CAPÍTULO 41

 

 

 

 

BOSCH LE-JETRONIC

APLICATIVOS

 

FIAT

UNO 1.6 R MPi.

UNO TURBO.

FORD

VERSAILLES GHIA.

ROYALE GHIA.

ESCORT XR3 2.0i

GM

MONZA CLASSIC 500 EF.

MONZA MPFI.

KADET GSI

VW

GOL GTI.

POINTER GTI.

SANTANA EXECUTIVO.

SANTANA GLS

QUANTUM.

 

 

                                   COMO FUNCIONA O SISTEMA LE-JETRONIC.

O primeiro sistema de injeção eletrônica de combustível foi desenvolvido pela BOSCH no Brasil, a partir de 1989 e foi aplicado inicialmente no veiculo Gol GTI. O sistema foi o LE - Jetronic - multiponto.

  • O sistema Le-JETRONIC é comandado eletronicamente e efetua a injeção de combustível no coletor de admissão.
  • A função da injeção é fornecer a quantidade de combustível exatamente dosada necessária aos diversos regimes de funcionamento do motor.
  • A unidade de comando LE - Jetronic recebe vários sinais de entrada, provenientes dos diversos sensores que enviam informações precisas das condições instantâneas do funcionamento do motor. A unidade de comando então, processa essas informações recebidas e calcula o tempo adequado de injeção do combustível através de um sinal elétrico, o qual também é conhecido como tempo de injeção.
  • No sistema de injeção Le-JETRONIC, as válvulas de injeção pulverizam o combustível simultaneamente, ou seja, todas são acionadas ao mesmo tempo. Neste sistema a unidade de comando da injeção controla somente o sistema de combustível.
  • O sistema Le-JETRONIC é analógico sendo que por esta característica, não guarda na memória possíveis avarias que possam ocorrer. Não possui lâmpada de falha para o sistema de injeçã

 

 

BUSCA DE DEFEITO PELO SINTOMA

Motor de partida vira, mas não pega 1 -Teste do sistema de combustivel.

2 -Testar o sensor de temperatura.

3 -Testar o sistema de ignição.

4 -Testar a centelha dos cabos

Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo.

Problemas com a marcha lenta 1 -Teste o interruptor da marcha lenta

2 -Teste a pressão e vazão de combustivel.

3 -Teste o adicionador de ar.

4 -Teste o medidor do fluxo de ar.

5 -Verificar vazamento no regulador de pressão

6 -Testar o índice de CO.

7 -Testar o sistema de admissão de ar.

8 -Testar o sistema de ignição.

9 -Fazer ajuste no distribuidor.

10-Código de defeito da EZ-K

 

Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

Motor pega mais morre em seguida 1 -Testar linha do RPM do relé.

2 -Testar o sensor de temperatura.

3 -Testar o sistema de admissão do ar

4 -Testar o adicionador de ar.

5 -Testar a pressão e vazão de combustivel

6 -Código de defeito da EZ-K.

Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

Problemas de aceleração 1 -Testar as válvulas injetoras.

2 -Testar o sensor de temperatura

3 -Fazer ajuste no distribuidor

4 -Testar o adicionador de ar

5 -Testar a pressão e vazão de combustivel.

6 -Testar o sistema de ignição.

7 -Testar o sistema de admissão de ar

8 -Testar o interruptor de marcha lenta.

9 -Código de falha da EZ-k

10-Vereficar o medidor do fluxo de ar.

 

Ver roteiro de como

testar neste mesmo

capitulo

Motor falha. 1 -Testar a pressão e vazão de combustivel.

2 -Verificar o medidor do fluxo de ar.

3 -Testar o sistema de ignição.

4 -Testar o sensor de pressão.

5 -Código de falha da EZ-K

6 -Sistema elétrico.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Motor fraco sem potência 1- Ver pressão e vazão de combustivel.

2 -Testar o interruptor de marchalenta/plenacarg

3 - Verifique e juste o distribuidor.

4 - Testar o sensor de pressão.

5 - Verifique o sistema de admissão de ar

6 - Testar o medidor do fluxo de ar.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
 

Consumo excessivo de combustível

 

 

 

1 - Testar pressão e vazão de combustível

2 - Testar o sensor de pressão absoluta

3 - Verifique e juste o distribuidor.

4 - Testar o sistema de ignição.

5 - Estanqueidade

6 - Sistema elétrico.

7 - Código de falha da EZ-K

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Motor continua a funcionar após desligar 1 –Estanqueidade

2 - Testar pressão e vazão de combustivel.

3 - Código de falha da EZ-K.

 

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Motor bate pino, detona. 1 - Ajuste do distribuidor.

2 - Testar o sistema de ignição.

3 - Código de falha da EZ-K.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.

 

Super aquecimento. 1 - Ajuste do distribuidor.

2 - Verificar o índice de CO.

3 - Código de falha EZ-K

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Problemas de partidas com motor frio 1 - Testar o sistema de combustivel

2 - Testar o sensor de temperatura.

3 - Testar o medidor do fluxo de ar.

4 - Verificar entrada falsa de ar (estanqueidade)

5 - Verificar o terra da bateria.

6- Verificar vazamento no sistema de conbustível

7 - Ver regulador de pressão de combustivel.

8 - Testar válvula corretora da marcha-lenta.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Dificuldade de partida com motor quente 1 - Verificar entrada falsa de ar estanqueidade.

2 - Testar o sensor de temperatura.

3 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel

4 - Testar o medidor do fluxo de ar.

5 - Verificar o terra da bateria.

6 - Ver regulador de pressão de combustivel.

7 - Testar válvula corretora da marcha lenta.

8 - Testar o sistema de combustivel.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Nivel de CO muito alto. 1 - Verificar entrada falsa de ar estanqueidade.

2 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel

3 - Testar o medidor do fluxo de ar.

4 - Testar o sensor de temperatura.

5 - Ver regulador de pressão de combustivel.

6 - Testar válvulas injetoras.

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.
Nível de CO muito baixo. 1 - Testar o sistema de combustivel

2 - Verificar vazamento/ sistema de combustivel

3 - Testar o medidor do fluxo de ar.

4 - Testar o sensor de temperatura.

5 - Testar válvula corretora da marcha lenta.

6 - Verificar entrada falsa de ar estanqueidade

Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo.

Localização de relés e fuziveis Autolatina.

Lar.jpg (52783 bytes)

Localização de relés e fuziveis GM

Lar2.jpg (56084 bytes)

Localização de relés e fuziveis do Kadett GSi.

Lar3.jpg (36648 bytes)

Localização dos Pré-Resistores da Autolatina.

Lar4.jpg (50898 bytes)

Localização dos Pré-Resistores da GM.

Lar5.jpg (44281 bytes)

Como Localizar a Unidade Central Le-Jetronic.

Modelo

Localização

Gol GTi Abaixo do Porta Luvas
Santana Executivo Próximo a Caixa de Fuziveis
Santana Quantum Próximo a Caixa de Fuziveis
Versaillles Ghia Próximo a Caixa de Fuziveis
Royale Ghia Próximo a Caixa de Fuziveis
Uno 1.6 R Abaixo do Porta Luvas
Escort XR3 2.0i Abaixo do Porta Luvas
Monza Classic 500 EF Abaixo do Porta Luvas no lado direito
Kadett Gsi Abaixo do Porta Luvas no lado direito
Monza MPFi Abaixo do Porta Luvas no lado direito
Pointer Gti Abaixo do Porta Luvas no lado direito
Monza Classic até 1991 Abaixo do Porta Luvas no lado direito
Elba TOP Abaixo do Porta Luvas

  

Como Localizar a Unidade Central   EZK.

Modelo

Localização

Gol GTi Abaixo do Porta Luvas
Uno 1.6 R Abaixo do Porta Luvas
Elba TOP Abaixo do Porta Luvas
Santana Executivo No painel Corta Fogo no lado do Motorista
Quantum No painel Corta Fogo no lado do Motorista
Escort XR3 2.0i No painel Corta Fogo no lado do Motorista
Versailles Ghia No painel Corta Fogo no lado do Motorista
Royale Ghia No painel Corta Fogo no lado do Motorista
Monza Classic 500 EF Abaixo do Porta Luvas
Kadett GSi Abaixo do Porta Luvas
Pointer Gti Abaixo da capa protetora da coluna das dobradiças no lado do motorista
Monza Classic até 1991 Abaixo do Porta Luvas

     

 

                            MEDIDAS DO SISTEMA.

Resistência elétrica de temperatura do motor

A temperatura ambiente 15o a 30o C

Com o motor quente 90o C

1,45 a 3,3 KW

210 a 280 W

Resistência elétrica do medidor de fluxo de ar entre os pinos

9 e 5

8 e 9

8 e 5

7 e 5

500 a 760 ohms

160 a 300 ohms

340 a 450 ohms

60 a 1000 ohms

 

Resistência elétrica dos pré-resistores das eletro-válvulas

5,0 a 7,0 ohms

 

Resistência elétrica das eletro-válvulas de injeção

Estanqueidade das eletro válvulas após 60s

 

Tempo de Injeção GM

Tempo de Injeção Ford

Tempo de Injeção Fiat

Tempo de Injeção Fiat

2,0 a 3,0 ohms

não pode cair nenhuma gota

2.0 a 3.0 ms

2.0 a 3.0 ms

2.0 a 3.0 ms

2.0 a 3.0 ms

 

Resistência elétrica do adicionador de ar

35 a 70 ohms

 

Torque de aperto do sensor de detonação

15 a 25 Nm

 

Vazão de retorno da bomba elétrica de combustível

700 cm3 / 30s mínimo

 

Pressão do combustível do regulador de pressão

com motor parado

em marcha lenta

2,8 a 3,2 bar

0,5 bar abaixo

 

Estanqueidade do sistema de combustivel

pressão do combustível após 20 minutos motor parado

1,0 bar mínimo

Comando de partida

no inicio da partida

após 15s aproximadamente

1,5 V

0,3 V aproximadamente

Regulagem de marcha lenta

850 a 950 mínimo

Ajuste de CO índice de CO com motor quente 90o C

0,5 a 1,5 vol. %

Vela de ignição

0,7 mm

Posição de montagem do distribuidor FORD - LE-JETRONIC

12o + ou - 1o antes PMS.

Posição de montagem do Distribuidor FIAT - LE-JETRONIC

10o + ou - 1o antes PMS

Posição de montagem do Distribuidor GM - LE-JETRONIC

8o + ou - 1o antes PMS

Posição de montagem do distribuidor VW - LE-JETRONIC

12o + ou - 1o antes PMS

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO ESCORT XR3 - VERSAILLES GL

LE1.jpg (192831 bytes)

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO UNO 1.6R

LE2.jpg (180436 bytes)

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO MONZA e KADETT GSI COM EZK

LE3.jpg (197763 bytes)

 

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO MONZA SEM EZK

LE4.jpg (158060 bytes)

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO SANTANA EXECUTIVO/GLS/ QUANTUM e Gol GTI.

LE6.jpg (191032 bytes)

 

ESQUEMA ELÉTRICO DO GOL GTI ATÉ 1991

LE5.jpg (210000 bytes)

 

A - Como testar os componentes ( EZ-K )

1)- Como testar lâmpada de diagnóstico.

Descrição do circuito: A lâmpada de manutenção do motor deverá acender ao se ligar a ignição. A chave de ignição envia positivo (+), através da linha 15, a esta lâmpada e a EZ-K (unidade eletrônica) envia massa através do pino 3. Quando o motor funciona, esta lâmpada deve apagar, e se existir defeito, piscar.

Com a chave ligada, motor parado e a lâmpada não acende: (com o conector da EZ-K

conectado)

TESTANDO

1- Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 3 da EZ-K > Deve ter massa (-). Se tiver, verifique a lâmpada, a fiação e chave de ignição.

2)- Como testar o sensor de temperatura. (Código 2)

4101.jpg (47692 bytes)

OBS.O sensor de temperatura fica parafusado no bloco do motor em contato com a água. É um resistor que vária com a temperatura. A EZ-K envia corrente a este sensor e mede a queda de voltagem que varia de acordo com a temperatura.

Com a chave desligada e o conector da EZ-K desconectado.

TESTANDO

1- Conecte o MULTITESTE DIGITAL (no modo ohmímetro) nos bornes 25 e 20 do conector da EZ-K e meça a resistência > Deverá apresentar um valor entre 1,45 a 3,3 Kohms na temperatura ambiente e de 160 a 280 ohms com o motor quente ( 90o ).

2- Desconecte o conector do sensor e conecte o MULTITESTE DIGITAL ( no modo ohmímetro) diretamente em cada um dos terminais do sensor de temperatura e a massa e meça a resistência.

3) - Como testar (unidade de comando EZ-K / teste de sensor de detonação(Código 4).

4102.jpg (55419 bytes)

 

Se foi ativado o código 4, proceder do seguinte modo para distinguir entre as duas possibilidades de defeito:

  1. Desligar a ignição
  2. Dar a partida no motor e deixar funcionar pôr pelo menos 10s em marcha lenta.
  3. Se estiver sendo mais indicado o código 4, o defeito deve ser EZ-K (circuito de avaliação)
  4. Se não estiver sendo mais indicado o código 4, o defeito é no sensor de detonação (ou no cabo de ligação/conectores), que fica fixado na parede lateral esquerda do bloco do motor. Faça o teste a seguir:

Com a chave desligada e o conector da EZ-K desconectado .

TESTANDO

1- Colocar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência nos bornes 12 e 13 do conector da EZ-K > deverá apresentar um valor infinito (EEE) .

2-Desligar o cabo do sensor de denotação e examinar os contatos quanto à oxidação . Conectar o MULTITESTE DIGITAL entre o pino 1 do sensor e o borne 13 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms.

3- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre o pino 2 do sensor e o borne 12 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms.

4- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência entre o pino 3 do sensor e o borne 12 do conector da EZ-K > deverá indicar um valor próximo de 0 ohms .

5- Verificar o torque de aperto do sensor de denotação com o torquimetro > deverá apresentar um valor entre 15-25 N.m.

B)- Diagnóstico de defeitos dos componentes da EZ-K.

4)- Como testar o interruptor da borboleta ( marcha-lenta )

4107.jpg (42524 bytes)

Com a chave desligada e o conector da unidade de comando EZ-K e da

LE-JETRONIC desconectados .

TESTANDO

1- Como a borboleta na posição de marcha lenta , conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector da EZ-K e dar a partida > Durante a partida deverá apresentar positivo ( + ) .

2- Abrindo a borboleta levemente conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector da EZ-K e dar a partida . > deverá apresentar aberto durante a partida . Os dois LEDS acesos.

Regulagem do interruptor

O parafuso de ajuste da borboleta deve encostar no batente um pouco antes da borboleta travar . Lacrar o parafuso e ajustar o cabo do acelerador sem pressão .Para realizar o ajuste , afrouxar os parafusos do interruptor da borboleta e ligar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência ao conector do interruptor . Deslocar o interruptor até que o contato feche ( clic audível ) > valor operado : 0 W . Caso contrário , substituir o conjunto de interruptores . Apertar os parafusos de fixação . Para verificar o ajuste , puxar um pouco o cabo do acelerador , e o interruptor de marcha-lenta deve abrir-se > valor esperado : infinito

5) - Como testar o sensor de pressão MAP

41ffd.jpg (20678 bytes)

 

TESTANDO

Retire a mangueira de vácuo do coletor de admissão. Ligar a bomba de vácuo na extremidade da mangueira .

Desconectar o cabo dos, interruptores da borboleta .

Deixar o motor funcionando com 2000 a 2300 rpm .

Produzir uma depressão variável de 0 a 525 mmHg com a bomba de vácuo .

Com o auxílio de uma lâmpada de ponto verifique se o ponto de ignição varia na direção ADIANTADO .

C . Como diagnosticar componentes da LE-JETRONIC

6) –Como testar do relê de comando

4110.jpg (61806 bytes)

Conector da LE-JETRONIC desconectado.

TESTANDO

1-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 9 do conector do LE-JETRONIC e dar a partida > deverá apresentar positivo ( + ) durante a partida .

 

Retirar o relê de comando do soquete e ligar um cabo auxiliar entre os pinos 87 e 30 do soquete , conforme ilustrado na figura . Com a chave ligada e motor parado .

 

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 30 do soquete do relê > Deverá apresentar positivo ( + ) .

2-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 15 do soquete do relê > Deverá apresentar positivo ( +) .
3-Conectar a PONTA DE PROVA no borne 1 do soquete do relê. Motor parado chave ligada > positivo ( + ) . Durante a partida > Led verde piscando. Conectar a PONTA DE PROVA no borne 50 do soquete do relê .

Se os testes acima foram verificados , o defeito é do relê de comando.

7) - Como testar o medidor de fluxo de ar .

41jjjs.jpg (27665 bytes)

Com o motor em funcionamento e o conector da LE-JETRONIC conectado.

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA entre o borne 9 do conector do medidor de fluxo de ar > deverá apresentar positivo ( + ) .

2- Conectar a PONTA DE PROVA entre os bornes 5 do conector do medidor de fluxo de ar > deverá apresentar negativo ( - )

Com o conector de 5 pólos do medidor de fluxo de ar desconectado .

TESTANDO

1- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre o borne 9 e o borne 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 500 e 760 W.

2- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 8 e 9 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 160 e 300 W.

3- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 8 e 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 340 e 450 W.

4- Desconectar a mangueira de ligação do medidor de fluxo de ar e através de uma chave de fenda, deslocar a palheta do atuador, e conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência entre os bornes 7 e 5 do conector do medidor de fluxo de ar > Deverá apresentar um valor entre 60 e 1000 W

5- Verifique a continuidade entre o conector do medidor de fluxo de ar e o conector da Le-JETRONIC, de acordo com a dados abaixo.

DADOS

LE

LMM

5

5

7

7

8

8

9

9

Como verificar a livre movimentação da palheta Sensora

Abrir a tampa do filtro de ar e soltar a mangueira de ar: a palheta censora deve movimentar-se livremente até o batente e fechar pôr si só, sem enroscar. Se a palheta censora estiver prendendo ou torta, ou se existirem estrias na carcaça, o medidor de fluxo de ar deverá ser substituído.

8) - Como testar sensor de temperatura do motor

4109.jpg (48041 bytes)

TESTANDO

1- Com ignição desligada e conector da LE - JETRONIC desconectado conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência nos bornes 10 e 13 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar um valor entre 1,45 a 3,3 Kohms 15 a 30 graus e entre 210 e 280 W 90 graus.

2- Com ignição desligada e conector da LE-JETRONIC desconecte o cabo do conector do sensor e conecte o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro diretamente nos terminais do sensor de temperatura e meça a resistência.

9) - Como testar interruptor de marcha lenta de minima carga

4108.jpg (48446 bytes)

Com a chave desligada e o conector da unidade de comando EZ-K e da

LE-JETRONIC desconectados.

TESTANDO

1- Com o pedal do acelerador em repouso, conectar no borne do conector da LE-JETRONIC, que varia nos modelos de acordo com a dados abaixo. Durante a partida > valor esperando: positivo (+).

2- Pisando levemente no pedal do acelerador, conectar no borne do conector da LE-JETRONIC, que varia nos modelos de acordo com os dados abaixo. Durante a partida >valor esperado : aberto os dois led’s acesos.

DADOS DE LIGAÇÃO PARA CADA MODELO

Modelo

Pino da LE

Gol GTI

Monza 500

2

9

Uno 1.6R; Monza com TSZ

Santana e Versailles

14

9

Com o conector da unidade de comando EZ-K e da LE-JETRONIC desconectados.

TESTANDO

1- Desconectar o conector do interruptor de marcha-lenta e com pedal do acelerador em repouso, conectar o MULTITESTE DIGITAL modo de resistência diretamente nos bornes do interruptor de marcha lenta > valor esperado: continuidade aproximadamente 0.00 W.

2- Desconectar o conector do interior de marcha lenta e pisando levemente no pedal do acelerador conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência diretamente nos bornes do interruptor de marcha lenta > Valor esperado: descontinuidade EEE

Como ajustar interruptor

O parafuso de ajuste da borboleta deve encostar no batente um pouco antes da borboleta travar. Lacrar o parafuso e ajustar o cabo do acelerador sem pressão . Para realizar o ajuste afrouxar os parafusos do interruptor do interruptor . Deslocar o interruptor até que o contato feche clique audível > Valor esperado: 0 ohms . Caso contrario, substituir o conjunto de interruptores. Apertar os parafusos de fixação. Para verificar o ajuste puxar um pouco o cabo do acelerador, quando o interruptor de marcha lenta deve abrir-se clique audível > Valor esperado infinito EEE.

10) - Como testar interruptor de plena carga

4106.jpg (35643 bytes)

Com o conector da LE-JETRONIC desconectado.

TESTANDO

1- Com o pedal do acelerador em conectar a PONTA DE PROVA no borne 3 do conector da LE-JETRONIC durante a partida > Aberto os dois leds acesos

2- Pisando no pedal do acelerador até o batente, conectar a PONTA DE PROVA no borne 3 do conector da LE-JETRONIC durante a partida > (+) led vermelho aceso.

Se não obtiver os resultados dos testes 1 e 2 retire o conector dos interruptores e faça o

teste com o ohmímetro.

Com a ignição desligada e o conector da unidade de comando EZ-K e da

LE-JETRONIC desconectados.

TESTANDO

1- Desconectar o conector do interruptor de plena-carga e com a borboleta do acelerador em repouso, conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos bornes do interruptor de plena-carga > Valor esperado : continuidade aproximadamente 0,00 W

2- Desconectar o conector do interruptor de plena-carga e acionar no máximo a borboleta do acelerador conectando o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos bornes do interruptor de plena-carga> valor esperado descontinuidade EEE.

11) - COMO TESTAR AS VÁLVULAS DE INJEÇÃO COM PRÉ RESISTORES.

4104.jpg (82324 bytes)

Como testar alimentação e chaveamento

Com o conector da LE-JETRONIC conectado

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no fio central do conector pré-resistores: Durante a partida> Deverá apresentar positivo (+).

2- Conectar a PONTA DE PROVA nos fios de ligação das válvulas ligados aos bornes 12 e 24 do conector da LE-JETRONIC: Durante a partida > O led verde deverá ficar piscando.

Como testar resistência

Com a chave desligada e o conector da LE-JETRONIC desconectado

TESTANDO

1- Conectar o MULTITESTA DIGITAL no modo resistência : no borne 9, e no 12 do conector da LE-JETRONIC.> Valor esperado:3,5 a 6 W

2- Conectar o c MULTITESTE DIGITAL no modo resistência: no borne 9, e no 24 do conector da LE-JETRONIC> valor esperado: 3,5 a 6 W.

3- Desconectar o conector dos pré-resistores e medir o valor dos pré-resistores individualmente conectado ao MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência direto no conector dos pré-resistores >Valores esperando:5 a 7 W.

4- Conectar o MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos terminais das válvulas 1 a 4 e medir sua resistência > valor esperado: 2 a 3 W na temperatura ambiente.

Como testar o tempo de Injeção

TESTANDO

Com um MULTITESTE DIGITAL no modo milisegundos medir o tempo de Injeção que devera ser de 2.0 a 3.0 ms em marcha lenta.

 

Como testar as válvulas Injetoras com motor funcionando

TESTANDO

1 – Desconectar os conectores dos pré-resistores. Interligar os dois conectores com os cinco cabos de adaptação, como a figura acima. Com o motor funcionando, desconectar individualmente cada cabo de adaptação e depois conectar novamente A rotação do motor deve cair perceptivelmente com uma válvula desconectada (se a mesma estiver em bom estado)

12) - Como testar adicionador de ar

02 NGK.jpg (14200 bytes)

TESTANDO

1- Com o motor em funcionamento verifique se existe alimentação (+) e (-) no adicionador utilizando ao PONTA DE PROVA

2- Desconectar o cabo do adicionador e medir sua resistência conectando MULTITESTE DIGITAL no modo resistência diretamente nos seus terminais> Valor esperado: 35 a 70 W

 

Deixar funcionar o motor frio e apertar a mangueira do adicionador de ar: a rotação deve cair.

Deixar funcionar o motor quente e estrangular a mangueira: a rotação deve cair imperceptivelmente. Cuidado para não danificar mangueira.

Realizar um teste visual no adicionador de ar, soltando as mangueiras e olhando através do mesmo com a ajuda de uma lanterna e de um espelho. Com o motor frio a passagem deve estar parcialmente aberta e com o motor quente, fechada

13) - Como testar auxiliar de partida a quente.

4105.jpg (49866 bytes)

O sistema de partida a quente está presente somente em alguns modelos utilizam o sistema de injeção eletrônica LE-JETRONIC, e é constituído dos seguintes elementos:

Interruptor térmico, cuja função é enviar um sinal negativo ao pino 85 do relé quando o motor encontra-se na temperatura especificada para ativação do sistema de partida a quente.

Relé de partida a quente, cuja função é comandar o funcionamento de todo sistema de partida a quente. O relé é ativado através do borne 85 sinal do interruptor térmico e do borne 86 sinal de partida. Com isso, a linha 87 a conduz o sinal negativo proveniente do sensor de temperatura do motor para a linha 30, passando por um resistor ligado em série. Através desse sinal, a unidade de comando aumenta o tempo de injeção, enriquecendo a mistura e reduzindo o tempo de partida a quente.

14) - Como testar sensor de pressão absoluta

Algumas versões mais modernas do sistema LE-JETRONIC utiliza o sensor de pressão absoluta que mede a pressão atmosférica local corrigindo a mistura. É ligado aos pinos 11 e 9 da LE e à massa.

15) – Como testar a Centelha

02FAI.jpg (7552 bytes)

Coloque o centelhador na saída de alta tensão da bobina de ignição e dê a partida. Deverá ocorrer centelha normal mínimo de 2 centímetros

16) - Como testar tensão na bobina

02TSZ.jpg (24067 bytes)

Com a chave ligada e o conector do sistema LE-JETRONIC conectado.

TESTANDO

1- Com a PONTA DE PROVA verifique a tensão nos bornes 1 Negativo e 15 Positivo da bobina de ignição > Deverá apresentar positivo (+).

2- Desligue a ignição e desligue o conector da LE-JETRONIC, ligue novamente a chave de ignição e verifique com a PONTA DE PROVA a tensão no borne 1 do conector nos modelos com TSZ externa ligar no pino 6 da TSZ > Deverá apresentar positivo (+).

17) - Como testar resistência  da Bobina.

Com bobina desligada

  primário secundário
Volks-até 1991 1,9 a 2,1 W 5,5 a 7,5 KW
Volks- 1992 1,0 a 1,2 W 5,0 a 6,2 KW
Fiat 1,0 a 1,2 W 5,0 a 6,2 KW
Ford 1,9 a 2,1 W 5,5 a 7,5 KW

18) - Como testar chaveamento da bobina

02son.jpg (14714 bytes)

Com o conector da LE-JETRONIC conectado

TESTANDO

1- Conectar a entrada auxiliar do OSCILOSCÓPIO ou PONTA DE PROVA no borne 1 (-) da bobina de ignição. Dar partida no motor > Deverá aparecer uma tensão primaria na tela do OSCILOSCÖPIO ou led piscando alternadamente.

Com o conector da LE-JETRONIC desconectado Desconsiderar este teste em veículos

sem EZ-K

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 15 e depois no borne 20 do conector da JETRONIC. Dar partida no motor > Os led’s deverão ficar piscando alternadamente.

Obs: nos modelos com TSZ externo, ligação da PONTA DE PROVA é no pino 1 da

LE-JETRONIC e no pino 1 da TSZ

19) - Como testar sensor Hall

Com a chave e o conector da EZ-K conectado\

TESTANDO

1- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 3 (+). Deverá ter positivo (+).

2- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 1 (-). Deverá ter massa (-).

3- Com o cabo do distribuidor conectado, puxar a capa de borracha para trás e ligar a PONTA DE PROVA no borne 2 (0). Dar partida. Os leds deverão ficar piscando.

Como testar sistema de combustível

20) - Como testar pressão do combustível

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Com o motor desligado

TESTANDO

1- Retirar o fusível da bomba. Ligar o motor e deixar funcionando até que o mesmo pare. Desligar a ignição e recolocar o fusível. Soltar a mangueira na entrada do distribuidor de combustivel.

Atenção: aparar o combustível que vazar com um pano; o mesmo não deve cair sobre as partes quente do motor.

Ligar o dispositivo de medição de pressão, com a válvula aberta, conforme na figura. Cuidado com vazamentos.

Conectar o controle remoto entre o borne 87b do relê de comando e o positivo da bateria> Apertar o interruptor.

A bomba de combustível deve funcionar. Valor esperado > Pressão do combustível: 2,8 a 3,2 bar.

2- Feche o registro lentamente. Valor esperado > pressão do combustível: de 4,5 a 8,0 bar.

3- Na mesma situação com o motor ou a bomba desligada a pressão deve cair no máximo 1,0 bar após 20 minutos.

4 - Conectar o relé. Deixar o motor funcionando em marcha-lenta. valor esperado > pressão do combustível: aproximadamente 0,5 bar mais baixa do que com motor parado.

21) - Como testar estanqueidade das válvulas

Desmontar o distribuidor de combustivel completo. Tubulação de entrada e retorno de combustivel ficam ligadas. Retire toda as válvulas ao mesmo tempo da guia do coletor de admissão. Desconectar o relé de comando e ligar o controle remoto entre o borne 87b do relé e o positivo da bateria. Aperte o interruptor; a bomba deve funcionar.

Dentro de 60 s não deve pingar nenhuma gota de combustivel da válvula de injeção não está vedando.

Verificar os anéis - O.ring.

Depois de terminar o teste

Montar o distribuidor de combustível completo.

Introduzir todas válvulas ao mesmo tempo na guia do coletor de admissão

Retirar o fusível da bomba. Ligar o motor e deixar funcionar até que o mesmo pare.

Desligar a ignição e recolocar o fusível. Desmontar o dispositivo de medição de pressão.

Reconectar a mangueira na entrada do distribuidor de combustível. Verificar se o sistema está estanque.

22) - Como testar Vazão de combustível

TESTANDO

Testar a vazão da bomba de combustível contra pressão e medir o retorno, após o regulador de pressão. Soltar a mangueira de retorno do combustível no regulador de pressão.

Fixar a mangueira de teste no regulador de pressão e introduzir em um recipiente graduado de aproximadamente 2 litros. Desfazer a conexão do relê do sistema e ligar o controle remoto entre o borne 87b e o positivo da bateria. Ligar o interruptor. A bomba de combustível deve funcionar.

Valores esperados > Tempo de medição: 30 s Vazão da bomba: 700 cm3 / 30s.

 

No caso de bomba de combustível estar muito barulhenta verificar.
  • tubulação de aspiração estrangulada ou dobrada
  • tela no tanque entupida
  • eliminador de bolha entupido
  • corrosão no tanque

Depois de terminar o teste:

  • desconectar o controle remoto e Reconectar o relê.
  • desmontar a mangueira de teste e fixar a mangueira de retorno do combustível no regulador de pressão
  • verificar se não há vazamentos

23) - Como testar sistema de admissão de ar (estanqueidade)

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Verificar se todas a mangueiras estão corretamente encaixadas, sem dobras machucados, se a vareta do óleo está encaixada firmemente até o batente e se a vedação da tampa do bocal de colocação do óleo do cárter está perfeita. Na ocorrência de algum destes defeitos, procurar saná-los.

Vedar o escapamento, abrir a tampa do filtro de ar e vedar a entrada do medidor de fluxo de ar. Desconectar a mangueira de ar do regulador de pressão e abrir totalmente a borboleta de aceleração. Injetar ar comprimido 0,3 bar no coletor de admissão.

Verificar a estanqueidade em todas as partes indicadas pelas setas pequenas pulverizando água com sabão em todas as juntas. Bolhas ou formação de espuma indicam vazamento, que devem ser eliminados trocando vedações ou reapertando braçadeiras. Também podem ocorrer vazamentos no eixo da borboleta, nas juntas do coletor de admissão e em acessórios que trabalhem com a pressão do coletor.

24) - Como testar corte de combustível

Com o motor e o conector da LE-JETRONIC conectado

TESTANDO

1- Aumentar a rotação lentamente até 3000 mínimo -1. Conectar a PONTA DE PROVA no conector das válvulas > O led vermelho deve ficar aceso e o verde piscando.
2- Tirar o pé do acelerador posição de marcha-lenta > O led vermelho deve continuar aceso e o verde deve apagar. Com a queda da rotação, o led verde deve recomeçar a piscar ao retornar a rotação de marcha lenta

Como testar alimentação

25) - Como verificar ligação à massa

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Com a chave desligada e o conector da LE-JETRONIC desconectado.

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 5 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (-).
2- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 13 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (-
3- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 25 do conector do LE-JETRONIC > Deverá apresentar massa (-
4- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 2 do conector do LE-JETRONIC somente nos veículos com TSZ incorporada> Deverá apresentar massa (-).

Com a chave desligada e o conector da EZ-K desconectado.

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TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 20 do conector da EZ-K > Deverá apresentar massa (-).

Com a chave ligada e o conector da unidade TSZ desconectado (Este teste é somente para os modelos com TSZ externa).

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TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 4 do conector da unidade TSZ > Deverá apresentar massa (-).

26) - Como verificar as ligação ao positivo da bateria

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Com a chave ligada e o conector da LE-JETRONIC desconectado

TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 21 do conector da LE-JETRONIC > Deverá apresentar positivo (+).

2- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 4 do conector do LE-JETRONIC. Durante a partida > Deverá apresentar positivo(+).

Com a chave ligada e o conector da EZ-K desconectado

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TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 6 do conector da EZ-K > Deverá apresentar positivo (+).

Com a chave ligada e o conector da unidade TSZ desconectado (este teste é somente para os modelos com TSZ externo)

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TESTANDO

1- Conectar a PONTA DE PROVA no borne 5 do conector da unidade TSZ > Deverá apresentar positivo (+).