CAPITULO 62
APLICATIVOS FIAT
MAGNETI MARELLI IAW - 1G7
PALIO 1.0 e 1.5 MPI.
FIORINO 1.0 e 1.5 MPI.
COMO FUNCIONA O SISTEMA
Este sistema de injeção é um sistema digital multiponto com
varias válvulas injetoras no caso quatro do tipo semi seqüencial. Possui ignição
estática não possui distribuidor. A determinação da quantidade de ar admitida pelo
motor se dá em função da sua rotação e da densidade de ar, sendo esta calculada pela
pressão absoluta no coletor de admissão MAP e pela temperatura do ar.
Este sistema possui as seguintes funções. + Função autoadaptativa -{o sistema se ajusta em função do desgaste do motor}. + Limitador de rotações - {através de redução nos tempos de controle das válvulas injetoras}. + Correção barométrica - {cada vez que o motor é ligado e em determinadas condições de funcionamento}. + Controle de detonação. + Recuperação do vapores de combustivel. + Controle de gases de combustão. + Ligação com sistema de ar-condicionado. + Ligação com o sistema FIAT CODE. |
Como conseguir o códigos de falhas.
A diagnose deste sistema de injeção pode
ser feita através da obtenção dos códigos de falhas armazenados em sua memória. Estes
códigos podem serem obtidos com o uso de um SCANNER. O SCANNER deverá ser ligado ao ALDL
(conector de diagnóstico) do veiculo. Para eliminar os códigos de falhas é necessário o uso de um SCANNER. Somente apagar os códigos após o conserto do defeito. |
À esquerda do pedal da embreagem |
Para o funcionamento do motor é necessário que haja
sempre centelha nas velas e injeção de combustivel. 1 - Se não houver centelha e houver injeção verifique o sistema de ignição. 2 - Se houver centelha e não houver injeção verifique o sistema de alimentação de combustivel 3 - Se não houver centelha nem injeção verifique os fusíveis, relés, sensor de rotação, suas conexões e fiação. |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
SINTOMA |
POSIVEIS DEFEITOS. |
MOTOR NÃO PEGA | 1 . Filtro da ar e sua tubulação
(obstrução ) . 2 . Tubulação de escape (obstrução ) . 3 . Sistema de alimentação de combustivel. 4 . Alimentação da unidade central (Centralina) 5 . Carga da bateria 6 . Sistema de ignição. 7 . Sensor de rotação 8 . Relés fusíveis. |
MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR | 1 . Sensor de temperatura da ar . 2 . Sensor de temperatura de água . 3 . Sistema de ignição 4 . Sistema de alimentação de combustível 5 . Carga da bateria. 6 . Sistema de ignição. 7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba . 8 . Sensor de rotação. |
MARCHA-LENTA IRREGULAR | 1 . Sonda lambda 2 . Sensor de temperatura de ar 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Sistema de alimentação de combustível . 5 . MAP 6 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo ) 7 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade). |
MARCHA LENTA MUITO ALTA | 1 . Carga da bateria 2 . Sensor de temperatura do ar . 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo ) |
FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR | 1 . Alimentação da unidade central
(Centralina) 2 . MAP 3 . Sistema de alimentação de combustível . 4 . Sistema de ignição 5 . Carga da bateria 6 . Tubulação de escape (obstrução) 7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução). |
MOTOR FALHANDO | 1 . Map 2 . Válvula injetora 3 . Sistema de alimentação de combustível 4 . Carga da bateria . 5 . Sistema de ignição. |
CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL | 1 . Alimentação da unidade central
(Centralina). 2 . Sonda lambda . 3 . Sensor de temperatura do ar . 4 . Sensor de temperatura de água 5 . Sistema de alimentação de combustível 6 . Carga da bateria . 7 . Tubulação de escape (obstrução ) 8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ). |
A . SENSORES 1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) do sensor (ligado ao pino 16 da centralina ). Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (verde branco ) do sensor ligado ao pino 13 da centralina. Dados abaixo motor quente: entre 0,4 a 0,6 v (220 W ). |
Temperatura °C | 100 |
80 |
60 |
40 |
30 |
20 |
Tensão V | 0,5 |
0,8 |
1,4 |
2,2 |
2,7 |
3,2 |
Resistência W | 200 |
370 |
730 |
1550 |
2400 |
3600 |
2-COMO TESTAR SENSOR DE OXGENIO SONDA LAMBDA.
TESTASNDO |
1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da sonda . Positivo (+) 12V. |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto/verde) da sonda . Negativo (-). |
3-Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote .Com o MULTITESTE DIGITAL medir resistência de aquecimento da sonda (medir através dos terminais 3 e 4 do conector ) .Resistencia de 4 a 4,8 W. |
4-Motor funcionando e aquecido MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (verde) da sonda (ligado ao pino 29 da centralina ) . Tensão deve ficar oscilando entre 0,1V e 0,9 V . |
3-COMO TESTAR SENSOR DA ROTAÇÃO E PMS.
TESTANDO |
1-Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência do sensor. Resistência de 600 a 900 W. |
2-Medir distância entre sensor e roda dentada (utilizar um calibrador ). 0,4 a 1,0 mm. |
3-Conector o sensor ao chicote. Instalar o MULTITESTE DIGITAL com a garra gafanhoto no fio (branco) ligado ao pino 11 da centralina . Selecionar modo vac (v ) no MULTITESTE DIGITAL. Dar partida no motor. Deve indicar um valor entre 4 e 7 VAC durante a partida. Em marcha-lenta deve apresentar de 6 a 9 VAC. |
4-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (rosa/preto) ligado ao pino 14 da centralina. Tensão de 0,5 v ± 5 %. |
3-Inição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (laranja/branco) ligado ao pino 30 da centralina . Gire lentamente o eixo da borboleta até o final . As leituras devem estar de acordo com a tabela abaixo. A variação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear. |
4-Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL, medir resistência elétrica entre os terminais A e B do sensor . Resistencia de 1200 W. |
5-Na mesma situação anterior, medir resistência elétrica entre os terminais A e C do sensor enquanto gira o eixo da borboleta . Resistencia varia de 1200 W a 2400 W. |
Posição da borboleta | Tensão V |
Borboleta fechada | 0,4 a 0,7 |
Borboleta totalmente aberta | 4,0 a 5,0 |
5-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-) |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro no fio (azul/preto) ligado ao pino 31 da centralina. Tabela abaixo. |
Temperatura °C | 100 |
80 |
60 |
40 |
30 |
20 |
Tensão v | 0,5 |
0,8 |
1,4 |
2,2 |
2,7 |
3,2 |
Resistência W | 200 |
370 |
730 |
1550 |
2400 |
3600 |
6-COMO TESTAR SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA - MAP
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (rosa/preto) ligado ao pino 14 da centralina. Tensão de 0,5 v ± 5 %. |
3-MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (azul/amarelo) ligado ao pino 32 da centralina . Conectar a bomba de vácuo no sensor MAP e aplicar vácuo. Leituras de acordo com tabela abaixo. |
Vácuo mmHg | 100 | 200 | 300 | 400 | 500 |
Tensão V | 3,4 | 2,7 | 2,0 | 1,4 | 0,5 |
7-COMO TESTAR SENSOR DE DETONAÇÃO
TESTANDO |
1-Medir resistência entre os terminais do sensor. Resistência maior eu 500 KW. |
B . COMO TESTAR ATUADORES
8-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio marrom de cada válvula injetora. Positivo (+). |
2-PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 18 (branco/azul) e 25 (branco) da centralina. Dê partida no motor. Led (verde ) pisca durante partida ou com motor funcionando. |
3-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras .Resistência de 13 a 21 W |
TESTANDO |
5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 2,0 a 5.0 ms em marcha lenta |
9-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO (CONTROLE DA MARCHA-LENTA )
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova em cada um dos fios ligados ao motor de passo. Dar partida no motor. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando ocorrer variação na marcha-lenta . |
2-Ignição desligada, desconecte os terminais do conector os terminais do conector do motor de passo. Medir a resistência elétrica dos enrolamentos com o MULTITESTE DIGITAL. Deve estar de acordo com a tabela abaixo . |
Medição entre Terminais | 2 e 20 | 3 e 21 | 2 e 3 | 20 e 21 | com a carcaça |
Valor medidor W | 40 a 60 | 40 a 60 | EEE isolado | EEE isolado | EEE isolado |
10-COMO TESTAR BOBINAS DE IGNIÇÃO
TESTANDO |
1-Centelhador colocado na bobina, Dar partida no motor. Centelha forte (mín 2 cm ) durante partida . |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTE DE PROVA no fio (marrom / preto) .Positivo (+) 12V . |
3-PONTA DE PROVA no fio (branco/verde) bobina 1 - ligado ao pino 19 centralina ou (branco / preto) bobina 2 - ligado ao pino 1 da centralina. Da partida no motor. Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando. |
4-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário, entre os terminais do conector, e do secundário da bobina entre as saídas para as velas. Primário 0,5W a 1,0 W. Secundário: 6,5 KW a 9,5 KW. |
11-COMO TESTAR BOMBA E CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL
TESTANDO |
1-PONTA DE PROVA, no fio (verde/marrom ) da bomba. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 V durante partida . |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/violeta) da bomba. Negativo (-). |
TESTANDO |
1-Despressurisar o sistema: Ignição desligada, retire o conector da bomba e dê partida no motor por alguns segundos. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível. Dar partida no motor. Pressão de 2,5 a 3,05 bar com motor funcionando . |
2-Motor funcionando, retire a mangueira de vácuo do regulador de pressão. Cerca de 3 bar em marcha - lenta . |
3-Motor funcionando, feche lentamente a válvula de passagem. Pressão deve subir até no mínimo 6,0 bar. |
13-COMO TESTAR AQUECEDOR DO CORPO DE BORBOLETA
TESTANDO |
1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Preto do aquecedor = Negativo. - |
2 - Com o motor ligado, PONTA DE PROVA no Laranja/Branco do aquecedor = Positivo + (12V) |
3 - Ignição desligada, desconectar o aquecedor do chicote com o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro medir a resistência elétrica entre os terminais do aquecedor = 4,4 W. |
14-COMO TESTAR A VÁLVULA DE CANISTER.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor pardo, ponta de prova no fio (Marrom/branco) da válvula. Positivo (+) 12 v. |
2-Ignição desligada, desconectar a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL medir resistência elétrica entre os terminais da válvula .Resistencia de 35 A 55 W ± 20 %. |
3-Motor funcionando, aquecido, MUTLITESTE DIGITAL no fio (rosa) ligado no pino 22 da centralina. Acelerar motor. A leitura deve variar entre 100 % e 80% por alguns segundos . |
C . COMO TESTAR AUXILIARES 15-COMO TESTAR RELÊ DUPLO
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos terminais 3, 8, 11 e 15 do relê. Positivo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos terminais 1 e 12 do relê. Positivo (+) . |
3-PONTA DE PROVA nos terminais 4, 5, 6, 13 e .Dê partida no motor. Positivo (+) durante partida ou com motor funcionando . |
4-PONTA DE PROVA no terminal 7 do relê. Dê partida no motor. O led (verde) deve ficar oscilando durante partida ou com o motor funcionando. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 35 da centralina (verde/ amarelo) . Positivo (+). |
2-Ignição desligada, ponta de prova no fios ligados aos pinos (34) e (17) . Negativo (-) . |
18 - Como Funciona o Sistema Imobilizador
COMO FUNCIONA |
1- A central Code possui dois conectores, um de 8 terminais e outro de 3 terminais, e está localizada próximo ao cilindro de ignição. No Pálio, o fusível de 5A encontrase-se fixado próximo à coluna do amortecedor lado esquerdo, enquanto que o fusível de 10A está presente na caixa de fusíveis. |
Como Substituir o Cilindro de Ignição com FIAT CODE?
SUBSTITUINDO |
1 - É necessário ter a chave Mestra ( Vermelha ou Marrom) para efetuar a troca em mãos. |
2 - Proceda normalmente a troca do Cilindro de Ignição. |
3 - Reuna todas as Chaves do veiculo ( uma chave Mestra Vermelha e duas chaves Novas Azuis) |
4 - Abrir com uma chave de fenda a futura chave mestra. No interior encontrara uma pequena peça de cor Grafite é o Transponder - retire-o e guarde em algum lugar. |
5 - Retire o antigo transponder da chave mestra a Vermelha e monte este transponder na futura chave mestra atenção com a posição de montagem tem de ser igual. |
6 - Feche a nova chave mestra e proceda a codificação das novas Chaves. |
Como codificar a Chave do FIAT CODE?
01 | Reuna todas as chaves a serem codificadas uma mestra ( Vermelha) e no mínimo 2 Azuis |
02 |
Insira a Chave mestra Vermelha e vire a Chave para posição MAR. |
03 |
A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará. |
04 |
Logo que a Lâmpada CODE se apague retire a chave mestra Vermelha num prazo máximo de 2 segundos. |
05 |
Após retirar a Chave Vermelha, insira a 1° chave Azul e vire a Chave de ignição para a posição MAR em um prazo de dez segundos (10s). |
06 |
A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará. |
07 |
Remova a 1° chave e introduza a 2° chave obedecendo os prazos de 2s para remover e 10s para introduzir a próxima chave. |
08 |
Vire a 2° Chave de ignição para a posição MAR a lâmpada indicadora do CODE irá se ascender e logo em seguida se apagará. |
09 |
Repetir o procedimento para as demais chaves até no máximo sete 7 chaves. |
10 |
Após a ultima chave ser codificada introduza novamente a chave mestra Vermelha e vire para posição MAR. |
11 |
A lâmpada indicadora CODE ira se acender e logo em seguida ira se apagar. Finalizando a codificação. |
12 |
Checar todas chaves codificadas. |
Como dar partida de emergência em um veiculo com FIAT CODE?
01 | Se o sistema não conseguir desativar o bloqueio do motor, as lâmpadas de emergência do sistema FIAT CODE e da Injeção Eletrônica permanecem acesas e o motor não dá partida deve-se recorrer a partida de emergência. |
02 |
Ler o Código eletrônico de 5 digitos indicado no CODE CARD é um cartão identico a um cartão de crédito que acompanha o veiculo sem este não é possivel realizar a partida de emergência |
03 |
Girar a Chave de ignição para posição MAR sem dar partida. |
04 |
Provocar e manter um abertura total da borboleta de aceleração. A lâmpada de injeção eletrônica acende-se por cerca de 8 segundos e, em seguida apaga-se: |
05 |
Soltar, então, o pedal do acelerador. A lâmpada da injeção começará a piscar intermitentemente. |
06 |
Conte as piscadas da lâmpada de injeção e quando atingir o número corresponde ao primeiro dígito do CODE CAR, aperte novamente o pedal do acelerador para interromper as piscadas da lâmpada. |
07 |
Mantenha o pedal do acelerador acionado até a lâmpada da injeção se acende e depois se apague. |
08 |
Solte novamente o pedal do acelerador para poder introduzir o segundo dígito de CODE CAR. A lâmpada voltará a piscar e quando atingir o número correspondente ao segundo dígito interromper novamente a sequência de piscadas abrindo totalmente a borboleta aceleradora. |
09 |
Proceder da mesma para os outros digitos. |
10 |
Quando tiver introduzido a 5° dígitos, logo após Ter soltado o pé do acelerador depois que a lâmpada se apagou; um lampejo rápido da lâmpada de injeção confirmará da que a operação foi efetuada corretamente. |
11 |
Sem voltar a chave para a posição STOP, dar partida ao motor; Se ao contrário, a lâmpada de injeção permanecer acesa, gire a chave para STOP e repita toda a operação . Certificado-se também do perfeito funcionamento do sensor de posição da borboleta. O procedimento de partida de emergência deve ser repetida a cada partida. |