CAPITULO 67
APLICATIVOS VW
BOSCH MOTRONIC
MP - 9.0
GOL 1000 Mi.
COMO FUNCIONA O SISTEMA BOSCH MOTRONIC MP 9.0 - GOL Mi.
Este sistema de injeção é digital
multiponto quer dizer possui quatro válvulas injetoras, que controla a injeção de
combustivel e a ignição. Este sistema não possui autodiagnose, por este motivo a
leitura do código de falhas só poderá ser realizado através de um SCANNER. Este sistema é controlado por uma central eletrônica chamada CENTRALINA. Dentro desta central estão armazenados os dados do motor referentes ao volume de injeção e ângulo de avanço da ignição, por isto o sistema possui ignição mapeada. A Centralina recebe informações de diversos sensores instalados no veiculo: tais como Sensor da temperatura da água, Sensor de rotação do motor, Sensor da posição da árvore de manivelas, muitos outros. A partir destas informações, o processador calcula o ponto de ignição e a quantidade de combustivel a ser injetada. A ignição e a quantidade de combustivel são ajustadas também em função de funcionamento, tais como marcha-lenta, carga parcial, carga total e funcionamento a frio e a quente. Esta injeção visa conciliar baixo consumo com bom desempenho, poluindo menos. Este sistema é seqüencial, sendo que as válvulas injetoras são acionadas separadamente. A seguir veremos o diagrama geral do sistema mostrando todos os componentes principais. |
DIAGRAMA DO SISTEMA
DEFEITO | TESTANDO |
MOTOR NÃO PEGA | 1 . Filtro da ar e sua tubulação
(obstrução ) . 2 . Tubulação de escape (obstrução ) . 3 . Sistema de alimentação de combustivel. 4 . Alimentação da Centralina. 5 . Carga da bateria 6 . Sistema de ignição 7 . Fusíveis e relés do sistema de injeção e da bomba . |
MOTOR DIFÍCIL DE PEGAR | 1 . Medidor da massa de ar. 2 . Sensor de temperatura de água . 3 . Sistema de ignição 4 . Sistema de alimentação de combustível 5 . Carga da bateria. 6 . Tubulação do escape (obstrução) 7 . Fusível e relés do sistema de injeção e da bomba . |
MARCHA-LENTA IRREGULAR | 1 . Sonda lambda 2 . Medidor da massa de ar. 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Sistema de alimentação de combustível . 5 . Válvula do controle da marcha-lenta. 6 . Entrada falsa de ar no coletor de admissão . (estanqueidade). |
MARCHA LENTA MUITO ALTA | 1 . Carga da bateria 2 . Medidor da massa de ar. 3 . Sensor de temperatura de água . 4 . Válvula do controle da marcha-lenta. 5 . Potenciômetro da borboleta |
FALTA DE POTÊNCIA NO MOTOR | 1 . Alimentação da Centralina 2 . Medidor da massa de ar. 3 . Sistema de alimentação de combustível . 4 . Sistema de ignição 5 . Carga da bateria 6 . Tubulação de escape (obstrução) 7 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução). |
MOTOR FALHANDO | 1 . Medidor da massa de ar. 2 . Válvulas injetoras. 3 . Sistema de alimentação de combustível 4 . Carga da bateria . 5 . Sistema de ignição. |
CONSUMO EXCESSIVO DE COMBUSTÍVEL | 1 . Alimentação da Centralina. 2 . Sonda lambda . 3 . Medidor da massa de ar.. 4 . Sensor de temperatura de água 5 . Sistema de alimentação de combustível 6 . Carga da bateria . 7 . Tubulação de escape (obstrução ) 8 . Filtro de ar e sua tubulação (obstrução ). |
Localização dos Fusiveis e do ALDL.
Potenciômetro da borboleta.
Resistência entre pinos 7 e 4
(fixa).........................................de 800W a 1200W . Resistência entre pinos 7 e 5......................................de 1,2KW a 1,6KW com borboleta fechada, variando gradativamente até valores entre 800W a 900W com borboleta aberta. Resistência entre pinos 7 e 8................................................de 800 W a 1,2KW . |
Válvula injetora
Resistência do enrolamento.................................de 11W a 13W. |
Sonda Lambda
Resistência de aquecimento................................de 4,8W a 7,2W . |
Sensor de temperatura da água.
Resistência a temperatura de 3700W a 240W com motor quente. |
Válvula do canister.
Resistencia do enrolamento............................. de 20W a 24W . |
Bobina de ignição.
Resitência do secundário.....................................de 9,0W a 9,4W . |
Bomba de combustivel
Pressão......................................................... .de 2,5bar a 3,0bar. |
Ponto de ignição em marcha lenta..............................6° APMS. |
Rotação da marcha lenta...........................................800 a 900 RPM. |
Velas
Bosch.......................................................................WR8LTC. Velas NGK....................................................................BUR 5ETB - 10. |
A . COMO TESTAR SENSOR
1-COMO TESTAR SENSOR DA POSIÇÃO DA BORBOLETA .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 7 do conector da borboleta (marrom / azul ). Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro, no terminal 4 do conector da borboleta (azul / preto ) de 4,8 V a 5,2 V. |
3-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 5 do conector da borboleta (azul/verde) 0,8v com borboleta aberta, variando gradativamente até 4,5 V com borboleta fechada (valores aproximados ). |
4-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 3 do conector dar borboleta (marrom/amarelo). 12 V com borboleta aberta e 0V com borboleta fechada . |
5-Conector desacoplado, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir as resistências especificadas na dados abaixo. |
Resistência entre os pinos 7 e 4 fixa | de 800W a 1,2 W . |
Resistência entre os pinos 7 e 5 | -com a borboleta fechada: entre 1,2 KWe 1,6 K W-com a borboleta aberta: entre 800W e 900 W. |
Resistência entre os pinos 7 e 8 | entre 800 W e 1200 W, não variando com abertura da borboleta . |
Resitência entre os pinos 3 e 7 interruptor de mínima . | -com a borboleta fechada:
0,0 W -com a borboleta pouco aberta: aberto. |
2-COMO TESTAR SENSOR DA TEMPERATURA E PRESSÃO DO AR DO COLETOR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no terminal 1 do conector (marrom/azul ) > Negativo (+). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 3 do conector (AZCL) de 4,8 v a 5,2 v. |
3-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetr, no terminal 2 do conector (marrom/ preto)de 2,8v a 3,2 v dependendo da temperatura ambiente. |
4-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL, modo voltímetro, no terminal 4 do conector (marrom/vermelho) .> de 0,5v a 1,0v dependendo da pressão atmosférica. |
5-Com a bomba de vácuo instalada, chegar ao valores da dados abaixo . |
P (mmHg) |
0 |
100 |
200 |
300 |
400 |
500 |
Tensão v |
3,4 |
2,8 |
2,3 |
1,8 |
1,2 |
0,56 |
3-COMO TESTAR SENSOR DE DETONAÇÃO
Se o sistema acusar falha do sensor de detonação, verificar cuidadosamente os fios eo torque de aperto (entre 15Nm e 25 Nm. |
TESTANDO |
1- Motor em marcha lenta, PONTA DE PROVA nos fios 19 (azul) e 45 (preto )> ambos negativo (-) |
2- Ignição desligada, verificar torque de aperto. |
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom /azul) .Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no fio (marrom /vermelho) valores dados pela tabela baixo motor quente. de 0,8 v a 1,1 v |
Temperatura °C | 110 | 100 | 90 | 80 | 60 | 50 | 30 | 20 | 10 |
Tensão v | 0,64 | 0,9 | 1,0 | 1,3 | 2,0 | 2,3 | 3,3 | 3,7 | 4,1 |
Resistencia W | 142 | 210 | 240 | 320 | 600 | 800 | 1700 | 2400 | 3700 |
5-COMOTESTAR SENSOR DE VELOCIDADE .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom) . Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/azul).Positivo (+). |
3-Ignição ligada, motor parado, led (vermelho) pisca ao girar uma da rodas dianteiras . |
6-COMO TESTAR SENSOR HALL DO DISTRIBUIDOR .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom/ preto). Negativo (-). |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho). Positivo (+). |
3-PONTA DE PROVA no fio (azul/vermelho) dar partida no motor. Led (verde) da ponta de prova pisca durante a partida e com motor funcionando. |
TESTANDO |
1-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom ). Negativo (-) . |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho ). Positivo (+). |
3-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (branco). Negativo (-). |
4-Motor funcionando, PONTA DE PROVA, modo voltimetro, no fio (preto). Tensão deve oscilar entre 0,2 v e 0,8 v ao acelerar e desacelerar o motor. |
5-Ignição desligad, MUTLITESTE DIGITAL modo voltímetro modo ohmímetro. Resistência entre os fios (preto/vermelho) e (marrom) entre 4,8 W e 7,2 W . |
B . COMO TESTAR ATUADORES .
8-COMO TESTAR VÁLVULAS INJETORAS .
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios (preto/vermelho). Positivo (+). |
2-Motor funcionando ou durante a partida , PONTA DE PROVA no fio (verde/azul) ou (verde/Preto) ou (verde/amarelo) ou (verde/vermelho). Led (verde) piscando. |
3-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência das válvulas injetoras. De 13,8 W a 15,5 W . |
TESTANDO |
5- MULTITESTE DIGITAL no Modo milesegundos checar o tempo de Injeção que devera ser de 3,5 a 5.0 ms em marcha lenta. |
9- COMO TESTAR VÁLVULA DO CANISTER
TESTANDO |
1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/verde). Positivo (+). |
2-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência da válvula do canister. 20 W a 24 W. |
3-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/amarelo) ligado ao pino 3 da centralina. Acelerar um pouco o motor. Negativo (-) por alguns instantes. |
10-COMO TESTAR VÁLVULA DE CONTROLE DA MARCHA-LENTA .
TESTANDO |
1-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro, no fio (branco/preto). próximo de zero ou de 0,2 v a 3,0 v. |
2-Motor m marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, no fio (branco/vermelho). de 2,0 v a 3,0 v ou próximo de zero. |
3-Motor em marcha lenta, MULTITESTE DIGITAL no modo voltímetro, no fio (azul/amarelo) de 2,5 v a 4,3 v. |
11-COMO TESTAR BOBINA DE IGNIÇÃO
TESTANDO |
1-Centelhador colocado na bobina, Dar partida no motor. Centelhador forte (mínimo 2 cm ) durante partida. |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado à chave de ignição. Positivo (+). |
3-PONTA DE PROVA no fio (verde), dar partida no motor. Led (verde) deve piscar durante a partida. |
4-PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado à carcaça. Negativo (-). |
5-Bobina desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do secundário entre saída para o distribuidor e fio (preto) ligado à terra. De 9 K W a 9,8 KW. |
12-COMO TESTAR BOMBA DE COMBUSTÍVEL.
TESTANDO |
1-PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho) da bomba . Dar partida no motor. Positivo (+) 12v durante partida . |
2-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio (marrom/branco) da bomba. Negativo (-). |
TESTANDO |
1-Despressurizar o sistema: retire o conector da bomba e dê partida no motor. Após despressurizar, reinstale o conector. Instalar manômetro na linha de entrada de combustível. Dar partida no motor. Pressão de 2,5 bar. |
2-Na mesma condição anterior, remover mangueira de vácuo do regulador de pressão e tampar a mangueira. Pressão de 3,0 bar. |
3-Na mesma condiçã, feche lentamente a válvula de esfera. a pressão deve atingir no mínimo 6 bar . |
C . COMO TESTAR AUXILIARES.
13-COMO TESTAR RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL .
TESTANDO |
1-PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho) ligado ao terminal 87 do rele. Dar partida no motor. Positivo (+) 12 v durante partida ou com motor funcionando . |
2-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio (vermelho/azul) do relé. Positivo (+) 12 . |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio preto do relé. Positivo (+) 12 v. |
4-Motor funcionando, PONTA DE PROVA no fio ligado (marrom/branco) do relé. Negativo (-) 0 v. |
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio (vermelho) do relé . Positivo (+) 12 v . |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) do relé. Positivo (+) 12 v. |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (marrom) do relé. Negativo (-). |
4-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto/vermelho) do relé. Positivo (+). 12 v. |
D . COMO TESTAR UNIDADE DE COMANDO .
15-COMO TESTAR ALIMENTAÇÃO DA CENTALINA .
TESTANDO |
1-Ignição desligada, PONTA DE PROVA no fio (vermelho) ligado ao terminal 21 da centralina. Positivo (+) 12 v. |
2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio (preto) ligado ao terminal 23 . Positivo (+). |
3-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA nos fios (marrom) indicados na centralina . Negativo (-) 0 v. |