CAPITULO 62

 

 

 

 

 

 

APLICATIVOS FIAT

  

 

 

 

MAGNETI MARELLI IAW - 1G7

 

  

 

 

PALIO 1.0 e 1.5 MPI.

 

FIORINO 1.0 e 1.5 MPI.

 

 

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA

Este sistema de injeção é um sistema digital multiponto com varias válvulas injetoras no caso quatro do tipo semi seqüencial. Possui ignição estática não possui distribuidor. A determinação da quantidade de ar admitida pelo motor se dá em função da sua rotação e da densidade de ar, sendo esta calculada pela pressão absoluta no coletor de admissão MAP e pela temperatura do ar.
  • O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão. As válvulas injetoras montadas no coletor de admissão, realizam a injeção do combustivel. Possui um computador central chamado CENTRALINA analisa informações vindas de vários sensores depois processa e comanda diversos atuadores.
  • Este sistema de injeção possui autodiagnose de defeitos . Identificando um eventual problema, um sinal visual (luz de anomalia) é acesa no painel de instrumentos.
  • O defeito pode ser identificado através do uso de um SCANNER.

 Este sistema possui as seguintes funções.

+ Função autoadaptativa -{o sistema se ajusta em função do desgaste do motor}.

+ Limitador de rotações - {através de redução nos tempos de controle das válvulas injetoras}.

+ Correção barométrica - {cada vez que o motor é ligado e em determinadas condições de funcionamento}.

+ Controle de detonação.

+ Recuperação do vapores de combustivel.

+ Controle de gases de combustão.

+ Ligação com sistema de ar-condicionado.

+ Ligação com o sistema FIAT CODE.

 

 

Como conseguir o códigos de falhas.

A diagnose deste sistema de injeção pode ser feita através da obtenção dos códigos de falhas armazenados em sua memória. Estes códigos podem serem obtidos com o uso de um SCANNER. O SCANNER deverá ser ligado ao ALDL (conector de diagnóstico) do veiculo.

Para eliminar os códigos de falhas é necessário o uso de um SCANNER. Somente apagar os códigos após o conserto do defeito.

Localização do interruptor inercial

À esquerda do pedal da embreagem

COMO LOCALIZAR O ALDL E A UNIDADE CENTRAL EO RELÉ DUPLO DA FIORINO E PALIO

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OS TRES PASSOS DE DIAGNOSE RÁPIDA.

Para o funcionamento do motor é necessário que haja sempre centelha nas velas e injeção de combustivel.

1 - Se não houver centelha e houver injeção  verifique o sistema de ignição.

2 - Se houver centelha e não houver injeção   verifique o sistema de alimentação de combustivel

3 - Se não houver centelha nem injeção  verifique os fusíveis, relés, sensor de rotação, suas conexões e fiação.

 

PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA

SINTOMA

POSIVEIS DEFEITOS.

MOTOR NÃO PEGA 1 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) .

2 . Tubulação de escape (obstrução ) .

3 . Sistema de alimentação de combustivel.

4 . Alimentação da unidade central (Centralina)

5 . Carga da bateria

6 . Sistema de ignição.

7 . Sensor de rotação

8 . Relés fusíveis.

MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR 1 . Sensor de temperatura da ar .

2 . Sensor de temperatura de água .

3 . Sistema de ignição

4 . Sistema de alimentação de combustível

5 . Carga da bateria.

6 . Sistema de ignição.

7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba .

8 . Sensor de rotação.

MARCHA-LENTA IRREGULAR 1 . Sonda lambda

2 . Sensor de temperatura de ar

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Sistema de alimentação de combustível .

5 . MAP

6 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )

7 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade).

MARCHA LENTA MUITO ALTA 1 . Carga da bateria

2 . Sensor de temperatura do ar .

3 . Sensor de temperatura de água .

4 . Corretor da marcha-lenta (motor de passo )

FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR 1 . Alimentação da unidade central (Centralina)

2 . MAP

3 . Sistema de alimentação de combustível .

4 . Sistema de ignição

5 . Carga da bateria

6 . Tubulação de escape (obstrução)

7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução).

MOTOR FALHANDO 1 . Map

2 . Válvula injetora

3 . Sistema de alimentação de combustível

4 . Carga da bateria .

5 . Sistema de ignição.

CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL 1 . Alimentação da unidade central (Centralina).

2 . Sonda lambda .

3 . Sensor de temperatura do ar .

4 . Sensor de temperatura de água

5 . Sistema de alimentação de combustível

6 . Carga da bateria .

7 . Tubulação de escape (obstrução )

8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ).

 

ESQUEMA ELÉTRICO 1G7 multiponto

Pálio10.jpg (224915 bytes)

ESQUEMA ELÉTRICO 1G7 monoponto

Pálio11.jpg (197696 bytes)

 

 

A . SENSORES

1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) do sensor (ligado ao pino 16 da centralina ). Negativo (-).
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (verde branco ) do sensor ligado ao pino 13 da centralina. Dados abaixo motor quente: entre 0,4 a 0,6 v (220 W ).

 

Temperatura °C

100

80

60

40

30

20

Tensão V

0,5

0,8

1,4

2,2

2,7

3,2

Resistência  W

200

370

730

1550

2400

3600

 

2-COMO TESTAR SENSOR DE OXGENIO SONDA LAMBDA.

FT2.jpg (19283 bytes)

62t.jpg (5350 bytes)

TESTASNDO

1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da sonda . Positivo (+) 12V.
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto/verde) da sonda . Negativo (-).
3-Ignição desligada, desconectar a sonda do chicote .Com o MULTITESTE DIGITAL medir resistência de aquecimento da sonda (medir através dos terminais 3 e 4 do conector ) .Resistencia de 4 a 4,8  W.
4-Motor funcionando e aquecido MULTITESTE DIGITAL (modo voltímetro ) no fio (verde) da sonda (ligado ao pino 29 da centralina ) . Tensão deve ficar oscilando entre 0,1V e 0,9 V .

 

3-COMO TESTAR SENSOR DA ROTAÇÃO E PMS.

FT3.jpg (15791 bytes)

 

TESTANDO

1-Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote. Com o MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência do sensor. Resistência de 600 a 900 W.
2-Medir distância entre sensor e roda dentada (utilizar um calibrador ). 0,4 a 1,0 mm.
3-Conector o sensor ao chicote. Instalar o MULTITESTE DIGITAL com a garra gafanhoto no fio (branco) ligado ao pino 11 da centralina . Selecionar modo vac (v ) no MULTITESTE DIGITAL. Dar partida no motor. Deve indicar um valor entre 4 e 7 VAC durante a partida. Em marcha-lenta deve apresentar de 6 a 9 VAC.

 

4-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .

  FT6.jpg (20139 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-).
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (rosa/preto) ligado ao pino 14 da centralina. Tensão de 0,5 v ± 5 %.
3-Inição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (laranja/branco) ligado ao pino 30 da centralina . Gire lentamente o eixo da borboleta até o final . As leituras devem estar de acordo com a tabela abaixo. A variação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear.
4-Ignição desligada, desconectar o sensor do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL, medir resistência elétrica entre os terminais A e B do sensor . Resistencia de 1200 W.
5-Na mesma situação anterior, medir resistência elétrica entre os terminais A e C do sensor enquanto gira o eixo da borboleta . Resistencia varia de 1200 W a 2400 W.

 

Posição da borboleta

Tensão V

Borboleta fechada

0,4 a 0,7

Borboleta totalmente aberta

4,0 a 5,0

 

5-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .

FT7.jpg (16442 bytes)   

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-)
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro no fio (azul/preto) ligado ao pino 31 da centralina. Tabela abaixo.

 

Temperatura °C

100

80

60

40

30

20

Tensão v

0,5

0,8

1,4

2,2

2,7

3,2

Resistência W

200

370

730

1550

2400

3600

 

6-COMO TESTAR SENSOR DE PRESSÃO ABSOLUTA - MAP

FT8.jpg (22055 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (preto) ligado ao pino 16 da centralina. Negativo (-).
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (rosa/preto) ligado ao pino 14 da centralina. Tensão de 0,5 v ± 5 %.
3-MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (azul/amarelo) ligado ao pino 32 da centralina . Conectar a bomba de vácuo no sensor MAP e aplicar vácuo. Leituras de acordo com tabela abaixo.

 

Vácuo mmHg

100

200

300

400

500

Tensão V

3,4

2,7

2,0

1,4

0,5

 

7-COMO TESTAR SENSOR DE DETONAÇÃO

FT9.jpg (12909 bytes)

TESTANDO

1-Medir resistência entre os terminais do sensor. Resistência maior eu 500 KW.

 

B . COMO TESTAR ATUADORES

8-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS.

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio marrom de cada válvula injetora. Positivo (+).
2-PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 18 (branco/azul) e 25 (branco) da centralina. Dê partida no motor. Led (verde ) pisca durante partida ou com motor funcionando.
3-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras .Resistência de 13 a 21 W

COMO TESTAR TEMPO DE INJEÇÃO

TESTANDO

5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 2,0 a 5.0 ms em marcha lenta

 

9-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO (CONTROLE DA MARCHA-LENTA )

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova em cada um dos fios ligados ao motor de passo. Dar partida no motor. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando ocorrer variação na marcha-lenta .
2-Ignição desligada, desconecte os terminais do conector os terminais do conector do motor de passo. Medir a resistência elétrica dos enrolamentos com o MULTITESTE DIGITAL. Deve estar de acordo com a tabela abaixo .

 

Medição entre Terminais

2 e 20

3 e 21

2 e 3

20 e 21

com a carcaça

Valor medidor W

40 a 60

40 a 60

EEE isolado

EEE isolado

EEE isolado

 

10-COMO TESTAR BOBINAS DE IGNIÇÃO

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TESTANDO

1-Centelhador colocado na bobina, Dar partida no motor. Centelha forte (mín 2 cm ) durante partida .
2-Ignição ligada, motor parado, PONTE DE PROVA no fio (marrom / preto) .Positivo (+) 12V .
3-PONTA DE PROVA no fio (branco/verde) bobina 1 - ligado ao pino 19 centralina ou (branco / preto) bobina 2 - ligado ao pino 1 da centralina. Da partida no motor. Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando.
4-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário, entre os terminais do conector, e do secundário da bobina entre as saídas para as velas. Primário 0,5W a 1,0 W. Secundário: 6,5 KW a 9,5 KW.

 

11-COMO TESTAR BOMBA E CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL

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TESTANDO

1-PONTA DE PROVA, no fio (verde/marrom ) da bomba. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 V durante partida .
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/violeta) da bomba. Negativo (-).

12-COMO TESTAR A BOMBA DE COMBUSTIVEL (Teste de pressão).

62d.jpg (30492 bytes)

TESTANDO

1-Despressurisar o sistema: Ignição desligada, retire o conector da bomba e dê partida no motor por alguns segundos. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível. Dar partida no motor. Pressão de 2,5 a 3,05 bar com motor funcionando .
2-Motor funcionando, retire a mangueira de vácuo do regulador de pressão. Cerca de 3 bar em marcha - lenta .
3-Motor funcionando, feche lentamente a válvula de passagem. Pressão deve subir até no mínimo 6,0 bar.

 

13-COMO TESTAR AQUECEDOR DO CORPO DE BORBOLETA

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TESTANDO

1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Preto do aquecedor = Negativo. -
2 - Com o motor ligado, PONTA DE PROVA no Laranja/Branco do aquecedor = Positivo + (12V)
3 - Ignição desligada, desconectar o aquecedor do chicote com o MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro medir a resistência elétrica entre os terminais do aquecedor = 4,4 W.

 

14-COMO TESTAR A VÁLVULA DE CANISTER.

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor pardo, ponta de prova no fio (Marrom/branco) da válvula. Positivo (+) 12 v.
2-Ignição desligada, desconectar a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL medir resistência elétrica entre os terminais da válvula .Resistencia de 35 A 55 W ± 20 %.
3-Motor funcionando, aquecido, MUTLITESTE DIGITAL no fio (rosa) ligado no pino 22 da centralina. Acelerar motor. A leitura deve variar entre 100 % e 80% por alguns segundos .

 

C . COMO TESTAR AUXILIARES

15-COMO TESTAR RELÊ DUPLO

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TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos terminais 3, 8, 11 e 15 do relê. Positivo (+).
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos terminais 1 e 12 do relê. Positivo (+) .
3-PONTA DE PROVA nos terminais 4, 5, 6, 13 e .Dê partida no motor. Positivo (+) durante partida ou com motor funcionando .
4-PONTA DE PROVA no terminal 7 do relê. Dê partida no motor. O led (verde) deve ficar oscilando durante partida ou com o motor funcionando.

D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO

16-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA .

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TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 35 da centralina (verde/ amarelo) . Positivo (+).
2-Ignição desligada, ponta de prova no fios ligados aos pinos (34) e (17) . Negativo (-) .

17 - Esquema elétrico do Sistema Imobilizador FIAT

1003.jpg (81598 bytes)

 

18 - Como Funciona o Sistema Imobilizador

COMO FUNCIONA

1- A central Code possui dois conectores, um de 8 terminais e outro de 3 terminais, e está localizada próximo ao cilindro de ignição. No Pálio, o fusível de 5A encontrase-se fixado próximo à coluna do amortecedor lado esquerdo, enquanto que o fusível de 10A está presente na caixa de fusíveis.

 

Como Substituir o Cilindro de Ignição com FIAT CODE?

SUBSTITUINDO

1 - É necessário ter a chave Mestra ( Vermelha ou Marrom) para efetuar a troca em mãos.

2 - Proceda normalmente a troca do Cilindro de Ignição.

3 - Reuna todas as Chaves do veiculo ( uma chave Mestra Vermelha e duas chaves Novas Azuis)

4 - Abrir com uma chave de fenda a futura chave mestra. No interior encontrara uma pequena peça de cor Grafite é o Transponder - retire-o e guarde em algum lugar.

5 - Retire o antigo transponder da chave mestra a Vermelha e monte este transponder na futura chave mestra atenção com a posição de montagem tem de ser igual.

6 - Feche a nova chave mestra e proceda a codificação das novas Chaves.

 

Como codificar a Chave do FIAT CODE?

01

Reuna todas as chaves a serem codificadas uma mestra (Vermelha) e no mínimo 2 Azuis

02

Insira a Chave mestra Vermelha e vire a Chave para posição MAR.

03

A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará.

04

Logo que a Lâmpada CODE se apague retire a chave mestra Vermelha num prazo máximo de 2 segundos.

05

Após retirar a Chave Vermelha, insira a 1° chave Azul e vire a Chave de ignição para a posição MAR em um prazo de dez segundos (10s).

06

A Lâmpada de falha do CODE irá se acender mas logo em seguida apagará.

07

Remova a 1° chave e introduza a 2° chave obedecendo os prazos de 2s para remover e 10s para introduzir a próxima chave.

08

Vire a 2° Chave de ignição para a posição MAR a lâmpada indicadora do CODE irá se ascender e logo em seguida se apagará.

09

Repetir o procedimento para as demais chaves até no máximo sete 7 chaves.

10

Após a ultima chave ser codificada introduza novamente a chave mestra Vermelha e vire para posição MAR.

11

A lâmpada indicadora CODE ira se acender e logo em seguida ira se apagar. Finalizando a codificação.

12

Checar todas chaves codificadas.

 

Como dar partida de emergência em um veiculo com FIAT CODE?

01

Se o sistema não conseguir desativar o bloqueio do motor, as lâmpadas de emergência do sistema FIAT CODE e da Injeção Eletrônica permanecem acesas e o motor não dá partida deve-se recorrer a partida de emergência.

02

Ler o Código eletrônico de 5 digitos indicado no CODE CARD é um cartão identico a um cartão de crédito que acompanha o veiculo sem este não é possivel realizar a partida de emergência

03

Girar a Chave de ignição para posição MAR sem dar partida.

04

Provocar e manter um abertura total da borboleta de aceleração. A lâmpada de injeção eletrônica acende-se por cerca de 8 segundos e, em seguida apaga-se:

05

Soltar, então, o pedal do acelerador. A lâmpada da injeção começará a piscar intermitentemente.

06

Conte as piscadas da lâmpada de injeção e quando atingir o número corresponde ao primeiro dígito do CODE CAR, aperte novamente o pedal do acelerador para interromper as piscadas da lâmpada.

07

Mantenha o pedal do acelerador acionado até a lâmpada da injeção se acende e depois se apague.

08

Solte novamente o pedal do acelerador para poder introduzir o segundo dígito de CODE CAR. A lâmpada voltará a piscar e quando atingir o número correspondente ao segundo dígito interromper novamente a sequência de piscadas abrindo totalmente a borboleta aceleradora.

09

Proceder da mesma para os outros digitos.

10

Quando tiver introduzido a 5° dígitos, logo após Ter soltado o pé do acelerador depois que a lâmpada se apagou; um lampejo rápido da lâmpada de injeção confirmará da que a operação foi efetuada corretamente.

11

Sem voltar a chave para a posição STOP, dar partida ao motor;

Se ao contrário, a lâmpada de injeção permanecer acesa, gire a chave para STOP e repita toda a operação . Certificado-se também do perfeito funcionamento do sensor de posição da borboleta.

O procedimento de partida de emergência deve ser repetida a cada partida.