Capitulo 116

 

 

 

 

Aplicativo VW

BOSCH Motronic  M3.8.3

 

Gol 1.0 15V Turbo

Parati 1.0 16V Turbo

 

01)  – Localização de Reles e Fazíveis?

02)  – Relês e Fuziveis

F13 e Relê 6 = UC + Medidor da Massa de Ar + Válvula de Canister + Válvula de Controle  da

Pressão do Turbo + Válvula Variador de Fase

F14 e Relê 5 =Bomba de Combustivel + Válvulas Injetoras + Aquecimento da Sonda Lambda.

Relê 4 =Relê de Plena Carga do AC

03)  – Esquema Elétrico?

04)  – Como testar o Sensor de Temperatura da Água?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 do Sensor e 53 da UC que deve ser de 05V

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Sensor  e 67 da UC que deve ser negativo.

03)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 e 01 do Sensor e 53 e 67 da UC conferir com a tabela abaixo

Tabela

Temperatura °C

Voltagem

10

2,70

20

2,28

30

1,92

40

1,45

50

1,21

60

0,93

70

0,72

80

0,55

90

0,44

100

0,33

 

05)  – Como testar o Sensor de Temperatura do Ar?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Sensor e 54 da UC que deve ser de 05 V

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 02 do Sensor  e 67 da UC que deve ser negativo.

03)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 e 02 do Sensor e 54 e 67 da UC conferir com a tabela abaixo

Tabela

Temperatura °C

Voltagem

10

2,60

15

2,38

20

2,19

25

2,00

30

1,89

35

1,65

40

1,43

45

1,27

50

1,19

55

1,08

60

0,95

65

0,85

 

06)  – Como testar o Sensor de Altitude?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro e com uma BONBINHA DE VÄCUO aplicar pressão e  checar a voltagem no pino 01 e 03 do Sensor e 61 e 67 da UC conferir com a tabela abaixo

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 02 do Sensor  e 67 da UC que deve ser negativo.

03) –O pino 03 do Sensor  e 61 da UC é o sinal de  referencia.

04)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Sensor e 62 da UC que deve ser de 05V.

Tabela

Pressão bar

Altitude metros

Voltagem

1,00 bar

0m

4,30 V

0,95 bar

500m

4,06V

0,90 bar

1000m

3,82V

0,85 bar

1500m

3,57V

0,80 bar

2000m

3,33V

 

07)  – Como testar o Medidor da Massa de Ar?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 04 do Medidor e 62 da UC que deve ser de 05 V

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 02 do Medidor e pino 87 do Rele Auxiliar que deve ser de 12 V

03)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 do Medidor  e 12 da UC que deve ser negativo.

04) –O pino 05 do Medidor  e 13 da UC é o sinal de  referencia.

05)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 e 05 do Medidor e 12  e 13 da UC que deve comparar com a tabela abaixo.

 

08)  – Como testar o Sensor de Posição  da Borboleta?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 04 do Corpo da Borboleta e 62 da UC que deve ser de 05 V

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 07 do Corpo da Borboleta  e 67 da UC que deve ser negativo.

03) –O pino 05 do Corpo da Borboleta  e 75 da UC é o sinal de  referencia.

04)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 07 e 05 do Corpo da Borboleta e 67  e 75 da UC que deve comparar com a tabela abaixo.

 

Tabela

Posição da Borboleta

Voltagem

Fechada

4,20 V

Aberta

0,80 V

 

09)  –Como testar o Sensor Atuador da Marcha Lenta?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 04 do Corpo da Borboleta e 62 da UC que deve ser de 05 V

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 07 do Corpo da Borboleta  e 67 da UC que deve ser negativo.

03) –O pino 08 do Corpo da Borboleta  e 74 da UC é o sinal de  referencia.

04)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 07 e 08 do Corpo da Borboleta e 67  e 74 da UC que deve comparar com a tabela abaixo.

Tabela

Posição da Borboleta

Voltagem

Fechada

3,45 V

Aberta

2,75 V

10)  –Como testar o Interruptor da Marcha Lenta?

Testando

 

 

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 07 do Corpo da Borboleta  e 67 da UC que deve ser negativo.

 

02) –O pino 03 do Corpo da Borboleta  e 69 da UC é o sinal de  referencia.

     

11)  –Como testar o Sensor de Rotações?

Testando

 

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Sensor e pino 11 da UC que deve ser de 12 V

 

 

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 do Sensor e 67 da UC que deve ser negativo.

 

03) –O pino 02 do Sensor  e 56 da UC é o sinal de  referencia.

 

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no Modo Freqüência checar a freqüência nos pinos 56 e 67 da UC em marcha lenta que deve ser de aproximadamente de 880 Hz

     

12)  – Como testar o Sensor Hall?

Testando

 

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Sensor e pino 11 da UC que deve ser de 12 V

 

 

02)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 03 do Sensor e 67 da UC que deve ser negativo.

 

03) –O pino 02 do Sensor  e 76 da UC é o sinal de  referencia.

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no Modo Freqüência checar a freqüência nos pinos 76 e 67 da UC em marcha lenta que deve ser de aproximadamente de 30 Hz

 

     

13)  – Interruptor da Direção Hidráulica?

Testando

01)-Com um MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro  checar a voltagem no pino 01 do Interruptor que deve ser negativo.

02) –O pino 02 do Sensor  e 49 da UC é o sinal de  referencia.

03) – Com uma Ponta de Prova  no pino 49 da UC mover o volante até o final e o sinal será negativo.

14)  – Como testar o Sensor de Detonação 1 e 2?

Testando

 

 

01) –O pinos 01 e 02 dos Sensores  e 68 e 67 (1) 60 e 67 (2) da UC é o sinal de  referencia.

 

02) – Com um TORQUIMETRO medir o  torque de aperto dos Sensores que deve ser de 20 Nm.

 

03) -Com um MULTITESTE DIGITAL no modo corrente alternado checar a tensão alternada e com um pedaço de  metal bater no bloco do motor próximo ao Sensor  verifique se a voltagem medida estiver acima de 20 mV.  

     

15)  – Como testar a Sonda Lambda?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 da Sonda Lambda alimentado pelo pino  87 do Relê da Bomba deve ter 12V

02) - Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Sonda Lambda deve ser negativa.

03) –O pino 03 e 04 da Sonda  e 25 e 26 da UC é o sinal de  referencia.

04) – Com  um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência de aquecimento que deve ser de 4 a 8Ω.

05) – Com um MULTITESTE DIGITAL  no modo Voltímetro checar a voltagem nos pinos 25 e 26 da UC que deve estar entre 0 a 950 mV.

06) – Com um MULTITESTE DIGITAL no Modo Freqüência checar a freqüência nos pinos 25 e 26 da UC em marcha lenta que deve ser maior ou igual 01 Hz

 

16)  – Como testar o Sensor de Velocidade?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 do Sensor de Velocidade  deve ter 12V

02) –O pino 02 do Sensor  e 20 da UC é o sinal de  referencia.

03)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 03 do Sensor deve ser negativa.

04) – Com uma PONTA DE PROVA  no pino 20 da UC girando a roda dianteira esquerda deve chegar um sinal negativo OSCILANTE.

 

17)  – Como Testar a Eletroválvula de controle da pressão do Turbo?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 da Válvula através do pino 87 do Relê  deve ter 12V

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Válvula e pino 64 da UC deve ser negativa.

03) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência  da Válvula que deve ser de 30Ω fria

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo  Duty Cycle e acelere o motor rapidamente e confira os valores  no pino 64 da UC que devem ficar entre 0 e 99%.

18)  - Como Testar a Eletroválvula de Controle do Variador de Fase?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Válvula através do pino 87 do Relê  deve ter 12V

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 da Válvula e pino 55 da UC deve ser negativa.

03) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência  da Válvula que deve ser de 10Ω fria

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro medir a corrente continua com o motor acelerando a tensão deve ficar entre 12V a 13,5V.

19)  – Como testar a Válvula de Canister?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 da Válvula através do pino 87 do Relê  deve ter 12V

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Válvula e pino 15 da UC deve ser negativa.

03) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência  da Válvula que deve ser de 30Ω fria

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo  Duty Cycle e acelere o motor rapidamente e confira no pino 15 da UC os valores que devem ficar entre 0 e 99%.

20)  – Como testar o Transformador de Ignição?

Testando

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 do Transformador de Ignição alimentada pela linha + 15 que deve ter 12V.

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 04 do Transformador e  deve ser negativa.

03) –O pino 01 do Transformador (71 da UC) é o sinal de Ignição para o Cilindro 1 e 4.

04) –O pino 03 do Transformador (78 da UC) é o sinal de Ignição para o Cilindro 2 e 3.

05) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do primário  que deve ser de 0,6 Ω frio.

05) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência do primário  que deve ser de  6,2KΩ frio.

21)  – Como testar as Válvulas Injetoras?

Testando

 

 

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 da Válvula Injetora alimentada pelo pino 87 do Relê da Bomba que deve ser de 12V.

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Válvula pelo pino 73/80/58/65 da UC que  deve ser negativa.

 

03) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência das Válvulas que deve ser de  que deve ser de 14 Ω frio.

 

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no Modo Freqüência checar a freqüência nos pinos 73/80/58/65 da UC em marcha lenta que deve ser de aproximadamente de 7,0 Hz

 

     

22)  – Como testar o Atuador de Marcha Lenta?

Testando

 

 

01) Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 01 do Atuador  alimentada pelo pino 87 do Relê da Bomba que deve ser de 12V.

02)- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Voltímetro checar a voltagem no pino 02 da Válvula pelo pino 59 da UC que  deve ser negativa.

 

03) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência das Válvulas que deve ser de  que deve ser de 4,5 Ω frio.

 

04) – Com um MULTITESTE DIGITAL no modo  Duty Cycle e teste nos pinos  59 e 66  da UC que deve ser de 0 a 30%.

 

     

23)  – Como testar o  Controle do AC?

Testando

01) – Com uma PONTA DE PROVA no pino 10 da UC  e quando você acionar o botão do AC chega um sinal positivo.

02) – Com uma PONTA DE PROVA no pino 08  sai um sinal negativo para o relê do AC ativando o Compressor.

24)  – Como testar o Relê da Bomba de Combustível?

Testando

01) – Com uma PONTA DE PROVA  no pino 30 do Relê é positivo da linha +30 da Bateria

02) – Com uma PONTA DE PROVA  no pino 86 do Relê é positivo da linha +15 da Chave de Ignição.

03) - Com uma PONTA DE PROVA  no pino 85 do Relê   e pino 04 da UC é negativo.

04) – Com uma Ponta de Prova no pino 87 com ignição ligada envia sinal positivo para as Válvulas Injetoras/Sonda Lambda e Bomba de Combustível passa pelo fusível F14.

25)  – Como testar o Relê Auxiliar?

Testando

01) – Com uma PONTA DE PROVA  no pino 30 do Relê é positivo da linha +30 da Bateria passa pelo fusível F13.

02) – Com uma PONTA DE PROVA  no pino 86 do Relê é positivo da linha +15 da Chave de Ignição.

03) - Com uma PONTA DE PROVA  no pino 85 do Relê   é negativo.

04) – Com uma Ponta de Prova no pino 87 com ignição ligada envia sinal positivo para o Medidor da Massa de Ar/Válvula de Canister/Válvula de Limitação da Pressão do Turbo/Válvula de Variador de Fase.

 

26)  – Como testar a alimentação da UC?

Testando

01) – Com uma PONTA DE PROVA conferir alimentação positiva  da UC através do pino 01 da UC da linha +15 da chave de Ignição.

02) – Com uma PONTA DE PROVA conferir alimentação positiva  da UC através do pino 03 da UC da linha +30 da Bateria.

03)  – Com uma PONTA DE PROVA conferir alimentação negativa  da UC através do pino 02.

04)  – Com uma PONTA DE PROVA conferir alimentação negativa  da UC através do pino 04 do Relê da Bomba de Combustivel.

 27) - Como testar a pressão da Bomba de Combustivel?

Testando

01-Com um MANÔMETRO instalado na linha de alimentação e checar a pressão de linha que deve ser aproximadamente de 3.0 bar.