CAPITULO 65

 

 

 

 

 

APLICATIVO GM

 

 

  

 

DELPHI MULTEC - S

 

 

CORSA GSI.

 

COMO FUNCIONA O SISTEMA.

  • Sistema de injeção tem por função um controle total do motor, coletando dados de diversos sensores, processando-os e gerando valores de saída que garantem boas condições de funcionamento.
  • Este sistema é dividido em duas grandes partes em: Software fica instalado na Centralina ou ECU e sua função é controlar as saídas, com base nos valores dos sinais de entrada. Hardware inclui o módulo do controle do motor chamado de Centralina ou ECU, Sensores, Interruptores, Atuadores, Válvulas etc.
  • A Centralina recebe informações de uma variedades de sensores, e os processa através de um computador digital e envia sinais aos diversos atuadores.
  • A unidade de controle ou Centralina está constantemente realizando leituras dos sensores distribuídos pelo motor. Este sistema utiliza basicamente informações dos seguintes Sensores.
  • Sensor da Temperatura da Água.
  • Sensor da Temperatura do Ar de Admissão.
  • Sensor da Posição da Borboleta do Acelerador.
  • Sensor da Posição da Árvore de Comando de Válvulas.
  • Sensor da Posição da Árvore de Manivelas.
  • Sensor da Velocidade do Veiculo.
  • Sensor da Concentração de O² no escapamento.
  • Interruptor do ar condicionado.
  • Interruptor da pressão da Direção Hidráulica.
  • Sensor da Posição do Pedal de Embreagem.

n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.

  • Marcha Lenta.
  • Instante da Injeção de combustível.
  • Taxa ar/combustível e quantidade de mistura.
  • Ignição e ângulo de avanço da centelha.
  • Abertura e fechamento da Válvula de Canister.
  • Abertura e fechamento da Válvula EGR.
  • Funcionamento da Bomba de combustível.
  • Controle da temperatura do motor.

n Há também modos de segurança, ou seja se a Centralina falhar, a quantidade de combustível a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência)

COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE FALHAS.

Este sistema possui autodiagnose de defeitos, o que reduz o tempo de pesquisa de falhas. A indicação de falhas do sistema é feito pôr piscadas fornecidas pela lâmpada de advertência no painel de instrumentos.                                                                                                                                                         Pelos dados abaixo verificamos se existe problemas ou não.

 

Chave somente ligada. Lâmpada acesa. Sem problemas.
Motor funcionando. Lâmpada apagada. Sem problemas.
Motor funcionando. Lâmpada acesa. Com falhas.

 

 

 

 

IGNIÇÃO LÂMPADA DE ADVERTÊNCIA DIAGNOSE

A lâmpada de advertência não é indicativa de todos os defeitos, algumas partes como sistema de ignição como cabos de velas e também bomba, filtro, regulador de pressão do sistema de combustível não são detectados.

1 - A lâmpada de advertência funciona como luzes de advertência da pressão do óleo ou da bateria como pôr exemplo.

2 - Deve acender ao ligar a chave e deve apagar quando motor entrar em funcionamento.

3 - Se lâmpada permanecer acesa com o motor funcionando, existe falhas.

OS QUATRO PASSOS PARA CONSEGUIR O CÓDIGOS DE FALHAS.

1 - Localização do conector de diagnostico ALDL.

2 - Interligue com um fio ou chave os conectores conforme gravura veja a localização do Conector de diagnósticos ou ALDL conforme figura acima fica no lado esquerdo do condutor .

3 - Ligue a chave de contato sem dar partida. Agora o sistema está pronto para apresentar os diagnósticos.

Irá apresentar os defeitos se existirem.

Ao energizar todos os componentes controlados pela Centralina, menos o relé da bomba de combustível.

Isto ocorrendo permite os circuitos difíceis de serem energizados sem o veiculo funcionar.

Os componentes permanecerão energizados enquanto a centralina estiver no modo apresentação de diagnósticos.

Fechar a válvula de controle de marcha lenta.

4 - Conte o numero de piscadas para identificar o código.

IDENTIFICAÇÃO DO CÓDIGO.

Como exemplo vamos citar o código 12.

Lâmpada

Piscada

Pausa

Piscada

Piscada

Pausa maior

Números

-------1-------

 

----------------

--------2------

 

Primeiro número.                              Segundo número.

Localização do Conector ALDL

JEP.jpg (32714 bytes)

LISTA DE CÓDIGO DE FALHAS.

CÓD

FALHA

TESTAR

13

Sonda Lambda

Falha no circuito do sensor de Oxigênio ou sensor com defeito.

14

Sensor de temperatura da água

Sinal do circuito do sensor de temperatura da água baixo, sensor com defeito ou sensor com a massa.

15

Sensor de temperatura da água

Sinal do circuito do sensor de temperatura da água alto, sensor com defeito, mau contato nos condutores ou curto circuito com a voltagem da bateria.

16

Sensor de detonação.

Curto circuito, sinal baixo ou alto.

17

Relé da bomba de combustível e válvulas injetoras.

Relé defeituoso, falta alimentação.

18

Módulo do filtro de detonação.

Curto circuito, sinal baixo ou alto.

19

Sinal incorreto de RPM.

Sinal do circuito da bobina ao módulo aberto, mau contato nas conexões ou bobina com defeito

21

Sensor da borboleta TPS .

Sinal do circuito do sensor da borboleta de aceleração alto, sensor com defeito ou circuito em curto.

22

Sensor da borboleta TPS .

Sinal do circuito do sensor da borboleta de aceleração baixa, sensor com defeito ou circuito em curto.

24

Sem sinal de velocidade do veiculo.

VSS com defeito, circuito em aberto.

29

Relé da bomba de combustível

Sinal do circuito do relé da bomba de combustível baixa, falha no circuito de alimentação do relé ou mau contato no conector.

32

Relé da Bomba de combustível.

Sinal do circuito do relé da bomba de combustível alta, falha no circuito de alimentação do relé ou mau contato no conector.

33

Sensor MAP

Curto circuito no chicote elétrico, sensor com defeito.

34

Sensor MAP

Circuito aberto, Sensor com defeito.

35

Controle do ar da Marcha Lenta.

IAC com defeito.

41

Linha EST - (B) bobina cilindros 2 e 3.

Curto circuito com massa.

42

Linha de controle 1 e 4.

Curto circuito com a voltagem da bateria.

44

Sonda Lambda - Mistura pobre.

Voltagem baixa no circuito de O², Sensor com defeito.

45

Sonda Lambda - Mistura rica.

Voltagem alta no circuito de O², Sensor com defeito.

47

Válvula EGR.

Curto circuito, voltagem baixa.

49

Bateria - Voltagem alta.

Alternador com defeito.

51

Trocar a Centralina

Centralina com defeito.

52

Relé da bomba secundário de ar

Curto circuito com massa ou interrupção do circuito.

53

Relé da bomba secundário de ar

Curto circuito com a voltagem ou interrupção do circuito.

55

Substitua a Centralina.

Centralina com defeito.

56

Solenóide do sistema injeção secundária de ar.

Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito.

57

Solenóide do sistema injeção secundária de ar.

Curto circuito com a voltagem ou a massa ou interrupção do circuito.

61

Válvula de ventilação do tanque de combustível.

Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito.

62

Válvula de ventilação do tanque de combustível.

Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito.

63

Linha EST - (B) bobina cilindros 2 e 3.

Curto circuito com a massa.

64

Linha de controle bobina cilindros 1 e 4, voltagem baixa.

Curto circuito com a massa ou circuito em aberto.

66

Tubo do sensor de posição da borboleta de aceleração.

Sinal do circuito sensor da borboleta de aceleração alto ou baixo, sensor com defeito ou circuito em curto.

69

Temperatura do ar admissão - Voltagem baixa

Sinal do circuito sensor de temperatura do ar da admissão baixo, mau contato no conector,

circuito aberto ou sensor com defeito.

71

Temperatura do ar admissão - Voltagem alta.

Sinal do circuito sensor de temperatura do ar da admissão alto, circuito em curto ou sensor com defeito.

87

Relé de corte A/C.

Sinal do circuito do relé de corte do condicionador de ar alto, relé com defeito ou circuito em curto.

88

Relé corte de combustível - Voltagem alta.

Sinal do circuito do relé de corte de combustível alto, relé com defeito ou circuito em curto.

92

Circuito do sensor de fase

Curto-circuito ou peça com problema.

93

Módulo Quad Drive

Centralina.

 

 

DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS PELO SINTOMA.

SINTOMA TESTAR OS SEGUINTES COMPONENTES
Motor de partida vira , mas o motor não pega ou pega com dificuldade. 1 . Teste de centelha

2 . Sistema de combustível

3 . Sensor de temperatura da água

4 . Sistema de ignição

5 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba .

6 - Compressão/Vácuo.

7 - Sensor de fase.

8 - Sensor de rotação

Alto consumo de combustível 1 . Sistema de arrefecimento

2 . Sistema de ignição

4 . Válvulas injetoras

5 . Sistema de combustível

6 . Sensor de temperatura da água

Motor falhando. 1 . Sistema de ignição

2 . Medidor de massa de ar

3 . Válvulas injetoras

4 . Sistema de combustível

5 . Sonda lambda

Motor morre ao carro parar 1 . Carga da bateria

2 . Sensor de velocidade

3 . Motor de passo.

4 . Circuitos de vácuo

5 . Potenciômetro da borboleta

6 . Sensor de fase.

 

Motor com problemas na aceleração e desenvolvimento , rateando 1 . Sistema de ignição

2 . Válvulas injetoras

3 . Sonda lambda

4 . Sensor de temperatura do ar.

5 . Sensor de temperatura da água.

6 . Sensor da posição da borboleta

7 . Sistema de combustível .

8 - Válvula termostática.

9 - Compressão/Vácuo.

Marcha-lenta irregular , rotação , gases de escape, etc. 1 . Sistema de ignição

2 . Medidor de massa de ar

3 . Motor de passo.

4 . Sonda lambda

5 . Bomba de combustível

6 . Válvulas injetoras

7 . Compressão / Vácuo.

8 . Válvula EGR.

9 . Sensor da borboleta.

Motor pega mas logo morre 1 . Sensor de temperatura da água

2 . Compressão/Vácuo.

3 . Sensor de rotação

4 . Motor de passo.

5 . Sistema de combustível.

6 . Sensor de fase.

Má retomada de aceleração 1 . Sistema de ignição

2 . Válvulas injetoras

3 . Sistema de combustível

4 . Sonda lambda

5 . Sensor de temperatura do ar

6 . Sensor de temperatura da água

7 . Sensor de posição da borboleta.

8 . Compressão /Vácuo

9 . Válvula termostática.

Nível de CO muito baixo. 1 . Sonda lambda

2 . Entrada falsa de ar

3 . Sistema de combustível

4 . Sensor de temperatura do ar

5 . Motor de passo.

6 . Válvula EGR.

7 . Válvula injetoras

8 . Sensor de temperatura da água

Nível de CO muito alto 1 . Sistema de combustível

2 . Sonda lambda

3 . Sensor de temperatura do ar

4 . Válvulas injetoras

5 . Sensor de temperatura da água

Dificuldade de partida com motor quente 1 . Sensor de temperatura da água

2 . Conexão ao terra da bateria e do motor .

3 . Entrada falsa de ar

4 . Sistema de combustível

5 . Motor de passo.

6 . Sensor de temperatura do ar

7 . Compressão / vácuo

Dificuldade de partida com motor frio 1 . Compressão / vácuo

2 . Conexão ao terra da bateria do motor .

3 . Entrada falsa de ar

4 . Sistema de combustível

5 . Sensor de temperatura da água

6 . Motor de passo.

7 . Sensor de temperatura do ar

Lâmpada de defeito não acende 1 . Lâmpada de defeito
Motor aquece muito 1 . Válvula termostática / Sistema de arrefecimento

2 . Sensor de temperatura da água

3 . Compressão / vácuo

4 . Índice de CO²/sonda lambda

5 . Sistema de ignição

Motor detona / bate pino 1 . Combustível

2 . Compressão / vácuo / Carbonização

3 . Sistema de ignição

4 . Sensor da árvore de manivelas

5 . Sensor de fase.

Motor continua funcionando após desligado 1 . Sistema de combustível

2 . Compressão / carbonização

Baixa potência do motor com carga máxima 1 . Sistema de ignição

2 . Compressão / vácuo

3 . Sensor de posição da borboleta.

4 . Válvulas injetoras

5 . Sistema de combustível

Localização da Unidade Central e Relé

Gol.jpg (34938 bytes)

MEDIDAS DO SISTEMA.

Bobina de ignição

Resistência do enrolamento primário..........................de 0,6W a 0,8W

Resistência do enrolamento Secundário.................de 5,5KW a 6,5KW

Sensor de temperatura da água.

Resistência - motor frio 20° a 50°C.........................de 3,5KW a 0,7 KW

Resistência - motor quente de 80° a 100°C...................de 325W a 175W

Motor de passo.

Resistência do enrolamento......................................................................de 45W a 70W .

 Válvula injetora de combustível.

Resistência de enrolamento......................................................................de 12 W a 14 W

 Válvula de canister

Resistência do enrolamento......................................................................de 25W a 40W

Esquema elétrico

CORSAGSI.jpg (234954 bytes)

 

A . COMO TESTAR SENSORES .

1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .

6501.jpg (45648 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino B03 da centralina. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino B02 da centralina. Dados abaixo motor quente entre 80 °C e 90 °C .

 

Temperatura ° C

20

30

40

50

60

70

80

90

100

110

Tensão V

2,34

1,79

1,36

3,62

3,26

2,84

2,40

2,02

1,67

1,35

Resistência W

3530

2230

1450

630

660

465

325

235

175

129

 

2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .

6502.jpg (45245 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (azul ) ligado ao pino B04 da centralina. Negativo (-).
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ( marrom ) ligado ao pino D15 da centralina Dados abaixo.

 

TABELA

Temperatura °C

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Tensão v

3,51

2,39

2,34

1,79

1,36

3,62

3,26

2,84

2,40

2,02

1,67

Resistência W

9350

5580

3530

2230

1450

630

660

465

325

235

175

3-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .

6503.jpg (56973 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ) ligado ao pino B02 da centralina . Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio preto/branco ligado ao pino D08 da centralina . Aproximadamente 5 V.

3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, no modo voltímetro no fio (azul ); ligado ao pino D05 da centralina. As leituras devem estar de acordo com os dados abaixo.

 

Posição da borboleta

Tensão v

Borboleta fechada

0,3 a 1,0

Borboleta totalmente aberto

4,0 a 4,8

 

4-COMO TESTAR SENSOR DE PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO -MAP

6504.jpg (56825 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ) ligado ao pino D15 da centralina. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (preto/ branco) ligado ao pino D08 da centralina . Aproximadamente 5 v.

3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (verde) ligado ao pino A07 da centralina . Com a bomba de vácuo ligada ao MAP, aplicar vácuo e comparar com a tabela 1 abaixo.

 

Vácuo mmHg

0

150

230

300

380

Tensão v

4.9

3.8

3.3

2.7

2.2

 

5-COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO E PMS .

  6505.jpg (54695 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro : resistência do sensor. 540W ± 10 % .

2-Ignição ligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector . Negativo (-).

 

6-COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO NO ESCAPAMENTO SONDA LAMBDA.

  6507.jpg (43635 bytes)

TESTANDO

1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal A da sonda lambda. Positivo (+).

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal B da sonda lambda. Negativo (-).

3-Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (azul/amarelo) ligado ao pino D09 da centralina. Acelere o motor. Oscila de 0,1 V a 0,9 V.

 

7-COMO TESTAR SENSOR DE FASE .

6506.jpg (49127 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no fio (marrom), terminal C do sensor de fase. Negativo (-).

2-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no fio (preto) terminal A do sensor de fase . Positivo (+).

3-Ignição ligada, dar partida. PONTA DE PROVA no fio (amarelo / violeta) terminal B do sensor de fase . Led (verde) deve piscar na partida ou durante o funcionamento do motor.

 

B . COMO TESTAR ATUADORES .

8-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS .

6508.jpg (70751 bytes)

 

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados ao relê da bomba de combustível fio (vermelho/azul) . Positivo (+).

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos C02 (marrom/preto), C03 (marrom /branco), C04(marrom/verde) e C06 (marrom/amarelo) da centralina. Led (verde) pisca durante partida ou com motor funcionando .

3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro, medir resistência de cada válvula . 12 a 14W

 

COMO TESTAR TEMPO DE INJEÇÃO

TESTANDO

5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 2,0 a 4.0 ms em marcha lenta

9-COMO TESTAR BOBINA E MÓDULO DE IGNIÇÃO

  6509.jpg (60156 bytes)

TESTANDO

1-Centelhador colocado em cada saída da bobina . Dar partida no motor . Centelhador forte (mínimo 2 cm ) durante partida .

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da bobina que vem da chave de ignição . Positivo (+) 12 V .

3-PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos D 14 (preto / vermelho) e C14 (preto / amarelo ) da centralina . Dar partida no motor . Led (verde) deve piscar durante parida .

4-MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro : medir resistência do primário e do secundário da bobina . Primário : 0,6 W a 0,8W Secundário:5,5KW a 6,5KW.

 

10-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO (controle da marcha-lenta ).

6510.jpg (58303 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado. Conecte a PONTA DE PROVA do em cada um dos fios do motor de passo. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida .(logo que o motor pegar).

2-Ignição desligada, Desconecte o conector do motor de passo. Com MULTITESTE DIGITAL no posição ohmimetro, meça as resistências dos enrolamentos dos terminais A B C D do motor de passo . Devem estar de acordo com a dados abaixo.

 

Medição entre os terminais

Valor medido

A e B

45 a 70 W

C e D

45 a 70 W

B e C

EEE isolado

A e D

EEE isolado

qualquer terminal e a carcaça

EEE isolado

 

11-COMO TESTAR PRESSÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL.

  8l.jpg (23615 bytes)

TESTANDO

1-Antes de iniciar este teste, despressurize o sistema: retire o fusível da bomba de partida e espere o carro morrer. Coloque o manômetro na entrada de combustível tubo distribuidor. Recoloque o fusível, feche a válvula de esfera e dê partida no motor .Deve indicar uma pressão de 2,5 a 3,1 bar .

 

12-COMO TESTAR VÁLVULA EGR LINEAR .

  6511.jpg (67864 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da ignição E da EGR . Positivo (+).
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino A da EGR ou D01 do conector da centralina. Acelerar o veículo algumas vezes, Negativo (-) por alguns instantes.
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/branco) da ignição D da ECG ou D08 do conector da centralina. Aproximadamente 5 v.
4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da ignição B da EGR ou B02 do conector da centralina . Negativo (-).
5-Ignição desligada, válvula EGR solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmimetro. Medir a resistência entre os terminais indicados na dados abaixo.

 

Terminais

Resistência

A e E

8 a 12 W

B e D

4,5 a 6,0 KW

 

13-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER .

6512.jpg (42032 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor funcionando .PONTA DEPROVA no fio ligado ao relé da bomba de combustível . Positivo (+).

2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/ vermelho ) ligado ao terminal A13 da centralina .Acelere e desacelerar o motor diversas vezes. Negativo (-).

3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro. Resistência da válvula entre 25 e 40W.

 

14-COMO TESTAR VÁLVULA SOLENÓIDE DE INJEÇÃO DE AR SECUNDÁRIO.

  6513.jpg (46341 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (vermelho / azul ) ligado ao relé da bomba de combustível. Positivo (+).

2-Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /amarelo) ligado ao terminal A11 da centralina . Dar partida no motor na fase fria. Negativo (-).

 

C . COMO TESTAR AUXILIARES

15-COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL .

  6514.jpg (53185 bytes)

TESTANDO

1-Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 85 do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida .

2-Ignição ligada motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 86 do conector . Positivo (+).

3-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30. Positivo (+).

4-Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 87 do relé. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida ou com motor funcionando.

 

16-COMO TESTAR RELÉ DE INJEÇÃO DE AR SECUNDÁRIO

  6515.jpg (68659 bytes)

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, coloque a ponta de prova no terminal 85 do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida na fase fria do motor.

2-Ignição ligada, motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 86 do relé. Positivo (+).

3-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé. Positivo (+).

4-Ignição ligada, motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 87 A do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida ou com motor funcionando.

5-Ignição ligada, motor parado, coloque a ponta de prova no terminal 30 do relê. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida na fase frio do motor.

 

D . COMO TESTAR CENTRALINA .

17-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA.

6516.jpg (162314 bytes)

TESTANDO

1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal B4 da centralina . Positivo (+). 12 v .
2-Ignição ligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais B1, C7, D16, D7 e C9 da centralina .Negativo (-).
3-Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais D3 e C16 da centralina  Positivo (+) 12 v .

18 - Esquema do Imobilizador

65999.jpg (111254 bytes)

 

19 - Como Funciona o Esquema do Imobilizador?

COMO FUNCIONA

1 - Observe que o sistema imobilizador recebe o sinal de velocidade. No ato da partida a linha que sai do terminal 7 da Unidade Central (UC) do imobilizador serve de condutor para o sinal eletrônico da chave e depois já com o motor em funcionamento, esta linha serve de condutora para o sinal do Sensor de Velocidade. Em veículos sem imobilizador existe um jumpeamento entre o terminal 6 e 7 do Conector da UC do imobilizador.