CAPITULO 69
APLICATIVOS VW
DIGIFANT Mi
GOLF GL/GLX 1.8 - Mi.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DIGIFANT Mi GOLF 1.8
Este sistema de injeção é digital multiponto ou seja com quatro válvulas injetoras de combustivel do tipo simultâneo ou seja todas válvulas injetoras são acionadas ao mesmo tempo. A determinação da quantidade de ar admitida pelo motor se dá em função da abertura da borboleta, da temperatura do ar na admissão e por valores pré estabelecidos gravados na memória da Centralina. O corpo de borboleta fica instalado junto ao coletor de admissão de admissão. As válvulas injetoras são montadas no coletor de admissão, realizam a injeção de combustivel. A Centralina analisa as informações vindas dos vários sensores distribuídos pelo motor, analisa e processa e comanda diversos atuadores distribuídos pelo carro, tais como: = - Válvulas injetoras, controle de ar da marcha lenta e bobina de ignição. Deste modo mantém o motor em ótimas condições de funcionamento diminui o consumo e os poluentes. Este sistema possui capacidade de autodiagnose de defeitos, ou seja, possui capacidade própria para identificar defeitos, os defeitos poderão ser identificado por um SCANNER. Este sistema também possui. - Recuperação dos vapores de combustivel. - Controle de detonação para motores 1.8. - Controle dos gases de combustão. - Ligação com o sistema de ar condicionado. Como resultado deste mapeamento oferece estas vantagens: } - Melhor queima do combustivel. } - Controle da mistura. } - Redução de poluentes. } - Eliminação de ajustes de marcha lenta e mistura. } - Economia de combustivel. } - Eliminação do afogador. } - Facilidades na partida. } - Melhor dirigibilidade. |
Como conseguir o códigos de falhas.
A diagnose deste sistema de injeção pode ser feita através da obtenção dos códigos de falhas armazenados em sua memória. Estes códigos podem serem obtidos com o uso de um SCANNER. O SCANNER deverá ser ligado ao ALDL (conector de diagnóstico) do veiculo. Para eliminar os códigos de falhas é necessário o uso de um SCANNER. Somente apagar os códigos após o conserto do defeito. |
BUSCA DE DEFEITO PELO SINTOMA
DEFEITO | TESTANDO |
MOTOR NÃO PEGA | 1 . Filtro da ar e
sua tubulação (obstrução ) . 2 . Tubulação de escape (obstrução ) . 3 . Sistema de alimentação de combustivel. 4 . Alimentação da Centralina. 5 . Carga da bateria 6 . Sistema de ignição 7 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba . 8 . Sensor Hall |
MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR | 1 . Sensor de
temperatura do ar 2 . Sensor de temperatura de água . 3 . Sistema de ignição 4 . Sistema de alimentação de combustível 5 . Carga da bateria. 6 . Tubulação do escape (obstrução) 7 . Filtro da ar e sua tubulação (obstrução ) . 8 . Sensor Hall |
MARCHA-LENTA IRREGULAR | 1 . Sonda lambda 2 . Sensor de temperatura do ar 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Sistema de alimentação de combustível . 5 . Motor de passo 6 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade). |
MARCHA LENTA MUITO ALTA | 1 . Carga da
bateria 2 . Sensor de temperatura do ar 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Motor de passo |
FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR | 1 . Alimentação
da Centralina 2 . Sensor de temperatura do ar 3 . Sistema de alimentação de combustível . 4 . Sistema de ignição 5 . Carga da bateria 6 . Tubulação de escape (obstrução) 7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução). |
MOTOR FALHANDO | 1 . Sensor de
temperatura do ar 2 . Válvulas injetoras. 3 . Sistema de alimentação de combustível 4 . Carga da bateria . 5 . Sistema de ignição. |
CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL | 1 . Alimentação
da Centralina. 2 . Sonda lambda . 3 . Sensor de temperatura do ar 4 . Sensor de temperatura de água 5 . Sistema de alimentação de combustível 6 . Carga da bateria . 7 . Tubulação de escape (obstrução ) 8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ). |
A . COMO TESTAR SENSORES. 1-COMO TESTAR SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor . Negativo (-) . |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor . Dados abaixo (motor quente :entre 80 °C e 90 °C . 0,4 a 0,5 v. |
Temperatura °C | 20 |
30 |
40 |
60 |
80 |
100 |
Resistencia O | 2400 |
1600 |
1200 |
600 |
320 |
180 |
Tensão v | 2,4 |
1,9 |
1,5 |
0,9 |
0,5 |
0,3 |
2-COMO TESTAR SENSOR DE OXIGÊNIO - SONDA LAMBDA .
TESTANDO |
1-Motor funcionando, PONTA DEPROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector da sonda. Positivo (+) 12 v. |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 2 e 3 do conector da sonda. Negativo (-). |
3-Inição desligada, desconectar a sonda do chicote . Com o MULTITESTE DIGITAL, medir resistência de aquecimento da sonda, medir através dos terminais 1 e 2 do conector . Resistência de 4,3 a 4,7W . |
4-Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 4 do conector . Acelere o motor várias vezes. Tensão deve ficar oscilando entre 0,1 v a 0,9 v . |
3- COMO TESTAR SENSOR HALL (rotação e PMS)
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor .Positivo (+) 12V |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor> Negativo (-). |
3- PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor. Dar partida no motor> Led deve piscar durante a partida ou com o motor funcionado. |
4-COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor. Negativo (-). |
2-Ignição ligado, motor pardo, MUTLITESTE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor. Tensão de 5,0 v ± 5 %. |
3-Ignição ligada, motor parado , MUTLITESE DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor. Gire lentamente o eixo da borboleta até o final. As leituras devem estar de acordo com os dados abaixo. A variação de tensão entre fechada e aberta deverá ser linear. |
Posição da borboleta |
Tensão v |
Borboleta fechada | 0,5 a 1,0 |
Borboleta totalmente aberta | 4,0 a 5,0 |
5-COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA DO AR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector do sensor . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTA DIGITAL modo voltímetro no fio ligado ao terminal 1 do conector do sensor . Dados abaixo. |
Temperatura °C | 20 |
30 |
40 |
60 |
80 |
100 |
Resistência O | 2400 |
1600 |
1200 |
600 |
320 |
180 |
Tensão v | 2,4 |
1,9 |
1,5 |
0,9 |
0,5 |
0,3 |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector do sensor. Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector. Positivo (+). |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PORVA no fio ligado ao terminal 2 o conector do sensor. Levantar as rodas dianteiras do veiculo e girar uma das rodas. Os leds devem piscar enquanto a roda estiver girando. |
B . COMO TESTAR ATUADORES .
7-COMO TESTAR VÁVULAS INJETORAS.
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector de cada um dos injetores. Dar partida no motor. Positivo (+). 12 v durante a partida. |
2-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 de cada um dos injetores. Dar partida no motor. Led (verde) pisca durante parida ou com motor funcionando. |
3-MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras. Resistencia de 13,7 a 15,2 W. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 1 do conector da válvula . Positivo (+). |
2-MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, opção para corrente alternada VAC. Ligar ao terminal 2 do conector da válvula dar partida no motor. Deve apresentar de 5,0 a 8,0 VAC em marcha-lenta . Ao acelerar o motor, deve ficar variando. |
3-Medir a resistência elétrica da válvula. 8,0 a 11 W . |
9-COMO TESTAR BOBINA transformador DE IGNIÇÃO .
TESTANDO |
1-Colocar o centelhador na bobina. Dar partida no motor. Centelhador forte mínimo 2 cm durante partida. |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do conector. Positivo (+) 12 v. |
3-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector. Dar partida no motor. Led (verde) deve piscar durante partida ou com motor funcionando. |
4-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário e do secundário da bobina. Primário: 0,5 W a 0,8 W; Secundário: 7 K W a 9 KW . |
10-COMO TESTAR BOMBA CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL
TESTANDO |
1-PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do conector da bomba . Dar partida no motor . Positivo (+) 12 v durante a partida . |
2-Ignição ligada, motor parado ,,PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 4 do conector da bomba . Negativo (-). |
bomba funcionar: fazer teste de pressão do sistema
TESTANDO |
1-Instalar manômetro na válvula Schrader parecida om uma válvula de pneu , do tubo distribuidor combustível . Dar partida no motor . Mínimo de 2,5 bar durante partida ou em marcha-lenta . |
2-Mesma situação anterior , com o motor funcionando , acelerar o motor . Máximo de 3,2 bar durante aceleração . |
3-Motor funcionando, acelere o motor até 2500 rpm .Pressão deve se manter constante entre 2,5 e 3,2 bar. |
4-Motor funcionando, retire a mangueira que está ligada ao coletor de admissão . Pressão deve subir cerca de 0,5 bar . |
5-Desligar o motor . A linha deve se manter pressurizada por 5 minutos pelo menos . |
11-COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do conector. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 v durante partida ou com motor funcionando. |
2-Ignição desligada, desconecte a válvula do chicote. Com MULTITESTE DIGITAL. medir resistência elétrica entre os terminais da válvula. Resistencia de 22 a 30 W . |
3-Motor funcionando, aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo duty-cycle no fio ligado ao terminal 1 do conector. Acelere o motor. A leitura deve variar entre 100% e 80% por alguns segundos. |
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30 do relé . Positivo (+) |
2-Ignição ligada, motor pardo, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 do relé . Espere desligar a bomba. Positivo (+) |
3-PONTA DE PROVA no terminal 85 do relé. Dê partida no motor . Negativo (-) durante partida ou com motor funcionando. |
4-PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé. Dê partida no motor. Positivo (+) durante partida ou com motor funcionando. |
D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO
13-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTRALINA
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30 do relé . Positivo (+). |
2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 A do relé. Negativo (-) . |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 85 e 86 A do relé . Positivo (+). |
4-Mesma situação anterior, PONTA DE PROVA no terminal 87 do relé . Positivo (+). |
14)
-Como apagar a lâmpada de aviso da
troca de óleo do Golf de 1991 a 1997?
|
|
1) - Com a chave na posição ON. |
2) - Apertar e Manter Apertado o Botão de Resetar (A) |
3)- Girar a chave a posição
OFF |
4)- Soltar o Botão de Reseta (A)r. |
5)– Se Junto ao velocímetro
aparecer o Display
(IN02) |
6)–Apertar o Botão de Resetar B por 10 minutos até o
display apagar. |
7) -Apertar o Botão de Resetar (A) ira visualizar o
display (IN01) |
8) - Apertar o Botão de Resetar B
até o display apagar |
9)– Repetir o procedimento para resetar a Lâmpada de
Óleo. |
10)- Com a chave na posição ON. |
11)
– E verifique se o display mostra
(IN00). |