Dica nº01

Como saber rapidamente se é o sensor de temperatura da água que está provocando a falha no motor.

Desligar o conector elétrico do sensor a UC irá ativar o Recovery

Dar partida no motor, falha sumir ou for amenizada, troque o sensor.

Em caso de dúvida efetuar os teste a seguir.

Falhas caracteristicos

Motor não pega- Tem faisca e tem combustível

Motor falhando

Falta de potência - motor não abre giro

Motor acelerado

Marcha lenta irregular com motor aquecido

Dica nº02

Falhas caracteristicas da Sonda lambda

1 - Marcha Lenta Oscilando

2 - Baixo desempenho

3 - Motor Falhando

4 - Alto Consumo

Sinal do Osciloscópio com motor aquecido

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Dica nº03

Falhas caracteristicos

Marcha lenta alta

Motor falhando

Dica nº04

Como medir a resistência elétrica de todas as válvulas injetoras e seus fios de alimentação, sem a necessidade de desconecta-las dos seus   conectores  elétricos. Desconectar o conector elétrico da UC, localizada sob o porta luva na lateral direita. Multiteste Digital no modo Ohmimetro.
Com a chave de ignição desligada medir a resistência elétrica entre os seguintes terminais da UC.

6 e 7 para medir a resistência elétrica das válvulas injetoras do 1º e 2º cilindros e seus fios de alimentação.

6 e 28 para medir a resistência elétrica das válvulas injetoras do 2º e 3º cilindros e seus fios de alimentação

4 e 28 para medir a resistência elétrica das válvulas injetoras do 3º e 4º cilindro e seus fios de alimentação.

Para Gol Mi 1000 8V a resistência deve estar entre 20 e 30 Ohns

Para Gol/Parati Mi 1000 16V a resistência deve entre 26 e 36 Ohns

Falhas caracteristicos

Defeitos no circuito elétrico das válvulas injetoras geram;

Motor não pega - tem faisca mas não tem combustível;

Motor falhando um ou mais cilindros.

Diga nº05

Falhas características

Problemas com o circuito do relê da bomba provocam:

Motor não pega tem faisca mas não tem combustível.

Dica nº06

Funcionamento da bomba elétrica de combustível

Desconectar o conector elétrico do sensor de rotação - Hall

Com o conector desconectado instalar um fio condutor com uma de suas extremidades ligada ao terminal do meio do conector do sensor de rotação "lado do chicote".  A outra extremidade deve ficar solta "sem ecostar na massa"

Ligar a ignição sem dar partida

Com a extremidade solta da fio dar rápidos toques à massa do veiculo "naõ deixar aterrado continuamente nem dar muitos toques - motor pode afogar.

A cada toque deve ser escutado o acionamento da bomba elétrica de combustível localizada abaixo do banco traseiro.

Caso não seja verificado o acionamento da bomba de combustível, verifique a continuidade do fio do meio fio azul e preto do conector do distribuidor que vai ao terminal 08 da UC. Se o fio estiver certo, execute o teste do circuito elétrico da bomba.

O funcionamento elétrico da válvula injetora:

Prestar atenção mo barulho(clique) de abre e fecha da válvula durante os toques do fio à massa. Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, verifique a continuidade do fio do meio (fio azul e preto) do conector do distribuidor que vai ao terminal 08 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste do circuito da valvula injetora

Integridade da UC

Quando a UC está totalmente "queimada" ou sem alimentação, durante os toques do fio à massa não é acionanda nem válvula injetora nem bomba de combustível.Caso não seja verificado o acionamento da válvula injetora, nem da bomba de combustível, verefique a continuiadade do fio do meio do conector do distribuidor que vai ao terminal  B5 da UC. Se o fio estiver certo, faça o teste de alimentação da UC. Se a alimentação estiver OK e o defeito persistir, substitua a UC.

O funcionamento do sensor HALL

Sedurante os toques do fio à massa são acionadas as válvulas injetoras e ou a bomba de combustível e com o conector do sensor de rotação Hall conectado, não se observa nenhum tipo de acionamento durante a partida com o eixo do distribuidor girando; conclui-se que o circuito do sensor de rotação Hall tem problema efetuar o teste do sensor para se certificar se o defeito é o próprio sensor ou sua alimentação.

Falhas caracteristicos

Problemas com o circuito elétrico da bomba provocam:

Motor não pega - Tem faisca mas não tem combustível.

Dica nº 07

Como descobrir rapidamente se é o sensor MAP/de temperatura do ar conjugados que estão provocando a falha no motor:

Desligar o conector elétrico do sensor

Dar partida no motor, se a falha sumir ou for amenizada, troque o sensor.

Em caso de duvidas efetuar teste do sensor.

Sinal de osciloscópio acelração rápida em marcha lenta.

osc.jpg (16822 bytes)

Pelo ocilograma acima podemos afirmar que um sensor MAP em boas condicões de funcioanmento

Apresenta sinal praticamente estável em marcha lenta

Durante as acelerações seu sinal aumenta

Durante as desaceleração seu sinal diminui

O sinal do sensor MAP varia em função da altitude local;

Também provocam variações no sinal do sensor

Entradas falsas de ar

Falta de sncronismo da correia dentada válvulas pressas

Catalizador entupido

Falhas caracteríscas

Motor não pega ou pega mas morre em seguida

Motor falhando

Baixo desempenho

Alto consumo

Dica nº08

Observação: Em alguns casos após a limpeza do eixo da borboleta, a marcha lenta fica instável. Para solucionar o problema efetue o procedimento de ajuste básico.
Observação: O atuador da macha lenta está sujeita a defeitos de origem mecânica proveniente de carbonização no eixo da borboleta.

Dica nº09

Falhas caracteristicas

Motor morre em desacelerações bruscas ou freio motor

Marcha lenta oscilando

 

Dica nº10

Como acionar a bomba de  combustível e medir a sua amperagem consumida simultaneamente:

Conectar a ponta de teste preta do multimetro no seu terminal

Conectar a ponta de teste vermelha no terminal 20A ou 10A - conforme o modelo do equipamento.

Selecionar o cursor do multímetro na escala 20A ou 10A de corrente continua.

Retirar o relê da bomba de seu soquete.

Conectar o multimetro em série ao circuito elétrico ponta de teste vermelha no terminal 30 e preta no terminal 87 do soquete do relê.

Dar partida no motor.

Com motor funcionando a amperagem deve ser de: 4,50A a 6,50A

Obscervação: toda corrente medida atravessa o multímetro. É importante que não exceda 30 segundas quendo estiver medindo corrente contínua entre 10 e 20 Amperes. Permita 5 minutos para resfriamento antes de combinar a medição.
Falhas Caracteristicas:

Motor não pega;

Motor pega mas, morre em seguida;

Motor falhando;

Marcha lenta irregular;

Baixo desempenho do motor;

Alto consumo de combustível.

 

Dica nº11

Como acionar a bomba de  combustível e medir a sua amperagem consumida simultaneamente:

Conectar a ponta de teste preta do multimetro no seu terminal

Conectar a ponta de teste vermelha no terminal 20A ou 10A - conforme o modelo do equipamento.

Selecionar o cursor do multímetro na escala 20A ou 10A de corrente continua.

Retirar o relê da bomba de seu soquete.

Conectar o multimetro em série ao circuito elétrico ponta de teste vermelha no terminal 30 e preta no terminal 87 do soquete do relê.

Dar partida no motor.

Com motor funcionando a amperagem deve ser de: 4,50A a 6,50A

Obscervação: toda corrente medida atravessa o multímetro. É importante que não exceda 30 segundas quendo estiver medindo corrente contínua entre 10 e 20 Amperes. Permita 5 minutos para resfriamento antes de combinar a medição.
Como saber se a baixa pressão é causada por problemas no regulador de pressão:

Desligar a mangueira de compensação do vácuo do reguldor de pressão na tomada de vácua do coletor de admissão.

Aplicar entre a mangueira e o regulador um vácuo de 400 mmHg.

Dar partida no motor

Observar se há vazamentos.

Caso exista, verificar a exixtencia de furos na mangueira, se a mangueira estiver OK, substitua o regulador de pressão.

Falhas Caracteristicas:

Motor não pega;

Motor pega mas, morre em seguida;

Motor falhando;

Marcha lenta irregular;

Baixo desempenho do motor;

Alto consumo de combustível.

Dica nº12

Observação: Vibração no motor provocadas por suportes soltos ou desalinhamento da embreagem podem gerar sinal com mesma frequencia de detonação comfundindo a UC.
Além disso podem provocar problemas de detonação excessiva "motor grilando":

Taxa de compressão elevada cabeçote rebaixado, carbonização excessivo na camara de combustão ETC.

Combustível de má qualidade;

Ângulo de avanço de ignição excessivo adiantado;

Vela de grau térmico elevado;

Mistura ar/combustível excessivamente pobre.

Falhas caractericas

Alto consumo;

Baixo desempenho;

Motor falhando;