleo está encaixada firmemente até o batente e se a vedação da tampa do bocal de colocação do óleo do cárter está perfeita. Na ocorrência de algum destes defeitos, procurar saná-los. Vedar o escapamento, abrir a tampa do filtro de ar e vedar a entrada do medidor de fluxo de ar. Desconectar a mangueira de ar do regulador de pressão e abrir totalmente a borboleta de aceleração. Injetar ar comprimido 0,3 bar no coletor de admissão. Verificar a estanqueidade em todas as partes indicadas pelas setas pequenas pulverizando água com sabão em todas as juntas. Bolhas ou formação de espuma indicam vazamento, que devem ser eliminados trocando vedações ou reapertando braçadeiras. Também podem ocorrer vazamentos no eixo da borboleta, nas juntas do coletor de admissão e em acessórios que trabalhem com a pressão do coletor. |
24) - Como testar corte de combustível
Com o motor e o conector da LE-JETRONIC conectado
TESTANDO |
1- Aumentar a rotação lentamente até 3000 mínimo -1. Conectar a PONTA DE PROVA no conector das válvulas > O led vermelho deve ficar aceso e o verde piscando. |
2- Tirar o pé do acelerador posição de marcha-lenta > O led vermelho deve continuar aceso e o verde deve apagar. Com a queda da rotação, o led verde deve recomeçar a piscar ao retornar a rotação de marcha lenta |
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 5 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (-). |
2- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 13 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (- |
3- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 25 do conector do LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (- |
4- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 2 do conector do LE-JETRONIC somente nos veículos com TSZ incorporada> Deverá apresentar massa (-). |
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 20 do conector da EZ-K > Deverá apresentar massa (-). |
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 4 do conector da unidade TSZ > Deverá apresentar massa (-). |
26) - Como verificar as ligação ao positivo da bateria
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 21 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar positivo (+). |
2- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 4 do conector do LE-JETRONIC. Durante a partida > Deverá apresentar positivo(+). |
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 6 do conector da EZ-K > Deverá apresentar positivo (+). |
Com a chave ligada e o conector da unidade TSZ desconectado (este teste é somente para os modelos com TSZ externo)
TESTANDO |
1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 5 do conector da unidade TSZ > Deverá apresentar positivo (+). |