Dica nº 01

Os defeitos mais usuais no Sensor de Temperatura da Água sâo

1- Mau Contato no Conector do Sensor

2- Falta de Água no Sistema de Arrefecimento (o Sensor Perde Contato com a Água) Isto causa  diversas Falhas.

a) Mau funcionamento do Motor.

b) Mau funcionamento da Eletroventilador de Arrefecimento que não liga 

3-Sempre sangrar  o sistema de arrefecimento para evitar bolhas de ar em contato com o Sensor de temperatura da Água a sangria dever ser feita da seguinte forma

a) - Dar partida no motor

b) - Desligar o conector do Sensor ea ventoinha irá acionar.

c) - Afrouxe levemente o Sensor para que o liquido vaze.

d) - Reabasteça o reservátório   durante a sangria

e) - Deixar o motor trabalhar até completada a sangria.

f) - Reaperte o Sensor e religue o conector e feche a tampa do reservatório

Dica nº 2 Corsa EFI

Defeitos carecteristicos da Sonda Lambda

1 - Marcha Lenta Oscilando

2 - Baixo desempenho

3 - Motor Falhando

4 - Alto Consumo

Sinal do Osciloscópio

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Dica nº 03

Defeitos Carecteristicos do Sensor da Posição da Borboleta

1- Marcha Lenta Alta(Acelerado)

2 - Motor Falhando(Vazios Durante Aceleração)

3 - Motor Acelerado Ocasionalmente

 

Dica nº 04 Kadett/Monza e Ipanema

Como o fio terra do VSS é ligado na carcaça do alternador é muito comum que este fio seja esquecido desligado ou seja ligado junto ao positivo do alternador. Quando isso acontece, o sensor deixa de atuar. Nesse caso a UC registra o código 24 em sua memória eo veiculo apresenta marcha lenta irregular e morre em desaceleração.           Por isso, verifique sempre se o aterramento do VSS está corretamente posicionado. Além disso, na necessidade de susbstituição desse sensor, verifique se o sensor novo é realmente aplicado  ao veiculo em teste. Existem sensores idênticos com aplicação distinta o que muda é o numero de pulsos elétricos por volta.

Dica nº05

Defeitos caracteristicos

Falhas no circuito elétrico da válvula injetora geram: Motor não pega- tem faisca mas não tem combustível se o defeito for a própria válvula injetora ou mau contato.

Dica n°06

O defeito mais normal no circuito elétrico da bomba é

Terra da bomba frouxo ou com mau contato, fusível da bomba K7 e J4 Monza, K5 e J2 Kadett e Ipanema e F26 Corsa queimado.

Circuito da bomba com problemas provoca

Motor não pega - Tem faisca, mas não tem combustível.

Dica nº07

O sinal do sensor de pressão MAP varia em função da altitude.
Defeitos mecânicos que o sensor MAP está sujeito a ter

Mangueira Furada; Mangueira entupida "principalmente na base do TBI".

Defeitos Frequentes                                                                                                                       

Motor não pega ou pega mas em seguida morre                                                                   

Motor falhando                                                                                                                                 

Baixo desempenho "motor não abre giro"                                                                                  

Alto consumo

Dica nº08

O motor de passo está sujeito a defeitos de origem mecânica, como emperramento da haste e obstrução da sede da agulha, por sujeira. "borra,carbonização". Efetue sempre limpeza no TBI.
Defeitos frequentes                                                                                                                       

Falhas de origem mecânica ou elétrica no motor de passos geram,                                        

Marcha lenta irregular,                                                                                                                     

Marcha lenta alta,                                                                                                                                

Marcha lenta baixa,                                                                                                                             

Baixo desempenho,                                                                                                                                

Alto consumo.

Dica nº09

Através do potenciômetro do CO é feita a regulagem do indice de CO nos gases de escape para isso deve ser utilazado um analisador de gases.
O  Porém em ensaios práticos observa-se que o ponto ótimo dessa regulagem ocorre em média quando a tensão enviada pelo potenciômetro pelo fio azul está em torno de 2,00 Volts VDC.
Portanto, pode ser feita uma aproximação da regulagem do indice de CO% deixando a tensão no fio azul em torno de 2,00 Volts VDC. Para se obter maior precisão, deve ser utilizando o analisador de gases.

Dica nº10

Defeitos frequentes: Circuito do relê com problemas provocam
Corsa EFI: Motor não pega tem faisca mas não tem combustível.
Kadett, Monza, e Ipanema, Partidas longas em dias frios a alimentação da bomba vai através do circuito do interruptor.

Dica nº11

Os defeitos mais normais no sistema de alimentação da UC são mau contato no cicrcuito de aterramento, mau conatato ou interrupção no circuito de alimentação positiva da UC.
Como observar rapidamente se a UC está queimada ou sem alimentação.Observar se quando é ligada a ignição sem dar partida a lâmpada de manunteção da injeção - SES se acende. A UC acende a lâmpada SES aterrando o terminal A5, após ter sido totalmentada.
Se com a chave de ignição ligada ela não  acender, execute o procedimento a seguir: Desligar a ignição;                                                                                                                                              

Desconectar o conector Elétrico da UC;                                                                        

Ligar a ignição sem dar partida;                                                                                             

Conectar um fio condutor ao terminal A5;                                                                              

Aterrar a extremidade livre do fio a lâmpada de manutenção - SES

 

Dica nº12 Corsa EFI

Um dos ploblemas mais normais do Corsa EFI é a perda de eficiência mecânica da bomba elétrica de combsutível. Para verificar, proceda da seguinte forma.
Desligar a mangueira de retorno de combustível no corpo de borboleta;

Dar partida no motor;

Durante a partida ou com o motor funcionando deve escoar combustível pelo retorno "com vazão aproximadamente de 1 litro por minuto";

Quando a bomba está ruim observa-se que, em alguns casos, o motor pega mas não há fluxo de combustível pelo retorno

Dica nº13

Como decobrir se a alta pressão é causada por entupimento no retorno ou pelo regulador da pressção adulterado.
Desligar a mangueira do retorno e instalar um reservatório na saida do corpo de borboleta.

Dar partida no motor.

Se a alta pressão persistir, regular a "pressão" da mola do regulador de pressão.

Se a pressão se normalizar, existe entupimento na tubulação de retorno.

Falhas no sistema de alimentação de combustível provocam:

Motor não pega

Motor pega mas morre em seguida

Motor falhando

Marcha lenta irregular

Baixo desempenho do motor.

Alto consumo de combustível.

Dica nº14

O funcionamento do sensor HALL

Sedurante os toques do fio à massa são acionadas as válvulas injetoras e ou a bomba de combustível e com o conector do sensor de rotação Hall conectado, não se observa nenhum tipo de acionamento durante a partida com o eixo do distribuidor girando; conclui-se que o circuito do sensor de rotação Hall tem problema efetuar o teste do sensor para se certificar se o defeito é o próprio sensor ou sua alimentação.

Dica nº15

Integridade da UC

Quando a UC está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques do fio à massa não é acionanda nem válvula injetora nem bomba de combustível.Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, nem da bomba de combustível, verefique a continuiadade do fio do meio do conector do distribuidor que vai ao terminal  B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste de alimentação da UC. Se a alimentação estiver OK e o defeito persistir, substitua a UC.

Dica nº16

O funcionamento elétrico da válvula injetora:

Prestar atenção mo barulho(clique) de abre e fecha da válvula durante os toques do fio à massa. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio do meio (fio azul e preto) do conector do distribuidor que vai ao terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste do circuito da valvula injetora

Dica nº17

Funcionamento da bomba elétrica de combustível

Desconectar o conector elétrico do sensor de rotação - Hall

Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do meio do conector do sensor de rotação "lado do chicote".  A outra extremidade deve ficar solta "sem ecostar na massa"

Ligar a ignição sem dar partida

Com a extremidade solta da fio dar rápidos toques à massa do veiculo "não deixar aterrado continuamente nem dar muitos toques - motor pode afogar.

A cada toque deve ser escutado o acionamento da bomba elétrica de combustível localizada abaixo do banco traseiro.

Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verifique a continuidade do fio do meio fio azul e preto do conector do distribuidor que vai ao terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, execute o teste do circuito elétrico da bomba.

Dica nº18

Funcionamento da bomba elétrica de combustível:

Desconectar o Conector elétrico de 4 fios do distribuidor de ignição.

Ligar a ignição sem dar partida.

Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do fio roxo da conector de 4 fios.

Segurar a extremidade solta com uma das mãos.

Com a outra mão de preferencia mollada - para aumentar a condução elétrica dar rápidos toques polo positivo do veículo não deixar a mão encostata continuamente ao polo positivo ne dar muitos toques - o motor pode afogar. É imprescindivel o uso do corpo humano como condutor sob risco de queima da UC.

A cada toque deve ser escutado o acionamento "zunido" da bomba elétrica de combustível.

Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verificado a continuidade do fio roxo, entre o conector de 4 fios e o terminal B5 da UC. Se o fio estiver certo, execute o teste do circuito elétrico da bomba.

Dica nº19

Funcionamento elétrico da válvula injetora:

Prestar atenção no barulho clique de breve e fecha da válvula ao tocar a mão no polo positivo.

Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio roxo entre o conector de 4 terminais B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste do circuito da válvula.

Dica nº20

Integridade da UC

Quando a UC está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques do fio à massa não é acionanda nem válvula injetora nem bomba de combustível.Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, nem da bomba de combustível, verefique a continuiadade do fio roxo entre o conector 4 eo  terminal  B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste de alimentação da UC. Se a alimentação estiver certa  e o defeito persistir, substitua a UC.