CAPITULO 66
APLICATIVOS GM
VORTEC V6 - OBD II.
BLAZER 4.3L
COMO FUNCIONA O SISTEMA.
n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.
n Há também modos de segurança, ou seja se a Centralina falhar, a quantidade de combustivel a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência) |
Algumas falhas deste sistema podem serem obtidos
através dos códigos de falhas. Estes códigos indicam quais falhas estão ocorrendo ou
ocorreram durante o uso do automóvel. A grande vantagem de se ter estes códigos é
facilitar o diagnósticos do sistema e ajudar na resolução de um provável defeito. Os
códigos de falha nem sempre é conclusivo após a constatação da falha é muito
importante o teste do componente ver mais adiante como testar os componentes. Os códigos de falhas podem serem obtidos através de um SCANNER, os códigos de falhas são transmitidos para o SCANNER e, eventualmente podem ocorrer erros de comunicação entre equipamento ea centralina. O erro de comunicação pode ser causado por manuseio errado do mecânico ou problemas de chicote, conectores com mau contato ou fios interrompidos. As falhas encontradas pelo SCANNER provem de três situações. n - Defeito passado que ficou armazenado na memória da Centralina. n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor parado. n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor funcionando. Existem dois tipos de testes: no primeiro e segundo testes são testes ESTÁTICOS com motor desligado no primeiro Teste Estático de Defeito Passado, no segundo Teste Estático de Defeito Presente, no terceiro teste DINÂMICO com motor funcionando, Teste Dinâmico de Defeito Presente. |
Localizção do Conector de Diagnóstico
AVISO: Sempre comece pelo teste estático: somente após resolver os defeitos apresentados pelo teste estático, faça os testes dinâmicos. |
CÓDIGOS DE FALHAS PARA TESTES ESTÁTICO E DINÂMICO.
CÓD | DEFEITO |
TESTAR OS COMPONENTES |
0101 | Massa de ar fora da faixa. | Medidor de massa de ar. |
0102 | Massa de ar abaixo da faixa. | Medidor da massa de ar. |
0103 | Massa de ar acima da faixa | Medidor da massa de ar. |
0106 | MAP fora da faixa. | Medidor de pressão absoluta do coletor. |
0107 | MAP abaixo da faixa. | Medidor de pressão absoluta do coletor. |
0108 | MAP acima da faixa. | Medidor de pressão absoluta do coletor. |
0112 | Temperatura de ar abaixo da faixa | Sensor da temperatura do ar de admissão. |
0113 | Temperatura de ar acima da faixa. | Sensor da temperatura do ar de admissão. |
0117 | Temperatura da água abaixo da faixa | Sensor da temperatura da água. |
0118 | Temperatura da água acima da faixa. | Sensor da temperatura da água. |
0121 | Posição da borboleta fora da faixa | Sensor de posição da borboleta |
0122 | Posição da borboleta abaixo da faixa. | Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina |
0123 | Posição da borboleta acima da faixa. | Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina |
0125 | Temperatura da água fora da faixa | Sensor da temperatura da água. |
0131 | Baixa tensão na sonda lambda. | Sonda lambda. |
0132 | Alta tensão na sonda lambada. | Sonda lambda. |
0134 | Sonda lambda fora da faixa | Sonda lambda. |
0135 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 1/Sensor 1 |
0151 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1 |
0152 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1 |
0153 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1 |
0154 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1 |
0155 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. Banco 2/Sensor 1 |
0171 | Sistema adaptativo do combustivel muito pobre. | Sonda lambda, Banco 1,Bomba de combustivel, Injetores |
0172 | Sistema adaptativo do combustivel muito rico. | Sonda lambda, Banco 1,Bomba de combustivel, Injetores |
0174 | Sistema adaptativo do combustivel muito pobre. | Sonda lambda, Banco 2,Bomba de combustivel, Injetores |
0175 | Sistema adaptativo do combustivel muito rico. | Sonda lambda, Banco 2,Bomba de combustivel, Injetores |
0325 | Falha no sensor de detonação | Sensor de detonação |
0327 | Tensão baixa no sensor de detonação | Sensor posição da árvore de manivelas |
0336 | Falha no sensor posição da árvore de manivelas | Sensor posição da árvore de manivelas |
0337 | Sensor de posição da árvore de manivelas abaixo da faixa | Sensor posição da árvore de manivelas |
0338 | Sensor de posição da árvore de manivelas acima da faixa | Sensor posição da árvore de manivelas |
0339 | Falha no sensor de posição da árvore de manivelas | Sensor posição da árvore de manivelas |
0340 | Mau funcionamento do sensor da árvore do comando de válvulas. | Sensor posição da árvore de manivelas |
0341 | Mau funcionamento do sensor da árvore do comando de válvulas. | Sensor posição da árvore de
manivelas de comando de válvula |
0401 | Fluxo insuficiente da EGR. | Válvula EGR. |
0500 | Mau funcionamento do sensor de velocidade. | Sensor de velocidade. |
0506 | Marcha lenta baixa | Motor de passo |
0507 | Marcha lenta alta | Motor de passo |
1106 | MAP acima da faixa | MAP |
1107 | MAP abaixo da faixa | MAP |
1111 | Temperatura do ar acima da faixa | Sensor de temperatura do ar |
1112 | Temperatura do ar abaixo da faixa | Sensor de temperatura do ar |
1114 | Temperatura da água abaixo da faixa | Sensor de temperatura do água |
1115 | Temperatura da água fora da faixa | Sensor de temperatura do água |
1121 | Sensor da posição da borboleta inconsistente com a tensão alta | Potenciometro da borboleta, medidor de massa de ar |
1122 | Sensor da posição da borboleta
inconsistente com a tensão baixa. |
Potenciometro da borboleta, medidor de massa de ar |
1133 | Sonda lambda chaveando pouco | Pressão da bomba de combustível,
sonda lambda, Banco 1,Sensor 1, injetores |
1134 | Sonda lambda com tempo de transição alto | Pressão da bomba de combustível,
sonda lambda, Banco 1,Sensor 1, injetores |
1153 | Sonda lambda chaveando pouco | Pressão da bomba de combustível,
sonda lambda, Banco 2,Sensor 1, injetores |
1154 | Sonda lambda com tempo de transição alto | Pressão da bomba de combustível,
sonda lambda, Banco 2,Sensor 1, injetores |
1345 | Sensor de posição da árvore de comando de válvula inconsistente com o sensor de posição da árvore de manivelas | Sensor de posição da árvore de manivelas, sensor de posição da árvore de comando de válvulas. |
1351 | Alta tensão no controle da Ignição. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
1361 | Baixa tensão no controle da Ignição. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
1406 | Mau funcionamento na EGR | Válvula EGR |
1508 | Marcha lenta baixa | Motor de passo |
1509 | Marcha lenta baixa | Motor de passo |
1650 | Mau funcionamento do interruptor da direção hidráulica. | Interruptor da direção hidráulica. |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
FALHA | CAUSAS |
SOLUÇÕES |
Motor pega, mas morre em seguida | 1- Sensor de temperatura da água 2- Sensor de rotação 3- Medidor de massa de ar 4- Sensor da árvore de comando de válvulas 5- Motor de passo |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Má retomada de aceleração | 1. Compressão/Vácuo 2- Válvula termostática 3 -Potenciômetro da borboleta 4- Medidor de massa de ar 5- Sensor de temperatura da ar 6- Sensor de temperatura da água 7- Sonda lambda 8- Sistema de combustível 9- Válvula injetoras 10. Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor de partida vira, mas o motor não pega ou pega com dificuldade | 1. Compressão/Vácuo 2- Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba 3- Sistema de ignição 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de combustível 6- Teste de centelha |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor morre quando o carro pára | 1.Sensor da árvore de comando de
válvulas 2- Potenciômetro da borboleta 3- Circuitos de vácuo 4- Motor de passo 5- Sensor de velocidade 6- Ver bateria |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Problemas com marcha lenta | 1. Compressão/Vácuo 2- Válvula injetoras 3- Bomba de combustível 4- Motor de passo 6- Sonda lambda 7- Medidor de massa de ar 8- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha | 1. Potenciômetro da borboleta 2- Sonda lambda 3- Sistema de combustível 4- Válvula injetoras 5- Medidor de massa de ar 6- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Elevado consumo de combustível muito elevado | 1-Sensor de temperatura da água 2- Sistema de combustível 3- Válvula injetoras 4- Medidor de massa de ar 5- Sistema de ignição 6- Sistema de arrefecimento |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com falha temporária | 1. Sistema de combustível 2- Medidor de massa de ar 3- Sensor da árvore de manivelas 4- Válvula injetoras 5- Sonda lambda 6- Sensor da árvore de comando de válvulas 7- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor detona bate pino | 1- Sensor da árvore de comando de
válvulas 2- Sensor da árvore de manivelas 3- Sistema de ignição 4- Compressão/Vácuo 6- Combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor aquece muito | 1. Sistema de ignição 2- Índice de CO/Sonda lambda 3- Compressão/Vácuo 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de arrefecimento/Válvula termostática |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com baixa potência com carga máxima | 1. Sistema de combustível 2- Potenciômetro da borboleta 3- Válvula injetoras 4- Medidor de massa de ar 5- Compressão/Vácuo 6- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor continua funcionado após desligado | 1. Compressão/Carbonização 2. Sistema de combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Nível de CO muito alto | 1- Sensor de temperatura da água 2- Válvula injetoras 3- Medidor de massa de ar 4- Sensor de temperatura da ar 5- Sonda lambda 6- Sistema de combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Nível de CO muito baixo | 1. Sensor de temperatura da água 2- Válvula injetoras 3- Medidor de massa de ar 4- Motor de passo 5- Sensor de temperatura da ar 6- Sistema de combustível 7- Sonda lambda 8- Entrada falsa de ar |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Dificuldade de partida com o motor frio | 1. Medidor de massa de ar 2- Sensor de temperatura da ar 3- Motor de passo 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de combustível 6- Entrada falsa de ar 7- Conexão ao terra da bateria e do motor 8- Compressão/Vácuo |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Dificuldade de partida com o motor quente | 1. Compressão/Vácuo 2- Medidor de massa de ar 3- Sensor de temperatura da ar 4- Motor de passo 5- Sistema de combustível 6- Entrada falsa de ar 7- Conexão ao terra da bateria e do motor 8- Sensor de temperatura da água |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Localização do Módulo de Comando ou (UC) Unidade Central está Situado acima da caixa de roda dianteira direita, no vão do motor. |
Bobina de ignição
Resistência do
enrolamento
primário.....................................................................de 0,1O a 0,4W Resistência do enrolamento Secundário............................................................ de 6KW a 7KW. |
Sensor de temperatura da água.
Resistência
- motor frio 10° a
50°C..................................................................de 1,4KW a 3,6 KW Resistência - motor quente de 80° a 100°C.........................................................de 150 W a 350W |
Motor de passo.
Resistência do enrolamento................................................................................. de 45 W a 60 W . |
Válvula injetora de combustivel.
Resistência de enrolamento..............................................................................de 12,5W a 13,0 W |
Válvula de canister
Resistência do enrolamento....................................................................................de 18W a 26 W . |
Sonda lambda
Resistência de enrolamento.................................................................................... de 3 W a 8 W . |
Esquema Elétrico da Blazer 4.3 até 1998.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 do conector Branco . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro , no fio ligado ao pino 23 do conector vermelho. motor quente: entre 80 °C e 90 °C com tensão de 1,0 v a 2,0 v . |
Temperatura °C | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 |
Resistência W | de 150 a 350 | de 1400 a 3600 | |||||||
Tensão V | de 1,0 a 2,0 | de 4,0 a 4,8 |
2-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DO AR .
TEESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector cinza . Negativo (-) . |
2-Ignição ligada, motor parado, MULITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 22 do conector vermelho . Temperatura ambiente : entre 20 °C e 30 °C com tensão de 1,0 V a 2,5 V . |
3-COMO TESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 29 do conector azul . Negativo (-). |
2-Inição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 30 do conector azul ( levante o eixo da tração traseira e gire a roda ) . Led (verde) pisca. |
3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir a resistência entre os terminais o sensor de 1800 W a 2500 W . |
AVISO - Nos veículos importados existem 4 sondas lambdas nos veículos nacionais 2 sondas lambdas. |
TESTANDO |
1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado à sonda. Negativo (-). |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (rosa ) ligado à sonda. Positivo (+)> |
3-Motor funcionando e aquecido PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 25 ou 7 do conector azul . Negativo (-). |
4-Motor funcionando aquecido, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 19 ou 21 . Acelere o motor várias vezes . Tensão oscila entre 0,1 V e 0,9 V . |
5-Ignição desligada, conector solo, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro . medir a resistência de aquecimento (resistência entre os fios (branco) da sonda ) . resistência. de 3 W a 8 W. |
5-COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA ÁRVORE DE COMANDO DE VÁLVULAS.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 8 do conector azul . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Rosa/preto . Positivo (+). |
3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 3 do conector azul . Led (verde) pisca . |
6-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA ÁRVORE DE MANIVELAS
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 28 do conector azul. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (rosa) ligado à chave de ignição. Positivo (+). |
3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA, no fio ligado ao pino 31 do conector azul. Led (verde) pisca . |
7-COMO TESTAR SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 4 do conector Branco . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITA, modo voltímetro no fio ligado ao pino 12 do conector Branco . Aproximadamente 5 V . |
3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 24 do conector vermelho. Dados abaixo. |
Borboleta fechada | de 0,6 v a 1,1 v |
Borboleta totalmente aberta | de 4,5 v a 4,9 v |
8- COMO TESTAR MEDIDOR DE MASSA DE AR
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio ( preto/ branco) . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (rosa) ligado à chave de ignição . Posição (+). |
3-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao pino 28 do conector vermelho. Em marcha-lenta. Tensão de 0,4 V a 4,8 V. A 2500 rpm. Tensão de 3,6 V a 4,4 V. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector Branco. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 27 do conector Branco. Aproximadamente 5 V . |
3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro , no fio ligado ao pino 25 do conector vermelho. Instale a bomba de vácuo no sensor. Valores de acordo com a dados abaixo . |
Vácuo mmHg |
Tensão V |
0 |
4,9 |
150 |
3,8 |
230 |
3,3 |
300 |
2,7 |
380 |
2,2 |
AVISO - Os valores aqui encontrados são a nível do mar com mudança de altitude muda os valores. |
B . COMO TESTAR ATUADORES
10-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (rosa ) ligado à chave de ignição . Positivo (+). |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 12A(ano 98) do conector azul ou pino 02B (ano 99). Acelerar várias vezes o motor. Negativo (-) por alguns instantes . |
3-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro. Resistência da válvula de 18 W a 26 W . |
11-COMO TESTAR MOTOR DE PASSO .
TESTANDO |
1-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência entre os fios ligados aos pinos 14 e 30 do conector vermelho . De 45 W a 60 W. |
2-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência entre os fios aos pinos 13 e 29 do conector vermelho. de 45 W a 60 W. |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA em cada um dos fios do motor de passo. os leds deverão piscar alternadamente durante a partida ou logo após que o motor iniciar seu funcionamento |
12-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+). |
2-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA, em cada um dos fios ligados aos pinos 3, 15, 16, 31 e 32 do conector vermelho e ao pino 5 do conector azul. Led (verde) pisca. |
3-Ignição desligada, conectores soltos, multiteste digital, modo ohmímetro, medir a resistência entre os terminais de cada válvula. de 12,5 W a 13,0 W. |
TESTANDO |
5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 3,0 a 5.0 ms em marcha lenta |
13-COMO TESTAR BOMBA DE COMBUSTÍVEL .
TESTE DA PARTE ELÉTRICA DA BOMBA.
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom ou preto ) da bomba . Negativo (-). |
2-PONTA DE PROVA no fio ligado à bomba que vem do relé. Dar partida no motor. Positivo (+) durante a partida |
TESTAR A PRESSÃO DA BOMBA.
TESTANDO |
1-Despressurizar o sistema : retire o fusível ou o relé da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o fusível ou o relé. Instalar manômetro na válvula de teste do distribuidor de combustivel. Dar partida no motor. Pressão de 3,0 a 4,0 bar durante partida ou em marcha-lenta . |
C . COMO TESTAR AUXILIARES
14-COMO TESTAR MÓDULO DE IGNIÇÃO E BOBINA .
TESTANDO |
1-Centelhador colocado na saída da bobina. Dar partida no motor. Centelhador forte mínimo 2 cm, durante a partido. |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado à chave de ignição. Positivo (+). |
3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado (preto/branco) ligado à bobina. Led (verde) deve piscar . |
4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto ) ligado ao acionador da bobina . Negativo (-). |
5-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA, no fio (rosa) ligado ao acionador da bobina . Positivo (+). |
6-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio (branco ) ligado ao pino 9 do conector Branco. Led (verde) deve piscar . |
7-Ignição desligada, conector solto , MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir a resistência dos primários das bobinas. de 0,1 W a 0,4 W. |
8-Ignição desligada, cabos soltos , MULTITESTE DIGITAL, modo ohmímetro, medir a resistência dos secundários das bobinas. de 6 K W a 7 K W. |
15-COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 5 do relé . Positivo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto / branco ) ligado ao terminal 1 do relé > Negativo (-). |
3-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do relé. Positivo (+)> |
4-Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do relé. Positivo (+). |
16-COMO TESTAR AR CONDICIONADO.
TESTANDO |
1-PONTA DE PROVA no fio (verde) ligado à embreagem do compressor do ar condicionador . Positivo (+). |
2-PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 9 do conector vermelho . Negativo (-) com o carro em marcha lenta . |
3-PONTA DE PROVA no fio (rosa) ligado à chave de ignição . Positivo (+). |
4-PONTA DE PROVA no fio (laranja ) ligado à bateria . Positivo (+). |
5-PONTA DE PROVA no fio ligado à chave liga /desliga do ar condicionado . Positivo (+) . |
6-PONTA DE PROVA no fio (verde) que liga a chave liga/desliga à chave de baixa pressão . Positivo (+). |
7-PONTA DE PORVA no fio (verde) que liga a chave de baixa pressão à chave de alta pressão . Positivo (+) |
8-PONTA DE PROVA no fio (verde/ preto) ligado à chave de alta pressão . Positivo (+). |
17-COMO TESTAR VÁLVULA EGR LINEAR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 19 do conector Branco. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio ligado ao pino 18 do conector azul . Negativo (-). |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado a chave de ignição . Positivo (+). |
4-Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 27 do conector Branco. Aproximadamente 5v. |
5-Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro. Medir as resistências entre os terminais indicados na dados abaixo . |
Terminais |
Resistência O |
A e E |
de 8 a 12 W |
B e D |
de 4,5 K W a 6,0K W |
D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO
18-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA ECU .
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 17 e 18 do conector Branco. Negativo (-). |
2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 21 do conector Branco. Positivo (+). |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 13 e 18 do conector preto de prova nos fios ligados aos pinos 13 e 18 do conector preto e pino 4 do conector azul . Positivo (+). |