CAPITULO 57
BOSCH
MONOMOTRONIC1.2.3
APLICATIVO VOLKSWAGEN VW GOLF 1.8 MONOPONTO. Aplicativos SEATCórdoba 1.6 MONOPONTO - de 1995 em diante
Ibiza 1.8 MONOPONTO - de 1995 em diante
COMO FUNCIONA O SISTEMA BOSCH MONOMOTRONIC VW GOLF.A principal característica do sistema Monomotronic é a existência de uma única válvula para todos os cilindros do motor. Esta válvula está montada no corpo de borboleta(peça parecida com um carburador). O corpo da borboleta integra outros componentes que no sistema MOTRONIC encontram-se espalhados pelo motor. Este sistema é digital e seu funcionamento básico é o mesmo de todos os sistemas de injeção eletrônica. Recebe informações de diversos sensores instalados no veiculo e a partir destas informações o processador calcula o ponto de ignição e a quantidade de combustível a ser injetada. Todo sistema é controlado pela central eletrônica (CENTRALINA), o sistema possui injeção e ignição mapeada. As características do MOTRONIC e MONOMOTRONIC são semelhantes, diferenciando-se na quantidade de válvulas de injeção de combustível. |
Este sistema também utiliza um sensor de oxigênio, conhecido como Sonda Lambda. Sua função é permitir que a centralina mantenha a mistura de ar combustível em proporções próximas da ideal para combustão completa. Em sistemas com Sonda Lambda dizemos que seu funcionamento se dá em circuito fechado. Chama-se de circuito fechado porque tem um funcionamento cíclico: caso a Sonda Lambda detecte uma mistura pobre a centralina será informada e irá enriquecer a mistura. Ao enriquecer a mistura, a sonda vai detectar uma mistura rica e vai informar novamente a centralina, que irá empobrecer a mistura. O ciclo vai se repetindo, e pôr se alternar mistura rica e pobre a média fica próxima da ideal. |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
FALHA | CAUSAS | SOLUÇÃO |
Motor com dificuldade para pegar | 1- Ver bateria 2- Alimentação da centralina 3- Filtro de ar e sua tubulação entupida 4- Relés e fusíveis do sistema de injeção 5- Ver ignição 6- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro etc. 7- Escapamento entupida |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Baixa de potência do motor | 1- Ver bateria 2- Alimentação da centralina 3- Ver ignição 4- Filtro de ar e sua tubulação entupida 5- Escapamento entupido 6- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta elevada | 1- Ver bateria 2- Sensor de temperatura do ar 3- Corretor da marcha lenta motor CC 4- Sensor de temperatura de água |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor de partida vira mas não pega | 1-Ver bateria 2- Alimentação da centralina 3- Filtro de ar e sua tubulação entupida 4- Ver ignição 5- Escapamento entupido 6- Relés e fusíveis do sistema de injeção e da bomba |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Marcha lenta irregular | 1- Sonda lambda 2- Sensor de temperatura de ar 3- Sensor de temperatura de água 4- Corretor de marcha lenta motor CC 5- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. 6- Entrada falsa de ar no coletor de admissão |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Consumo de combustível elevado | 1- Sonda de lambda 2- Sensor de temperatura do ar 3- Sensor de temperatura de água 4- Ver bateria 5- Filtro de ar e sua tubulação entupidas 6- Alimentação da centralina 7- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. 8- Escapamento entupido |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha na aceleração | 1- Ver bateria 2- Válvula injetora 3- Ver ignição 4- Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro, etc. |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Medidas do sistema Bobinas de ignição
Tipo BOSCH 0.221.503.407 Resistência do enrolamento primário 0,7 ohms + ou - 10% Resistência do enrolamento secundário 14,5 KW + ou - 10%tensão de alimentação 12 V cc tensão de saída 20 K V |
Tensão de
alimentação Curso mecânico do primeiro potenciômetro Curso do segundo potenciômetro |
5V + ou - 5% 0 a 24 graus 18 a 90 graus |
Tipo Resistência de aquecimento |
zircônio ZRO2 4 W + ou - 20% |
Tensão de
alimentação Resistência a temp. ambiente 25oC |
5V + ou - 5%3,3 K W a 1,5 KW |
Tensão de
alimentação Resistência a temperatura ambiente |
5V + ou - 5%3,3 K W a 1,5 KW |
Resistência do
enrolamento Vida útil |
1,6 W + ou -
15% 150.000 Km |
Resistência do enrolamento | 50W + ou - 15% |
Resistência do enrolamento | 940W + ou - 10% |
Alimentação Resistência do enrolamento |
12V bateria 8 W + ou - 15% |
CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL
ESQUEMA ELÉTRICO DO GOLF 1.8 MONOPONTO
TESTE DOS COMPONENTES
A - Como testar unidade de comando Monomotronic centralina 1-Como testar alimentação da centralinaTESTANDO |
1- PONTA DE PROVA do pino 21 do conector da centralina > positivo (+). |
2- Coloque a PONTA DE PROVA nos pinos 1, 12, 15 e 20 do conector da centralina > negativo (-). |
3- PONTA DE PROVA DE PROVA no pino 23 do conector da centralina ligue a ignição > positivo (+). |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, PONTA DE PROVA nos fios (marrom e branco) > negativo (-). |
2- PONTA DE PROVA no fio (branco/vermelho), ligar a ignição > positivo (+). |
3-Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no (amarelo), que vai ligado ao pino 38 da centralina. Ligar o motor e esperar seu aquecimento. com motor funcionando, acelere varias vezes. > A tensão deve ficar variando entre 0 e 0,9 V. |
4-Com um MULTITESTE DIGITAL checar a resistência do Sensor em aquecimento que devera ser de 4 a 8 W. |
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/preto) > negativo (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (vermelho/preto), que vai ligado ao pino 8 da centralina > deve apresentar 12V. |
3- PONTA DE PROVA no fio (verde/branco), que vai ligado ao pino 13 da centralina, motor funcionando > os dois leds devem piscar alternadamente. |
4-Como testar sensor de temperatura da água
TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/azul) do sensor ligado ao pino 17 da centralina > negativo (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (cinza/verde) do sensor, que vai ligado ao pino 42 da centralina> Deve estar de acordo com a tabela a seguir. |
DADOS: Valores aproximados
Temperatura graus | 20 | 30 | 40 | 60 | 80 | 100 |
Resistência W | 2400 | 1600 | 1200 | 600 | 320 | 180 |
Tensão V | 2,4 | 1,9 | 1,5 | 0,9 | 0,5 | 0,3 |
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TESTANDO |
1- PONTA DE PROVA no fio (marrom/azul) ligado ao pino 17 da centralina, ignição ligada > negativo (-). |
2- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (vermelho/azul) ligado ao pino 14 da centralina, ignição ligada > Deve ter aproximadamente 5V. |
3-Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio (cinza/azul) ligado ao pino 41 da centralina, ignição ligada > Deve estar de acordo com a dados (A). |
4- Coloque o gafanhoto com a ponta (verde) do MULTITESTE DIGITAL no voltímetro no fio (cinza) ligado ao pino da centralina > Deve estar de acordo com a dados (B). |
Posição da borboleta | Tensão (V) |
Borboleta fechada | 0,5 a 1,0 |
Até ¼ de abertura (24 graus) | 1,0 a 5,0 (continuo) |
De ¼ até total mente aberta | 4,5 a 5,0 (constante) |
Posição da borboleta | Tensão V |
Abertura até 18 graus | 0 a 1,0 (constante) |
Abertura de 18 até 90 graus | 1,0 até 5,0 (contínuo) |
totalmente aberta 90 graus | 4,5 a 5,0 |
Antes de iniciar qualquer teste no
sistema de alimentação de combustível , verifique:- se há combustível no
reservatório de combustível (tanque)
- se a bomba de combustível esta funcionando (ao ligar a chave de ignição, sem dar partida, a bomba é acionada pôr cerca de 3 segundos - seu ruído de funcionamento é perceptível ) - tubulação, conexões e filtro de combustível (obstrução e vazamento) - fios e conexões elétricas (continuidade). Os componentes do sistema de combustível 1- Bomba no interior do tanque de combustível 2- Tanque de combustível 3- Filtro 4- Mangueira de combustível 5- Válvula injetora 6- Regulador de pressão |
TESTANDO |
Despressurizarão do sistema: Retire o fusível da bomba de combustível. Ligue o motor e espere o carro morrer. Coloque o manômetro Como o indicado na figura e feche a válvula de esfera. Para acionar a bomba, retire o relé da bomba e faça uma ligação com um fio entre os terminais 87 e 30 do soquete do relé pôr aproximadamente 2 segundos > Deve indicar pôr volta de 4,0 bar e não deve cair rapidamente depois de desligada. Não faça obstrução na linha de retorno, pra não danificar o regulador de pressão. |
2- Com o manômetro na mesma situação anterior, abra a válvula de esfera e acione a bomba da mesma maneira que a anterior > deve indicar uma pressão entre 0,9 e 1,1 bar. |
3- Ainda com o manômetro ligado, recoloque o relé, dê a partida no motor e acelere até aproximadamente 2000 rpm > A pressão deve ficar estabilizada em 1,0 bar. |
A centralina controla a marcha lenta através do motor de corrente contínua, que atua diretamente sobre a borboleta de aceleração. O interruptor de marcha-lenta encontra-se no corpo do motor CC e serve para avisar à centralina que o pedal do acelerador está em repouso , para ativar o CUT-OFF durante a fase de desaceleração e para a regulagem da marcha-lenta. |
Como testar interruptor de marcha lenta
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio (marrom/preto) ligado ao pino4 do conector> negativo (-) |
2- Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA no fio (verde/vermelho) ligado ao pino 5 do conector., que é ligado ao terminal 10 da centralina > negativo (-) com pedal do acelera dor em repouso e os dois leds acesos pisando levemente no pedal do acelerador. |
Como testar atuador de marcha-lenta
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios (vinho/preto) pino 1 do conector e (branco) pino 6 do conector, ligados aos pinos 26 e 2 da centralina > Deve variar de positivo para negativo conforme varia a rotação de marcha lenta do motor. |
2- Ignição ligada, motor parado retire o conector do atuador de marcha-lenta e meça sua resistência entre os pinos 1 e 6 >Deverá ser de 3 a 200 W. |
3-Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 3 (preto) e 4 (marrom/preto) do conector > positivo (+) pino 3 e negativo (-) pino 4. |
Como testar válvula da injetora, do pré-resistor e do sensor de temperatura do ar
TESTANDO |
1- Retire o conjunto do filho de ar, ligue a chave de ignição sem dar partida e observe o injetor dentro do corpo de borboleta > Não deve gotejar. |
2- PONTA DE PROVA no fio (branco/vinho) pino 2 do conector > Durante a partida deve ter positivo (+) |
3- PONTA DE PROVA no fio (vinho) (pino 3 do conector). Dê a partida no motor > Os leds deverão piscar enquanto o motor estiver girando. A resistência da válvula injetora deve ser 1,6 W + ou - 15% e a do pré-resistor deve ser de 2,8 W a 3,4 W. |
4- Com a ignição ligada e motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom) pino 1 do conector > deve ter negativo (-). |
5- MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (preto/amarelo pino 4 do conector >dados abaixo temperatura pôr tensão. |
Temperatura graus celcios | 20 | 30 | 40 | 60 | 80 | 100 |
resistência W | 2400 | 1600 | 1200 | 600 | 320 | 180 |
Tensão V | 2,4 | 1,9 | 1,6 | 1,0 | 0,5 | 0,3 |
TESTANDO |
Com MULTITESTE DIGITAL no modo milesegundos checar o tempo de Injeção da Válvula Injetora que deverá ser de 1.5 a 1.9 ms em marcha lenta |
9-Como testar eletroválvula interceptora do canister
TESTANDO |
1- Com a ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio (preto/branco) da válvula do canister > positivo (+). |
2- Com o motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (verde/amarelo), que vai ligado ao terminal 3 da centralina> Negativo (-) algumas vezes durante o funcionamento do motor acelere o motor varias vezes . |
3- Com ignição desligada, desconecte o conector. Meça a resistência da válvula com o MULTITESTE DIGITAL> Deve ter 30 W + ou - 15%. |
TESTANDO |
1- Coloque o centelhador nas saídas do distribuidor e dê partida no modo > a faísca deve ser forte e uniforme. |
2- PONTA DE PROVA no pino 1 do conector da bobina, ignição ligada > Positivo (+). |
3- PONTA DE PROVA no pino 3 do módulo de potência, ignição ligada > positivo (+). |
4- PONTA DE PROVA no pino 1 do módulo de potência fio (marrom/amarelo) > positivo (+). |
5- PONTA DE PROVA no fio que vai do terminal 2 do módulo ao pino 24 da centralina fio (verde) > Durante a partida os leds deverão piscar alternadamente. |
6- PONTA DE PROVA no terminal 15 da bobina de ignição > Durante a partida os leds deverão piscar alternadamente. |
7- Medir a resistência da bobina de ignição com o MULTITESTE DIGITAL > Primário: 0,7 W + ou - 15%; Secundário: 14,5 kW + ou - 15%. |
TESTANDO |
1- Com motor frio, PONTA DE PROVA no fio (preto) do terminal 87 do relé > Positivo (+). |
2- Retire o relé,
ligue a ignição, coloque a PONTA DE PROVA no conector do relé: 86 > Negativo (-) 85 > Positivo (+) 30 > Positivo (+) |
3- Com o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro, medir a resistência de aquecimento do coletor > Deve apresentar de 0,2 a 0,5 W. |
O relé da bomba de combustível é acionado pela centralina através de um sinal negativo do terminal 25 aplicado ao terminal 85 do relé, É a acionar pôr alguns segundos quando a ignição é ligada ou quando existir sinal de rotação vindo do sensor de rotação - motor girando. |
TESTANDO |
1- Ignição desligada, retire o relé e coloque a PONTA DE PROVA no terminal 30 do conector do relé > Positivo (+). |
2- Ignição ligada, PONTA DE PROVA no terminal 86 do conector do relé > Positivo (+). |
3- Desligue a ignição e recoloque o relé, coloque a PONTA DE PROVA no fio do terminal 85 do relé fio (amarela/azul). Com a ignição ligada e motor parado > Positivo (+). Durante partida > Negativo (-). |
4- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 87 do conector do relé fio (vermelho/amarelo). Com o motor funcionando ou durante a partida > Positivo (+). |
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14)
- Como apagar a lâmpada
de aviso da Inspeção do Golf de 1991 a 1997 Seat Códoba/Ibiza de 1993
e Inca de 1995 (IN01)?
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15)
-Como apagar a lâmpada de aviso da
Inspeção do Golf de 1991 a 1997 Seat Cordoba/Ibiza de 1993 em diante Inca de
1995 (IN02)?
1) - Com a chave na posição ON. |
2) - Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A) |
3)- Girar a chave a posição
OFF |
4)- Soltar o Botão de Resetar (A)r. |
5)– Se Junto ao velocímetro
aparecer o Display
(IN02) |
6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o
display apagar. |
7) -Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o
display (IN01) |
8) - Apertar o Botão de Resetar B
até o display apagar |
9)– Repetir o procedimento para resetar a Lâmpada de
Óleo. |
10)- Com a chave na posição ON. |
11)
– E verifique se o display mostra
(IN00). |