Capitulo 151
Aplicativos VW
Motor VW AP
1.6/1.8/2.0
Gol 1.6 com Motor AP.
Gol 1.8 com Motor AP.
Gol 2.0 com Motor AP.
Santana 1.8 com Motor AP.
Santana 2.0 com Motor AP.
Quantum 1.8 com Motor AP.
Quantum 2.0 com Motor AP.
Logus 1.8 com Motor AP.
Logus 2.0 com Motor AP.
A Montadora recomenda a troca da Correia dentada a cada 80,000Km
Sempre devem ser levadas em conta o uso prévio e a história de serviço do veículo.
Caso não haja a instalação da correia com precisão, pode haver dano nos pistões e Válvulas.
Um cheque de compressão de todos os cilindros deveria ser executado antes de remover o CABEÇOTE.
1-Remova.
a) - Correia de acessórios
b) - Polia da Bomba de Água.
c) - Parafusos da Polia da árvore de Manivelas.
d) - Polia da árvore de Manivelas.
c) - Protetores da Correia.
2-Instale provisóriamente a polia da árvore de manivelas.
3-Girar a árvore de manivelas remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 na sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor atéobtero alinhamento correto reinstalar a tampa.
4-Utilizando um alicate de bico curvo, girar o eixo exêntrico da polia tensora tensionando no sentido horário ou afrouxando no sentido anti-horário a correia dentada.
5-Apertar o parafuso de fixação do eixo excêntrico da roda tensora, ao torque de 45 Nm.
OBS; É indespensavel que o ajuste seja feito girando-se a roda tensora no sentido horário, a fim de que a roda seja posicionada de maneira a não interferir com a tampa da correia.
1-Sempre que a correia dentada for removida a sua reinstalação deverá ser feita da seguinte maneira:
a-Alinhar a marca da engrenagem da árvore de comando com a tampa do cabeçote.
b-Colocar a árvore de manivelas na posição correspondente ao ponto morto superio PMS do Cilindro 1.
c-Instalar a correia dentada e regular a tensão.
Nota:A tensão da correia dentada estará correta quando for possivel torcer o centro da mesma entre as engrenagens da árvore de comando e polia intermediária, em um ângulo de 90º.
2- Remova a tampa do destribuidor verefique o rotor aponta a marca do cilindro 1 n a sua carcaça. Em caso negativo girar a árvore do distribuidor atéobtero alinhamento correto reinstalar a tampa.
3-Girar duas Voltas a árvore de Manivelas e comprovar se as marcações na árvore de comando de válvulas e arvore de manivelas coincidem com seus pontos de referência.
4-Verificar o Ponto de Ignição e ajustar se necessário.