CAPITULO 65
APLICATIVO GM
DELPHI MULTEC - S
CORSA GSI.
COMO FUNCIONA O SISTEMA.n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.
n Há também modos de segurança, ou seja se a Centralina falhar, a quantidade de combustível a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência) |
COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE FALHAS.
Este sistema possui autodiagnose de defeitos, o que reduz o tempo de pesquisa de falhas. A indicação de falhas do sistema é feito pôr piscadas fornecidas pela lâmpada de advertência no painel de instrumentos. Pelos dados abaixo verificamos se existe problemas ou não. |
Chave somente ligada. | Lâmpada acesa. | Sem problemas. |
Motor funcionando. | Lâmpada apagada. | Sem problemas. |
Motor funcionando. | Lâmpada acesa. | Com falhas. |
IGNIÇÃO LÂMPADA DE ADVERTÊNCIA DIAGNOSE
A lâmpada de advertência não é indicativa de todos os defeitos, algumas partes como sistema de ignição como cabos de velas e também bomba, filtro, regulador de pressão do sistema de combustível não são detectados. 1 - A lâmpada de advertência funciona como luzes de advertência da pressão do óleo ou da bateria como pôr exemplo. 2 - Deve acender ao ligar a chave e deve apagar quando motor entrar em funcionamento. 3 - Se lâmpada permanecer acesa com o motor funcionando, existe falhas. |
1 - Localização do conector de diagnostico ALDL. 2 - Interligue com um fio ou chave os conectores conforme gravura veja a localização do Conector de diagnósticos ou ALDL conforme figura acima fica no lado esquerdo do condutor . 3 - Ligue a chave de contato sem dar partida. Agora o sistema está pronto para apresentar os diagnósticos. Irá apresentar os defeitos se existirem. Ao energizar todos os componentes controlados pela Centralina, menos o relé da bomba de combustível.Isto ocorrendo permite os circuitos difíceis de serem energizados sem o veiculo funcionar. Os componentes permanecerão energizados enquanto a centralina estiver no modo apresentação de diagnósticos. Fechar a válvula de controle de marcha lenta. 4 - Conte o numero de piscadas para identificar o código. |
Como exemplo vamos citar o código 12.
Lâmpada |
Piscada |
Pausa |
Piscada |
Piscada |
Pausa maior |
Números |
-------1------- |
---------------- |
--------2------ |
CÓD |
FALHA |
TESTAR |
13 |
Sonda Lambda |
Falha no circuito do sensor de Oxigênio ou sensor com defeito. |
14 |
Sensor de temperatura da água |
Sinal do circuito do sensor de temperatura da água baixo, sensor com defeito ou sensor com a massa. |
15 |
Sensor de temperatura da água |
Sinal do circuito do sensor de temperatura da água alto, sensor com defeito, mau contato nos condutores ou curto circuito com a voltagem da bateria. |
16 |
Sensor de detonação. |
Curto circuito, sinal baixo ou alto. |
17 |
Relé da bomba de combustível e válvulas injetoras. |
Relé defeituoso, falta alimentação. |
18 |
Módulo do filtro de detonação. |
Curto circuito, sinal baixo ou alto. |
19 |
Sinal incorreto de RPM. |
Sinal do circuito da bobina ao módulo aberto, mau contato nas conexões ou bobina com defeito |
21 |
Sensor da borboleta TPS . |
Sinal do circuito do sensor da borboleta de aceleração alto, sensor com defeito ou circuito em curto. |
22 |
Sensor da borboleta TPS . |
Sinal do circuito do sensor da borboleta de aceleração baixa, sensor com defeito ou circuito em curto. |
24 |
Sem sinal de velocidade do veiculo. |
VSS com defeito, circuito em aberto. |
29 |
Relé da bomba de combustível |
Sinal do circuito do relé da bomba de combustível baixa, falha no circuito de alimentação do relé ou mau contato no conector. |
32 |
Relé da Bomba de combustível. |
Sinal do circuito do relé da bomba de combustível alta, falha no circuito de alimentação do relé ou mau contato no conector. |
33 |
Sensor MAP |
Curto circuito no chicote elétrico, sensor com defeito. |
34 |
Sensor MAP |
Circuito aberto, Sensor com defeito. |
35 |
Controle do ar da Marcha Lenta. |
IAC com defeito. |
41 |
Linha EST - (B) bobina cilindros 2 e 3. |
Curto circuito com massa. |
42 |
Linha de controle 1 e 4. |
Curto circuito com a voltagem da bateria. |
44 |
Sonda Lambda - Mistura pobre. |
Voltagem baixa no circuito de O², Sensor com defeito. |
45 |
Sonda Lambda - Mistura rica. |
Voltagem alta no circuito de O², Sensor com defeito. |
47 |
Válvula EGR. |
Curto circuito, voltagem baixa. |
49 |
Bateria - Voltagem alta. |
Alternador com defeito. |
51 |
Trocar a Centralina |
Centralina com defeito. |
52 |
Relé da bomba secundário de ar |
Curto circuito com massa ou interrupção do circuito. |
53 |
Relé da bomba secundário de ar |
Curto circuito com a voltagem ou interrupção do circuito. |
55 |
Substitua a Centralina. |
Centralina com defeito. |
56 |
Solenóide do sistema injeção secundária de ar. |
Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito. |
57 |
Solenóide do sistema injeção secundária de ar. |
Curto circuito com a voltagem ou a massa ou interrupção do circuito. |
61 |
Válvula de ventilação do tanque de combustível. |
Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito. |
62 |
Válvula de ventilação do tanque de combustível. |
Curto circuito com a massa ou interrupção do circuito. |
63 |
Linha EST - (B) bobina cilindros 2 e 3. |
Curto circuito com a massa. |
64 |
Linha de controle bobina cilindros 1 e 4, voltagem baixa. |
Curto circuito com a massa ou circuito em aberto. |
66 |
Tubo do sensor de posição da borboleta de aceleração. |
Sinal do circuito sensor da borboleta de aceleração alto ou baixo, sensor com defeito ou circuito em curto. |
69 |
Temperatura do ar admissão - Voltagem baixa |
Sinal do circuito sensor de temperatura do ar da admissão baixo, mau contato no conector, circuito aberto ou sensor com defeito. |
71 |
Temperatura do ar admissão - Voltagem alta. |
Sinal do circuito sensor de temperatura do ar da admissão alto, circuito em curto ou sensor com defeito. |
87 |
Relé de corte A/C. |
Sinal do circuito do relé de corte do condicionador de ar alto, relé com defeito ou circuito em curto. |
88 |
Relé corte de combustível - Voltagem alta. |
Sinal do circuito do relé de corte de combustível alto, relé com defeito ou circuito em curto. |
92 |
Circuito do sensor de fase |
Curto-circuito ou peça com problema. |
93 |
Módulo Quad Drive |
Centralina. |
DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS PELO SINTOMA.
SINTOMA | TESTAR OS SEGUINTES COMPONENTES |
Motor de partida vira , mas o motor não pega ou pega com dificuldade. | 1 . Teste de centelha 2 . Sistema de combustível 3 . Sensor de temperatura da água 4 . Sistema de ignição 5 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba . 6 - Compressão/Vácuo. 7 - Sensor de fase. 8 - Sensor de rotação |
Alto consumo de combustível | 1 . Sistema de arrefecimento 2 . Sistema de ignição 4 . Válvulas injetoras 5 . Sistema de combustível 6 . Sensor de temperatura da água |
Motor falhando. | 1 . Sistema de ignição 2 . Medidor de massa de ar 3 . Válvulas injetoras 4 . Sistema de combustível 5 . Sonda lambda |
Motor morre ao carro parar | 1 . Carga da bateria 2 . Sensor de velocidade 3 . Motor de passo. 4 . Circuitos de vácuo 5 . Potenciômetro da borboleta 6 . Sensor de fase. |
Motor com problemas na aceleração e desenvolvimento , rateando | 1 . Sistema de ignição 2 . Válvulas injetoras 3 . Sonda lambda 4 . Sensor de temperatura do ar. 5 . Sensor de temperatura da água. 6 . Sensor da posição da borboleta 7 . Sistema de combustível . 8 - Válvula termostática. 9 - Compressão/Vácuo. |
Marcha-lenta irregular , rotação , gases de escape, etc. | 1 . Sistema de ignição 2 . Medidor de massa de ar 3 . Motor de passo. 4 . Sonda lambda 5 . Bomba de combustível 6 . Válvulas injetoras 7 . Compressão / Vácuo. 8 . Válvula EGR. 9 . Sensor da borboleta. |
Motor pega mas logo morre | 1 . Sensor de temperatura da água 2 . Compressão/Vácuo. 3 . Sensor de rotação 4 . Motor de passo. 5 . Sistema de combustível. 6 . Sensor de fase. |
Má retomada de aceleração | 1 . Sistema de ignição 2 . Válvulas injetoras 3 . Sistema de combustível 4 . Sonda lambda 5 . Sensor de temperatura do ar 6 . Sensor de temperatura da água 7 . Sensor de posição da borboleta. 8 . Compressão /Vácuo 9 . Válvula termostática. |
Nível de CO muito baixo. | 1 . Sonda lambda 2 . Entrada falsa de ar 3 . Sistema de combustível 4 . Sensor de temperatura do ar 5 . Motor de passo. 6 . Válvula EGR. 7 . Válvula injetoras 8 . Sensor de temperatura da água |
Nível de CO muito alto | 1 . Sistema de combustível 2 . Sonda lambda 3 . Sensor de temperatura do ar 4 . Válvulas injetoras 5 . Sensor de temperatura da água |
Dificuldade de partida com motor quente | 1 . Sensor de temperatura da água 2 . Conexão ao terra da bateria e do motor . 3 . Entrada falsa de ar 4 . Sistema de combustível 5 . Motor de passo. 6 . Sensor de temperatura do ar 7 . Compressão / vácuo |
Dificuldade de partida com motor frio | 1 . Compressão / vácuo 2 . Conexão ao terra da bateria do motor . 3 . Entrada falsa de ar 4 . Sistema de combustível 5 . Sensor de temperatura da água 6 . Motor de passo. 7 . Sensor de temperatura do ar |
Lâmpada de defeito não acende | 1 . Lâmpada de defeito |
Motor aquece muito | 1 . Válvula termostática / Sistema
de arrefecimento 2 . Sensor de temperatura da água 3 . Compressão / vácuo 4 . Índice de CO²/sonda lambda 5 . Sistema de ignição |
Motor detona / bate pino | 1 . Combustível 2 . Compressão / vácuo / Carbonização 3 . Sistema de ignição 4 . Sensor da árvore de manivelas 5 . Sensor de fase. |
Motor continua funcionando após desligado | 1 . Sistema de combustível 2 . Compressão / carbonização |
Baixa potência do motor com carga máxima | 1 . Sistema de ignição 2 . Compressão / vácuo 3 . Sensor de posição da borboleta. 4 . Válvulas injetoras 5 . Sistema de combustível |
Localização da Unidade Central e Relé
Bobina de ignição
Resistência do
enrolamento primário..........................de 0,6W a 0,8W Resistência do enrolamento Secundário.................de 5,5KW a 6,5KW |
Sensor de temperatura da água.
Resistência - motor frio 20° a
50°C.........................de 3,5KW a 0,7 KW Resistência - motor quente de 80° a 100°C...................de 325W a 175W |
Motor de passo.
Resistência do enrolamento......................................................................de 45W a 70W . |
Válvula injetora de
combustível.Resistência de enrolamento......................................................................de 12 W a 14 W |
Resistência do enrolamento......................................................................de 25W a 40W |
A . COMO TESTAR SENSORES .
1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino B03 da centralina. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao pino B02 da centralina. Dados abaixo motor quente entre 80 °C e 90 °C . |
Temperatura ° C | 20 |
30 |
40 |
50 |
60 |
70 |
80 |
90 |
100 |
110 |
Tensão V | 2,34 |
1,79 |
1,36 |
3,62 |
3,26 |
2,84 |
2,40 |
2,02 |
1,67 |
1,35 |
Resistência W | 3530 |
2230 |
1450 |
630 |
660 |
465 |
325 |
235 |
175 |
129 |
2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (azul ) ligado ao pino B04 da centralina. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio ( marrom ) ligado ao pino D15 da centralina Dados abaixo. |
TABELA
Temperatura °C | 0 |
10 |
20 |
30 |
40 |
50 |
60 |
70 |
80 |
90 |
100 |
Tensão v | 3,51 |
2,39 |
2,34 |
1,79 |
1,36 |
3,62 |
3,26 |
2,84 |
2,40 |
2,02 |
1,67 |
Resistência W | 9350 |
5580 |
3530 |
2230 |
1450 |
630 |
660 |
465 |
325 |
235 |
175 |
3-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ) ligado ao pino B02 da centralina . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro no fio preto/branco ligado ao pino D08 da centralina . Aproximadamente 5 V. |
3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, no modo voltímetro no fio (azul ); ligado ao pino D05 da centralina. As leituras devem estar de acordo com os dados abaixo. |
Posição da borboleta |
Tensão v |
Borboleta fechada |
0,3 a 1,0 |
Borboleta totalmente aberto |
4,0 a 4,8 |
4-COMO TESTAR SENSOR DE PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO -MAP
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ) ligado ao pino D15 da centralina. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (preto/ branco) ligado ao pino D08 da centralina . Aproximadamente 5 v. |
3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (verde) ligado ao pino A07 da centralina . Com a bomba de vácuo ligada ao MAP, aplicar vácuo e comparar com a tabela 1 abaixo. |
Vácuo mmHg | 0 |
150 |
230 |
300 |
380 |
Tensão v | 4.9 |
3.8 |
3.3 |
2.7 |
2.2 |
5-COMO TESTAR SENSOR DE ROTAÇÃO E PMS .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro : resistência do sensor. 540 W ± 10 % . |
2-Ignição ligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector . Negativo (-). |
6-COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO NO ESCAPAMENTO SONDA LAMBDA.
TESTANDO |
1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal A da sonda lambda. Positivo (+). |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal B da sonda lambda. Negativo (-). |
3-Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio (azul/amarelo) ligado ao pino D09 da centralina. Acelere o motor. Oscila de 0,1 V a 0,9 V. |
7-COMO TESTAR SENSOR DE FASE .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no fio (marrom), terminal C do sensor de fase. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no fio (preto) terminal A do sensor de fase . Positivo (+). |
3-Ignição ligada, dar partida. PONTA DE PROVA no fio (amarelo / violeta) terminal B do sensor de fase . Led (verde) deve piscar na partida ou durante o funcionamento do motor. |
B . COMO TESTAR ATUADORES .
8-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados ao relê da bomba de combustível fio (vermelho/azul) . Positivo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos C02 (marrom/preto), C03 (marrom /branco), C04(marrom/verde) e C06 (marrom/amarelo) da centralina. Led (verde) pisca durante partida ou com motor funcionando . |
3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro, medir resistência de cada válvula . 12 a 14W |
TESTANDO |
5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 2,0 a 4.0 ms em marcha lenta |
9-COMO TESTAR BOBINA E MÓDULO DE IGNIÇÃO
TESTANDO |
1-Centelhador colocado em cada saída da bobina . Dar partida no motor . Centelhador forte (mínimo 2 cm ) durante partida . |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da bobina que vem da chave de ignição . Positivo (+) 12 V . |
3-PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos D 14 (preto / vermelho) e C14 (preto / amarelo ) da centralina . Dar partida no motor . Led (verde) deve piscar durante parida . |
4-MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro : medir resistência do primário e do secundário da bobina . Primário : 0,6 W a 0,8W Secundário:5,5KW a 6,5KW. |
10-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO (controle da marcha-lenta ).
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado. Conecte a PONTA DE PROVA do em cada um dos fios do motor de passo. Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida .(logo que o motor pegar). |
2-Ignição desligada, Desconecte o conector do motor de passo. Com MULTITESTE DIGITAL no posição ohmimetro, meça as resistências dos enrolamentos dos terminais A B C D do motor de passo . Devem estar de acordo com a dados abaixo. |
Medição entre os terminais | Valor medido |
A e B | 45 a 70 W |
C e D | 45 a 70 W |
B e C | EEE isolado |
A e D | EEE isolado |
qualquer terminal e a carcaça | EEE isolado |
11-COMO TESTAR PRESSÃO DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
TESTANDO |
1-Antes de iniciar este teste, despressurize o sistema: retire o fusível da bomba de partida e espere o carro morrer. Coloque o manômetro na entrada de combustível tubo distribuidor. Recoloque o fusível, feche a válvula de esfera e dê partida no motor .Deve indicar uma pressão de 2,5 a 3,1 bar . |
12-COMO TESTAR VÁLVULA EGR LINEAR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da ignição E da EGR . Positivo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino A da EGR ou D01 do conector da centralina. Acelerar o veículo algumas vezes, Negativo (-) por alguns instantes. |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/branco) da ignição D da ECG ou D08 do conector da centralina. Aproximadamente 5 v. |
4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio da ignição B da EGR ou B02 do conector da centralina . Negativo (-). |
5-Ignição desligada, válvula EGR solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmimetro. Medir a resistência entre os terminais indicados na dados abaixo. |
Terminais | Resistência |
A e E | 8 a 12 W |
B e D | 4,5 a 6,0 KW |
13-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor funcionando .PONTA DEPROVA no fio ligado ao relé da bomba de combustível . Positivo (+). |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/ vermelho ) ligado ao terminal A13 da centralina .Acelere e desacelerar o motor diversas vezes. Negativo (-). |
3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro. Resistência da válvula entre 25 e 40W. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (vermelho / azul ) ligado ao relé da bomba de combustível. Positivo (+). |
2-Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /amarelo) ligado ao terminal A11 da centralina . Dar partida no motor na fase fria. Negativo (-). |
C . COMO TESTAR AUXILIARES
15-COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL .
TESTANDO |
1-Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 85 do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida . |
2-Ignição ligada motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 86 do conector . Positivo (+). |
3-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30. Positivo (+). |
4-Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 87 do relé. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida ou com motor funcionando. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, coloque a ponta de prova no terminal 85 do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida na fase fria do motor. |
2-Ignição ligada, motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no terminal 86 do relé. Positivo (+). |
3-Ignição ligada, motor parado. PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé. Positivo (+). |
4-Ignição ligada, motor parado. Coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 87 A do relê. Dar partida no motor. Negativo (-) durante a partida ou com motor funcionando. |
5-Ignição ligada, motor parado, coloque a ponta de prova no terminal 30 do relê. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida na fase frio do motor. |
D . COMO TESTAR CENTRALINA .
17-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA.
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal B4 da centralina . Positivo (+). 12 v . |
2-Ignição ligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais B1, C7, D16, D7 e C9 da centralina .Negativo (-). |
3-Ignição ligada, motor parado PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais D3 e C16 da centralina Positivo (+) 12 v . |
19 - Como Funciona o Esquema do Imobilizador?
COMO FUNCIONA |
1 - Observe que o sistema imobilizador recebe o sinal de velocidade. No ato da partida a linha que sai do terminal 7 da Unidade Central (UC) do imobilizador serve de condutor para o sinal eletrônico da chave e depois já com o motor em funcionamento, esta linha serve de condutora para o sinal do Sensor de Velocidade. Em veículos sem imobilizador existe um jumpeamento entre o terminal 6 e 7 do Conector da UC do imobilizador. |