Os defeitos mais usuais no Sensor de
Temperatura da Água sâo 1- Mau Contato no Conector do Sensor 2- Falta de Água no Sistema de Arrefecimento (o Sensor Perde Contato com a Água) Isto causa diversas Falhas. a) Mau funcionamento do Motor. b) Mau funcionamento da Eletroventilador de Arrefecimento que não liga 3-Sempre sangrar o sistema de arrefecimento para evitar bolhas de ar em contato com o Sensor de temperatura da Água a sangria dever ser feita da seguinte forma a) - Dar partida no motor b) - Desligar o conector do Sensor ea ventoinha irá acionar. c) - Afrouxe levemente o Sensor para que o liquido vaze. d) - Reabasteça o reservátório durante a sangria e) - Deixar o motor trabalhar até completada a sangria. f) - Reaperte o Sensor e religue o conector e feche a tampa do reservatório |
Defeitos carecteristicos da
Sonda Lambda 1 - Marcha Lenta Oscilando 2 - Baixo desempenho 3 - Motor Falhando 4 - Alto Consumo Sinal do Osciloscópio |
Defeitos Carecteristicos do
Sensor da Posição da Borboleta 1- Marcha Lenta Alta(Acelerado) 2 - Motor Falhando(Vazios Durante Aceleração) 3 - Motor Acelerado Ocasionalmente |
Dica nº 04 Kadett/Monza e Ipanema
Como o fio terra do VSS é ligado na carcaça do alternador é muito comum que este fio seja esquecido desligado ou seja ligado junto ao positivo do alternador. Quando isso acontece, o sensor deixa de atuar. Nesse caso a UC registra o código 24 em sua memória eo veiculo apresenta marcha lenta irregular e morre em desaceleração. Por isso, verifique sempre se o aterramento do VSS está corretamente posicionado. Além disso, na necessidade de susbstituição desse sensor, verifique se o sensor novo é realmente aplicado ao veiculo em teste. Existem sensores idênticos com aplicação distinta o que muda é o numero de pulsos elétricos por volta. |
Defeitos caracteristicos Falhas no circuito elétrico da válvula injetora geram: Motor não pega- tem faisca mas não tem combustível se o defeito for a própria válvula injetora ou mau contato. |
O defeito mais normal no circuito elétrico da bomba é Terra da bomba frouxo ou com mau contato, fusível da bomba K7 e J4 Monza, K5 e J2 Kadett e Ipanema e F26 Corsa queimado. |
Circuito da bomba com problemas provoca Motor não pega - Tem faisca, mas não tem combustível. |
O sinal do sensor de pressão MAP varia em função da altitude. |
Defeitos mecânicos que o sensor MAP está sujeito a ter Mangueira Furada; Mangueira entupida "principalmente na base do TBI". |
Defeitos Frequentes
Motor não pega ou pega mas em seguida morre Motor falhando Baixo desempenho "motor não abre giro" Alto consumo |
O motor de passo está sujeito a defeitos de origem mecânica, como emperramento da haste e obstrução da sede da agulha, por sujeira. "borra,carbonização". Efetue sempre limpeza no TBI. |
Defeitos frequentes
Falhas de origem mecânica ou elétrica no motor de passos geram, Marcha lenta irregular, Marcha lenta alta, Marcha lenta baixa, Baixo desempenho, Alto consumo. |
Através do potenciômetro do CO é feita a regulagem do indice de CO nos gases de escape para isso deve ser utilazado um analisador de gases. |
O Porém em ensaios práticos observa-se que o ponto ótimo dessa regulagem ocorre em média quando a tensão enviada pelo potenciômetro pelo fio azul está em torno de 2,00 Volts VDC. |
Portanto, pode ser feita uma aproximação da regulagem do indice de CO% deixando a tensão no fio azul em torno de 2,00 Volts VDC. Para se obter maior precisão, deve ser utilizando o analisador de gases. |
Defeitos frequentes: Circuito do relê com problemas provocam |
Corsa EFI: Motor não pega tem faisca mas não tem combustível. |
Kadett, Monza, e Ipanema, Partidas longas em dias frios a alimentação da bomba vai através do circuito do interruptor. |
Os defeitos mais normais no sistema de alimentação da UC são mau contato no cicrcuito de aterramento, mau conatato ou interrupção no circuito de alimentação positiva da UC. |
Como observar rapidamente se a UC está queimada ou sem alimentação.Observar se quando é ligada a ignição sem dar partida a lâmpada de manunteção da injeção - SES se acende. A UC acende a lâmpada SES aterrando o terminal A5, após ter sido totalmentada. |
Se com a chave de ignição ligada ela não acender,
execute o procedimento a seguir: Desligar a ignição;
Desconectar o conector Elétrico da UC; Ligar a ignição sem dar partida; Conectar um fio condutor ao terminal A5; Aterrar a extremidade livre do fio a lâmpada de manutenção - SES |
Um dos ploblemas mais normais do Corsa EFI é a perda de eficiência mecânica da bomba elétrica de combsutível. Para verificar, proceda da seguinte forma. |
Desligar a mangueira de retorno de combustível no corpo de
borboleta; Dar partida no motor; Durante a partida ou com o motor funcionando deve escoar combustível pelo retorno "com vazão aproximadamente de 1 litro por minuto"; Quando a bomba está ruim observa-se que, em alguns casos, o motor pega mas não há fluxo de combustível pelo retorno |
Como decobrir se a alta pressão é causada por entupimento no retorno ou pelo regulador da pressção adulterado. |
Desligar a mangueira do retorno e instalar um reservatório na
saida do corpo de borboleta. Dar partida no motor. |
Se a alta pressão persistir, regular a "pressão" da
mola do regulador de pressão. Se a pressão se normalizar, existe entupimento na tubulação de retorno. |
Falhas no sistema de alimentação de combustível provocam: Motor não pega Motor pega mas morre em seguida Motor falhando Marcha lenta irregular Baixo desempenho do motor. Alto consumo de combustível. |
O funcionamento do sensor HALL Sedurante os toques do fio à massa são acionadas as válvulas injetoras e ou a bomba de combustível e com o conector do sensor de rotação Hall conectado, não se observa nenhum tipo de acionamento durante a partida com o eixo do distribuidor girando; conclui-se que o circuito do sensor de rotação Hall tem problema efetuar o teste do sensor para se certificar se o defeito é o próprio sensor ou sua alimentação. |
Integridade da UC Quando a UC está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques do fio à massa não é acionanda nem válvula injetora nem bomba de combustível.Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, nem da bomba de combustível, verefique a continuiadade do fio do meio do conector do distribuidor que vai ao terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste de alimentação da UC. Se a alimentação estiver OK e o defeito persistir, substitua a UC. |
O funcionamento elétrico da válvula injetora: Prestar atenção mo barulho(clique) de abre e fecha da válvula durante os toques do fio à massa. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio do meio (fio azul e preto) do conector do distribuidor que vai ao terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste do circuito da valvula injetora |
Funcionamento da bomba elétrica de combustível Desconectar o conector elétrico do sensor de rotação - Hall Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do meio do conector do sensor de rotação "lado do chicote". A outra extremidade deve ficar solta "sem ecostar na massa" Ligar a ignição sem dar partida Com a extremidade solta da fio dar rápidos toques à massa do veiculo "não deixar aterrado continuamente nem dar muitos toques - motor pode afogar. A cada toque deve ser escutado o acionamento da bomba elétrica de combustível localizada abaixo do banco traseiro. Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verifique a continuidade do fio do meio fio azul e preto do conector do distribuidor que vai ao terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, execute o teste do circuito elétrico da bomba. |
Funcionamento da bomba elétrica de combustível: Desconectar o Conector elétrico de 4 fios do distribuidor de ignição. Ligar a ignição sem dar partida. Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do fio roxo da conector de 4 fios. Segurar a extremidade solta com uma das mãos. Com a outra mão de preferencia mollada - para aumentar a condução elétrica dar rápidos toques polo positivo do veículo não deixar a mão encostata continuamente ao polo positivo ne dar muitos toques - o motor pode afogar. É imprescindivel o uso do corpo humano como condutor sob risco de queima da UC. A cada toque deve ser escutado o acionamento "zunido" da bomba elétrica de combustível. Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verificado a continuidade do fio roxo, entre o conector de 4 fios e o terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, execute o teste do circuito elétrico da bomba. |
Funcionamento elétrico da válvula injetora: Prestar atenção no barulho clique de breve e fecha da válvula ao tocar a mão no polo positivo. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio roxo entre o conector de 4 terminais B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste do circuito da válvula. |
Integridade da UC Quando a UC está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques do fio à massa não é acionanda nem válvula injetora nem bomba de combustível.Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, nem da bomba de combustível, verefique a continuiadade do fio roxo entre o conector 4 eo terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste de alimentação da UC. Se a alimentação estiver certa e o defeito persistir, substitua a UC. |