CAPITULO 31
APLICATIVO FORD
FIC EEC IV
Ranger 95 a 97.
Como funciona o Sistema
1- Como funciona o circuito elétrico do AC ligado?
Como Funciona |
1 Ligando o ar condicionado o usuário escolhe no Seletor de Distribuição a condição desejada. Tabela abaixo |
2- Posições (a,b,c,d,e,f,g) são enviados 12V para o Comutator de velocidades e aciona o Eletroventilador da Caixa de ar na baixa velocidade. Se optar o usuário, poderá variar a velocidade do Eletroventilador da Caixa de ar. |
3 Posições (a,b,d,f,g) são enviados 12V para o Interruptor de Ciclagem (verifica limite de baixa pressão para o funcionamento do sistema) e deste para Interruptor de Alta pressão (verifica limite de alta pressão para o funcionamento do sistema. |
4 -Interruptor de Alta Pressão deste vai 12V ao Relê de plena carga e Polia eletromagnética do compressor 12V ao pino 10 da UC. |
Seletor de posição | |
Posição | Descrição |
a |
Ar condicionado, Recirculação ativada |
b |
Ar condicionado, Recirculação desativada |
c |
Painel |
- |
Desligado |
d |
Painel e assoalho |
e |
Assoalho |
f |
Assoalho e desembaçador |
g |
Desembaçador |
2 - Como é feito gerenciamento da UC sob o AC.
Como Funciona |
1 - Ao receber o sinal de tensão a UC deve adequar a rotação do motor e envia um sinal de massa para a bobina do Relê de Plena Carga pino 54. |
2 - A UC desliga a Polia Eletromagnética do compressor toda vez que for feita uma solicitação de potência como uma ultrapassagem ou outra solicitação. |
3 Se optar o usuário poderá controlar a temperatura interna pelo Controle de Temperatura. Este comanda o Atuador de mistura, permitindo mistura do ar refrigerado com ar quente. |
3 - Como testar o Resistor do Eletroventilador da Caixa de Ar?
TESTANDO |
1- Com um MULTITESTE DIGITAL no modo Ohmimetro checar a resistência e conferir com a Tabela abaixo. |
Tabela
Resistor - Eletroventilador da caixa de Ar (W ) | |
VELOCIDADE | Resistência W |
1° Velocidade | 27W ± 10% |
2° Velocidade | 26W ± 10% |
3° Velocidade | 25W ± 10% |
4° Velocidade | excluido |
4 - Como testar o Relê Plena Carga?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Positivo (+) ligado ao pino 71/97 da UC e ao pino 30 do Relê Principal. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 4 do Relê é Positivo (+) ligado com Polia eletromagnética compressor. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Negativo (-) ligado ao pino 54 da UC. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê Positivo (+) Ligado ao Interruptor Alta Pressão. |
5 - Como testar o Relê do Eletroventilador da caixa de ar?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 3 do Relê é Positivo (+) ao Eletroventilador da caixa de ar. |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 1 do Relê é Negativo (-) ligado Comutador de velocidades e Seletor de Posição. |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 2 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusível F2 . |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 5 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusível F9 50A ligado na linha +30 da bateria. |
6 - Como testar o Relê Principal?
TESTANDO |
1 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 86 do Relê é Negativo (-). |
2 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 85 do Relê é Positivo (+) alimentado pela +15 da Chave de Ignição |
3 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 87 do Relê é Positivo (+) ligado ao Fusivel P 30A Ligado Linha +30 da bateria. |
4 - Com uma PONTA DE PROVA no pino 30 do Relê é Positivo (+) ligado ao pino 71/97 da UC e pino ao pino 86 do Relê de plena carga. |