CAPITULO 58
APLICATIVOS FORD
EEC IV - OBD II
KA 1.0L
KA 1.3L
COMO FUNCIONA O SISTEMA.
n Através dos valores captados dos sensores e nos interruptores a Centralina ou ECU comanda os atuadores que mantém as seguintes operações.
n Há também modos de segurança, ou seja se a Centralina falhar, a quantidade de combustivel a ser injetada e o avanço da ignição passam ser controlados pela (Estratégia de Operação em Emergência ) que permitira que o veiculo chegue até uma oficina. Caso haja falha em algum dos sensores a Centralina assume valores padrões que se encontram armazenados como parte da (Estratégia de Operação em Emergência) |
n PATS é um
sistema antifurto passivo que vem equipando alguns veículos com este sistema. Este
sistema é chamado de passivo, porque não há necessidade de qual quer atividade por
parte do motorista sendo seu acionamento totalmente automático, da seguinte forma. g Durante cada seqüência de partida do veiculo, o sistema antifurto interpreta um código de identificação da chave automaticamente. g Se a chave possuir o código correto o motor irá dar a partida. g Se a chave não possuir o código de identificação correto o motor não irá dar a partida. |
CÓDIGO DE FALHAS
Algumas falhas deste sistema podem
serem obtidos através dos códigos de falhas. Estes códigos indicam quais falhas estão
ocorrendo ou ocorreram durante o uso do automóvel. A grande vantagem de se ter estes
códigos é facilitar o diagnósticos do sistema e ajudar na resolução de um provável
defeito. Os códigos de falha nem sempre é conclusivo após a constatação da falha é
muito importante o teste do componente ver mais adiante como testar os componentes. Os códigos de falhas podem serem obtidos através de um SCANNER, os códigos de falhas são transmitidos para o SCANNER e, eventualmente podem ocorrer erros de comunicação entre equipamento ea centralina. O erro de comunicação pode ser causado por manuseio errado do mecânico ou problemas de chicote, conectores com mau contato ou fios interrompidos. As falhas encontradas pelo SCANNER provem de três situações. n - Defeito passado que ficou armazenado na memória da Centralina. n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor parado. n - Defeito presente encontrado com a chave de ignição ligada e o motor funcionando. Existem dois tipos de testes: no primeiro e segundo testes são testes ESTÁTICOS com motor desligado no primeiro Teste Estático de Defeito Passado, no segundo Teste Estático de Defeito Presente, no terceiro teste DINÂMICO com motor funcionando, Teste Dinâmico de Defeito Presente. |
AVISO: Sempre comece pelo teste estático: somente após resolver os defeitos apresentados pelo teste estático, faça os testes dinâmicos. |
CÓDIGOS DE FALHAS PARA TESTES ESTÁTICO E DINÂMICO.
CÓD | DEFEITO | TESTAR OS COMPONENTES |
0102 | Massa de ar abaixo da faixa. | Medidor da massa de ar. |
0103 | Massa de ar acima da faixa | Medidor da massa de ar. |
0112 | Temperatura de ar abaixo da faixa | Sensor da temperatura do ar de admissão. |
0113 | Temperatura de ar acima da faixa. | Sensor da temperatura do ar de admissão. |
0117 | Temperatura da água abaixo da faixa | Sensor da temperatura da água. |
0118 | Temperatura da água acima da faixa. | Sensor da temperatura da água. |
0122 | Posição da borboleta abaixo da faixa. | Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina |
0123 | Posição da borboleta acima da faixa. | Potênciometro da borboleta, alimentação da centralina |
0131 | Baixa tensão na sonda lambda. | Sonda lambda. |
0132 | Alta tensão na sonda lambada. | Sonda lambda. |
0135 | Mau funcionamento da Sonda lambda. | Sonda lambda. |
0171 | Sistema adaptativo do combustivel muito pobre. | Sonda lambda, Bomba de combustivel, Injetores |
0172 | Sistema adaptativo do combustivel muito rico. | Sonda lambda, Bomba de combustivel, Injetores |
0230 | Mau funcionamento do circuito primário da bomba de combustivel. | Sistema da Bomba de Combustivel. |
0231 | Circuito secundário da bomba de combustivel baixo. | Sistema da Bomba de Combustivel. |
0232 | Circuito secundário da bomba de combustivel alto. | Sistema da Bomba de Combustivel. |
0340 | Mau funcionamento do sensor da árvore do comando de válvulas. | Sensor do comando de válvulas. |
0350 | Mau funcionamento do primário da bobina de ignição. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
0351 | Mau funcionamento do primário da bobina de ignição 1. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
0352 | Mau funcionamento do primário da bobina de ignição 2. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
0401 | Fluxo insuficiente da EGR. | Válvula EGR. |
0402 | Fluxo alto da EGR na marcha lenta | Válvula EGR, sensor de pressão diferencial da EGR |
0443 | Válvula do canister com problemas. | Válvula do canister. |
0500 | Mau funcionamento do sensor de velocidade. | Sensor de velocidade. |
0603 | Erro na memória KAM. | Alimentação da centralina. |
0605 | Erro na memória EEPROM. | Alimentação da centralina. |
1101 | Massa de ar fora da faixa do aparelho. | Medidor de massa de ar. |
1116 | Temperatura de água fora de faixa. | Sensor de temperatura de água. |
1120 | Posição da borboleta abaixo da faixa. | Potenciometro da borboleta. |
1121 | Sensor da posição da borboleta inconsistente com o fluxo de ar. | Potenciometro da borboleta, medidor de massa de ar |
1124 | Posição da borboleta for da faixa. | Potenciometro da borboleta. |
1130 | Sonda lambda não chaveando ou sistema adptativo no limite. | Pressão da bomba de combustivel, sonda lambda, injetores. |
1131 | Indicação de mistura pobre, sonda lambda não chaveando. | Pressão da bomba de combustivel, sonda lambda, injetores. |
1132 | Indicação de mistura rica, sonda lambda não chaveando. | Pressão da bomba de combustivel, sonda lambda, injetores. |
1260 | Tentativa de roubo. | Alimentação da Centralina. |
1270 | Limitador de rotação. | Alimentação da Centralina. |
1351 | Mau funcionamento do sistema de Ignição. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
1358 | Monitor de diagnostico de ignição fora de faixa. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
1359 | Mau fornecimento de sinal ás velas. | Bobina de ignição, alimentação da centralina. |
1390 | Ajuste da octanagem fora de faixa. | Ajuste de octanagem |
1400 | Tensão baixa no sensor de pressão diferencial da EGR. | Sensor de pressão diferencial da EGR. |
1401 | Tensão alta no sensor de pressão diferencial da EGR. | Sensor de pressão diferencial da EGR. |
1405 | Mangueira de contra-fluxo de pressão do sensor de pressão diferencial da EGR solta. | Sensor de pressão diferencial da EGR. |
1406 | Mangueira a favor do fluxo da pressão do sensor de pressão diferencial da EGR solta | Sensor de pressão diferencial da EGR |
1408 | Fluxo de recirculação dos gases fora do campo de trabalho. | Sensor de pressão diferencial da EGR, válvula EGR. |
1409 | Mau funcionamento da EGR. | Válvula EGR. |
1460 | Mau funcionamento do ar condicionado. | Sistema de ar condicionado. |
1464 | Demanda do ar condicionado fora da faixa. | Sistema de ar condicionado. |
1474 | Mau funcionamento da ventoinha de baixa velocidade. | Sistema de arrefecimento. |
1479 | Mau funcionamento da ventoinha de alta velocidade. | Sistema de arrefecimento. |
1650 | Mau funcionamento do interruptor da direção hidráulica. | Interruptor da direção hidráulica. |
Bobina de ignição.
Resistência do enrolamento
primário................................................................................................de
0,4O a 0,6O . Resistência do enrolamento secundário........................................................................................de 13 K W a 16 KW . |
Sensor de temperatura da água.
Resistência - motor frio
10°50°C..................................................de 30 KW a 33 KW . Resistência - motor quente 80° a 100°C........................................de 1,8 KW a 2,2 KW . |
Sensor da posição da borboleta.
Tensão de
alimentação.....................................................................................
5V ± 5%. Resistência total entre os pinos 1 e 3..............................................de 3,4 K W a 4,2 KW .Resistência entre pinos 2 e 3 ..........................-Borboleta aberta: de 3,4 K W a 3,8 KW .Resistência entre pinos 2 e 3 ...................... - Borboleta fechada: de 680 W a 720W . |
Atuador da marcha-lenta.
Resistência de enrolamento............................................................. de 8 W a 12 W . |
Sensor de posição da árvore de comando de válvulas.
Resistência ........................................................................................de 400 W a 600 W . |
Sensor de posição da árvore de manivelas.
Resistência.......................................................................................de 400 W a 600 W . |
Sonda lambda.
Resistência de aquecimento......................................................................de 3 W a 8 W. |
Válvula injetora de combustivel.
Resistência de enrolamento...............................................................de 14W a 16 W . |
Tempo de Injeção............................................................................... de 4.0 a 4.3 ms |
Válvula de canister.
Resistência do enrolamente...............................................................de 60 W a 70 W . |
Coluna lateral a direital a direito do coroneiro. |
PLANO DE BUSCA DE FALHA PELO SINTOMA
FALHA | CAUSAS |
SOLUÇÕES |
Motor pega, mas morre em seguida | 1- Sensor de temperatura da água 2- Sensor de rotação 3- Medidor de massa de ar 4- Sensor da árvore de comando de válvulas 5- Válvula de controle de ar da marcha lenta |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Má retomada de aceleração | 1. Compressão/Vácuo 2- Válvula termostática 3- Potenciômetro da borboleta 4- Interruptor da embreagem 5- Medidor de massa de ar 6- Sensor de temperatura da ar 7- Sensor de temperatura da água 8- Sonda lambda 9- Sistema de combustível 10- Válvula injetoras 11- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor de partida vira, mas o motor não ou pega com dificuldade | 1. Compressão/Vácuo 2- Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba 3- Sistema de ignição 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de combustível 6- Teste de centelha |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor morre quando o carro pára | 1. Sensor da árvore de comando de
válvulas 2- Potenciômetro da borboleta 3- Circuitos de vácuo 4- Válvula de controle de ar da marcha lenta 5- Sensor de velocidade 6- Ver bateria |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Problemas com marcha lenta | 1. Compressão/Vácuo 2- Válvula injetoras 3- Bomba de combustível 4- Válvula de controle de ar da marcha lenta 5- Sonda lambda 6- Medidor de massa de ar 7- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor falha | 1. Potenciômetro da borboleta 2- Sonda lambda 3- Sistema de combustível 4- Válvula injetoras 5- Medidor de massa de ar 6- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Elevado consumo de combustível muito elevado | 1. Sensor de temperatura da água 2- Sistema de combustível 3- Válvula injetoras 4- Medidor de massa de ar 5- Sistema de ignição 6- Sistema de arrefecimento |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com falha temporária | 1. Sistema de combustível 2- Sensor de temperatura da água 3- Sensor da árvore de manivelas 4- Válvula injetoras 5- Sonda lambda 6- Sensor da árvore de comando de válvulas 7- Sistema de ignição
|
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor detona bate pino | 1- Sensor da árvore de comando de
válvulas 2- Sensor da árvore de manivelas 3- Sistema de ignição 4- Compressão/Vácuo 5- Combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor aquece muito | 1. Sistema de ignição 2- Índice de CO/Sonda lambda 3- Compressão/Vácuo 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de arrefecimento/Válvula termostática |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor com baixa potência com carga máxima | 1. Sistema de combustível 2- Potenciômetro da borboleta 3- Válvula injetoras 4- Medidor de massa de ar 5- Compressão/Vácuo 6- Sistema de ignição |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Motor continua funcionado após desligado | 1. Compressão/Carbonização 2. Sistema de combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Nível de CO muito alto | 1- Sensor de temperatura da água 2- Válvula injetoras 3- Medidor de massa de ar 4- Sensor de temperatura da ar 5- Sonda lambda 6- Sistema de combustível |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Nível de CO muito baixo | 1. Sensor de temperatura da água 2- Válvula injetoras 3- Medidor de massa de ar 4- Válvula de controle de ar da marcha lenta 5- Sensor de temperatura da ar 6- Sistema de combustível 7- Sonda lambda 8- Entrada falsa de ar |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Dificuldade de partida com o motor frio | 1. Medidor de massa de ar 2- Sensor de temperatura da ar 3- Válvula de controle de ar da marcha lenta 4- Sensor de temperatura da água 5- Sistema de combustível 6- Entrada falsa de ar 7- Conexão ao terra da bateria e do motor 8- Compressão/Vácuo |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
Dificuldade de partida com o motor quente | 1. Compressão/Vácuo 2- Medidor de massa de ar 3- Sensor de temperatura da ar 4- Válvula de controle de ar da marcha lenta 5- Sistema de combustível 6- Entrada falsa de ar 7- Conexão ao terra da bateria e do motor 8- Sensor de temperatura da água |
Ver roteiro de como testar neste mesmo capitulo |
CONECTOR DA UNIDADE CENTRAL
ESQUEMA ELÉTRICO DO KA 1.0 E 1.3.
SISTEMA SEM PATS
Esquema Elétrico 104 Pinos S/PATS
Esquema Elétrico 104 Pinos C/PATS
A.COMO TESTAR SENSORES
1-COMO TESTAR TEMPERATURA DO ARTESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 (91 de 104) da centralina> negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL, no modo voltímetro, no fio ligado ao pino 25 (39 de 104) da centralina>Dados abaixo. |
DADOS
Temperatura °C | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 | 10 |
Tensão V | 0,5 | 0,6 | 0,8 | 1,0 | 1,3 | 1,7 | 2,1 | 2,6 | 3,1 | 3,5 |
Resistência W | de 200 a 600 W | de 20000 a 32000 W |
2-COMO TESTAR DE TEMPERATURA DA ÁGUA
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 (91 de 104) da centralina> Negativo "-" |
2-Ignição ligada, motor parado MULTITESTE DIGITAL, no modo voltímetro, no fio ligado ao pino 7 (38 de 104) da centralina>Dadosabaixo MOTOR QUENTE: entre 80°C e 90 °C com tensão de 0,4V a 0,7V. |
Temperatura °C | 100 | 90 | 80 | 70 | 60 | 50 | 40 | 30 | 20 | 10 |
Tensão V | 0,48 | 0,60 | 0,61 | 0,68 | 0,71 | 0,93 | 0,18 | 1,6 | 3,1 | 3,5 |
Resistência W | de 200 a 600 W | de 20000 a 32000 W |
TESTANDO |
1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 da sonda > Negativo "-". |
2- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 4 da sonda > Positivo "+". |
3- Motor funcionando, e aquecido, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 da sonda> Negativo "-". |
4- Motor funcionando, e aquecido, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 1 da sonda. Acelere o motor várias vezes> tensão oscila entre 0,1 e 0,9V |
5- Ignição desligada> MULTITESTE DIGITAL, no modo ohmímetro, soltar o conector da sonda e medir sua resistência de aquecimento resistência entre os fios (brancos) do conector> resistência de 3 W a 8 W. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/laranja)> Negativo "-". |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (lilás)> positivo "+". |
3- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (branco/azul) ligado ao terminal 3(58 de 104) da centralina> led (vermelho) pisca ao girar uma das rodas dianteiras. |
TESTANDO |
1- Motor funcionando, PONTA DE PROVA fio ligado ao pino 55(21 de 104) da centralina> Negativo "-". |
2- Motor funcionando ou durante partida, MULTITESTE DIGITAL, no modo voltímetro, função (Vac), no fio ligado ao pino 56 (22 de 104) da centralina> de 2,0V a 3,0V em marcha lenta. |
3- Motor desligado, conector solto, MULTITESTE DIGITAL modo ohmimetro> resistência entre os pinos do sensor de 360 W a 440 W. |
TESTANDO |
1- Motor funcionamento, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 30 (76 de 104) centralina> Negativo "-". |
2- Motor funcionando MULTITESTE DIGITAL, no fio ligado ao pino 24(85 de 104) da centralina> de 2,0V a 3,0V em marcha lenta. |
3- Motor desligado, conector solto MULTITESTE DIGITAL modo ohmímetro> resitência entre os pinos do sensor de 500 W a 700 W. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46(91 de 104) da centralina> Negativo "-". |
2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 26(90 de 104) do centralina> aproximadamente 5V. |
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltímetro, no fio ligado ao pino 47(89 de 104) da centralina> dados abaixo. |
Borboleta fechada | de 0,6 a 1,1V |
Borboleta totalmente aberta | de 4,5 a 4,9V |
Resistência | Pinos 46 e 47 | Pinos 26 e 47 | Pinos 26 e 46 |
Boboleta Aberta | 3,9 a 4,1KW | 200 a 400W | 4,1 a 4,6KW |
Borbolata Fechada | 700 a 900W | 3,4 a 3,7KW | 4,1 a 4,6KW |
8-COMO TESTAR MEDIDOR DE MASSA DE AR
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/laranja)> Negativo "-". |
2- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 9(36 de 104) da centralina> Negativo "-". |
3- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (lilás) que vem do relé do sistema injeção> positivo "+". |
4- Motor em marcha lenta MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, no fio ligado ao terminal 50 (88 de 104) da centralina. Em marcha-lenta > Tensão de 0,8V a 1,0V. A 2500 rpm > tensão de 1,5V a 3,0V. |
TESTANDO |
1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no LI que vem do sistema de injeção> Positivo "+". |
2- Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 11 (67 de 104) da centralina. Acelerar várias vezes o motor> Negativo "-" por alguns instantes. |
3- Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro> resistência da válvula de 50 W a 70 W. |
TESTANDO |
1- Ignição ligado, motor parado, PONTA DE PROVA no fio que vem do relé do sistema de injeção> Positivo "+". |
2- Ignição desligada MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro > resistência entre os terminais do sensor de 7,0 W a 15,0 W. |
3- Motor em marcha lenta MULTISTE DIGITAL voltímetro, no fio ligado ao pino 21 (83 de 104) do módulo>tensão de 9,0V a 10,0V. Ao impor uma carga ao motor (ex. ligar o ar-condionado), este tensão deve cair |
TESTANDO |
1- Ignição ligado, motor parado, PONTA DE PROVA no fio que vem do relé do sistema de injeção> Positivo "+". |
2- Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA em um dos fios ligados aos terminais com PATS (12,14,15 e 34) sem PATS (33,34,51 e 52) da centralina> led (verde) pisca( Com PATS 70, 96, 20, 95 de 104) ( Semm PATS 75, 101, 74, 100 de 104) . |
3- Ignição desligada, conectores soltos, MULTITESTE DIGITAL, no modo ohmímetro, medir a resistência entre os terminais de cada válvula> de 10 W a 15 W. |
TESTANDO |
Com MULTITESTE DIGITAL no modo milisegundos checar o tempo de Injeção da Válvula Injetora que devra ser de 4.0 a 4.3 ms em marcha lenta |
12-COMO TESTAR BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Bomba não funciona: realizar os testes abaixo. Se confirmar os testes> Bomba defeituosa (queimada)
TESTANDO |
1- Ignição ligado, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marro ou preto) da bomba> Negativo "-". |
2- PONTA DE PROVA no fio que vem do terminal 3 do relé. Dar partida no motor> Positivo "+" durante a partida. |
Bomba funcionado: testar pressão do sistema
TESTANDO |
1- Despressurizar o sistema: retire o fusível da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o fusível ou o relé. Instalar manômetro na válvula de teste do distribuidor de combustivel. Dar partida no motor > Pressão de 2,0 a 2,5 bar durante partida ou em marcha-lenta. |
2- Na mesma condição anterior, remover a mangueira de vácuo do regulador de pressão e tampar a mangueira> Pressão de 2,5 a 3,5 bar |
TESTANDO |
1- Ignição ligado, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 46 (91 de 104) da centralina> Negativo "-". |
2- Motor em marcha lenta, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 28 (31 de 104)da centralina> Negativo "-" aparece algumas vezes ao movimentar a direção até o final do curso. |
TESTANDO |
1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 46 (91 de 104) da Centralina > Negativo. |
2 - Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 43 (64 de 104)da Centralina > Negativo ao pisar na embreagem. |
TESTANDO |
1 - CENTELHADOR colocado nas saídas da bobina - uma de cada vez. Dar partida no motor > centelha forte (mínimo 2 cm) durante a partida. |
2 - Ignição ligada motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado á chave de ignição > Positivo. |
3 - Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos pinos 58 e 59 (26 e 52 de 104) da Centralina > Led Verde deve piscar. |
4 - Ignição desligada, conector solto, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro, medir a resistência dos primários das bobinas > de 0,4 a 0,6 W. |
5 - Ignição desligada, cabos soltos, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmimetro, medir a resistência dos secundários das bobinas > de 13,5 a 14,5KW. |
OBS = Nas centrais de 104 pinos o terminal 03 ou 87 ligado ao pino 40 da UC o terminal
02 ou 86 ao pino 80 S/PATS 54 C/PATS.
TESTANDO |
1 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do relé > Positivo (+). |
2 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 5 e 3 do relé > Positivo(+) |
3 - Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 do relé > Positivo(+) |
4 - Motor funcionando ou durante a partida, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 2 do relé > Negativo(-) |
OBS = O terminal 03 ou 87 na UC de 104 Pinos esta ligada aos pinos 71 e 97.
TESTANDO |
1 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 5 do relé > Negativo (-) |
2 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 3 do relé > Positivo (+) |
3 - Ignição ligada, motor parado, ponta de prova nos fios ligados aos terminais 2 e 1 do relé > Positivo (+) |
TESTANDO |
1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Preto ligado a ventoinha de arrefecimento > Negativo (-) |
2 - Motor funcionando, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio que alimenta a ventoinha, > aquecer o motor até sua temperatura normal de funcionamento (de 90° a 100°) e ligar o ar condicionado > tensão torna-se aproximadamente 9V quando a centralina ligar a ventoinha de baixa velocidade e 12V quando a centralina ligar a ventoinha de alta velocidade. |
3 - Motor funcionando PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 13 e 31 da Centralina > pelo menos um deles deve tornar-se Negativo (-) para temperatura normal de funcionamento do motor e com o ar condicionado ligado. |
4 - Nas mesmas condições do item anterior PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 29 e 48 da Centralina > pelo menos um deles deve se tornar Positivo (+) para a temperatura normal de funcionamento do motor e com ar condicionado ligado. |
5 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio Vermelho ligado ao relé de ventoinha > Positivo (+) |
6 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Lilás e Branco ligado ao relé da ventoinha >Positivo (+). |
7 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio Preto ligado ao relé da ventoinha > Negativo (-) |
TESTANDO |
1 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio Preto ligado á ventoinha de arrefecimento > Negativo (-). |
2 - Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio Lilás e Amarelo que alimenta a ventoinha > aquecer o motor até sua temperatura normal de funcionamento ( de 90° a 100°C) > Positivo (+) ligar a ventoinha. |
3 - Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 13 da Centralina > Negativo (-) para temperatura normal de funcionamento ( ele se torna negativo quando a centralina mandar ligar a ventoinha). |
4 - Nas mesmas condições do item anterior, PONTA DE PROVA no fios ligados aos terminais 29 e 48 da centralina > pelo menos um deles deve se tornar Positivo + para a temperatura normal de funcionamento do motor e com ar condicionado ligado. |
5 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio Vermelho ligado ao relé da ventoinha > Positivo (+) |
6 - Ignição ligada, motor parado, ponta de prova no fio Lilás e Azul ligado ao relé da ventoinha > Positivo (+) |
TESTANDO |
1 - PONTA DE PROVA, (1) no fio Lilás e Amarelo ligado á embreagem do compressor do ar condicionado > Positivo (+). |
2 - PONTA DE PROVA, (2) no fio Preto e Amarelo ligado ao terminal 54 da Centralina > Negativo (-) com o carro em marcha lenta. |
3 - PONTA DE PROVA, (3) no fio Lilás e Amarelo que vem do relé do sistema de Injeção > Positivo (+). |
4 - PONTA DE PROVA, (4) no fio Preto e Vermelho que vem do painel de instrumentos > Negativo (-). |
5 - PONTA DE PROVA, (5) no fio Lilás e Laranja que vem da chave de ignição > Positivo (+) |
6 - PONTA DE PROVA, (6) no fio Lilás e Preto que liga o interruptor de pressão ao relé do ar condicionado > Positivo (+). |
7 - PONTA DE PROVA, (7) no fio Lilás ligado ao interruptor de pressão > Positivo (+). |
8 - PONTA DE PROVA, (8) no fio Preto ligado ao interruptor de pressão > Negativo (-). |
9 - PONTA DE PROVA, (9) no fio Preto e Laranja ligado ao terminal 6 da Centralina > circuito aberto ( os dois leds ficam acesos). |
10 - PONTA DE PROVA, (Y) no fio Lilás e Azul ligado ao terminal 10 da Centralina > Positivo (+). |
11 - PONTA DE PROVA, (X) no fio Lilás e Laranja que liga o interruptor do compressor do ar condicionado ao relé do ar condicionado > Positivo (+). |
TESTANDO |
1 - Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio ligado ao terminal 1 da Centralina > Positivo (+). |
2 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 16, 20, 40 e 60 da Centralina > Negativo (-). |
3 - Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios ligados aos terminais 37 e 57 da Centralina > Positivo (+). |
ESQUEMA ELÉTRICO DO SISTEMA IMOBILIZADOR FORD (PATS INTERNO) KA 60 PINOS
Como Conseguir os Códigos de Falhas do Sistema PATS?
1 - A lâmpada de falhas do imobilizador esta localizado no Relógio é uma lâmpada vermelha . |
2 - Com a ignição ligada a Lâmpada deverá apagar se permanecer acesa é porque existe falha no Sistema |
3 - Se existir falha no sistema ou se foi utilizada uma chave inadequada a lâmpada ira mostrar o código que deverá conferir abaixo |
Código | Descrição |
13 |
Código não recebido |
14 |
Código Parcialmente Recebido |
15 |
Código errado da Chave |
16 |
Comunicação ruim com o Módulo |
21 |
Programado menos de 3 Chaves |
31 |
Código enviado para o solenóide está errado (somente diesel) |
32 |
Falha de Comunicação entre PATS e Solenóide (somente diesel) |
33 |
Comunicação ocorreu mas dados errados (somente diesel) |
Como conseguir Codificação de Chaves do Sistema PATS?
1 | É obrigatório o uso de Chave Mestra de Cor Vermelha |
2 |
Vire a Chave Vermelha da Posição 0 para a Posição 2. A Lâmpada do Relógio se acenderá. |
3 |
Vire a Chave Vermelha da Posição 2 para a Posição 0. A Lâmpada do Relógio ficara acesa por 2 segundos. |
4 |
Antes que a Lâmpada se Apague, insira a primeira chave escrava de cor preta |
5 |
Vire a chave da posição 0 para posição 2. A lâmpada vai piscar 01 vez . Esta codificada a primeira chave. |
6 |
Para codificar a Segunda Chave proceder da mesma maneira em um intervalo de tempo inferior a 08 segundos |
7 |
A descodificação de uma chave somente poderá ser feito por um Scanner |
8 |
É possível Codificar até 15 Chaves escravas. |