CAPITULO 44
BOSCH MONOMOTRONIC
MA 1.7
APLICATIVOS FIAT
TIPO 1.6 IMPORTADO DE 93 A 95.
COMO FUNCIONA O SISTEMA BOSCH MONOMOTRONIC FIAT TIPO 1.6
A principal característica do sistema Monomotronic é a existência de uma única válvula para todos os cilindros do motor. Esta válvula está montada no corpo de borboleta(peça parecida com um carburador). O corpo da borboleta integra outros componentes que no sistema MOTRONIC encontram-se espalhados pelo motor. Este sistema é digital e seu funcionamento básico é o mesmo de todos os sistemas de injeção eletrônica. Recebe informações de diversos sensores instalados no veiculo e a partir destas informações o processador calcula o ponto de ignição e a quantidade de combustivel a ser injetada. Todo sistema é controlado pela central eletrônica (CENTRALINA), o sistema possui injeção e ignição mapeada. As características do MOTRONIC e MONOMOTRONIC são semelhantes, diferenciando-se na quantidade de válvulas de injeção de combustivel. Este sistema também utiliza um sensor de oxigênio, conhecido como Sonda Lambda. Sua função é permitir que a centralina mantenha a mistura de ar combustivel em proporções próximas da ideal para combustão completa. Em sistemas com Sonda Lambda dizemos que seu funcionamento se dá em circuito fechado. Chama-se de circuito fechado porque tem um funcionamento cíclico: caso a Sonda Lambda detecte uma mistura pobre a centralina será informada e irá enriquecer a mistura. Ao enriquecer a mistura, a sonda vai detectar uma mistura rica e vai informar novamente a centralina, que irá empobrecer a mistura. O ciclo vai se repetindo, e pôr se alternar mistura rica e pobre a média fica próxima da ideal. |
Localização do interruptor inercial
Abaixo do banco do motorista |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
FALHA | CAUSAS | SOLUÇÃO |
Motor com dificuldade para pegar | 1. Ver bateria 2. Alimentação da centralina 3. Filtro de ar e sua tubulação entupida 4. Relés e fusíveis do sistema de injeção 5. Ver ignição 6. Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc. 7. Escapamento entupida |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Baixa de potência do motor | 1. Ver bateria 2. Alimentação da centralina 3. Ver ignição 4. Filtro de ar e sua tubulação entupida 5. Escapamento entupido 6. Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta elevada | 1. Ver bateria 2. Sensor de temperatura do ar 3. Corretor da marcha lenta motor CC 4. Sensor de temperatura de água |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor de partida vira mas não pega |
1. Ver bateria 2. Alimentação da centralina 3. Filtro de ar e sua tubulação entupida 4. Ver ignição 5. Escapamento entupido 6. Relés e fusíveis do sistema de injeção e da bomba |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta irregular | 1- Sonda lambda 2. Sensor de temperatura de ar 3. Sensor de temperatura de água 4. Corretor de marcha lenta motor CC 5. Verificar bomba de combustivel, mangueira, filtro, etc. 6. Entrada falsa de ar no coletor de admissão |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Consumo de combustível elevado | 1- Sonda de lambda 2. Sensor de temperatura do ar 3. Sensor de temperatura de água 4. Ver bateria 5. Filtro de ar e sua tubulação entupidas 6. Alimentação da centralina 7. Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. 8. Escapamento entupido |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha na aceleração | 1- Ver bateria 2. Válvula injetora 3. Ver ignição 4. Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Localização dos Relés e Fusiveis, Conector Aldl e Unidade Central.
Esquema Elétrico FIAT Tipo 1.6 Importado
Bobinas de ignição
Tipo BOSCH0.221.503.407 Resistência do enrolamento primário 0,7 ohms + ou - 10% Resistência do enrolamento secundário 14,5 Kohm + ou - 10% Tensão de alimentação 12 V cc Tensão de saída 20 K V |
Sensor de posição da borboleta
Tensão de alimentação Curso mecânico do primeiro potenciômetro Curso do segundo potenciômetro |
5V + ou - 5% 0 a 24 graus 18 a 90 graus |
Sonda lambda
Tipo Resistência de aquecimento |
zircônio ZRO2 4 ohms + ou - 20% |
Sensor de temperatura da água
Tensão de alimentação Resistência a temp. ambiente 25oC |
5V + ou - 5% 3,3 K a 1,5 K W |
Sensor de temperatura de ar
Tensão de alimentação Resistência a temperatura ambiente |
5V + ou - 5% 3,3 K a 1,5 K W |
Injetor de combustível
Resistência do enrolamento Vida útil Tempo de Injeção |
1,6 W + ou - 15% 150.000 Km 1.4 a 1.8 ms |
Eletroválvula do canister
Resistência do enrolamento | 50 W + ou - 15% |
Sensor de rotação
Resistência do enrolamento | 940 W + ou - 10% |
Atuador de marcha lenta motor CC
Alimentação Resistência do enrolamento |
12V bateria 8 W + ou - 15% |
COMO TESTAR COMPONENTES.
Como testar unidade de comando Mono-Motronic centralina
1 - Como testar alimentação da centralina
Desconecte o conector da centralina
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA do pino 16 do conector da centralina > positivo (+). |
2- Coloque a PONTA DE PROVA no pino 18 do conector da centralina > negativo (+). |
3- PONTA DE PROVA no pino 17 do conector da centralina e ligue a ignição > positivo (+). |
2 - Como testar sensor de temperatura da água
O sensor de temperatura da água se localiza no coletor de aspiração. É um resistor que varia com a temperatura. A centralina envia corrente a este sensor e mede a variação de tensão que ocorre de acordo com a variação da temperatura. |
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom) do sensor que vai ligado ao pino 27 da centralina > negativo (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (vermelho/verde) do sensor, que vai ligado ao pino 14 da centralina > Deve estar de acordo com os dados abaixo |
DADOS: valores aproximados
Temperatura °C | 20 | 30 | 40 | 60 | 80 | 100 |
Resistência W | 2400 | 1600 | 1200 | 600 | 320 | 180 |
Tensão V | 2,4 | 1,9 | 1,5 | 0,9 | 0,5 | 0,3 |
3 - Como testar sensor de posição da borboleta
O sensor de posição da borboleta de aceleração recebe 5V através do terminal 25 da centralina. Através do terminal 27 é aterrado. Ele é constituído pôr dois potenciômetros, um envia um sinal correspondente aos primeiros 24 graus de abertura da borboleta ao pino 12 da centralina , o outro envia um sinal que corresponde à abertura da borboleta dos 18 graus até a abertura completa ao pino 11 da centralina |
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/preto), ignição ligada negativo (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (marrom/preto), ignição ligada > Deve ter aproximadamente 5V. |
3- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (marrom/vermelho), ignição ligada > Deve estar de acordo com dados (A). |
4- Coloque o gafanhoto na ponta (verde) do MULTITESTE DIGTAL no modo voltímetro no fio (marrom/verde) > Deve estar de acordo com a dados (B). |
DADOS A
Posição da borboleta | Tensão V |
Borboleta fechada | 1,1 |
Pequena abertura 24 graus | 5,0 |
DADOS B
Posição da borboleta | Tensão V |
Borboleta fechada 18 graus | 0 |
Meia borboleta | 1,0 a 4,0 |
Totalmente aberta 90 graus | 4,5 a 5,0 |
A sonda lambda recebe alimentação para sua resistência através da chave de ignição passando pôr um fusível de 10A. Seus terminais enviam um sinal à centralina através dos pinos 9 a 10. |
Com o motor ligado
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA em um dos fios (branco) > negativo (-). |
2- PONTA DE PROVA em um dos fios (branco) > positivo (+). |
3- PONTA DE PROVA no fio (cinza), que vai ligado ao pino 9 da centralina, ligar a ignição > negativo (-). |
4- Coloque o gafanhoto com a ponta verde do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (preto), que vai ligado ao pino 10 da centralina. Ligar o motor; acelerar várias vezes o motor vezes o motor. A tensão deve variar ligeiramente entre 0 e 0,8V com o motor ligado pôr algum tempo. |
5-Com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência nos terminais do sensor que devera ser de 3,2W a 4,8W em aquecimento, e 0,2 a 0,8W na sonda. |
O sensor de rotação fornece o sinal de sincronização e rpm através dos terminais 3 e 21. |
Observação: Verifique a correta posição do sensor
TESTANDO |
1- Desconecte o conector do sensor; com o MULTITESTE DIGITAL ligado entre os terminais 5 e 24; meça a resistência > Deve ter 940 W + ou - 10%. |
COMO TESTAR ATUADORES
6 Como testar a Bomba de Combustivel.
Antes de iniciar qualquer teste no sistema de alimentação de combustível
Os elementos do sistema de combustível são:
|
Com ignição desligada:
TESTANDO |
1- Teste de pressão da bomba: Despressurização do sistema : retire o fusível da bomba de combustível. Ligue o motor e espere o carro morrer. Coloque o manômetro como o indicado na figura e feche a válvula de esfera. Para acionar a bomba, retire o relé da bomba e faça uma ligação com um fio entre os terminais 87 e 30 do soquete do relé pôr aproximadamente 2 segundos > Deve indicar pôr volta de 4,0 bar e não deve cair rapidamente depois de desligada. Não faça obstrução na linha de retorno, para não danificar o regulador de pressão. |
2- Com o manômetro na mesma situação anterior, abra a válvula de esfera e acione a bomba da mesma maneira que a anterior > Deve indicar uma pressão pôr volta de 1,0 bar. |
3- Ainda com o manômetro ligado, recoloque o relé, dê a partida no motor e acelere até aproximadamente 2000rpm > A pressão deve ficar estabilizada em 1,0 bar. |
7)Como testar o atuador de marcha lenta motor de corrente continua e interruptor de marcha lenta.
A centralina controla a marcha lenta através do motor de corrente contínua, que atua diretamente sobre a borboleta de aceleração. O interruptor de marcha-lenta encontra-se no corpo do motor CC e serve para avisar á centralina que o pedal do acelerador está em repouso ,momento em que este manda um sinal de massa (-) á centralina e serve para ativar o CUT-OFF durante a fase de alívio e para a regulagem da marcha-lenta. Se a marcha lenta não estiver redonda, o defeito pode estar no motor CC ou pode haver obstrução no filtro de ar ou uma entrada de ar falsa. O motor CC é controlado pela centralina através dos pinos 32 a 34, que dependendo da polaridade da tensão enviada ao motor 0 ou +12V, abre ou fecha a borboleta de aceleração até uma abertura máxima de 18 graus, aumentando ou diminuindo a rotação de marcha-lenta. |
Como testar interruptor de marcha-lenta.
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (violeta/preto) do interruptor > negativo (-). |
2- PONTA DE PROVA no fio (branco/preto) do interruptor, que é ligado ao terminal 8 da centralina > Negativo (-), com o pedal do acelerador em repouso e os dois leds acesos pisando levemente no pedal do acelerador. |
Como testar motor de corrente contínua.
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA nos fios (cinza) e (marrom), que vão ligados aos pinos 32 e 34 da centralina> Deve variar de positivo para negativo conforme varia a rotação de marcha-lenta do motor. |
2- Retire o conector do motor de corrente contínua e meça sua resistência > Deverá ser de 8 W + ou - 15%. |
8) Como testar a Válvula injetora e o Sensor de Temperatura do ar.
O sensor de temperatura do ar fica localizado na cabeça da válvula injetora. É um resistor que varia com a temperatura. A centralina envia corrente a este sensor através do pino 13 e mede a variação de voltagem que ocorre com a variação de temperatura. A ligação à massa é feita pelo pino 27 da centralina. A válvula injetora recebe 12V através do pré-resistor, que é alimentado pelo relé da bomba. O outro terminal vai até a unidade centralina no pino 35 e recebe pulsos de aterramento, acionando a válvula injetora. |
Como testar válvula injetora e do pré-resistor
TESTANDO |
1- Retire o conjunto do filtro de ar, ligue a chave de ignição sem dar partida e observe o injetor dentro do corpo de borboleta > Não deve gotejar. |
2- PONTA DE PROVA no fio que é ligado ao pré-resistor fio (verde)> Durante a partida deve ter positivo (+). |
3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 35 da centralina fio (verde/vermelho) e dê a partida no motor > Os leds deverão piscar enquanto o motor estiver girando. |
4-MULTITESTE DIGITAL no pino 35 e resistor adicional checar a resistência devera ser de 1,3W a 1.9W e repetir checando a resistência no resistor adicional que deverá ser de 2,8W a 3,4W, e checar a resistência no pino 35 e terminal 3 da sonda que devera ser de 4,1W a 5,3W. |
Como testar o Tempo de Injeção
TESTANDO |
5-Com um MULTITESTE DIGITAL checar o tempo de Injeção que devera ser de 1,4 a 1,8ms em marcha lenta. |
Como testar sensor de temperatura do ar
TESTANDO |
1- Com a ignição ligada e motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom )do sensor > Deve ter massa (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta verde do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (azul claro) do sensor > Deve estar de acordo com a dados abaixo. Em temperatura normal de funcionamento deverá ter aproximadamente 2,5V. |
DADOS: valores aproximados
Temperatura °C | 20 | 30 | 40 | 60 | 80 | 100 |
Resistência W | 2400 | 1600 | 1200 | 600 | 320 | 180 |
Tensão V | 2,4 | 1,9 | 1,6 | 1,0 | 0,5 | 0,3 |
9) Como testar a válvula de Canister
É acionada pela centralina através de negativo no terminal 29 em, determinadas condições de funcionamento do motor. |
TESTANDO |
1- Com o motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (vermelho) do canister > positivo (+). |
2- Com o motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (azul), que vai ligado ao terminal 29 da centralina> Negativo (-) algumas vezes durante o funcionamento do motor acelere o motor várias vezes. |
3- Com a ignição desligada, desconecte o conector; com o MULTITESTE DIGITAL no modo de resistência ligado diretamente aos terminais da canister, meça a resistência > Deve ter 50 W + ou - 15%. |
10) Como testar a Bobina de Ignição
Ao iniciar este
teste, não se esqueça de verificar 1- cabos de velas 2- velas 3- fios e conexões elétricas 4- bateria 5- Alternador e regulador de voltagem |
TESTANDO |
1- Coloque o centelho em uma das saídas do módulo de potência e dê partida no motor > a faisca deve ser forte e uniforme. Fazer este teste para as outras saídas. |
2- PONTA DE PROVA no fio (vermelho) do conector da bobina, ignição ligada > positivo (+). |
3- PONTA DE PROVA nos fios que vão aos terminais 1 a 19 da centralina fios (laranja e marrom) > Durante a partida os leds deverão piscar alternadamente. |
4- Medir a resistência da bobina de ignição > primário: 0,7 W + ou - 15% secundário: 14,5 KW + ou - !5% |
COMO TESTAR AUXILIARES
11)Como
testar o Relé de Alimentação
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (branco/verde) que vai ligado ao pino 17 da centralina, com a ignição ligada > positivo (+). |
86 > negativo (-) 85 > positivo (+) 30 > positivo (+) |
O relé da bomba de combustível é acionado pela centralina através de um sinal negativo do terminal 26aplicado ao terminal 86 do relé. É acionado por alguns segundos quando é ligada ou quando existe sinal de rotação vindo do sensor de rotação motor girando. |
TESTANDO |
1- Com a ignição desligada, retire o relé e coloque a PONTA DE PROVA no terminal 30 do relé > positivo(+). |
2- Com a ignição ligada, PONTA DE PROVA no terminal 85 do conector do relé > positivo (+) |
3- Desligue a ignição e recoloque o relé, coloque a PONTA DE PROVA no fio do terminal 86 do relé fio (laranja/preto). Com a ignição ligada e motor parado > positivo (+). Durante partida> negativo (-) |
4- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 87 do conector do relé fios (verde e verde/preto). Com o motor funcionando ou durante a partida > positivo (+). |